Adetutu Akikenju VI Onishabe
Rei de Ketu
24/02/2025
O Isha às vezes soletrado IchA, e Itxa, é um grupo relativamente pequeno de ioruba, localizado nas partes ocidentais do Benin Central, África Ocidental, particularmente na cidade de Bantè e outras comunidades vizinhas no departamento de Hill.
ISHA está na sua localização atual há muito tempo. Os etnógrafos acreditavam que todo o Benin médio/central estava historicamente coberto por um grande grupo ioruba chamado Isha. Durante períodos subsequentes de motins e guerras, outros grupos também foram encontrados na região, especialmente o Mahi, uma emanação de fundo, cuja colônia dividiu a população local anterior em grupos orientais e ocidentais.
Os grupos orientais compreendem os Shabe e Idaasha, cujos territórios são contíguos com o resto da Yorubaland, enquanto os grupos ANA-IFes, Ishas e Nago-Manigri do Norte formam os grupos da margem esquerda.
Isto é destacado no resto ou artigos de "Isha" que estão preenchidos com os nomes das colônias na região, que incluem, mas não se limitando a: Idaasha, Shawuru, Isha, Ishabe, Etc.
A história e a dinâmica social atual do grupo que atualmente se identifica como Isha são o resultado de longos movimentos migratórios acompanhados de muitas guerras e conquistas.
De fato, o povo Ife e Isha foram formados por três ondas sucessivas de migração do Oriente na atual Nigéria. O primeiro e o mais velho devem migrar de Ilesha. As duas últimas de Oyo e Iile-ife
As primeiras aldeias de Isha fundadas são: Banon, Bobe, Adjantè, Djédia, Kubètè, Koko, Lougba, Akpassi e Djagballo.
Este é o primeiro núcleo que deu origem ao atual povo Isha no centro do Benin.
Esta banda original ISHA de Ilesha foi a maior banda e a primeira a se instalar no site atual. Depois de passarem pelas cidades de Tchaourou e mais tarde Bassila, eles se estabeleceram pela primeira vez no leste do Togo, Popo e Kpesi, mas tiveram que se retirar mais tarde para as colinas do Benim devido à pressão dos soldados na área. Maraud de Opoku, do rei Ashanti.
A mais recente onda de migração, a de Oyo foi liderada por um caçador chamado Obinti que passou uma longa estadia nas colinas de Igbo Idasha e depois Floresta Igbo Ogou, antes de se estabelecer no atual bairro Ile Lakun de Bante. Depois veio a banda IFE liderada por um guerreiro chamado Oji.
Eles cruzaram Agbassa, igbo-ilu-odji (agora
igbo-nan-odji) para ocupar ille-ilu-Odji (Lozin) hoje. Finalmente, o atual país
IFE e ISHA foram gradualmente estabelecidos através das ondas de migração
originais dos grupos Ijesha, Oyo e Ife Yoruba da Nigéria.
Rei Adefouloutou Laourou de Bantè e o
Chefe Tradicional de Akpassi à esquerda.
Fonte; Thomas K Projects. Crédito: Iganna Lawa
Publicação: Kabiyési Oba Adetutu Akinmu, Onishabè
___________________
Transcrição e adaptação:
Luiz L. Marins
FACEBOOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário