Postado na Revista Olorun, número 99, outubro a novembro, em 22/11/2024.
O objeto de estudo deste trabalho é o assentamento do Xangô Kamuka, no seguimento Kambina (atualmente conhecida por Cabinda) fundada por pai Waldemar.
A forma de abordada ocorre baseada na Netnografia, na plataforma de mídia social Facebook. Analisamos os debates, conceitos, ritos e práticas do indivíduo que pertence ao grupo povos de terreiro, e o resultado no comportamento social afro-religioso.
Durante uma live, o Babalorixá e tamboreiro pai Antonio Carlos de Xangô, afirma que pai Waldemar não sentou para ninguém, um Xangô Kamuka, no entanto, não revela como coletou esta informação.
Para estudo e pesquisa, disponibilizamos o extrato da fala em que pai Antonio menciona o fato no canal Nagô Kóbi, na plataforma Youtube.
Vejamos a seguir:
Transcrição: https://youtu.be/_Mj_GDKTLcM
TÓPICO 2
Esta frase abre dúvidas: se pai Waldemar era de Xangô Agodô, em quem o Xangô Kamuka ocupou para deixar esta mensagem?
TÓPICO 3
A publicação acessada em 26/09/2024 as 6h, contendo as seguintes informações:
E continua:
Vejamos:
Entretanto, o ponto mais conflitante é quando sugere que um suporto conceito Ioruba sem ao menos citar fontes: "pois na cosmogonia iorubá Kamuká seria um egun".
TÓPICO 4
Nesta publicação Rôh homenageia pai Waldemar menciona uma frase que teria sido coletada, porém, não informa como nem quando:
Eu como UM, só serei UM, NÃO mais pegarei cabeça, NEM MAIS serei assentado, permanecerei como protetor da minha nação"
Boa noite a todos e linda homenagem ao pai Waldemar.
"Depois de mim nesta terra, NÃO haverá mais de um, sendo um NÃO me apresentarei duas vezes...
Eu como UM, só serei UM, NÃO mais pegarei cabeça, NEM MAIS serei assentado, permanecerei como protetor da minha nação" [...]
[...] Malony Saint Pierre
[Erick Wolff] eu tinha ouvido falar que é uma qualidade de xango que pega cabeças ainda, embora muito raro, é uma afirmação e tanto [...]
[Erick Wolff] A respeito de assentamentos, meu pai de santo, filho do pai Henrique D'Oxum, também havia comentado que assentamentos desse orixá vieram a ser moda de uns tempos para cá, pois antigamente (cerca de 40 anos atrás), ao menos aqui na cidade de Pelotas, apenas se fazia seguranças para o Kamuka enterradas no pátio do ilê, e que os assentamentos deste orixá no centro do quarto de santo vieram a se espalhar depois de um pai de santo a qual não vou nomear falar sobre ''dando aval'' e normalizando a prática. [...]
[...] Erick Wolff
Caro irmão [Malony Saint Pierre], a mãe Mariza do Kamuka foi feita pelo pai Henrique da Osun, temos registros de uma mãe de santo que faleceu a pouco tempo que possuía um Kamuka no quarto de orixá, feito pelo pai Henrique…
E ainda há informações de mais pessoas que possuíam Kamuka sento, porém ainda não confirmei. [...]
[...] Malony Saint Pierre
[Erick Wolff] Pois então, eu havia ouvido do meu pai de santo que Kamuka ainda seria um orixá como qualquer outro, com a diferença que haviam criado todo um culto para louvar o ancestral.
A mulher de um tio de santo que há pouco tempo nos deixou, afirmou que ele tinha um filho de santo filho do Kamuka, e que seria uma pessoa muito tranquila e não causava alvoroços , porém essa moça não é uma pessoa a qual eu possa confiar para assinar embaixo desta fala.
Obs: Perguntei a ele sobre a Oxum Gama há um tempo atrás, e ele me disse que era muito cultuada antigamente, que até mesmo todos se abaixavam na roda do batuque na reza dela, porém isso já se perdeu. [...]
[...] Erick Wolff
[Malony Saint Pierre] surgiu uma dúvida, os registros que possuo é que o pai cleon fazia a segurança no salão, enquanto o pai Henrique possuía o Kamuka… saberia informar mais sobre a segurança do salão na família do pai Henrique? [...]
[...] Malony Saint Pierre
Sim, pai henrique tinha uma filha, ou um casal de filhos que viriam a ser filhos de xango kamuka, tinha a segurança deste orixá, porém o local desta já era guardado apenas para os mais próximos pois antigamente essas coisas eram bem fechadas e muito poucos tinham acesso [...]
TÓPICO 5
este magnifico orixá é exclusivamente cultuado na nação de cabinda! ou seja xangô kamucá, naõ é cultuado por outras nações.
XANGÔ AGODÔ KAMUCÁ BARUÁLOFINA. é o rei da nação religiosa de cabinda, praticada e cultuada no estado do rio grande e do sul.
xangô é o nome do orixá; agodô é a classe deste orixá; kamucá é o nome deste orixá rei que foi assentado para o babalorixá rei, WALDEMAR ANTONIO DOS SANTOS; baruálofina é o sobrenome deste orixá rei da nação de cabinda.
KAMUCÁ NÃO É CLASSE DO ORIXÁ XANGÔ, É UM NOME APENAS.
O fato de xangô kamucá não ser cultuado pelas demais nações religiosas, no estado do rio grande do sul, apenas podendo ser cultuado na cabinda; e também de não poder ser assentado para pessoa alguma na nação religiosa de cabinda, se dá por uma questão de respeito ao grandioso babalorixá waldemar antonio dos santos. falecido em 15 de setembro de 1935. é simples; imaginarmos que algum babalorixá ou yalorixá da nação de cabinda assente o orixá xangô kamucá baruálofina para algum dos seus filhos de religião.este filho ou filha, apartir da primeira gota de sangue (axorô) que caia sobre a sua cabeça (eledá) ou ocutá, estaria de volta á terra o rei da nação religiosa de cabinda. se o xangô kamucá incorporesse no filho ou filha, o babalorixá ou yalorixá teria que se curvar bater cabeça para aquele orixá rei da nação de cabinda.” (os grifos são nossos)
Autor: Pai Zezé de Oxalá
TÓPICO 6
Em 25/11/2020 a página ILÊ Primeiro de Maio, fez uma manifestação referente a um comentário postado sobre o assentamento do Kamuka. A seguir:
Dos comentários da publicação:
Eu ainda fico impressionado com o charlatanismo que existe no nosso meio. É sabido por antigos e por novos, que esse assentamento não existe. Mas hoje em dia nos deparamos com gente falando que tem Kamuca na cabeça. Já sai de um grupo por causa dessa afirmação. Mas enfim, Infelismente nossa Nação esta morrendo aos poucos. Se não houver luta e uma severa fiscalização, o Batuque do RS será apenas motivo de chacota, nada mais.
MENTIROSOS
INVENTORES
NÃO SABEMOS NEM MESMO QUEM É ESSE TAL GUSTAVO.
Vera Mirales
[Mary Faleiro] mais um mentiroso querendo aparecer ...gozado é que não cita ninguém da Goa que está vivo ...
Invenção pura, como gostam de falar de Kamuká
Vera Mirales
Mais um querendo aparecer ..
Mãe [Nara Almeida] desmentir esse pessoal é tão cansativo , saem de qquer canto e se sentem os Bambam. Nojento e mentiroso
Nara Almeida
[Vera Mirales] minha irmã tem que provar oque falam , quando que ano a onde?
Testemunhas quantas??? Fica fácil mentir se esquecem que ainda somos vivos "
TÓPICO 7
Professor Denis de Ode, informa a existência do culto de Kamuka em outros seguimentos do Batuque:
TÓPICO 8
A frase é atribuída ora ao Xangô Kamuka, ora ao Xangô de Pai Waldemar, gerando um debate na mídia social TikTok, entre os integrantes do Batuque sobre sua legitimidade.
Link na referência, vejamos a seguir o debate:
“O XANGÔ DE PAI WALDEMAR A suposta frase… referente ao Xangô de pai Waldemar. quem teria dito?”
os iles de kambinda pelo menos o de meu pai tinha um xango do povo no pátio.
como kamuca seria único e ficaria a frente de sua nação pergunta
"Todos os iles tem um xango kamuca sento no pátio?
Por gentileza, quantos da sua família possuíam ou possuem o Kamuka sento, e em qual local ele fica?
sou filho de pai Mário de oxala jobocum de rio grande rs ( falecido) que era filho de pai João Manoel Cabral de oxala de urumilaia ( falecido) de pelotas que era filho de pai Henrique de oxum (poa)
Adrian Toledo5485
xango agodo sundijina hera kamuca. y esto trasendio por su hija de sangre tras una historia muy triste al perder a su padre
@Adrian Toledo5485 grato pela participação, mesmo assim, segundo sua afirmação, se trata de outra divindade, pois Kamuka é uma divindade, não é um nome do sango agodo.
Erick Wolff8
Lembrando que pai Waldemar era do xangô agodo, e ficou conhecido por ter um Kamuka no pátio
“PAI ROMÁRIO DE OXALÁ JOBOCUM ONIFAN
Por Luciano Zúllu
16/07/22
Neto de Pai Valdemar de Xangô Kamuka e filho de Mãe Madalena de Oxum Demúm. Pai Romário, simplesmente o Dadá ou Dindo para os mais próximos foi o fundador da Sociedade Beneficente Religião Africana 1° de Maio hoje sob o comando de sua sobrinha-neta e filha de santo Mãe Nara de Bará Lanã” (o grifo é nosso)
"𝘾𝙖𝙗𝙞𝙣𝙙𝙖 𝘾𝙖𝙢𝙗𝙞𝙣𝙙𝙖 𝙤𝙪 𝙋𝙖𝙞 𝙍𝙤𝙢𝙖𝙧𝙞𝙤 𝙙𝙚 𝙊𝙭𝙖𝙡𝙖?
Por Luciano Zulu
Postado em 16/06/2024
A exatos 34 anos atrás, nos deixava o homem que talvez tenha sido o maior nome da Nação Cabinda após Waldemar do Xango Kamuka.
Jamais iria aqui não lembrar de Mãe Madalena de Oxum, que fez Pai Romário de Oxalá, mas ela infelismente faleceu muito cedo, enquanto Pai Romário passou dos 80 anos de vida.”
"Na feitura de pai Romário, pai Waldemar estava presente" (informação pessoal)
"Quarto de Santo de Pai Nascimento do Sapatá (Cabinda) um dos poucos filhos aprontado por Pai Waldemar de Xangô Kamucá.”
“Waldemar foi operário da construção civil, e era filho de Sàngó Agodô, e ao falecer, ele deixou uma filha de religião pronta. A sacerdotisa Maria Madalena Aurélio de Òsùn foi ela quem aprontou bàbá Romário Òòsàálá e Palmira Torres Òsùn Pandá Olobomí, entre outros.” (Informação pessoal)
Schefer Gustavo
[Mary Faleiro] criar uma divindade???acho que resta totalmente errada,sou jeje ijexa e cultuamos zina...e somos da bacia da Ondina do xapana...minha mãe de santo tem 52 anos de vasilha e por sinal muito bem reconhecida no estado...
Porém fui 16 anos cabindeiro...conheço muita gente da bacia do pai Romário...pois fui neto dele...
Mas sobre kamuka podemos coletar algumas
informações com alguns filhos vivos do pai
Romário...até por sinal meu ex pai de santo tem ele
sento numa árvore de Oro no pátio de frente para o
portão o kamuka sento pelo pai Romário do oxalá...
TÓPICO 14
[...] Kamuka é o nosso Rei, sabe que é o nosso rei né, Xango de Kamuka, é o nosso Rei, Xangó de Kamuka e nosso Waldemar, como ele trouxe a Cabinda para o Rio Grande do Sul, para o Rio Grande, Pelotas, Pelotas a Porto Alegre...
Então ele que é o nosso rei, é um Egun, por respeito a ele que é o nosso rei, que é o nosso maior orixá dentro da Cabinda, a gente tem o respeito muito grande, ele é o dono do balé... Pode ver que dele temos uma segurança para Kamuka, para segurar a casa.[...] (o grifo é nosso)
TÓPICO 15
[...] Rio Grande do Sul. Que era o pai Waldemar que era de Xangô Kamuka [...].
Pai Cleon, min 28h22min.
[...] Xangô Kamuka não se pode dar para ninguém, e quem é de Cabinda não pode ter Kamuka [...].
Carlos completou que dona Marisa, morava em Atlântica Sul, e nos forneceu um número para contato, que confirmamos ser da filha dela, no entanto, ao falarmos com a senhora Lopes, não houve interesse da família em seguir com as pesquisas, desta forma, respeitamos o desejo família.
Existem outros detalhes que preservaremos, que poderão ser fornecidos para estudos científicos, caso sejam necessários.
Considerações finais
O pai Waldemar foi feito para Agodô, ele possuía um Kamuka na frente da casa, que foi que lhe deu a fama de "pai Waldemar do Kamuka".
Há famílias que dizem que Kamuka seria um Egun, no entanto, nenhum Egun comanda uma religião de Orixá.
E a referida mensagem que teriam colhido não possui informações de como nem quando foi dita, nem há comprovação de que se tratava do Xangô Agodô do pai Waldemar, ou do Xangô Kamuka, nem na cabeça de quem Kamuka teria se manifestado, para fazer o anunciado.
Há registros de famílias que possuem o Kamuka sento, há registros até de manifestação do Kamuka, há registros de famílias que possuem a segurança feita no salão para o Kamuka.
Inversamente, há famílias que não necessitam do Kamuka sento, nem da segurança, e a casa funciona perfeitamente.
Assim, a nação Kambina é dividido entre as famílias que precisam do Kamuka sento para seus rituais, e as famílias que não precisam ter Kamuka sento.
Não se trata do certo/errado ... não há uma família melhor que outra por causa disso. Talvez, por ter Waldemar morrido muito cedo, algumas famílias adotaram o assentamento do Kamuka, e outras não.
Observamos que é o jogo do orixá que determinará se o Kamuka precisa ou não ser sento.
Sobre o Gululu, ser de origem Banto é uma especulação, pois, nem há registros que confirmem a identidade do mesmo... sobre pai Waldemar ser de origem Banto, não há nenhum registro que possa direcionar os estudos para este caminho.
Tópico 1
Fonte: https://youtu.be/r7wMoQXAQbM
Tópico 2
Fonte: https://iledeobokum.blogspot.com/2023/10/umbanda-de-verdade-afro-indigena-quem-e.html
Tópico 3
Fonte: https://iledeobokum.blogspot.com/2020/09/kamuka-kanbina-e-o-conceito-de-nacao.html
Tópico 4
Fonte: https://iledeobokum.blogspot.com/2023/08/dia-do-orixa-rei-da-nacao-kabinda-por.html
Tópico 5
Fonte (Batuque Do Rio Grande do Sul):
https://www.facebook.com/photo/?fbid=2882597165298582&set=a.1967307540160887
https://www.facebook.com/maenaradebara/posts/pfbid02eRYc89NNTFpr9D3mD9NLD4USubiJfG8ddo87AdSAXQSQuKF9q4spugaUFRPw8o8pl
Tópico 6:
https://www.facebook.com/profile/100064624422170/search/?q=A%20t%C3%ADtulo%20de%20esclarecimento%20sobre%20a%20postagem
Tópico 7
Fonte https://iledeobokum.blogspot.com/2023/10/umbanda-de-verdade-afro-indigena-quem-e.html
Tópico 8
Fonte: https://www.tiktok.com/@erick_wolff8/video/7415818325818641670?lang=pt-BR
Tópico 9
Fonte: https://iledeobokum.blogspot.com/2022/10/novos-dados-sobre-o-pai-romario-2022.html
Tópico 10
Fonte https://iledeobokum.blogspot.com/2024/02/pai-nascimento-pronto-pelo-pai-waldemar.html
Tópico 11
WOLFF, Erick. A Kambina Nagô e o Kamuka na Nigéria, edição do autor, 1 edição, Porto Alegre, 2004, p. 59.
https://loja.uiclap.com/titulo/ua49154/
Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=10225420701010248&set=a.2403362569245
Fonte do informante Gustavo:
https://www.facebook.com/gustavo.j.schefer/about