sábado, 24 de fevereiro de 2018

O ALAAFIN DE OYO ADVERTE SACERDOTES DE IFA SOBRE MÁ CONDUTA

18/02/2018

O Alaafin de Oyo, Oba Lamidi Olayiwola Adeyemi, na sexta-feira, advertiu os sacerdotes da religião tradicional Ifa contra a ganancia por riquezas mal adquiridas, capazes de deixar a cultura e as tradições iorubanas mal vistas diante dos estrangeiros. 

Oba Adeyemi deu o aviso em seu palácio, quando recebeu três cubanos que tinham sido iniciados como sacerdotes Ifa. 

Ele disse que a divulgação da verdade sobre a mitologia Ifa e outras religiões tradicionais para os estrangeiros será necessária para garantir que os legados dos antepassados ​​yoruba não sejam blasfemados e profanados. 

Os sacerdotes Ifa recém-iniciados incluem, Jase Lara, Dasiel Guerra e Fernauco Garrico, que foram levados ao palácio por um sacerdote Ifa, Ifaniyi Omoyemi, Ajitena Awo de Alaafin. 

O monarca advertiu que os falsos cargos e altos títulos fraudulentos, especialmente aos estrangeiros, cedidos por alguns sacerdotes de Ifá, em Oyo, devem parar, acrescentando que apenas irokin e chapéus brancos devem ser usados na iniciação, em vez da coroa, e do bastão oficial, usado pelos sacerdotes. 

Ele disse: 

"Não importa o conhecimento de Ifa, da religião tradicional e a proficiência de sua prática, e mitologia, nenhum praticante de Ifá tem o direito de conferir a ninguém um título real, apresentar essa pessoa como membro daquele grupo.

Como sacerdote de Ifa, você deve interpretar o oráculo e não conferir títulos de chefe. É ilegal e inconstitucional ". 


Alaafin expressou consternação pela desconsideração do devido processo das tradições de Oyo, antes da iniciação de estrangeiros como sacerdotes de Ifa, por alguns adeptos descontentes da religião tradicional. 

Ele disse: 

"As crenças tradicionais Yoruba vêem o mundo como um produto de dois mundos conectados; o mundo visível da vida material e do mundo espiritual invisível. 

A conexão desses dois mundos produz poder que se chama Ase na cosmologia yoruba ''.  


Para os Yoruba, o Alaafin enfatizou que o Criador governa todo o universo manifestando os elementos da natureza, acrescentando que essas crenças e práticas nativas eram uma vida de filosofia e ciência natural. 

Ele acrescentou que:

"a metrópole de Oyo não só permanece no centro das nações do Yoruba no mundo todo, mas é a Meca e o Vaticano da cultura e tradições mais ricas do universo. Todas as religiões tradicionais, incluindo a Ifa, estão registradas sob um acervo chamado Asa Orisa. 

Todas as religiões sob a autoridade do Alaafin são independentes uma da outra, e coexistem harmoniosamente.

O mesmo é aplicável às religiões islâmica e cristã. Esta é a razão pela qual nunca pode haver transtornos religiosos na metrópole. 

Não há nenhuma maneira que alguém ou grupo desta associação possa operar isoladamente e desconsiderar o devido processo e ter sucesso. Eles não podem ir embora com isso.

"Nossas religiões tradicionais fazem parte de nossa herança, que precisa ser preservada da banalização por perda da cultura".
 

Oba Adeyemi expressou prazer em que, apesar dos assaltos e ataques das potências ocidentais no passado, a cultura e as tradições iorubas demonstraram sua resiliência, e além disso, uma relevância em um mundo incomodado e confuso. 

Dasiel Guerra, que falou em nome de seus colegas, observou que estavam no palácio em reconhecimento de Oyo como baluarte da cultura y tradições iorubas, que o Alaafin preserva. 

Guerra acrescentou que também estavam no palácio para solicitar seu apoio a uma organização cultural ioruba estabelecida há cerca de trinta anos.
Ingles 




fonte - https://www.facebook.com/AlaafinofOyo/posts/2015789215355886

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

ÌYÁ LEONI INFORMA: "INICIAÇÃO EM IFÁ NÃO SUBSTITUI SEU ORISA"

19/02/2018

Importante fala da Ìyá Leoni em destaque:

[...] não caiam na ilusão que precisam iniciar se em Ifá ou em Iya mi, para resolver seus problemas. 

Isso pode ser uma mentira. Iniciação em Ifá não substitui seu Orisa e não vai resolver seus problemas com seus orixás e vice-versa [...]

Publicando em  https://www.facebook.com/OSANTUARIODOSORIXAS/posts/1725107337545959


imagem comprobatória 






segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A PROCISSÃO DE OXOSSE NO TEMPLO DE OBATALA EM ILE-IFE

Por J Jay JuJu Man
04/02/2018




Após a procissão Oshoosi, todos se reuniram no Templo de Obatala - Ile Ife, Nigéria 2018

Durante a reunião, houve oração e adoração, companheirismo, e mais adoração de baterias / cantos ... Eu estava admirada pela alta energia e beleza de tudo ao meu redor ... as expressões simbólicas, o vestido, as danças ... nós viemos de algumas coisas mágicas ...

Muito amor a nossa cultura ancestral ...







fonte - https://www.facebook.com/j.bailey.50?hc_ref=ARSuNBQ_T21b6cBjnmlLLmOAiyfCJ4tMLM5mBYIqsd6E9CWVID_pISMlI2WsydxMZRU

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

OS CHIEF'S DO ALAAFIN FALAM SOBRE O CULTO IYAMI OSORONGA

Publicado no Canal do Youtube Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó
29/01/18



Autoridades religiosas do Alaafin de Oyo, falam sobre o culto a Iyami Oxoronga, festivais, assentamentos  e iniciados desta divindade.



Os entrevistados são os Chief's: Oloye Ifatokun Morakinyo, Aare Isese; Oloye Obitunji Yosese Jagun Xapanã; Oloye Egbefumike Ojo-Adubiaram, Yeye Egbe Alaso-Osun 







sábado, 13 de janeiro de 2018

O COSTUME DO BELO: OS NOVOS ELEMENTOS ADICIONADOS AO BATUQUE

Alexandre Custódio


 Janeiro de 2018


RESUMO

Neste artigo falaremos sobre a pratica que vem sendo adotada por muitos sacerdotes do Batuque, qual seja, a introdução de elementos estranhos pertencentes a outras tradições. Referidos sacerdotes, ora inserindo, ora substituindo, acabam por descaracterizar a nossa tradição e também permite, aos praticantes de outras tradições, tecerem comentários sobre os nossos costumes, pois estão adicionando paramentos e instrumentos que apenas possuem significados dentro contexto litúrgico ou cultural das suas respectivas tradições.


PALAVRAS CHAVES: Batuque, orixás, instrumentos africanos, paramentos africanos, indumentárias africanas.

Leia mais:

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

O BABALORISA A IYALORISA E A FAMILIA ESPIRITUAL

POR ERICK WOLFF DE OSAALA



Constantemente ouço falarem sobre caráter, ética e responsabilidade espiritual por parte do sacerdotes da cultura Afro-religiosa, o que acho muito válido e necessário, quando sabemos da importância de cuidar da vida espiritual de alguém e, de poder ajudar a um individuo a encontrar bons caminhos a responsabilidade aumenta.

O sacerdote pode estudar muito, porem não existe uma escolha ou faculdade que lhe ensine os segredos do seu sacerdócio, por que lhe é ensinado pelos seus mais velhos ou por quem lhe iniciou, e não esquecendo as próprias divindades que orientam e dão apoio à sua jornada, por isso a importância de uma família e uma tradição.

São tantos os caminhos, as decepções e as alegrias, que fazem parte da vida de um sacerdote diante a sua jornada espiritual, que preencheriam uma enciclopédia para contar a sua historia, e bem feitorias.

Todos sabemos que muitos jovens são ignorados pela sua família, outros sofrem abandono sentimental, ou até mesmo sofrem violência passiva de falta de amor, quando não sofrem violências físicas ou piores. Assim também encontramos idosos que são mau tratados pela família, mesmo sendo  pessoas amáveis, responsáveis e compreensíveis, algumas pessoas que nascem em famílias desajustadas.

O sacerdote Afro-religioso com o tempo vai agregando experiencia e sabedoria, junto com o Àse que carrega do orisa, e se torna um verdadeiro pai ou mãe, como se adotassem seus iniciados como filhos,  estando ao seu lado quando precisam, fazendo o máximo que podem para dar bons conselhos, estarem presentes nas suas vidas quando necessário e claro que dar amor e confiança.

Não seria difícil entender o por que, chamam de Pai ou Mãe os sacerdotes os sacerdotes, basta olhar que na sua maioria os jovens ou idosos que procuram os templos, encontram não só caminhos espirituais, mas também acalanto no coração. Por isso, cabe ao sacerdote apaziguar a cabeça e o ori de cada iniciado seu, não esperando jamais reconhecimento ou agradecimentos, apenas fazendo o seu papel de amar incondicionalmente.

O sacerdote não precisa esbanjar riqueza ou luxuria para que seja um bom sacerdote, basta ele cumprir o seu papel de honestidade, bondade e responsabilidade com aquele individuo, não pensar que um filho é mais uma cabeça como gado, saber que este sacerdote estará ajudando e um dia poderá receber ou não em troca tudo o que fez em vida, sem esperar nada em troca.

Por isso uma familia espiritual é importante, talvez igual a sua família biológica, nesta família não existe pureza de uma raça por que agregara qualquer individuo de qualquer raça, nesta família agregara todos os gêneros sem discriminar os sexos, poderão fazer parte ricos ou pobres, basta ter bom coração e bons sentimentos. 

Boa noite à todos, assim é a nossa família. 



TIKTOK ERICK WOLFF

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