sexta-feira, 28 de outubro de 2022

CRIANÇAS QUE NASCEM COM O CORDÃO UMBILICAL ENROLADO NO PESCOÇO

Em 27/10/2022 acessado em 28/10/2022 às 6:31

Esta postagem foi compartilhada na comunidade Ase Omi Odo, Facebook pela Denise, contendo informações sobre a diáspora Afro Brasileira e a matriz Ioruba, veremos a seguir:



"AGEN AFRO CURIOSIDADES
*Voce sabia que na África:*
Crianças que nascem com o cordão umbilical enrolado no pescoço devem se iniciar ao Orisa da criatividade e da paz, ao qual chamamos de Obatala (rei do pano branco). Este tipo de criança passou por sérios apuros durante a gestação, e normalmente houve aborto no ciclo familiar. Está criança também foi predestinada a ser um (a) sacerdote (Isa) de Ifá ou Orisa e inicia a criança para Obatalá, podendo ser Osogiyan ou Osolufon. No candomblé do Brasil,crianças que nascem com problemas com o cordão umbilical,deve-se arrumar Xangô e apresentar o cordão umbilical,pois o mesmo é o Kelê da vida !
Texto de Suami D'Osun"

Entretanto a Dra. Paula Gomes, contesta a informação de que na matriz a criança deva ser iniciada para determinado Orixá ou para Ifá, a seguir:

 

"Com todo o respeito, mas na Terra yorùbá toda a criança que nasce com o cordão umbilical a volta do pescoço se chama Ojo se for menino e Aina se for menina. O fato de nascer com o cordão umbilical não significa k seja de Obatala ou de outro Orisa. Este nome será dado devido a forma como nasceu e por norma são crianças k choram muito enquanto bebés.

Uma criança que pertença a Obatala de nascença se chama Oke. Não existe nenhuma forma de nascença k aponte k a criança seja de Ifá."


Ainda na mesma postagem encontra-se a informação sobre a placenta, veremos a seguir:


Dayron Rodrigues


"Muito interessante, mas entendo que as crianças relacionadas a Ọbàtálá são aquelas que nascem embrulhadas em uma bolsa, que são chamadas de Tàlábí (nascido em pano branco) ou Sàlàkó (estende o manto branco e o exibe), pois se supõe que o membrana que os cobriu ao nascer é como um pano branco "àlà" -Os nomes com "àlà" são geralmente de devotos de Ọbàtálá, dos quais o pano branco liso é um ícone- Embora existam fontes que também refletem que esses nomes (Tàlábí e Sàlàkó), são dados a crianças que nascem com o cordão no ombro e se estende até a cintura, lembrando uma bandeira branca. As crianças nascidas com o cordão umbilical no pescoço são conhecidas como Àìná, em Cuba também são associadas a Şàngó, talvez devido à semelhança entre as palavras Àìná e Iná (fogo) devido a este erro hoje, Àìná também é erroneamente cultuado aqui como um orisa de fogo e associado a Şàngó e Ibeji, mas Àìná não é um orisa e é o nome dado a crianças nascidas com condições especiais, como Ìgè, Àlàbá, Dàda, Ìdòwú, Ọ̀kẹ́, ect. "

 

 Dra. Paula Gomes responde

 

"Dayron Dominguez as crianças de Obatala, não nascem embrulhadas em bolsa, mas sim as Ato de Egungun. Os Oke ou Talabi k é a mesma coisa tem um véu a cobrir o rosto, mas não é a bolsa."

 

Salako está mais direcionado para título. 

Estou só adicionando mais conhecimento

Fonte 

https://www.facebook.com/photo/?fbid=5323169791138090&set=gm.1261224821307754&idorvanity=505152733581637




 

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