Por Erick Wolff
13/09/18
Sobre o mito Ioruba da criação do mundo poderemos citar varias versões da criação do aiye (mundo físico) e seus protagonistas. No entanto, por ser um sacerdote do Batuque do RS e estudioso, tenho como base a versão na qual Obàtálá é o protagonista.
Sabemos que Olódùmarè cria o òrun (mundo espiritual), o primeiro ser criado por ele foi Obàtálá e os demais ara-òrun, os seres espirituais (Pierre Verger, Orixas)
A narração do livro do Luiz L. Marins, Obàtálá e a criação do Mundo Iorubá, é a versão completa que nos ajudará a conceituar o nosso pensamento.
Nos trechos do Ìtàn (mitos, historia) a seguir narram a importância de Obàtálá, o primeiro ser criado por Olódùmarè, e a criação do mundo fisico;
[...]
5. Òrìsà-Nlá Ìgbà Àkókó
5. Òrìsà-Nlá Ìgbà Àkókó
6. "O Grande Òrìsà do inicio dos tempos"
7. O primeiro filho de Olórun"
8. Ibikeji de Olódùmarè
9. "A segunda pessoa de Olódùmarè"
[...]
[...]
Neste verso narra a vontade de Obàtálá usar o seu poder de criação;
[...]
23. Todos os Òrìsà estavam contentes ali
23. Todos os Òrìsà estavam contentes ali
24. Menos Obàtálá
25. Ele queria usar o seu poder de criação
[...]
[...]
E neste momento Olódùmarè entrega o seu Àse, para Obàtálá, onde ele carrega o poder de criar;
[...]
60. Olódùmarè pegou o seu Àbá
60. Olódùmarè pegou o seu Àbá
61. E transmutou-o para Obàtálá
62. Olódùmarè pegou o seu àse
63. E também o transmutou para Obàtálá
64. Obàtálá colocou Àbá debaixo do seu àketè
65. E colocou Àse no seu àpò-dídá
66. Foi assim que naquele dia
67. Obàtálá se tornou Aláàbáláàse
[...]
[...]
E finalmente, quando já criado o mundo fisico, Obàtálá retornou e disse;
[...]
114. Obàtálá foi ver Olódùmarè
114. Obàtálá foi ver Olódùmarè
115. Ele disse que o trabalho foi um sucesso
[...]
[...]
Olódùmarè entrega o òpásóró para Obàtálá, símbolo de poder e autoridade, e destaca que as divindade agem por sua própria vontade;
[...]
132. Olódùmarè chamou Obàtálá novamente
132. Olódùmarè chamou Obàtálá novamente
133. E deu agora a ele òpásóró, seu cajado.
134. Como símbolo do seu poder e da sua autoridade.
135. Assim Obàtálá poderia usar os seus poderes
136. De acordo com a sua própria vontade
[...]
Neste verso, informa que as plantas, arvores e ervas pertencem a Obàtálá;
[...]
137. Ele deu para Obàtálá vários tipos de sementes
[...]
137. Ele deu para Obàtálá vários tipos de sementes
[...]
E ainda, neste mesmo livro narra que Obàtálá foi a primeiro divindade a pisar na terra;
[...]
152. Obàtálá desceu através da palmeira
152. Obàtálá desceu através da palmeira
153. Ele foi o primeiro Òrìsà a pisar na terra
[...]
[...]
Estes versos expressam a liberdade das divindades tomarem as suas decisões com os poderes adquiridos de Olódùmarè, que Obàtálá é o protagonista na criação do Mundo fisico, destra forma ele, Obàtálá é o Òrìsà criador.
E que não poderemos olhar a religião do Òrìsà com conceitos cristãos, imaginarmos que somos Monoteístas cultuando Òrìsà, é um equivoco conceitual primário, desconsiderando toda a estrutura e origem da nossa tradição.
O melhor conceito estrutural é olharmos a nossa tradição como Orixaístas.
Nota do autor;
Aláàbáláàse - aquele que cria com autonomia , sendo este um dos títulos da divindade Obàtálá
Nenhum comentário:
Postar um comentário