quinta-feira, 3 de junho de 2021

AWO IFA NÃO JOGA EERINDELOGUN (BÚZIOS)

Por Adebayo Ifamuyiwa Ojebisi

Postado em 02/06/2021



Sobre sacar Odu de um iniciado em Ifa com eerindelogun é algo totalmente absurdo para mim uma vez que Ifa tem 256 odus e eerindelogun apenas 16 então é inviável confirmar o odu de uma iniciação para Orunmila utilizandou eerindelogun. Uma vez que não somente tratasse de mensagens mais tambem ebo e procedimentos que o noviço vai seguir a vida inteira...


Faz parte da cultura Yoruba a diversidade de sociedades de culto com diferentes praticas e procedimentos as vezes muito particular conforme região ou linhagem familiar.


Ja foi amplamente divulgado por Asa Orisa que um Awo Ifa não lança eerindelogun nem mesmo precisa dele para fazer adivinhação em Ifa. Logicamente o individuo pode cultuar outras divindades e ter um eerindelogun associado a estas outras divindades e quando ele resolver utilizar os búzios para adivinhação ele estara fazendo isto com o auxilio de outra divindade que não Orunmila.


É claro que não há como subtrair a importância de Esu para Ifa e tambem que obviamente se o individuo tem múltiplas iniciações ele pode resolver utilizar o eerindelogun para outras iniciações que não seja para Orunmila.


Dizem que uma familia de Ile Ife no Brasil faz confirmação de odu Ifa com buzios, eu desconheço este procedimento. Fui a procura da mesma familia de Ife e ninguem conhece tal procedimento onde se confirme o odu de Itefa com eerindelogun. Isto é muito logico e chega ser ridículo mas a pessoas vendendo este ideia. Colhi alguns depoimentos de nativos e em breve devo posta áudio daquilo que é obvio. NÃO SE CONFIRMA ODU DE ITEFA COM ERINDELOGUN.


Link https://www.facebook.com/100007217202140/posts/2828399954077217/?d=n

quarta-feira, 2 de junho de 2021

OS RITOS PARA POSSE DO NOVO OLUWO E O CHAPÉU DE SANGO

Por Paula Gomes 

Postado em 30/05/2021




Hoje faz 3 dias que o novo Oluawo de Ifa do Alaafin, Ifaleye Ikusannu  foi instalado e segundo as tradições de Oyo todos os Oloyes  retornam ao palácio para terminar os ritos tradicionais ao terceiro dia.

Os ritos terminam com o chapéu vermelho de Ṣàngó que é colocado na cabeça do novo  chefe.

Fonte - https://www.facebook.com/100005022730843/posts/1921534171357322/?d=n

NO BATUQUE NÃO DEIXAMOS CADEIRA VAZIA NO SALÃO OU QUARTO DE ORIXÁ

 Por Erick Wolff de Oxalá

Sacerdote de orixá desde 1989, na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul.



02/06/2021

Respeitando o direito de cada um e a liberdade de culto, este ensaio tem por finalidade esclarecer alguns conceitos sobre o quarto de orixá, e os rituais do Ilê Axé Nagô Kóbi, tradição Batuque do Rio Grande do Sul.

Metaforicamente o quarto de Orixá é o local onde as divindades moram dentro de um templo, neste recinto evitamos andar de sapatos, colocar certas comidas, pratos vazios, cadeiras vazias ou com pertences de alguém, para preservar a segurança espiritual da casa.

Cada religião possui seus tabus e fundamentos, e para nós do Batuque, não deixamos cadeiras dentro do quarto de Orixá ou no salão na porta deste quarto, a menos que estejamos em ritual de Egun. 

A cadeira vazia, ou com pertences de alguém, somente é colocada nos ritos fúnebres, com o intuito de manter ali o morto (ato representativo), até o final do ritual, no sétimo dia onde é despachado o carrego. 

Por isso, antes de copiarmos algo que achamos lindo ou que achamos legal, é preciso realmente ver se estamos dentro do nosso fundamento ou não. Assim evitaremos prejudicar a nossa casa ou família religiosa. 


CONSIDERAÇÕES FINAIS 

O quarto de Orixá é o local onde as divindades moram. 
Não devemos pisar de sapatos neste local, nem mesmo no salão da casa.
A cadeira no salão de Batuque é usada para rituais de algum morto.

  Mais sobre o Ilê Axé Nagô Kóbi

ILÊ AXÉ NAGÔ KÓBI | Fundado em 1989 (wordpress.com)

TIKTOK ERICK WOLFF