segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

O SACEDOTE DE OSUN IMPLORA AO POVO DE OSUN E ORISA QUE O ESCUTEM.





Estou implorando ao público em geral que ignore o falso Baba Olosun, que é o falso rei de Osogbo, indicado a Jimoh Abidemi.

Rei não é aquele que é indicado. Rei não é aquele que está nomeando qualquer chefe de Osun Osogbo, seguidores de Osun Osogbo são aqueles que estão escolhendo seus líderes e assembleia geral de anciãos de religião tradicional Yoruba de toda Yorubaland são os que estão nomeando e instalando Baba Olosun de Osogboland.

Se você não tem o direito de indicar e instalar, você não tem o direito de depor. Jimoh Abidemi está sempre extrapolando seu limite.

Só não permitimos que Jimoh Abidemi transformasse o templo de Osun Osogbo em um empreendimento comercial, razão pela qual ele enviou Iya Osun fora do templo e da crise que se seguiu. 

Mais sobre isso em poucos dias. 

Dr. Adigun Olosun Baba Olosun de Osogboland.

Informações completas no link do site Òrìsà Brasil -

ÒSOGBO EM CRISE: A FAMÍLIA DE ÒSUN NÃO ESTÁ MAIS NO TEMPLO.

OSUN É RETIRADA DE OSOGBO E LEVADA PARA IBADAN


Aja rele Ekun o bo. 
O cachorro foi para a toca do tigre e voltou em segurança. Liberei Osun Osogbo de charlatões e fraudadores externos e internos. Osun Osogbo está agora comigo, eu a coloquei em Ibadan em uma casa segura onde eu estou adorando e protegendo dela. 

Ela voltará ao Templo de Osun no palácio em Osogbo quando os chefes de Osogbo agirem corretamente. Relatórios completos depois.

Bênção. Dr. Adigun Olosun. Baba Olosun de Osogboland.


Informações completas no link do site Òrìsà Brasil -

ÒSOGBO EM CRISE: A FAMÍLIA DE ÒSUN NÃO ESTÁ MAIS NO TEMPLO.

sábado, 15 de dezembro de 2018

AKASSA A COMIDA SAGRADA DE OXALÁ

Por Baba Erick Wolff8 de Oxalá
15/12/18 


Akassa imagem ilustrativa
O Akassa é uma comida tradicionalmente oferecida para Oxalá, existe várias receitas de preparo desta comida sagrada na diáspora, no entanto, este artigo tratará apenas da tradição do Batuque do RS.


Os antigos da Kanbina levavam no mínimo 2 a 4 dias para preparar um Akassa para Oxalá, o tempo que leva para a canjica amolecer, pilar, enrolar e servir para Oxalá, assim seguiam a receita todos os iniciados, principalmente as casas de Oxalá desta religião.


No primeiro dia escolhemos o milho de canjica branca, deverá conter apenas milho branco, sem impurezas ou sujeirinhas, assim ficará de molho durante os dias necessários para amolecer o milho sem cozinhar, por que o milho para o Akassa, não deve ser cozido.


Após os dias necessários que o milho estiver de molho, e no ponto, separam-se panos brancos para coar a mistura, bacias, uma prancha de pedra e outra ovalar que sirvam para moer o milho, ou, é possível bater a canjica no pilão até extrair a mistura que será coada, preparada e levada pela primeira vez ao fogo para o cozimento.

O processo de cozimento cria um creme de consistência firme e branco quase transparente que poderá ser modelado e enrolado numa folha de bananeira.


A folha de bananeira será cortada em pequenos retângulos, todos do mesmo tamanho para serem queimadas no fogo, ou pré-cozidas na agua quente amolecendo a folha desta forma não quebrará quando for manuseada, para finalmente enrolar o Akassa como se fossem pequenos pacotes.

Importante lembrar que a quirela que sobra da canjica pilada ou do ralada da pedra, não são descartados, devem acompanhar o Akassa na hora de arriar.


Este é o Akassa que os antigos preparavam.

Tradição coletada no Templo de Oshum (SP), Baba Luiz Carlos de Oshum (falecido 1999), filho do Baba Cleon de Oxalá (POA) tradição Kanbina, e toda a família preparava o Akassa desta forma.

TIKTOK ERICK WOLFF