terça-feira, 28 de julho de 2020

INICIAÇÃO NÃO É SINÔNIMO DE SACERDÓCIO

Hérick Lechinsk

11/06/2020



Sábias palavras da Ìyá Oníyemọja Omítọ̀nàdé Ifáwẹ̀mímọ́, Sacerdotisa de Yemọja na cidade de Ìbàdàn, no estado de Ọ̀yọ́, na Nigéria:

"A iniciação em Ifá ou qualquer Òrìṣà não faz de você um sacerdote ou sacerdotisa. Faz de você um iniciado. Um sacerdote ou sacerdotisa deve passar uma vida inteira de compromisso em aprendizado e prática. Ire O!"

As pessoas deveriam entender isso...
 
Uma pessoa que viaja a Nigéria uma, duas, ou três vezes, se consagra em Ifá ou em alguns Òrìṣà, passa alguns dias lá na Nigéria e já volta ao Brasil consagrando pessoas, se considerando sacerdotes, sem nem saberem falar o iorubá direito, quem dirá recitar Ìtàn/Ẹsẹ do seu Odù Ifá ou recitar Oríkì do seu Òrìṣà, como vai consagrar alguém?
 
Ir para a Nigéria se consagrar, não é sinônimo de sacerdócio...
 
Assim como obrigação de sete anos no candomblé não deveria ser sinônimo de sacerdócio, mas sim de maioridade religiosa...


_________________________________________
Publicado em:  


EGUNGUN x OKU ORUN

Hérick Lechinski
18/07/2020


Eégún é a abreviação de Egúngún, assim como Òòṣà é a abreviação de Òrìṣà.

Egúngún (Eégún) é o culto a ancestralidade masculina entre os iorubás, não é nada ruim, perverso, são ancestrais, como os ancestrais vão fazer mal aos seus descendentes? Isso não existe. 

Culto a Egúngún é bom, é saudável, é importante. É cultuar um ancestral masculino que "venceu a morte", ou seja, que divinizou-se e hoje pode ajudar seus descendentes sanguíneos e também os espirituais, no caso de estrangeiros que se consagram neste culto.

No Brasil, através do Candomblé e da Umbanda, erroneamente o termo "Eégún" foi associado ao mal, espíritos errantes, perdidos, que trazem malefícios aos seres humanos, ISSO É ERRADO. 

Espíritos (tanto masculinos, quanto femininos) de mortos que não são divinizados, são chamados pelos iorubás de Òkú Ọ̀run e não de Eégún (Egúngún). Na Umbanda o termo correto é Almas e quando se trata de espíritos zombeteiros e maléficos o termo correto é Kiumba.

E para finalizar, sempre tem alguém embaixo da roupa (Ẹ̀kú) de Egúngún (Eégún), seja na Nigéria, no Benim ou no Brasil.

*Foto: Egúngún no Benim.

Plágio é crime!
Todos Direitos Reservados ©

***Copyright***

_________________________________
Publicado em: 

segunda-feira, 27 de julho de 2020

CANÇÃO PARA IYALODE EGBE


SONG FOR IYALODE EGBE

Canção para a Iyalode (Senhora) do Egbe (Sociedade).

Muitas cidades ioruba possuem uma "Sociedade das Mulheres", 
e a chefe desta sociedade é chamada de Iyalode.

https://www.facebook.com/100006974929059/videos/vb.100006974929059/2687768988132239/?type=2&video_source=user_video_tab

vídeo: Omo Ifa Ifadayo Ainde

TIKTOK ERICK WOLFF