Introdução:
Este texto pretendo mostrar um rápido estudo de caso sobre informações na internet que demonstram como Ifá vem modificando o culto de Orixá na matriz africana.
Este registro é importante para registrar às futuras gerações de estudiosos da religião dos orixás como e por quem as antigas tradições vem sendo modificadas e possivelmente, daqui algumas dezenas de anos, tais modificações sejam apresentadas como tradição da época, porém, terão o registro que não eram assim antigamente.
Breve histórico
Baba Ifagbemi publicou em sua página no Facebook um vídeo de um ritual religioso no qual se vê o okuta (pedra) de Oya "comendo" junto com o okuta de Xangô.
Solicitado por Luiz L. Marins, Baba Ifagbemi informou que o ritual foi realizado pela familia de Ifa Jokotoye Bankole, Ogbomoso, Nigeria, familia ligada ao Adifala Center for Ifa Research - ACIR.
Manifestou-se no post Dra. Paula Gomes, Embaixadora Cultural do falecido Alaafin Oyo, deixando claro a indignação dela com o ritual publicado, dizendo em boa letra que os babalaôs sabem de Ifa, e não tem conhecimento do culto aos Orixás.
Assista o vídeo:
Origem do material coletado: Facebook
Página de Baba Ifagbemi, Ile Ifa Ogbeate, Adifala Temple.
Veja a publicação completa aqui:
https://www.facebook.com/102101711150761/videos/2949818295309619
Nenhum comentário:
Postar um comentário