Pai José Bispo dos Santos ou Bobó de Iansã veio de salvador Bahia, se não me engano e se instalou primeiro no rio de janeiro, dono do ilé - Ilê Oyá Mesan Orun.
Mais tarde ele veio para SP, trazendo como xorokwé, como era de costume sempre dizia que de osé no igba de exu do xorokwé, e assim foi que nasceu o ògún xorokwé.
(História contada por tata Matâmoride, filho de Kaobakessy.)
Mais tarde ele veio para SP, trazendo como xorokwé, como era de costume sempre dizia que de osé no igba de exu do xorokwé, e assim foi que nasceu o ògún xorokwé.
(História contada por tata Matâmoride, filho de Kaobakessy.)
Saiba mais sobre o exú (orixá)
Xorokwé foi um guerreiro e feiticeiro, que devo ter lido em algum itãn de ifá, que dizia quem foi, ele se assemelha a exu. Que não é ògún, sendo que Xorokwé começou a ser cultuado como exú entre o povo do Candomblé, o exu e ògún, pois ele é extremamente esperto, bruto e malvado, ligado a torturas e sem piedade alguma. Difícil de lidar e cuidar, do tipo enquanto ògún é guerreiro e luta com honra, o vodun xorokwé, não tinha isso, ele passaria por cima de todos e tomaria as medidas conforme quisesse sem levar em consideração trazer escravos, mataria a todos da pior forma possível, do tipo sangue nos olhos.
Para ter ideia da sua personalidade, se não lhe agrada o que lhe foi ofertado ele pune seus filhos com desgraças.
Sua cor é azulão com vermelho.
Sua cor é azulão com vermelho.
Por isso pouco mexiam com ele, por falta de maior esclarecimento quem sabe ele pulou do jeje mahi para angola, sendo cultuado como orixá dentro da angola e mais tarde no ketu.Hoje ele é cultuado na angola e ketu como todos sabem, um meta - meta, mas sua origem é outra.
(História contada por tata Matâmoride, filho de Kaobakessy.)
(História contada por tata Matâmoride, filho de Kaobakessy.)
Meu Prezado,
ResponderExcluirSòhòkwè ou Xorokê nunca foi cultuado como exu pelo povo Jeje Mahi. Este Vodun é filho de Mawu e Lissá, estáligado ao fogo e aos voduns Kavionos e também é aquele que fica no portão das casas Jejes, juntamente com Legba e Ayizan, esta mistura com exu e Ogun quem fez foi o povo Ketu e Angola, mas veja que as casas tradicionai julgam este ato e não concordam com Xorokê dentro de casas que não Jeje.
http://ocandomble.wordpress.com/2011/04/30/vodun-sohokwe-xoroque/
http://hunkpameayinon.wordpress.com/category/voduns-guardioes/
Cordialmente, Hùngbónò Charles