sexta-feira, 24 de maio de 2019

MANIFESTAÇÕES DE EGBE IN ILARO, ÁREA EGBADO


Solomon Omojie
20/05/2019

Durante as propiciações e adorações de Egbe que ocorrem à noite, os espíritos egbe descem na forma de várias formas de mascarados.

Muitos tipos se manifestam à noite e dançam, enquanto os Eso (chefes da guardas) detêm o opa-iku de Egbe, que é um instrumento medindo cerca de 1 metro e meio, bem esculpido, com medicamentos poderosos ligados a ela. Os Eso o usam para dominar os dançarinos Egbe encapuzados, controlando as possessões.

As manifestações encapuzadas de Egbe, têm muitos nomes. Mencionarei apenas os mais importantes. Essas manifestações falam uma língua que é ligeiramente diferente, e seu intérprete traduz para o yoruba normal. O intérprete é chamado Atumo.

Agora os três mais proeminentes são:

1. OWORU

Oworu tem a qualidade de ser agressivo e seu dever é advertir as pessoas, especialmente aquelas que não cumprem seus votos ou aquelas que fazem as coisas erradas.

2. AJASA

Ajasa é um tipo quieto que acompanha e fica atrás de Balogun como um guarda.

3.BALOGUN

Balogun é o líder dos egbes que saem à noite. É um espírito calmo, que vem para aconselhar, orar, curar e envia mensagens clarividentes dos espíritos de Egbe para os devotos e para a comunidade em geral.

Egoo oooo
Agbewa oo
Akika
Ashenren
Ajo jo jo
Ayo yo yo
Arerin
Ke ke ke.
___________________________________________

Transcrição, tradução e adaptação: Luiz L. Marins
Publicado no Grupo Orisa University:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF