Abrimos uma pesquisa de Campo Virtual, para aprofundarmos o estudo sobre o culto de Oya Atimbowa e Oya Dirã, na comunidade Nação Kambina do RS, no Facebook, em 04/10/2024.
Nesta postagem pedimos informações de quem entrega cabeça para feitura de Oya Atimbowa ou Oya Dirã, a seguir:
"PESQUISA DE CAMPO VIRTUAL
Por Erick Wolff
Em 04/10/2024
O intuito desta pesquisa é mapear as famílias que entregam cabeça para Oya Atimbowa ou Oya Dirã.Não temos interesse em coletar fundamentos de feitura.Por gentileza, ao responder informe a família."
Os participantes contribuíram com as seguintes informações:
Diego da Rosa
Boa tarde! Entregamos cabeça para ambas divindades!
Erick Wolff
Quem não entrega pode comentar também, pois neste mapeamento familiar, desejamos pontuar quem entrega e quem não entrega cabeça para estas divindades.
Cauhan Rodrigo
Eu não sei por que não dar cabeça para essas entidades kkkk
Erick Wolff
[Cauhan Rodrigo] por gentileza, poderia fundamentar o seu pensamento, seria muito importante para os nossos estudos.
Cauhan Rodrigo
[Erick Wolff]
No caso é só uma questão de opinião mesmo, se o Orixá é uma divindade, ele vem pra ajudar o filho e dar um caminho melhor, por que Dirã, Timboa, Lode, Avagan não podem
Erick Wolff
[Cauhan Rodrigo] faz sentido seu pensamento, considerando que o indivíduo é desta divindade desde que nasceu, logo, já pertence a pessoa.
Paulo Damata
Se foi jogado os Búzios e confirmado que o Pai ou Mãe é Orixá de Rua , porque não fazer .... existem alguns momentos que já ouvi filha de timboá e trocar por uma Oyá do quarto de santo, pra que isso?
Rogério Rodrigues
Eu dou cabeça conforme os búzios, quem sou eu pra ir contra os Orixás.
Malony Saint Pierre
[Rogério Rodrigues] por curiosidade, ao dar a cabeça para um orixá de rua, onde virá a ficar o bori e o assentamento do orixá de cabeça da pessoa?
Rogério Rodrigues
[Malony Saint Pierre] , bori junto com os outros bori da casa no quarto de Santo, pois bori é ligado ao Ori
Erick Wolff
[Rogério Rodrigues] massss, se o ori comer, pois, se foi sagralizado para orixá não pertence ao ori, desta forma pode ficar com o orixá, afinal este bori que comeu com o orixá não pertence ao ori.
Rogério Rodrigues
[Erick Wolff], sim daí é consagrado ao Orixá
Malony Saint Pierre
No caso de dar a cabeça para um orixá de rua, o assentamento e o bori passam a ficar dentro do quarto de santo, ou na rua junto com os outros orixás de rua?
Babalorixá João Òsún Olobomi
Malony Saint Pierre na minha casa e família religiosa os Orixás ficam na rua (lógico) e o Obori na prateleira dentro de casa...
Erick Wolff
[Malony Saint Pierre] o bori e o orixá sao distintos, no caso do bori pertencer ao ori, fica no local onde os bori do ori ficam.
No caso deste “bori” ser consagrado pelo orixa, deveria ficar com o orixá, pois pertence ao orixá, e não tem ligação com ori.
Erick Wolff
Que por sinal, no caso do bori de orixá do batuque, o indivíduo ficará c dois igba de orixá, já que pertencem ao orixá podem muito bem ficarem juntos.
Erick Wolff
[Malony Saint Pierre] por gentileza, a sua família entrega cabeça para Atimbowa ou Dirã?
Malony Saint Pierre
[Erick Wolff] na minha família não se da cabeça a estes orixás
Babalorixá João Òsún Olobomi
Nossa família faz cabeça pra timboà, no ajuntó com lodê e Avagã seja para pessoa do sexo feminino quanto masculino.
Também faz cabeça homem ou de mulher para lodê e ou Avagã.
Basta Orixá pedir no búzio.
Sou Cabinda, feito na casa de lodê (São Leopoldo), que foi feito por a saudosa mãe Carminha de Oxum ( São Leopoldo) que foi feita por Henrique de Oxum que foi feito por sua mãe Adotiva mãe Palmira de Oxum...
TÓPICO 1
Já neste extrato de uma live onde o Babalorixá e Tamboreiro Antonio Carlos de Xangô, falecido em 2020, fala sobre a Oya Atimbowa, vejamos:
[...] Atimbowa ela é uma orixá guerreira, de rua, Atimowa, para isso ela é feita la junto lá no Lode, junto com Lode e Avagã, Não é da minha Nação, ela é do Ijexá, do Oyo de outras nação, da Cabinda não [...]
TÓPICO 2
Entretanto, neste outro extrato de uma entrevista coletada no tiktok, pai Cleon Fala sobre a Atimbowa, vejamos:
[...] nao cultuamos nem Dirã.... Dirã para nós é uma qualidade de Iansã de dentro do quarto de santo, nós cultuamos a Atimbowa, vamos fazer assim, nós jogamos o búzio, a pessoa é de Atimbowa, nos fazemos a passagem para Iansã de dentro de casa, que que nós fizemos, nós vamos debaixo de uma Figueira, tratemos a Atimbowa, matemos para ela como se tivesse borindo uam pessoa, mas no axé dela no quatro pé, as aves, os pombo i tudo, dentro de 21 dias ela fica comendo, ela come 21 dias, dentro desses 21 dias, aquela pessoa que é dela, que a gente vai passar para a Iansã para dentro de casa, aquela pessoa tem que fazer uma obrigação, por que se não ela intervem, e a pessoa não tem como se livrar[...]
Fonte da postagem inicial - https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/posts/3872434669655040
Imagens comprobatórias:
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