Erick Wolff
Junho de 2018
De
acordo com Samuel Johnson, em: The History of the Yorubas, cap. 1,
p. 11, a
palavra "Oòni" vem de "Owòni", que é uma contração de "Omo Oluwò ni", e
significa "o filho de uma pessoa que foi sacrificada". Esta é a origem do termo
Oòni.
Òdudùwa foi o progenitor dos Iorubas, mas nunca foi Oòni Ifè, pois este posto veio a existir depois.
Resumidamente, após a morte de Òdudùwa, Oranyan assumiu o trono de Ifè, mas ausentou-se para guerrear, quando, então, fundou Òyó.
Nessa ausência, ele deixou no lugar um servo fiel e sumo sacerdote chamado Adimu Olà, que era conhecido por ser "Omo Oluwò ni".
Oranyan
nunca mais voltou, e transferiu o poder político para Òyó, vindo
então Adimula, seu servo fiel, a ser o governante real em Ifè.
Desta forma, segundo Johnson, o Oòni Ifè é o rei em Ifè, mas não é o rei dos Iorubas,
e nem é descendente direto de Òdudùwa, como está sendo veiculado nas
mídias sociais.
Assim, de forma isenta, é importante esclarecer que o líder dos reis Iorubas é o Aláàfin Òyó, Oba (Dr.) Lamidi Olayiwola Adeyemi III, Iku Baba Yeye, descendente consanguíneo de Oraniyan e Òdudùwa.
Acréscimo:
Um interessante debate sobre este tema foi desenvolvido no grupo Orisa University, no Facebook, no qual alguns nativos Iorubas confirmaram que o Ooni Ife não é descendente de Òdudùwa, e não é o rei dos reis Ioruba. O debate pode ser lido no link abaixo:
https://www.facebook.com/groups/orisauniversity/permalink/402621993546667/
Referência:
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