sexta-feira, 14 de setembro de 2018

A CRIAÇÃO DO AYÉ

Por Erick Wolff
13/09/18


Sobre o mito Ioruba da criação do mundo poderemos citar varias versões da criação do aiye (mundo físico) e seus protagonistas. No entanto, por ser um sacerdote do Batuque do RS e estudioso, tenho como base a versão na qual Obàtálá é o protagonista. 

Sabemos que Olódùmarè cria o òrun (mundo espiritual), o primeiro ser criado por ele foi Obàtálá e os demais ara-òrun, os seres espirituais (Pierre Verger, Orixas)

A narração do livro do Luiz L. Marins, Obàtálá e a criação do Mundo Iorubá,  é a versão completa que nos ajudará a conceituar o nosso pensamento.

Nos trechos do Ìtàn (mitos, historia) a seguir narram a importância de Obàtálá,  o primeiro ser criado por Olódùmarè, e a criação do mundo fisico;

[...]  
5. Òrìsà-Nlá Ìgbà Àkókó
6. "O Grande Òrìsà do inicio dos tempos"
7. O primeiro filho de Olórun"
8. Ibikeji de Olódùmarè
9. "A segunda pessoa de Olódùmarè" 
[...]


Neste verso narra a vontade de Obàtálá usar o seu poder de criação;

[...] 
23. Todos os Òrìsà estavam contentes ali
24. Menos Obàtálá
25. Ele queria usar o seu poder de criação  
[...]


E neste momento Olódùmarè entrega o seu Àse, para Obàtálá, onde ele carrega o poder de criar;

[...] 
60. Olódùmarè  pegou o seu Àbá
61. E transmutou-o para Obàtálá
62. Olódùmarè pegou o seu àse 
63. E também o transmutou para Obàtálá
64. Obàtálá colocou Àbá debaixo do seu àketè 
65. E colocou Àse no seu àpò-dídá
66. Foi assim que naquele dia
67. Obàtálá se tornou Aláàbáláàse 
[...]


E finalmente, quando já criado o mundo fisico, Obàtálá retornou e disse;

[...] 
114. Obàtálá foi ver Olódùmarè
115. Ele disse que o trabalho foi um sucesso 
[...]

Olódùmarè entrega o òpásóró para Obàtálá, símbolo de poder e autoridade, e destaca que as divindade agem por sua própria vontade;

[...] 
132. Olódùmarè chamou Obàtálá novamente
133. E deu agora a ele òpásóró, seu cajado.
134. Como símbolo do seu poder e da sua autoridade. 
135. Assim Obàtálá poderia usar os seus poderes
136. De acordo com a sua própria vontade 
[...]

Neste verso, informa que as plantas, arvores e ervas pertencem a Obàtálá;

[...]
137. Ele deu para Obàtálá vários tipos de sementes 
[...]


E ainda, neste mesmo livro narra que Obàtálá foi a primeiro divindade a pisar na terra;

[...] 
152. Obàtálá desceu através da palmeira
153. Ele foi o primeiro Òrìsà a pisar na terra 
[...] 


Estes versos expressam a liberdade das divindades tomarem as suas decisões com os poderes adquiridos de Olódùmarè, que Obàtálá é o protagonista na criação do Mundo fisico, destra forma eleObàtálá é o Òrìsà criador.

E que não poderemos olhar a religião do Òrìsà com conceitos cristãos, imaginarmos que somos Monoteístas cultuando Òrìsà, é um equivoco conceitual primário, desconsiderando toda a estrutura e origem da nossa tradição. 

O melhor conceito estrutural é olharmos a nossa tradição como Orixaístas.


Nota do autor;
Aláàbáláàse - aquele que cria com autonomia , sendo este um dos títulos da divindade Obàtálá


domingo, 9 de setembro de 2018

TÍTULO ARABA AGBAYE É RESTRITO A OKE ITASE

Luiz L. Marins

08/09/2018

No dia 07/09/2018, a página do Ooni Ile Ife, no Facebook, informou o nome do novo Araba Agbaye, escolhido pela comunidade de Ifá, de Oke Itase, e aceito pelo Ooni. (link abaixo)

O texto em inglês traz informações sobre o novo Araba Agbaye, e sua tradução em português pode ser lida na página do Orisa Brasil. (link abaixo). Esclarece o post que o título "Araba Agbaye" é um título restrito ao compound de Oke-Itase, apenas.
 
Julgamos necessário este post para desfazer o equívoco que o Araba Agbaye seria o líder mundial sobre todos os cultos de Orixás, não só na Yorubalândia, como na diáspora.

Segue a imagem do extrato da postagem original da página do Ooni Ile Ife:




Publicação original na página do Ooni, aqui:
https://www.facebook.com/babaojaja/posts/718260745208172?__tn__=K-R

Tradução na página Orisa Brasil:
https://www.facebook.com/orisabrasil/posts/1832699356846923




 

terça-feira, 4 de setembro de 2018

ATUPA OLUJUMERINDINLOGUN OSOGBO




31/08/2018

Como descrito por Awoyinfa Elebuibon, e me foi dito por esse Awo, eu queria juntar as duas histórias para que elas pudessem se complementar umas às outras.

Uma é sobre a história da Atupa Olujumerdinlogun, também conhecida como 16 lâmpadas de Osogbo, e outra, como ela chegou a Osogbo, estado de Osun, na Nigéria. Penso que estarei fazendo um elogio.


Foto de OLAWOYIN Edris Busayo Acessado em 03/08/2018


Esta é uma imagem da Atupa Olojumerindinlogun (lâmpada de 16 fases), está situada em Osogbo e é um dos ritos e cultura a serem observados durante o festival anual Osun Osogbo. Anualmente, o Ataoja (rei) dança as batidas de Aran e as canções do Babalawo, ele dançará ao redor da lâmpada três vezes e ele terá pelo menos uma hora de descanso depois de uma rodada, a lâmpada será derrubada e o fogo será completamente queimado. imediatamente após a terceira rodada e enquanto isso, durante as danças, ele deve estar orando por todos e, além disso, todos têm o direito de estar orando também, pois a base e função da lâmpada é para ser orada.

Os ritos da lâmpada começaram assim:

“Quando meu avô Ogunolutimehin (K'Awo rere ojenimore), estava fundando Osogbo, ele encontrou o rio Osun, e encontrou também alguns Iwin (espíritos da floresta) dançando ao redor da lâmpada.  Ele pegou a lâmpada deles e trouxe para Osogbo.

Naquela época Osogbo não tinha nome, e para encurtar a história, Osun deu a Osogbo o nome de Osogbo significando: Oso-Igbo.

Ogunolutimehin, naqueles dias, entrou no rio de Osun para negociar com Iya, para determinar o que deve ser feito pelos habitantes de Osogbo para ganhar a proteção de Iya e conhecer os ritos anuais a serem implementados para a prosperidade e gerenciamento de Osogbo. Assim, o Atupa Olojumerindinlogun tornou-se parte daqueles ritos.”

Então a razão pela qual eu estou compartilhando esta história é para nos alertar sobre a bondade de Osun e para nos esclarecer mais sobre Iya e também para sabermos o que fazer no Ojo Olojumerindinlogun (dia da lâmpada 16) ... que é simplesmente orar por proteção e tudo o que precisarmos de Osun, e também nos alertar de fraudadores e mentirosos que possam dizer que a lâmpada pode ser feita para alguém ou um grupo de pessoas, porque eles querem ter um festival de Osun.

A lâmpada de 16 partes, Atupa Olojumerindinlogun, não pode ser feita pelo humano;  ela é apenas uma). May Osun sempre proteger e estar com todos nós. Ore Yeye Osun O !!!

Durante as festividades realizadas em Osogbo para Osun, orei e fiz oferendas a Osun aqui em minha casa em Nova York. No entanto, senti que não sabia muito sobre a história de Osogbo, a não ser uma breve história das 16 lâmpadas Atupa Olujumerindinlogun, contadas por Awoyinfa Elebuibon, um parente do pai fundador de Osogbo. Ele e eu conversamos no facebook sobre assuntos acadêmicos, etc. no passado, mas já faz algum tempo desde então. Eu estava ansioso para saber mais sobre esse lugar maravilhoso que visitei uma vez. Eu reuni alguma coragem e humildemente pergunto a Awoyinfa Elebuibon se ele poderia compartilhar um breve relato da história. Para minha surpresa, ele disse que sim, e perguntou se eu seria tão gentil em compartilhá-lo. Sinto-me honrado e humilde para compartilhar sua história:


UMA BREVE HISTÓRIA DE OSOGBO
Por: Awoyinfa Elebuibon

“Dois grandes e poderosos caçadores, guerreiros chamados Ogunolutimehin e Olarooye deixaram a antiga cidade de Oyo no curso de fundar sua própria cidade e domínio porque eles são tão poderosos que eles acreditam que podem governar por um reino e defender sua cidade.

Eles deixaram Oyo e chegaram a Ipo Ile, onde se estabeleceram durante anos. Agora chega a um tempo em que há escassez de água em Ipo-Ile e todos continuam procurando água. Ogunolutimehin, que por acaso é um caçador muito ativo, estava em sua temporada de caça (eles podem deixar sua cidade por até 2 anos ou mais) já começaram sua aventura de caça antes que a escassez chegue ao seu momento mais árido,

Durante sua temporada de caça, Ogunolutimehin, encontrou o rio Osun, ainda sem saber que ela é o rio Osun. Ele então passou a morar perto do rio com sua família, e quando ouviu as terríveis notícias sobre a condição de seu amigo e seu povo, ele viajou para Ipo-Ile para convocar seu povo, e eles depois se estabeleceram perto deste rio salva-vidas. Depois de se estabelecerem por alguns anos, sua população começou a aumentar e a área ribeirinha começou a ficar mais povoada e mais densa.

Foi durante esse período que Ogunolutimehin trouxe o Atupa Olujumerindinlogun aka, as 16 lâmpadas, para a vila, ele coletou a lâmpada de algum espírito da floresta, em seguida, realizou alguns rituais para apaziguar os espíritos. Ele recolheu a lâmpada, por causa do seu significado e importância.

Enquanto ele está caçando e se defendendo para a aldeia, seu amigo Larooye governa a aldeia.

As pessoas estão sempre presentes ao longo do rio, elas vão cozinhar, tomar banho e lavar. Uma noite infeliz, devido ao descuido de alguém que estava cozinhando ao lado de uma árvore, em um local que tornou-se costume cozinhar, não apagou o fogo depois de cozinhar, e mais tarde naquela noite, a árvore se queimou, e caiu no rio .... então Osun gritou:

Oso Igbo! Aje Igbo!
Gbogbo Ikoko Aro mi leti danu!

Feiticeiro da floresta! Bruxa da Floresta!
Você derramou todos os meus potes de tintura!

A palavra continua ecoando e ficando mais alta até que todos na vila acordem, e se elas forem para o rio depois, as pessoas se afogam, ou o rio começa a ferver e fica difícil para as pessoas as salvarem.

Todos os atos irregulares acima, do rio, fazem com que Timehin (Ogunolutimehin) entre na água espiritualmente para se comunicar com Osun, e Osun também deu-lhes algumas regras para que permanecessem para ganhar sua proteção.

Algumas das regras são:

  •       que as pessoas da cidade recém-chamada Osogbo (derivada de Oso-Igbo) ficarão a alguma distância do rio (e é isso que leva a criação de Osun Grove)

  •          e alguns rituais devem ser realizados anualmente, incluindo Osun Festival de Osogbo, e todas as outras festividades


Os festivais ainda estão sendo mantidos até hoje na antiga cidade de Osogbo, e têm seus vários significados, e sempre que há problemas dentro da cidade de Osogbo, Osun sempre defende as pessoas que ela chama de “seus filhos”.

Obrigado pela leitura.
Ire o!


Transcrição e adaptação de: Luiz L. Marins -  www.luizlmarins.com.br Acessado em 01/09/2018
Disponível em: INTERNET, Facebook, Página pessoal de Ifatunmise Efunloa Adesanya Awoyade:
Tradução digital Google revisada. Pode conter erros gramaticais.

TIKTOK ERICK WOLFF