terça-feira, 27 de junho de 2023

NOTA DE ESCLARECIMENTO: RITUAL FÚNEBRE BATUQUEIRO

Para o bem da ciência e preservação dos costumes e tradições da religião Batuque do Rio Grande do Sul, coletamos esta publicação na mídia social Facebook. 

Segundo o informativo publicado pela Afrobras - Federação das Religiões Afro-Brasileiras, em 27/06/2023, detalha sobre um rito do Arissum. Vejamos:


NOTA DE ESCLARECIMENTO:

A Federação das Religiões Afro Brasileiras - AFROBRAS vem a público esclarecer aos nossos filiados, e a comunidade interessada, que o RITUAL FÚNEBRE BATUQUEIRO, onde os "ocutás", com assentamentos efetivos de Orixás do falecido(a), acompanham o corpo do morto, dentro do caixão no sepultamento,
É RECONHECIDO PELO CONSELHO ECLESIÁSTICO DE FUNDAMENTOS DESTA FEDERAÇÃO, o rito faz parte das liturgias batuqueiras e é lícito dentro de nossas tradições.
Todavia nos cabe asseverar que tal fundamento somente deve ser adotado em única condição muito pontual, não sendo aceito de forma banal. É um ritual dominado por sacerdotes decanos, e muito poucos jovens sacerdotes batuqueiros, na atualidade, o conhecem em seu início, meio e fim.
Devido as complicações litúrgicas, que podem interferir na ancestralização do "Egun", não o recomendamos.
Nos cumpre lembrar que neste caso pontual, quando não existe nenhuma outra possibilidade de realização do "Aressun" tradicional, o ritual fúnebre se encerra no sepultamento do sacerdote morto.
Nossa Federação está a disposição para outros esclarecimentos.
Muito Axé !

Imagem comprobatória:


Link https://www.facebook.com/100064816385412/posts/pfbid02JM7HVV6iDFUwpJ5nAW4JY9DSKkuxpgsMzsRg9nJWpheiq4LYjTBG1T4Ddqa1A5Qzl/?mibextid=Nif5oz

Nota do Editor:
Sobre as famílias ou segmento do Batuque que adotam este ritual, também ainda foram informados. A saber.

Após coletarmos a postagem, houve alguns comentários que coletamos para completar este registro, a seguir:

Jorge Feijo
Não é um ato muito comum, em África era usual enterraram o corpo junto com seus pertences religiosos. Mas o eram feitos em locais próprios. A litúrgica pós mortem era praticada assim mesmo,. como forma de despedida
 
Mário Oxalá Obokun
Jorge Feijo Pertences religioso = Orixás ?
Orixás lá são de cunho "comunitário", não individual

Dieison Pereira
Mas, eclesiástico se refere a igreja católica, certo?
Nem sei mais…👀

Joel Souza Dos Santos
Dieison Pereira Sim, mas também podese referir a sacerdote, ai pode ser de qualquer denominação religiosa, mas de fato esta muito ligado a Igreja Católica, muitas palavras foram incorporadas pelo sincretismo, um exemplo é a "Missa", sabemos bem que são rituais bem deferentes, mas todos entendem.

Héctor Ti Yemọjá
O que vá dentro do caixão é a cremeira que é a ligação da pessoa com o orum. Os okutas jamais são postos com o difunto já que são a representação do Orixá e Orixá não morre.

Autor Afrobras - Federação das Religiões Afro-Brasileiras
Héctor Ti Yemọjá Sugerimos ao irmão de fé buscar maiores informações sobre o tema. Sua afirmação só é pertinente à sua tradição de feitura e não para a diversidade batuqueira, mas, respitamos seu parecer.


Imagens comprobatórias:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF