sábado, 18 de maio de 2024

BABALORIXÁ MOZART DE IEMANJÁ, SABIAMENTE SE PRONUNCIA CONTRA SUPOSTA ITAN

Pai Mozart de Iemanjá, sabiamente se pronunciou contra um suposto itan que foi lançado na internet.

Coletamos este material, na comunidade "Cabinda (RS), do Facebook, que foi enviada por A África no Brasil - A Raiz da Ancestralidade. Vejamos:


"URGENTE IRMÃOS BATUQUEIROS

Por A África no Brasil - A Raiz da Ancestralidade

Postado em 16/05/2024
Peço encarecidamente para todos os irmãos da mesma fé que copiaram, repostaram ou compartilharam o texto:
LENDA DAS ENCHENTES que excluam a postagem imediatamente.
Como se fosse um Itan lendário, a pessoa que inventou este texto não se deu conta do desserviço que faz e a imagem negativa que passa para a comunidade leiga do poder das divindades. No itan inventado Mãe Oxum age com um ser diabólico e injusto que mata e destrói vidas por um simples capricho fútil.
Algumas pessoas que possuem excesso de espírito lúdico, e sabe-se lá com o que intenção, criam itãs que acabam comprometendo o entendimento das pessoas leigas com relação e contra as divindades Orixás.
Vivemos um momento em que precisamos avaliar com critério e responsabilidade o que postamos em rede sociais públicas Para que Não estejamos alimentando a intolerância religiosa que granjeia Combatentes.
Sejamos responsáveis.
PEÇO A TODOS QUE EXCLUAM TAIS PUBLICAÇÕES.
Texto: Babalorixá Mozart de Iemanjá"

Coletamos alguns comentários:

"Adilson De Xangô

Agô a todos, Segundo meu entendimento, um itãn "lenda" não é feito para ser interpretado literalmente, Orixás são forças da natureza, são muito complexos e sua existência e contextualidade estão muito além da compreensão humana, por isso a existência e importância dos Itãns, assim como a Odisséia Grega ou as lendas dos deuses nórdicos europeus tem como única função aproximar nossa limitada capacidade de compreensão ao que seria um Orixá, itãns são feitos para os Batuqueiro não para os leigos ou praticantes de outras religiões, agora imbecis existem em todo lugar e em todas as religiões, a prova disso é que existem até hoje guerras santas, pessoas que se explodem em nome de Alá, acho que tu está corretíssimo quando conclama os nossos irmãos a buscar mais conhecimento sobre o nosso sagrado pois, a ignorância causa distorções e armam nossos inimigos contra nós.

Afonso De Xangô Aganjú
Desde que vi esse tal Ita me deixou preocupado, então mãe oxum está no posto de vilã,de um monstro que mata todos afogados , a culpada da catástrofe...absurdo isso ... absurdo....

Glaison L. Garske
Fui questionando aqui em casa, se esse itãn tinha alguma relação com o momento que passamos, respondi que nunca tinha ouvido o mesmo, e além de duvidar dele , achava muito inoportuno o surgimento de um itãn desses , sem fonte e nesse momento , porém, se alguém, apresentar uma fonte confiável"

 

Imagem comprobatória:




 

Mais sobre o tema Itan:
MARINS, Luiz L., O Ìtàn e o Ese na Aculturação da Palavra, publicado na Revista Olorun 1, 2010.




Link https://revistaolorun.wordpress.com/wp-content/uploads/2018/10/revista-olorun-01.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc