sexta-feira, 8 de junho de 2018

QUEM FOI O PRIMEIRO OONI IFE ?















Erick Wolff

Junho de 2018

De acordo com Samuel Johnson, em: The History of the Yorubas, cap. 1, p. 11, a palavra "ni" vem de "Owòni", que é uma contração de "Omo Oluwò ni", e significa "o filho de uma pessoa que foi sacrificada". Esta é a origem do termo ni.

Òdudùwa foi o progenitor dos Iorubas, mas nunca foi ni Ifè, pois este posto veio a existir depois.

Resumidamente, após a morte de Òdudùwa, Oranyan assumiu o trono de Ifè, mas ausentou-se para guerrear, quando, então, fundou Òyó.

Nessa ausência, ele deixou no lugar um servo fiel e sumo sacerdote chamado Adimu O, que era conhecido por ser "Omo Oluwò ni".

Oranyan nunca mais voltou, e transferiu o poder político para Òyó, vindo então Adimula, seu servo fiel, a ser o governante real em Ifè.
 
Desta forma, segundo Johnson, o ni Ifè é o rei em Ifè, mas não é o rei dos Iorubas, e nem é descendente direto de Òdudùwa, como está sendo veiculado nas mídias sociais.

Assim, de forma isenta, é importante esclarecer que o líder dos reis Iorubas é o Aláàfin Òyó, Oba (Dr.) Lamidi Olayiwola Adeyemi III, Iku Baba Yeye, descendente consanguíneo de Oraniyan e Òdudùwa.


Acréscimo:

Um interessante debate sobre este tema foi desenvolvido no grupo Orisa University, no Facebook, no qual alguns nativos Iorubas confirmaram que o Ooni Ife não é descendente de Òdudùwa, e não é o rei dos reis Ioruba. O debate pode ser lido no link abaixo:
https://www.facebook.com/groups/orisauniversity/permalink/402621993546667/

Referência:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF