terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

HISTÓRIA DE ETNIA SABE (SHABE)

 

Adetutu Akikenju VI Onishabe

 

Rei de Ketu

24/02/2025

 

Sabè representa uma marcha avançada da civilização ioruba para o oeste. O Oba, o rei no trono, é consagrado em Jabata e estilizado com a ade (coroa) de Odùduwa, o deus celestial que se diz ser o fundador de Ife e o ancestral de todos os reis ioruba.

A história antiga de Sabè remonta ao período chamado ciclo Yoruba; os tempos mais recentes correspondem ao ciclo Boko, determinado pela migração Boko-Bariba, com outras contribuições culturais.

Durante os XVI e XVII, os movimentos de populações ocorreram em Borgou, que deveria ter um impacto no mundo Sabè.

Após a guerra e invasão dos Nupe, a grande cidade ioruba de Oyo foi abandonada pelos seus habitantes que, com seu rei, procuraram refúgio a oeste em Borgou. Depois de quatro ou cinco gerações, os refugiados voltaram para Oyo.

No entanto, alguns grupos destes refugiados iorubas tinham enxameado, continuando a sua marcha mais para o oeste: chegando perto de Okpara, eles atravessaram o rio em Okuta/Ilesha.

A partir daí os migrantes foram divididos em duas frações, uma seguindo para o norte (Níger, Malanville), enquanto os outros, indo para o sul, acabariam por chegar a Shabè, depois de uma estadia mais ou menos prolongada nos países de Bariba.

A grande linhagem do Omo Baba Guidaï iria eventualmente impor sua preeminência política, fundando Kabwá primeiro, e depois inaugurando uma nova dinastia real que, apesar das guerras e inter regiões, deveria estender-se até hoje.

Considerado um dos sete reinos "primitivos" ioruba, Sabè deveria receber significativa contribuição humana e cultural Boko-Bariba.

Esta dupla influência constitui, agora, a característica fundamental da história da etnia Sabè e que, em proporções variadas, caracteriza a língua, o parentesco e a organização familiar, as instituições sociais e políticas e, finalmente, a vida religiosa.

Kabiyési Oba Adetutu Akinmu, 13o Onishabè desde 2005 estilizado pela Adé N’la de Od ùduwa durante o festival anual "ODON FIDITI" de 2021.

Este Adé N’la foi ritualmente dado a Onishabè em agosto de 2008 por sua Majestade Imperial OBA OKUNADE SIJUWADE O OONI OF IFE (1980 -2015).


__________

Transcrição e adaptação: Luiz L. Marins

FACEBOOK

https://www.facebook.com/share/p/18tsXovc55/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF