quarta-feira, 27 de outubro de 2021

EPÀ HEY

Postado por Educa Yorùbá

Coletado em 27/10/2021



Não tem jeito, quando os atabaques começam a tocar forte, com aquele ritmo frenético, ela se levanta altiva, poderosa e todos, em um frenesi quase unanime, começa a gritar e saudar Ọya – a senhora dos raios e ventos:

Mas o que significa essa saudação?

Os alunos do curso de yorùbá, sua grande maioria praticantes do candomblé, sempre me pergutam qual o significado dessa saudação. Há uma certa resistência em compreender uma coisa dentro do estudo do idioma: nem tudo terá uma tradução bonitinha e exata.

Neste caso, estamos diante de uma expressão que denota um sentimento de espanto positivo, surpresa e exaltação. Acredite, é exatamente isso. Não nenhum significado filosófico e cheio de explicações poéticas. Mas vamos compreender por parte em como chegamos a esta tradução diferente.

Significado de Epà.

Vamos começar pelo início da saudação: Epà. Esta parte aparece em muitas outras saudações (Epà BàbáEpà Èsù… ) e isso causa ainda mais dúvida em algumas pessoas, pois neste caso, explica-se melhor como um “Salve…”, ou algo como “Ave…”. Note que não há uma palavra específica, mas uma intenção!

Epà é uma expressão de surpresa, quando algo causa um espanto, surge do nada e, após isso, mereça certo apreço (Salve… Ave… ). Quando ganhamos algum presente e ficamos espantados, mas felizes. Compreende? Em resumo: é uma exclamação de surpresa.

Possui variantes gráficas, que se moldam de acordo com o grau de sentimento da pessoa: Èèèpààà, Èèpà, etc!

Significado de Hey.

A segunda parte da saudação também denota um espanto. Hey é uma exclamação de surpresa, sem significado com uma palavra específica, apenas denota espanto.

Mas você deve estar se perguntando: por que tanta exclamação de espanto?

Bom, se analisarmos a natureza explosiva, súbita, imprevista dos raios; se atentarmos como é surpreendente e também explosiva dos ventos, notará que sempre causa espanto e admiração, além de surgirem do nada (Há raios que caem mesmo em dia ensolarado).

Então, diante disso, podemos entender que “Epà hey” é a expressão de surpresa e espanto a cerca da natureza, da característica dessa grandiosa e maravilhosa òrìṣà que é Ọya.

Epà Hey, Ọya! Epà Hey, Ìyá Mẹ́sàán Ọ̀run!

Fonte -

https://educayoruba.com/o-que-significa-epa-hey/?fbclid=IwAR0bg2l0PjchWeR7apjSXZgQuG2M8AVG4j4b6qhiz1zO59Nep_Z_vr4PNZM

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

ELEGUN DE SÀNGÓ REZA E ABENÇOA O POVO EM KOSO

Postado por World Sango Festival
Em 21/08/2021



Fonte - https://www.facebook.com/WorldSangoFestival/videos/1026011584870317

QUEM É ELEGUN SANGO KOSO?

Por World Sango Festival

Postado em 12/09/2021



Elegun Sango Koso é um devoto de Sango de Koso em Oyo , que é selecionado através do Oráculo Eerindilogun (16 búzios) para estar nesta posição.

Ele representa o Orisa Sango Koso na terra, o antepassado direto do Alaafin.

Uma vez por ano no último dia da grande final do Festival Sango, a população aguarda a chegada de Elegun Sango Koso , completamente vestido com as roupas de Sango Koso para executar os poderes espirituais e abençoar a cidade.

O Alaafin deve retirar-se para dentro do palácio , porque em nenhum momento em sua vida ele poderá voltar a ver Sango Koso novamente, apenas no momento da sua coroação.
Fonte - https://www.facebook.com/WorldSangoFestival/photos/a.507284605973571/919932164708811/

terça-feira, 12 de outubro de 2021

18 TÓPICOS SOBRE YEMOJA

Postado em Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó Èsìn Òrìsà Ìbílè 



Pelo Báalè Oníyàkun em Ilé Olóólèkan em Sèpètérì

1. Yemoja mítico (Òrìsà) veio de Ìkòlé Òrun (Céu) durante a época de Ìgbà Ìwásè (Início do Mundo) na Era de Odaye.

2. Histórico Omílèye Omídìté- Yemoja, que era filha de Oníyàkun em Ahoro.

3. ìbídàpò, a mãe de Omílèye Omídìté - Yemoja

4. Omílèye Omídìté - Yemoja descendente de Oluéwó relacionado a Alàáfin Òrányàn

5. Omílèye Omídìté - Yemoja, a esposa de Òkéré Àkínbèkùn, o fundador de Sakí

6. Omílèye Omídìté - Yemoja se transforma em água em Ahoro, a nascente do rio Ògún

7. Yemoja é adorada pelas comunidades ao longo das margens do rio Ògún

8. Yemoja também é adorada em lagos e riachos

9. Yemoja é quieta e paciente.

10. A paciência e tranquilidade de Yemoja deram a ela uma posição de destaque entre os outros Òrìsà

11. Yemoja a mãe de todas as mulheres estéreis

12. Yemoja se veste de branco

13. Yemoja usa Ide Òjé (pulseira de chumbo)

14. Yemoja come ègbo (milho branco cozido)

15. Yemoja come Obì (kolanut)

16. Yemoja ojúbo (altar) tem ìkòkò (panela)

17. Yemoja tem Eta wéwé (pedras lisas dentro da água)

18. Yemoja não come èbúté (vegetal) (Crassocephalum crepidioides)

Àsà Òrìsà Alàáfin Òyó

Fonte - https://www.facebook.com/asaorisaalaafinoyo/photos/a.109166742875115/1339510866507357

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

A MISTERIOSA ARVORE EM OYO

Por Paula Gomes Aduke

Postado em 08/10/2021



As pessoas têm escrito diferentes histórias nas redes sociais sobre a misteriosa árvore em Oyo que se re-ergueu um dia depois de ser derrubada. Mesmo que os galhos da árvore tenham sido cortados, o tronco permanece gigante e mais pesado que as raízes. Depois que a árvore se re-ergueu sozinha, ela se sentou no mesmo lugar como se nada tivesse acontecido.
Gravidade ou não gravidade, ciência ou não ciência científica, a verdade da questão é que este lugar e a árvore têm uma história por trás disso.
Antigamente, nossos antepassados usavam árvores para demarcar o território das famílias e comunidades e faziam ritos tradicionais e usavam poder espiritual para protegê-los.
A localização desta árvore fica em uma junção (orita) no Mercado de Sabo, mas antes a área era mato e era um ponto de entrada para Oyo chamado Abata Emo.
Ritos tradicionais e poder espiritual foram colocados na árvore para evitar incursões na cidade.
As famílias dos falecidos sacerdotes de sango, que fizeram vigília na área, relataram a história de seus antepassados e da árvore.
Atualmente, a família do falecido Baba Sangoleke Ojelabi ainda mora lá e eles ainda são os zeladores da área.
Só nossos ancestrais poderiam ter a resposta!

Fopnte - https://www.facebook.com/asaorisaalaafinoyo/photos/pcb.1336522203472890/1336521143472996/

sábado, 2 de outubro de 2021

REFLEXÃO RÁPIDA SOBRE TRADIÇÃO ORAL

Por Erick Wolff de Oxalá



Luiz L. Marins, citando Vansina, diz que:

"J. Vansina, no artigo “A tradição oral e sua metodologia”, chama a atenção para os procedimentos científicos de um trabalho de pesquisa minimamente aceitável e legítimo. Diz Vansina na página 164":

[...] Assim, cada trabalho deverá explicar como as tradições foram coletadas, e fornecer uma breve lista de fontes, e informantes, que possibilitará ao leitor formar uma opinião sobre a qualidade da coleta, e compreender por que o autor escolheu uma determinada fonte, em vez de outra. Pela mesma razão, cada fonte oral deve ser citada separadamente no trabalho. O trabalho que diz: “...a tradição conta que...” [ou “...pesquisa de campo em...”], faz uma generalização perigosa [...] (o colchete é nosso).

Fonte:

https://iledeobokum.blogspot.com/2021/10/mitos-afro-brasileiros-sobre-orixa-glbt.html



TIKTOK ERICK WOLFF