31/08/2018
Como descrito
por Awoyinfa Elebuibon, e me foi dito por esse Awo, eu queria juntar as duas
histórias para que elas pudessem se complementar umas às outras.
Uma é sobre a
história da Atupa Olujumerdinlogun, também conhecida como 16 lâmpadas de Osogbo,
e outra, como ela chegou a Osogbo, estado de Osun, na Nigéria. Penso que
estarei fazendo um elogio.
Foto de OLAWOYIN Edris
Busayo Acessado em 03/08/2018
Esta é uma
imagem da Atupa Olojumerindinlogun (lâmpada de 16 fases), está situada em
Osogbo e é um dos ritos e cultura a serem observados durante o festival anual
Osun Osogbo. Anualmente, o Ataoja (rei) dança as batidas de Aran e as canções
do Babalawo, ele dançará ao redor da lâmpada três vezes e ele terá pelo menos
uma hora de descanso depois de uma rodada, a lâmpada será derrubada e o fogo
será completamente queimado. imediatamente após a terceira rodada e enquanto
isso, durante as danças, ele deve estar orando por todos e, além disso, todos
têm o direito de estar orando também, pois a base e função da lâmpada é para
ser orada.
Os ritos da
lâmpada começaram assim:
“Quando meu avô Ogunolutimehin (K'Awo rere ojenimore),
estava fundando Osogbo, ele encontrou o rio Osun, e encontrou também alguns Iwin
(espíritos da floresta) dançando ao redor da lâmpada. Ele pegou a lâmpada deles e trouxe para Osogbo.
Naquela época Osogbo não tinha nome, e para encurtar a
história, Osun deu a Osogbo o nome de Osogbo significando: Oso-Igbo.
Ogunolutimehin, naqueles dias, entrou no rio de Osun para
negociar com Iya, para determinar o que deve ser feito pelos habitantes de
Osogbo para ganhar a proteção de Iya e conhecer os ritos anuais a serem
implementados para a prosperidade e gerenciamento de Osogbo. Assim, o Atupa
Olojumerindinlogun tornou-se parte daqueles ritos.”
Então a razão
pela qual eu estou compartilhando esta história é para nos alertar sobre a
bondade de Osun e para nos esclarecer mais sobre Iya e também para sabermos o
que fazer no Ojo Olojumerindinlogun (dia da lâmpada 16) ... que é simplesmente
orar por proteção e tudo o que precisarmos de Osun, e também nos alertar de
fraudadores e mentirosos que possam dizer que a lâmpada pode ser feita para
alguém ou um grupo de pessoas, porque eles querem ter um festival de Osun.
A lâmpada de 16
partes, Atupa Olojumerindinlogun, não pode ser feita pelo humano; ela é apenas uma). May Osun sempre proteger e estar
com todos nós. Ore Yeye Osun O !!!
Durante as festividades realizadas em Osogbo para Osun, orei e fiz oferendas a Osun aqui em minha casa em Nova York. No entanto, senti que não sabia muito sobre a história de Osogbo, a não ser uma breve história das 16 lâmpadas Atupa Olujumerindinlogun, contadas por Awoyinfa Elebuibon, um parente do pai fundador de Osogbo. Ele e eu conversamos no facebook sobre assuntos acadêmicos, etc. no passado, mas já faz algum tempo desde então. Eu estava ansioso para saber mais sobre esse lugar maravilhoso que visitei uma vez. Eu reuni alguma coragem e humildemente pergunto a Awoyinfa Elebuibon se ele poderia compartilhar um breve relato da história. Para minha surpresa, ele disse que sim, e perguntou se eu seria tão gentil em compartilhá-lo. Sinto-me honrado e humilde para compartilhar sua história:
UMA BREVE
HISTÓRIA DE OSOGBO
Por: Awoyinfa
Elebuibon
“Dois grandes e poderosos caçadores, guerreiros chamados Ogunolutimehin e Olarooye deixaram a antiga cidade de Oyo no curso de fundar sua própria cidade e domínio porque eles são tão poderosos que eles acreditam que podem governar por um reino e defender sua cidade.
Eles deixaram Oyo e chegaram a Ipo Ile, onde se estabeleceram durante anos. Agora chega a um tempo em que há escassez de água em Ipo-Ile e todos continuam procurando água. Ogunolutimehin, que por acaso é um caçador muito ativo, estava em sua temporada de caça (eles podem deixar sua cidade por até 2 anos ou mais) já começaram sua aventura de caça antes que a escassez chegue ao seu momento mais árido,
Durante sua temporada de caça, Ogunolutimehin, encontrou o rio Osun, ainda sem saber que ela é o rio Osun. Ele então passou a morar perto do rio com sua família, e quando ouviu as terríveis notícias sobre a condição de seu amigo e seu povo, ele viajou para Ipo-Ile para convocar seu povo, e eles depois se estabeleceram perto deste rio salva-vidas. Depois de se estabelecerem por alguns anos, sua população começou a aumentar e a área ribeirinha começou a ficar mais povoada e mais densa.
Foi durante
esse período que Ogunolutimehin trouxe o Atupa Olujumerindinlogun aka, as 16 lâmpadas,
para a vila, ele coletou a lâmpada de algum espírito da floresta, em seguida,
realizou alguns rituais para apaziguar os espíritos. Ele recolheu a lâmpada,
por causa do seu significado e importância.
Enquanto ele
está caçando e se defendendo para a aldeia, seu amigo Larooye governa a aldeia.
As pessoas estão sempre presentes ao longo do rio, elas vão cozinhar, tomar banho e lavar. Uma noite infeliz, devido ao descuido de alguém que estava cozinhando ao lado de uma árvore, em um local que tornou-se costume cozinhar, não apagou o fogo depois de cozinhar, e mais tarde naquela noite, a árvore se queimou, e caiu no rio .... então Osun gritou:
Oso Igbo! Aje
Igbo!
Gbogbo Ikoko Aro mi leti danu!
Feiticeiro da floresta! Bruxa da Floresta!
Você derramou todos os meus potes de tintura!
A palavra continua ecoando e ficando mais alta até que todos na vila acordem, e se elas forem para o rio depois, as pessoas se afogam, ou o rio começa a ferver e fica difícil para as pessoas as salvarem.
Todos os atos irregulares acima, do rio, fazem com que Timehin
(Ogunolutimehin) entre na água espiritualmente para se comunicar com Osun, e
Osun também deu-lhes algumas regras para que permanecessem para ganhar sua
proteção.
Algumas das regras são:
- que as pessoas da cidade recém-chamada Osogbo (derivada de Oso-Igbo) ficarão a alguma distância do rio (e é isso que leva a criação de Osun Grove)
- e alguns rituais devem ser realizados anualmente, incluindo Osun Festival de Osogbo, e todas as outras festividades
Os festivais ainda estão sendo mantidos até hoje na antiga cidade de Osogbo,
e têm seus vários significados, e sempre que há problemas dentro da cidade de
Osogbo, Osun sempre defende as pessoas que ela chama de “seus filhos”.
Obrigado pela leitura.
Ire o!
Transcrição e adaptação
de: Luiz L. Marins - www.luizlmarins.com.br
Acessado em 01/09/2018
Disponível em: INTERNET,
Facebook, Página pessoal de Ifatunmise Efunloa Adesanya Awoyade:
Tradução digital Google
revisada. Pode conter erros gramaticais.
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