terça-feira, 24 de agosto de 2021

OS 7 CAMINHOS DE ÒGÚN, NÃO SÃO DIVINDADES DIFERENTES

Por Ìdílé Ọdẹ Ògúnrọ̀gbà
Postado em 31/05/2020



Na tradição de Ògún em Òyó, dentro das famílias de culto, existem 7 divisões exercidas. Deixo claro, que não se trata de 7 tipos de Ògún ou 7 caminhos, Ògún é um só! Outras tradições podem entender como personalidades, não é o caso da minha tradição.

Essas divisões acontecem pelas especialidades que às famílias vão desenvolvendo ao longo das gerações dentro do culto. Estão ligadas aos sacrifícios dos animais ofertados, ao tipo de comida, a confecção de instrumentos, e outras funções específicas. São elas:

Ògún Alara - Famílias que carregam esse título, são aquelas que se especializaram no sacrifício do animal de predileção de Ògún, que é o aja. Não existe animal que tenha maior relevância ritualística, que o cão.
Ògún Onire - Famílias que são responsáveis pelo sacrifício dos carneiros para Ògún.
Ògún Molamola - Famílias que são especialistas na feitura do ekuru, que é ofertado a Ògún, quando da vontade do mesmo.
Ògún Ikola - Famílias que são especialistas em fazer às marcas étnicas faciais. Os instrumentos que são usados nesse processo passam por rituais, e são essas famílias que conduzem esses rituais.
Ògún Onigbajamo - Famílias que são especialistas em cortar cabelos. Os instrumentos que são usados nesse processo, também passam por rituais que essas famílias conduzem.
Ògún Wado wado - Famílias que são especialistas em pescar com instrumentos de ferro, e que ofertam peixes a Ògún.
Ògún Gbenagbena - Famílias que são especialistas em confeccionar esculturas, e que fazem rituais específicos para Ògún.

Lembrando, que existem diversos entendimentos dentro do território Yorubá sobre esse assunto! Podendo até mesmo, existirem tradições diferentes em uma mesma região. Nomenclaturas também podem ter outros significados, e essas diferenças se tratando do culto tradicional, são enriquecedoras. O respeito e o bom senso devem prevalecer, precisamos compreender que não existe uma tradição única de culto para os yorubás.

Foto: Arquivo Pessoal - Trecho Oriki de Ògún.
Fonte texto: Dra Paula Gomes, Embaixadora Cultural do Alaafin de Òyó.
Família de Ògún em Òyó. Referência Link - Ìdílé Ọdẹ Ògúnrọ̀gbà — Publicações | Facebook acessado em 24/08/2021 às 09:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF