sábado, 5 de outubro de 2024

PESQUISA DE CAMPO VIRTUAL: OYA ATIMBOWA E OYA DIRÃ NA KAMBINA

Abrimos uma pesquisa de Campo Virtual, para aprofundarmos o estudo sobre o culto de Oya Atimbowa e Oya Dirã, na comunidade Nação Kambina do RS, no Facebook, em 04/10/2024.

Nesta postagem pedimos informações de quem entrega cabeça para feitura de Oya Atimbowa ou Oya Dirã, a seguir:


"PESQUISA DE CAMPO VIRTUAL

Por Erick Wolff 

Em 04/10/2024 

O intuito desta pesquisa é mapear as famílias que entregam cabeça para Oya Atimbowa ou Oya Dirã.
Não temos interesse em coletar fundamentos de feitura.
Por gentileza, ao responder informe a família."

 

Os participantes contribuíram com as seguintes informações:


Diego da Rosa

Boa tarde! Entregamos cabeça para ambas divindades!


Erick Wolff

Quem não entrega pode comentar também, pois neste mapeamento familiar, desejamos pontuar quem entrega e quem não entrega cabeça para estas divindades.


Cauhan Rodrigo

Eu não sei por que não dar cabeça para essas entidades kkkk


Erick Wolff

[Cauhan Rodrigo] por gentileza, poderia fundamentar o seu pensamento, seria muito importante para os nossos estudos.


Cauhan Rodrigo

[Erick Wolff]

No caso é só uma questão de opinião mesmo, se o Orixá é uma divindade, ele vem pra ajudar o filho e dar um caminho melhor, por que Dirã, Timboa, Lode, Avagan não podem


Erick Wolff

[Cauhan Rodrigo] faz sentido seu pensamento, considerando que o indivíduo é desta divindade desde que nasceu, logo, já pertence a pessoa.


Paulo Damata

Se foi jogado os Búzios e confirmado que o Pai ou Mãe é Orixá de Rua , porque não fazer .... existem alguns momentos que já ouvi filha de timboá e trocar por uma Oyá do quarto de santo, pra que isso?


Rogério Rodrigues

Eu dou cabeça conforme os búzios, quem sou eu pra ir contra os Orixás.


Malony Saint Pierre

[Rogério Rodrigues] por curiosidade, ao dar a cabeça para um orixá de rua, onde virá a ficar o bori e o assentamento do orixá de cabeça da pessoa?


Rogério Rodrigues

[Malony Saint Pierre] , bori junto com os outros bori da casa no quarto de Santo, pois bori é ligado ao Ori


Erick Wolff

[Rogério Rodrigues] massss, se o ori comer, pois, se foi sagralizado para orixá não pertence ao ori, desta forma pode ficar com o orixá, afinal este bori que comeu com o orixá não pertence ao ori.


Rogério Rodrigues

[Erick Wolff], sim daí é consagrado ao Orixá


Malony Saint Pierre

No caso de dar a cabeça para um orixá de rua, o assentamento e o bori passam a ficar dentro do quarto de santo, ou na rua junto com os outros orixás de rua?


Babalorixá João Òsún Olobomi

Malony Saint Pierre na minha casa e família religiosa os Orixás ficam na rua (lógico) e o Obori na prateleira dentro de casa...

 

Erick Wolff

[Malony Saint Pierre] o bori e o orixá sao distintos, no caso do bori pertencer ao ori, fica no local onde os bori do ori ficam.

No caso deste “bori” ser consagrado pelo orixa, deveria ficar com o orixá, pois pertence ao orixá, e não tem ligação com ori.


Erick Wolff

Que por sinal, no caso do bori de orixá do batuque, o indivíduo ficará c dois igba de orixá, já que pertencem ao orixá podem muito bem ficarem juntos.


Erick Wolff

[Malony Saint Pierre] por gentileza, a sua família entrega cabeça para Atimbowa ou Dirã?


Malony Saint Pierre

[Erick Wolff] na minha família não se da cabeça a estes orixás

 

Babalorixá João Òsún Olobomi

Nossa família faz cabeça pra timboà, no ajuntó com lodê e Avagã seja para pessoa do sexo feminino quanto masculino.

Também faz cabeça homem ou de mulher para lodê e ou Avagã.

Basta Orixá pedir no búzio.

Sou Cabinda, feito na casa de lodê (São Leopoldo), que foi feito por a saudosa mãe Carminha de Oxum ( São Leopoldo) que foi feita por Henrique de Oxum que foi feito por sua mãe Adotiva mãe Palmira de Oxum...

 

TÓPICO 1

Já neste extrato de uma live onde o Babalorixá e Tamboreiro Antonio Carlos de Xangô, falecido em 2020, fala sobre a Oya Atimbowa, vejamos:



[...] Atimbowa ela é uma orixá guerreira, de rua, Atimowa, para isso ela é feita la junto lá no Lode, junto com Lode e Avagã, Não é da minha Nação, ela é do Ijexá, do Oyo de outras nação, da Cabinda não [...]

 

TÓPICO 2

Entretanto, neste outro extrato de uma entrevista coletada no tiktok, pai Cleon Fala sobre a Atimbowa, vejamos:


[...] nao cultuamos nem Dirã.... Dirã para nós é uma qualidade de Iansã de dentro do quarto de santo, nós cultuamos a Atimbowa, vamos fazer assim, nós jogamos o búzio, a pessoa é de Atimbowa, nos fazemos a passagem para Iansã de dentro de casa, que que nós fizemos, nós vamos debaixo de uma Figueira,  tratemos a Atimbowa, matemos para ela como se tivesse borindo uam pessoa, mas no axé dela no quatro pé, as aves, os pombo i tudo, dentro de 21 dias ela fica comendo, ela come 21 dias, dentro desses 21 dias, aquela pessoa que é dela, que a gente vai passar para a Iansã para dentro de casa, aquela pessoa tem que fazer uma obrigação, por que se não ela intervem, e a pessoa não tem como se livrar[...]

 

Fonte da postagem inicial - https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/posts/3872434669655040

Imagens comprobatórias:








Tópico 1 

Tópico 2

Links que possuem conteúdo semelhante:

PESQUISA DE CAMPO VIRTUAL: A MÃE EVA DO OSSANHE
Ensaio, publicado na comunidade Nação Kambina do RS, em 26/09/2024, acessado em 03/10/2024.

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