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Luiz L .Marins
https://uiclap.bio/luizlmarins
Publicado em:
08/02/2010
Republicação:
25/02/2025
Nas últimas décadas esta palavra de quatro letras: B.A.R.A., virou sinônimo e
explicação para quase tudo dentro da religião dos orixás, especialmente o
candomblé.
Sinceramente não sei como a palavra "Bara", pura e simples, pode
significar "Rei do corpo" ou "Exu do corpo".
A tentativa de dizer que
ela deriva de Òbàrà não se justifica, pois esta palavra quer dizer
apenas um dos odù.
No meu entendimento, "Exu do corpo" não existe na Noção de Pessoa Iorubá.
Isto é um profundo erro de conceito de algumas teses acadêmicas. Penso
que o assunto em que trata esta palavra deve estar referindo-se ao Exu
do Orixá.
Para tentar dar um pouco de luz à questão, verificamos os
dicionários, que não esclarecem conceitos religiosos, mas explicam as palavras.
Vejamos alguns significados de Bara conforme os dicionários (observem os
tons):
Dictionary of the Modern Yoruba, R.C.Abraham, 1962 (várias páginas):
bàrà = melancia > citrullus vulgaris.
bàrà = mausoléu real onde são enterrados os Aláààfin.
bàrà = bàrà-bàrà = correr esquivando-se ou movimentando de um lado para o outro.
bára = encontro, reunião.
bárà = uma coisa podre.
bààrà = expressão ligada ao ato de defecar.
báárà = o ato de estar começando algo.
bárá-bárá = o ato de amarrar algo com firmeza.
bára-bàra = fazer algo superficialmente
báara = a própria pessoa; expressão idiomática para "alma" que acompanha o corpo.
A Dictionary of the yoruba language, CMS, p. 53
bàrà = planta rasteira que fornece o óleo de semente egunsi.
bara = deus do engano, o demônio, Ifá.
bárabára = pequena quantidade.
bàrabàra = rapidamente, apressadamente.
Existe outra palavra, gbára, que significa “a parafernália ou conjunto de coisas de algo, ou alguém, ou de uma situação em particular”.
Esta palavra, quando aplicada sobre os assentamentos religiosos, toma uma
conotação especial porque, todos os elementos juntos que compõe o
assentamento de um determinado orixá pode ser chamado de gbára òrìsà, ou seja, o assentamento está completo.
O conjunto de elementos que formam o igba-ori (assentamentos do orí)
pode ser chamado de “gbara orí”.
O mesmo vale para a mesa de jogo e todos os elementos que o compõe. Ocorre, porém que esta palavra não tem nada a
ver com Exu.
Espero ter oferecido uma pequena contribuição.
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Comentários:
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Hendrix
09/02/2010
José Beniste em seu livro Òrun-Àiyé: o encontro de dois mundos: o sistema de relacionamento nagô-yorubá entre o céu e a Terra (Bertrand Brasil) usa a palavra Bara, sem acentos, e afirma que é uma forma reduzida de Elégbára. ele se baseia na usualidade iorubana de aglutinar frases em uma só palavra e na simplificação de palavras como, por exemplo, okutá - otá, Orixá - Oxá, Orixá Nlá - Oxalá, Ebó Ori - bori, etc.
Juana Elbein dos Santos usa o mesmo princípio e deduz, a partir da
análise sistemática das funções primordiais de Exu, chega a conclusão de
que Ele é Obará ou o rei do corpo (Obá ará). Mas, a princípio, ela não
afirma que o nome Bará, seja uma corruptela de Obará. Ela diz que Exu é
Obará.
Axé
Luiz L .Marins
09/02/2010
O conceito do José Beniste eu concordo, pois pode ser referendado pelos dicionários; quanto ao da Juana Elbein, ela precisa esclarecer como chegou a essa conclusão, pois os dicionários não confirmam.
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