Por Erick Wolff de Oxalá
Respeitando o direito de cada um e a liberdade de culto, este ensaio tem por finalidade esclarecer alguns conceitos de Orí e Òrìsà.
Analisaremos p pensamento de que o Borí seria feito para ligar o indivíduo ao Òrìsà (convidando-o a comer junto com o Orí).
Apresentaremos alguns versos de Iyemoja, do erindilogun, ao qual Iyemoja faz oferendas para o Orí dela cujo o rito nenhum orixá é "convidado". Veremos a seguir:
Analisaremos p pensamento de que o Borí seria feito para ligar o indivíduo ao Òrìsà (convidando-o a comer junto com o Orí).
Apresentaremos alguns versos de Iyemoja, do erindilogun, ao qual Iyemoja faz oferendas para o Orí dela cujo o rito nenhum orixá é "convidado". Veremos a seguir:
[...] Um ese do odù ògúndá, recitado pelo Bàbálórìsà Salako de Òyó, coletado e publicado por Bascom (1993, pg. 451), mostra que Iyemoja cultuou seu Orí para conseguir ter filhos.
Resumo:
“Iyemoja consultou o oráculo porque não tinha filhos. Foi dito a ela que ela deveria fazer uma oferenda para seu Orí. Ela seguiu a receita do oráculo, e ofereceu tudo para seu Orí. Depois que ela fiz isso, ela passou a gerar muitos filhos, inclusive, Dàda, Sàngó e Egúngún.”
Ògúndá (O terceiro signo do jogo de búzios.)
Iyemoja faz ebo a Orí para ter filhos
1. Quando sacrificamos ìgbín (caracol)
2. Nós não encontramos épón (vermelhão)
3. Ode ògòngò (larvas da palmeira) precisam ter sempre omi
4. Jogo para Iyemoja Omígbadé Àdùfé
5. Filha de Aje'gòngò
6. Iyemoja disse:
7. “O que posso fazer para ter muitos filhos?”
8. Eles disseram que ela deveria fazer uma oferenda
9. O que ela deveria oferecer?
10. 26.000 búzios
11. 1 aso funfun (pano branco)
12. Omi tútù (água fria)
13. 16 ìgbín (caracóis)
14. 16 ògòngò
15. Eles disseram que ela deveria oferecer tudo para seu Orí
16. Ela deveria que ela deveria pegar um pote de omi tútù (água fria)
17. Colocar os dezesseis ògòngò e os dezesseis ìgbín, dentro
18. E beber dessa água todos os dias
19. Iyemoja ouviu, ela fez o sacrifício.
20. Depois que ela fez as oferendas
21. Ela começou a ter filhos,
22. E seus filhos foram numerosos
23. Ela deu nascimento a Dàda
24. Ela deu nascimento a Sàngó
25. Ela deu nascimento a Egúngún
26. Ela estava louvando os awo
27. E os awo estavam louvando Òrìsà
28. Eles estavam cantando:
29. “A pà'gbín”
30. “Nwon ò k'épón”
31. “Nós sacrificamos ìgbín (caracol)”
32. “Não encontramos épón (vermelhão)”
33. Jogo para Iyemoja Omígbadé Àdùfé
34. Filha de Aje'gòngò
35. Òrìsà diz: ire omo!
36. Òrìsà diz assim.
[...]
Considerações finais
O Orí que Iyemoja alimentou é metafísico, nele possuía possibilidades que não conseguia alcançar.
E não "convidou" nenhum Òrìsà para comer no ebo que deu para Orí.
Nestes versos notamos que até Iyemoja possui Orí e o alimenta para realizar seus desejos.
MARINS, Luiz L., ORÍ NÌKÀN: O CULTO DE ORÍ COMO ÒRÌSÀ INDIVIDUAL, REVISTA OLORUN 88 – dez. 2021 / jan. 2022.
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