quinta-feira, 24 de junho de 2021

IDOXU NO BRASIL É DO ORIXÁ, OU DA CASA?

Por Erick Wolff de Oxalá


Sacerdote de orixá desde 1989, na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul.
 
22/06/2021

Imagem 1: Idoxu; preparado que fixo sobre
a cabeça do iniciado do Candomblé

Este ensaio faz algumas reflexões sobre o Idoxu, a necessidade de fazer ou não, a quem o Idoxu pertence, e quem pode fazer.

O Idoxu é um preparado que contém segredos do orixá ao qual está sendo feita a iniciação. 
O Idoxu tradicional na matriz, deve ser feito por sacerdotes deste mesmo orixá que haverá a iniciação, ou seja, indivíduos de outros orixás não colocam a mão nem participam na confecção do Idoxu de um orixá que não sejam iniciados.

Nem todos os orixás possuem Idoxu, Ibeji é um deles:

[...]
não há Idosu para Orisa Ibeji. (Salomom Omojie)
[...]

Aikulola informa que nem todos que se iniciam para Obatala, necessitam de fazer Idoxu de Obatala, mas, apenas os estrangeiros.

[....]
somente alguns sacerdotes de alto ra nao tem que fazer porque pertenecem a certas casas onde tem o ase do orisa no seu corpo por heranca. Para estas pessoas se faz uma cerimonia de instalação de xefe com titulo para faze-los o sacerdotes principais, mas para o resto do mundo, precisam idosu.
[...] (Chief Aikulola Fawehinmi)

Dra. Paula Gomes, 2023, explica que nem todas as divindades necessitam de Idoxu:

"Nem todas as divindades têm o idoxú em suas feituras, caso de Ogun, por exemplo" (informação pessoal)

No Brasil, por norma, nas casas que fazem a feitura de um iniciado com idoxu, o ato é realizado por um sacerdote que não é do mesmo orixá que está sendo feito. Assim, podemos dizer que Idoxu do Brasil pertence à casa a qual o iniciado está sendo feito, diferente de como é na religião tradicional Ioruba, onde o sacerdote pertence ao orixá que irá iniciar e recebeu o idoxu do próprio orixá.

Quer nos parecer, entretanto, que a forma brasileira de um sacerdote de um orixá A fazer um idoxú de um orixá B, talvez nem sempre tenha sido assim, o que nos permite imaginar que no início dos cultos afro-brasileiros, cada orixá fosse feito apenas pelos sacerdotes do orixá que estava sendo feito. Se assim for, ficar por pesquisar porque e quando isso mudou.

Curiosamente, colhemos no RS, da informante Adriana, de que o individuo deve procurar o sacerdote do seu orixá, para ser feito:

[...]
Uma pessoa de Oxalá deveria procurar um sacerdote de Oxalá, por que uma pessoa de Oyá não poderia mexer na cabeça de uma pessoa de Oxalá, e vice-versa. (Informação de Heloa, apudi Adriana)
[...]

_____________________________________


Revisado e aumentado em 17/04/2024

A raspagem durante a iniciação, alguns segmentos afro-brasileiros praticam e outros não praticam e nem precisam.

Porém, a necessidade de raspar, é para acomodar sobre a cabeça do iniciado o "Adoxu".

Beniste explica a origem do adoxu do candomblé:

[...] A utilização do osú como marca que distingue o iniciado substitui todas  as outras formas utilizadas em terras yorubá, como o osú, que representado por um tufo de cabelos deixado no alto da cabeça raspada, nos rituais de Sàngó [...] 


Imagem 2

Aqui Beniste informa que o Adoxu é um fragmento da casa:











O sacerdote Nathan Lugo, fala que em Ile-Ife Obatala não tem Idoxu:

Imagem 4

Revisado e aumentado em 04/08/2024

OGUN NÃO RASPA E NÃO TEM IDOSU


 
CONSIDERAÇÕES:


  • O Candomblé convencionou raspar e adoxar, mesmo aqueles orixás que não necessitam de raspagem.

  • O adoxu é um ipin da casa e não do orixá.


IMAGENS

Fonte imagem 1 - Vanessa Almeida


Fonte imagem 2 - Òrun Àiyé, o encontro de dois mundos (J. Beniste) 1997, p. 325


Fonte imagem 3 - Águas de Oxalá (J. Beniste) 2001, p. 177

Fonte imagem 4 - O Certo e o Errado - Entrevista com Bàbá Nathan Lugo, Por IfáṢọlà Sówùnmí - Fê Aguiar, https://www.meucoracaoafricano.com/post/2018/05/30/... nathan-lugo


REFERÊNCIAS 

Informante

Adriana Torres, pertence ao Batuque, iniciada em 2005, por Luciano de Oya, filho de Leco de Oya, em Caxias do Sul. Filha carnal de Heloa, faleceu em 2007, aos 55 anos, praticava Umbanda, não informado a nação do Batuque a qual pertencia, morava em Caxias do Sul, Bairro Esplanada.

Referencias

ORISA IBEJI EM ILEBA / ILARO, ENTREVISTAS REALIZADAS COM ARUGBA IBEJI / OLOYE IBEJI. acessado em 22/06/2021 às 16:26 - https://iledeobokum.blogspot.com/2020/01/orisa-ibeji-em-ileba-ilaro-entrevistas.html

Chief Aikulola Fawehinmi e o Òkúta no Ilé-Orí, acessado em 22/06/2021 às 18:40 - https://iledeobokum.blogspot.com/2011/06/erick-wolff8-sao-paulo-07062011-outro.html




segunda-feira, 21 de junho de 2021

A SABEDORIA DO OBÀ (REI) OJELE OBÀTÁLÁ - ILÉ IFÈ - NIGÉRIA ÁFRICA

Postado por Yemojagbemi Arike Em 21/06/2021



"Obàtálá Alamo Rere.

Obàtálá molda a humanidade com uma argila perfeita.
Obàtálá, molda pessoas com bom caráter.
Obàtálá dorme e acorda, mantendo seu bom caráter. "
"A humildade deve ser uma companhia constante ao longo do seu caminho. Caso você prefira afirmar-se como um ser dotado de superioridade, com relação aos outros, pense melhor! Você é mesmo o mais especial ser no mundo? Ser superior a alguém é uma boa
defesa? Reflita sobre isso! "
"Não é durante as grandes ou pequenas dificuldades que você deve se aproximar de Òrìşà, apenas porque precisa deles. É importante lembrar e cultuar Òrìşà, quando você é abençoado. Procure lembrar como você chegou à sua posição. Òrìşà são os únicos em quem você deveria confiar desde o início e permanecer firme na confiança"
"A paz e a tranquilidade de Obàtálá não vêm através da riqueza e da fama. Isto vem em muitas e outras características, como: humildade, respeito e bondade"
"Às vezes você presta muita atenção no que outras pessoas fazem e esquece de pensar em você.
Você esquece seu próprio equilíbrio, preste mais atenção nas suas decisões e atividades, fazendo isso, você obtém paz com Obatálá na sua vida!"
"Não permita que as ações dos outros diminuam suas boas maneiras. Não deixe que os outros controlem suas reações. Não deixe seus sentimentos tirarem o melhor de você. Mantenha seu foco e sua paciência!"
"Tenha cuidado com os precedentes que você definiu.
Aqueles que vêm depois de você podem usá-lo de maneira mais cruel.
Nem tudo importa tanto e demanda imensa raiva. "
"Um dos sinais que você pode cultivar é sua conexão especial, com o seu Ori. Segure bem esta conexão, acreditando que críticas e
louvores alheios, não devem importam nada para você! Cultive bem isso e permaneça em paz! O alicerce básico para a paz na sociedade é a tranquilidade e a harmonia, dentro de você. Depende de você em relação ao seu ORI e, nunca das decisões dos outros. "
Foto : Templo de Obatala Ile ife - créditos Oba Ojele Obatala
Fonte - Facebook

domingo, 20 de junho de 2021

XANGÔ NÃO TEME EGUN

Por Erick Wolff de Oxalá

Sacerdote de orixá desde 1989, na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul.

19/06/2021


Respeitando o direito e a liberdade de culto de cada um, este ensaio tem por finalidade esclarecer que Xangô não teme Egun, e a similaridade dos rituais na tradição Batuque do Rio Grande do Sul.

No portão de entrada do palácio do Alaafin em Oyo, Nigéria, há uma imagem imagem de Xangô e Egun lado-a-lado. 

Contatamos o povo de Xangô no palácio do Alaafin e perguntamos se Xangô teme ou já temeu Egun.

A Dra. Paula Gomes, Assessora Cultural do Alaafin Oyo, nos informou que Xangô não teme Egun, e que não existe este conceito no culto de Xangô na religião tradicional Ioruba, completando com a seguinte fala:


"..o povo de sango não pode carregar Egungun devido ao idosu, não tem nada haver com medo.."

 



Informamos à Paula Gomes que, na tradição do Batuque, Xangô não teve ou tem medo de Egun. 


Em resposta a Dra. Paula informou que na tradição do povo de Xangô em Oyo ..."é igual ao Batuque..".


Assim sendo, consideramos finalmente que alguns batuqueiros desinformados estão veiculando na internet a informação equivocada que Xangô temeria Eegun ... Isto não é verdade na religião tradicional Ioruba.



TIKTOK ERICK WOLFF