segunda-feira, 31 de maio de 2021

A MALDIÇÃO DA INTIMIDADE ENTRE OS FILHOS

Por Babalorixá Caccioli de Ayrá
Postado em 31 de maio de 2018

São Bernardo do Campo



Uma das coisas que mais causam problemas em uma Casa religiosa, é a intimidade. Os filhos da Casa tem por hábito criar laços com os irmãos, que claro, é saudável e importante.

O problema é quando essa amizade passa para intimidade. Infelizmente nem todos tem bom senso. Trocam telefone, Facebook, WhatsApp, começam a se enfiar um na casa do outro, falar de sua vida pessoal e em alguns casos, a falar da vida dos outros irmãos-de-santo também.
Mas por experiência como Babalorixá, essas conversas sempre vem à tona e quando vão se dar conta, já falaram demais, já dividiram segredos demais e já falaram demais da vida dos outros. Então essa amizade chega ao fim.
O problema é quando um deles se magoa, se sente contrariado, ofendido com o outro irmão! Aí, pronto: ele vai entregar o até então amigo com uma boa dose de veneno e se isentando de qualquer culpa!
Final do jogo:
A casa pode perde um filho (ou mais) e o filho perde a sua Casa de Axé. Ninguém ganha.
Tenham mais cautela com os seus irmãos-de-santo. Cada um tem a sua vida, a sua personalidade, os seus defeitos, as suas qualidades, os seus segredos e intimidades. Se quisermos manter o equilíbrio e harmonia dentro de uma Casa religiosa, devemos saber o limite entre relações.
A Casa religiosa é lugar de nos unirmos em nome de algo maior e sagrado. Esse deve ser o motivo maior dos nossos laços. Amizade pode gerar intimidade e intimidade gera desrespeito.


sexta-feira, 28 de maio de 2021

CADA SACERDOTE TEM O SEU ORÁCULO.

Por Erick Wolff de Oxalá
Postado em 28/05/



Este ensaio tem a finalidade esclarecer que em cada segmento afro-religioso, o sacerdote possui um oráculo.

Para os Orixás existem vários oráculos, entre eles os mais conhecidos são o Obi, Orogbo e o mais comum é o Erindilogun.

O Babalawo Ifatokun informa que o Babalawo joga Opele ou Ikin, e não sabe jogar Erindinlogun, assim como o sacerdote de Orixá (Babalorixá ou Yalorixá) jogam Erindinlogun, e não jogam Ikin ou Opele.





INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Baba Adisa, Alaafin Oyo, informa que Obatala que deu o Erindinlogun para os Orixás. 


O Obi e o Erindinlogun são os Oráculos mais velhos.






CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em cada culto o sacerdote tem o seu oráculo.

O Babalawo usa Ikin ou Opele e não sabe e não joga Erindinlogun.

O Babalorixá e a Iyalorixá usam Erindinlogun e não sabe e não joga Ikin ou Opele.


PEQUENO VOCABULÁRIO 
Erindinlogun - Jogo oracular baseado em Búzios.
Ikin - Jogo oracular que usa caroços do dendezeiro, usado no culto Orunmila-Ifa.
Opele - Instrumento oracular feito com uma espécie de corrente e sementes, usado no culto Orunmila-Ifa.  


REFERÊNCIAS

Video do Baba Adisa
Yemojagbemi Omitanmole Arike(Renata Barcelos Yemoja) - (1) Yemojagbemi Omitanmole Arike | Facebook 

quarta-feira, 26 de maio de 2021

ADIVINHAÇÃO DE OBI DENTRO DO IGBALE EGUNGUN, OYO.

Por Paula Cristina Gomes
Postado em 26/05/2021


Adivinhação de Obi dentro do Igbale Egungun em Oyo para o Festival Anual que começará em 15 de junho de 2021.

Página - Facebook

segunda-feira, 24 de maio de 2021

FUNDAMENTO, TRADIÇÃO E CULTURA NO BATUQUE

Por Erick Wolff de Oxalá
Sacerdote de orixá desde 1989, na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul.



17/05/2021

Respeitando o direito de cada um e a liberdade de culto, este ensaio tem por finalidade esclarecer alguns conceitos sobre o Fundamento, Festas e Obrigações, nos rituais do Ilê Axé Nagô Kóbi, tradição Batuque do Rio Grande do Sul.

Debatemos muitos sobre fundamentos, tradições e cultura, onde a tradição é praticada conforme a região e seus costumes, podendo sofrer influencia e até mesmo interferência do local onde tal pratica religiosa é feita. Já a Cultura é a base dos fundamentos, rituais, tradições e praticas de determinada religião. 

No entanto fundamento são elementos que compõem rituais, feituras, iniciações e ebós que envolvam determinada divindade ou religião. 

FUNDAMENTOS

Alguns elementos que compõem os fundamentos:


Ervas - podendo haver variações entre espécies de folhas, sementes, ervas ou raízes usadas em banhos, sacudimentos ou rituais. É comum durante os rituais ter um ou mais destes elementos nos assentamentos ou vasilhas de orixá, bori ou segurança, para que o poder destas ervas possam ativar, apaziguar ou fortificar aquele axé que está sendo movimentado. 

Por isso o conhecimento das ervas e suas propriedades é fundamental para o sacerdote no Batuque.

Comidas sagradas dos orixás - toda vez que irá ser praticado algum ritual, iniciação, ebó ou feitura, arria-se comidas sagradas, que pertencem aos orixás, variando de comidas simples às comidas de 4 pés, para rituais de feitura ou iniciações, para que estas comidas possam agradar aos orixás e ao mesmo tempo trazer o seu axé e força. Algumas destas comidas são primordiais para o ritual, feitura ou iniciação, desta forma estas comidas devem compor a  feitura, não ficando apenas arriada no quarto de orixá. 

As comidas podem e devem ser servidas aos filhos ou convidados, para isso, faz uma quantidade maior para que todos possam comer é deverá ser servida, separando das que ficam arriadas para os orixás. 

Importante salientar que a comida de orixá sempre irá ser arriada conforme o seu fundamento, não possuímos o costume de enfeitar ou colocar doces, restringindo apenas a ibeji os doces.

Pós - o efun (uma espécie de tabatinga branca), a cinza, pó de anil, pós de sementes são usados sempre que necessário, pois são elementos que fazem parte dos rituais de orixás e suas defesas. Evitando apenas o talco e o pó de carvão, pois ele restringe a rituais de egun. 


OBRIGAÇÕES 

Com os exemplos acima foi possível termos alguns exemplos do que é fundamento, por mais simples que seja o ritual, necessitamos dos fundamentos e da presença das divindades para consagrar determinada obrigação, e por conta da situação mundial ao qual vivemos, e da pandemia, agravando a nossa preocupação, o templo Nagô Kóbi fez um apejo com os orixás mais velhos da casa para tomar certos protocolos para que fosse cuidadosamente praticados qualquer ritual, evitando aglomerações e festas. Com isso preservando a saúde  e bem estar familiar. 


Considerações finais 


Nem tudo se resume ao ejé. Para o orixá o valor dos elementos que compõem o fundamento são importantes, preservando a vida e a comunidade. 

Em época de pandemia os rituais e tradições podem ser moldadas e repensadas conforme a orientação das próprias divindades, que estão aqui para nos proteger e nos ajudar. 

Mais sobre o Ilê Axé Nagô Kóbi

ILÊ AXÉ NAGÔ KÓBI | Fundado em 1989 (wordpress.com)

quinta-feira, 20 de maio de 2021

ORIXÁ OXUM, IEMANJÁ E OXALÁ NÃO SÃO TRATADOS COM DENDÊ

Por Erick Wolff de Oxalá 
Sacerdote de orixá desde 1989, na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul



17/05/2021

Respeitando o direito de cada um e a liberdade de culto, este ensaio tem por finalidade esclarecer alguns conceitos sobre o culto de Oxum, Iemanjá e Oxalá, nos rituais do Ilê Axé Nagô Kóbi, tradição Batuque do Rio Grande do Sul. 

Entendem-se no Batuque do Rio Grande do Sul, que Oxum, Iemanjá e Oxalá, são divindades do mel, e que o dendê é um tabu para estas divindades, por mais que estes orixás estejam sendo tratadas em casas onde o orixá regente do templo seja de dendê.

As três divindades chamadas de orixá de praia, ou orixás velhos, fazendo menção a Oxalá por ser a divindade mais velha, ou talvez só mencionando as divindades idosas que estejam aglutinadas no culto de Oxum, Iemanjá ou Oxalá, considera-se que o dendê prejudica o seu culto evitando até mesmo uma única gota do azeite vermelho.

Considerando que o dendê é uma interdição, qualquer divindade de praia não poderá ser tratada com ele, pois na levantação, a qual se faz ao termino de uma obrigação, ou ritual, estaria maculando os velhos, causando assim um grande problema e desagrado destas divindades. 

Considerações finais.

Oxum, Iemanjá e Oxalá não são tratados com dendê.

O dendê é um tabu para estas divindades.

Nenhuma divindade ou qualquer material que contenha o azeite de dendê pode ir na levantação dos orixás Oxum, Iemanjá ou Oxalá. 


Mais sobre o Ilê Axé Nagô Kóbi

ILÊ AXÉ NAGÔ KÓBI | Fundado em 1989 (wordpress.com)

CARTA DE AGRADECIMENTO (JOGO DE BUZIOS UNESCO)

Postado por Paula Cristina Gomes

Em 20/05/2021



Sua Majestade Imperial, Iku Baba Yeye, Alase Ekeji Orisa, Oba (Dr.) Lamidi Olayiwola Adeyemi III, JP, CFR, LLD, SAP, D.LITT, DPR, o Alaafin de Oyo, o Presidente Permanente do Conselho do Estado de Oyo de Reis e Chefes e o Guardião Supremo da Cultura e Tradicão iorubá, deseja expressar sua gratidão a todos os seus filhos e filhas envolvidos no processo de IDAASA ERINDILOGUN para se tornar um Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Este é um marco histórico, uma conquista imensurável para o Patrimônio Cultural iorubá e para todos os praticantes de Orisa ao redor do mundo.
Muitos desafios foram enfrentados, mas o reconhecimento das práticas de Orisa diante um organismo internacional como a UNESCO reafirma ainda mais nossa sólida ascendência.
IDAASA ERINDILOGUN é um dos oráculos mais antigos da terra iorubá originada por Obatala; É uma prática antiga usada por muitas comunidades de Orisas. [ o grifo é nosso]
A todas as comunidades de Orisa em Oyo, em terras iorubás e na diáspora, aos membros da Asa Orisa Alaafin Oyo, aos esforços da Embaixadora Cultural Paula Cristina Gomes e a todos os filhos e filhas listados abaixo que apoiaram essa conquista minha gratidão:
Os nossos melhores cumprimentos da realeza



Fonte -
Facebook

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