segunda-feira, 27 de maio de 2019

OLOKUN-MATRIACAL (IORUBA) / PATRIACAL (IKA) DIVINDADE DO MAR.


Por  
Solomon Omojie -mgbejume
27/05/2019


Olokun é considerada uma divindade do mar para muitos grupos étnicos nigerianos, como Yoruba, Benin, Ika, Uhrobo, Esan, etc. Mas meu foco será os yoruba do sudoeste da Nigéria e o povo Ika do estado do Delta, sul da Nigéria.



Os Yorubas dizem que Olokun é uma orisa feminina que possui e controla o oceano, ela é altamente venerada e acredita-se ser um orisa original que veio do céu enviado por Olodumare (Deus), para administrar a terra junto com vários outros, assim como Obatala que modela o corpo do homem, ogun, yemo, etc.




Muitas das histórias no Erindinlogun as escrituras orais do orisa pessoas como okanran, ofun, ejiogbe, irosun falam sobre Olokun ter descido do céu para a terra. Ela também é considerada o prenúncio de riqueza e coisas boas, como as bênçãos das crianças, dinheiro, boa saúde e vida longa. Então as pessoas a veneram para obter todas essas coisas.



No entanto, além das histórias de Olokun ter descido do céu e feito morada nas profundezas do mar, há algumas histórias que também a identificam em Ile-Ife como uma das esposas de Oduduwa, o rei lendário de Ifé, onde se dizia que ela era a mulher mais rica do seu tempo. Ela era uma fabricante de contas, e pessoas de longe vinham comprar dela, para que ela se tornasse muito, muito rica. Suas obras e negócios eram numa área chamada Igbo-Olokun (floresta de Olokun), Ife em estado de osun Nigéria.


Outros lugares onde o olokun é venerada e adorada, é a Ilha de Lagos, algumas áreas em Ondo e vários outros lugares na região de Yorubaland.

Artigos de Adoração Olokun em Yorubaland.


1. Eyele (pidgeon)
2. igbin (snal)
3. Obi (kolanut)
4. Oti (bebida alcoólica)
5. coisas doces.
(Etc)

Os sacerdotes são geralmente chamados de Aworo-Olokun. O traje branco é importante para eles, e o giz nativo de Efun.

Tabus; Olokun odeia mentiras e trapaça, então ela exige um alto nível de pureza.


OLOKUN - Entre as pessoas do Ika. [Benin State]
O povo de Ika acredita que Olokun é o filho de Oselobue (Deus) e é a mais alta manifestação da divindade na terra. Dizem que ele é do sexo masculino e ele está associado com a realeza e reinado. Ele também é considerado como a fonte de todas as coisas boas, daí Olokun é adorado por bênçãos de crianças, riqueza, boa saúde e vida longa.

Entre as várias divindades na terra Ika como Idigun (divindade de ferro), Ajan (divindade do vento), Araba (divindade da paz), Mkpitime (divindade do trovão) Efa (divindade divina) Ali (divindade da terra), Ake, Ohunwmeden, etc. Olokun é a divindade do arco.



Na antiga Ika, aqueles que eles acordam, chamam de Oselobue (Deus), Olokun será o próximo, depois Ehi e os outros dependendo da inclinação religiosa da pessoa.


O povo de Ika estão espalhadas nos estados Delta e Edo da Nigéria e inclui reinos como Agbor, Owa, Idumuesah, Ute-Ogbeje, Abavo, Umunede, Otolokpo, Ute-Okpu, Mbiri, Akumazi.

Em Delta e lugares como Ake, igbontor, Omolua, owa-Iru, owanikeke, Ota, etc. No estado de Edo.

Artigos de culto para Olokun em Ika.
1. pano branco.
2. Giz nativo (Nzun)
3. Ezuzu (Abanador de mão)
4. Aza (pequeno sino)
5. Ukhuse / isheke (maracas chamadas shekere é yoruba)
6. Ohuhu (ave)
7. O coco é uma das coisas mais importantes para o culto olokun em Ika, porque eles costumam usar coco para adivinhar.
8.Kolanuts

Diagramas são desenhados no chão chamado (kaye), eles são uma parte importante do culto Olokun em Ika.

PONTOS DE ADORAÇÃO


Os iorubás têm seus potes Olokun cheios de coisas consideradas sagradas para Olokun e a vasilha cheia de água.



Ika As pessoas também têm potes cheios de objetos sagrados, incluindo a água.

Mas a maioria dos santuários ika de Olokun também contém efígies de Olokun representando Olokun, as esposas e filhos.

Olokun também tem muitos caminhos ou aspectos em ika como;
Olokun Dein / Obi-Olokun dos Reis.
2. Olokun-Omodu
3. Olokun-Eseze
4. Olokun -Irenigbe
5. Olokun -Odu.
Etc.

As fotos -
1. Imagem dos vasos Olokun no Palácio no reino owa em Ika.


2. Efígies de Olokun


3. Diagramas em um santuário olokun


Fonte - https://www.facebook.com/solomon.mgbejume

sexta-feira, 24 de maio de 2019

MANIFESTAÇÕES DE EGBE IN ILARO, ÁREA EGBADO


Solomon Omojie
20/05/2019

Durante as propiciações e adorações de Egbe que ocorrem à noite, os espíritos egbe descem na forma de várias formas de mascarados.

Muitos tipos se manifestam à noite e dançam, enquanto os Eso (chefes da guardas) detêm o opa-iku de Egbe, que é um instrumento medindo cerca de 1 metro e meio, bem esculpido, com medicamentos poderosos ligados a ela. Os Eso o usam para dominar os dançarinos Egbe encapuzados, controlando as possessões.

As manifestações encapuzadas de Egbe, têm muitos nomes. Mencionarei apenas os mais importantes. Essas manifestações falam uma língua que é ligeiramente diferente, e seu intérprete traduz para o yoruba normal. O intérprete é chamado Atumo.

Agora os três mais proeminentes são:

1. OWORU

Oworu tem a qualidade de ser agressivo e seu dever é advertir as pessoas, especialmente aquelas que não cumprem seus votos ou aquelas que fazem as coisas erradas.

2. AJASA

Ajasa é um tipo quieto que acompanha e fica atrás de Balogun como um guarda.

3.BALOGUN

Balogun é o líder dos egbes que saem à noite. É um espírito calmo, que vem para aconselhar, orar, curar e envia mensagens clarividentes dos espíritos de Egbe para os devotos e para a comunidade em geral.

Egoo oooo
Agbewa oo
Akika
Ashenren
Ajo jo jo
Ayo yo yo
Arerin
Ke ke ke.
___________________________________________

Transcrição, tradução e adaptação: Luiz L. Marins
Publicado no Grupo Orisa University:

quinta-feira, 23 de maio de 2019

CARAMUJOS NO CULTO DE ÒRÌṢÀ (ORIXA)


Felipe dos Anjos

Facebook: 

22/05/2019



A espécie da esquerda trata-se do Achatina fulica (Caramujo-Africano). Existem duas zoonoses que podem ser transmitidas pelo caramujo africano. 

Uma delas é chamada de meningite eosinofílica, causada por um verme: Angiostrongylus cantonensis.

A segunda zoonose é a angiostrongilíase abdominal, com casos já registrados no Brasil, é causada pelo parasito Angiostrongylus costaricensis, muitas vezes é assintomática, mas em alguns casos pode levar ao óbito, por perfuração intestinal e peritonite. O Achatina Fulica pode ou não estar infectado!

A espécie da direita trata-se do Megalobulimus oblongus (aruá-do-mato-"América"). Nas minhas pesquisas não encontrei referências a doenças que ele possa transmitir. 

O Aruá não deve ser confundido com a espécie Achatina fulica de origem africana e que se tornou uma praga no Brasil, podendo destruir plantações e transmitir doenças perigosas ao homem.

Por conta da população de caramujos africanos ser superior aos Arua do mato, eles competem por habitate. O caramujo africano come muito e se reproduz muito mais rápido que o Aruá do Mato, assim compete em alimento com o caramujo brasileiro.

Sobre o culto, na Nigéria são utilizados o Achatina fulica, Achatina Marginata e outros caramujos-africanos.



OS PROBLEMAS COM OS CARAMUJOS

Não podemos usar um caramujo coletado na natureza, na rua ou terrenos baldios por três razões:

1. Na natureza ele está sujeito a contrair doenças e vermes que podem infectar o ser humano.

2. O Arua-do-mato está em risco de extinção pela ação do homem no desmatamento do seu habitate (floresta amazonica), pela competição com o Achatina Fulica (caramujo africano), e por ser confundido com o caramujo africano.

3. Estes caramujos tratam-se de animais silvestres, portanto estão protegidos pela lei: é proibido criar, vender, etc.

O caramujo africano deve ser coletado e entregue nos postos de saúde que cuidarão de elimina-lo de forma adequada

Megalobulimus oblongus (Aruá-do-mato) este é o caramujo nativo do Brasil, e não encontramos doenças ligadas a ele.

Achatina Fulica, este é o caramujo africano, tornou-se praga urbana e pode disseminar doenças, é um risco a saúde pública.

Cuidado com os caramujos. Sua venda é proibida e existe multa para vendedor, comprador e criador, é proibido matar o Arua do Mato.

Caso de vigilância sanitária: dê muita atenção a higiene para os ritos, não utilize caramujos de rua em seus ritos, boa sorte!

Referencias:

Transcrição e adaptação: Luiz L. Marins – www.luizlmarins.com.br
Publicado primeiramente na página de Felipe dos Anjos, no Facebook:

sexta-feira, 3 de maio de 2019

DOCUMENTO DO ESCRITÓRIO DO ALAAFIN DE OYO PARA A REVISTA OLORUN


ESCRITÓRIO DO ALAAFIN DE OYO

Revista Olorun
Redator 
Sr. Erick Wolff
ISSN 2359-3320

Ligado ao Ile Axe Nago Kobi


Prezado Senhor,

Conforme orientação de Sua Majestade Imperial, Oba (Dr.) Ladimi Olayiwola Adeyemi III, Alaafin de Oyo, Rei e a Chefe da Yorubaland estendemos nossas saudações.

Sua Majestade Imperial, por este meio reconhece e parabeniza o trabalho incansável que tem sido realizado pela Revista Olorun on Line (www.olorun.com.br) para manter e preservar a Religião dos Òrìsà, como também aprecia a colaboração e o apoio à Associação Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó, no Brasil.

Por favor, receba a garantia do mais nosso mais alto respeito,
____________________
Príncipe Totoola Adeyemi

Secretário particular
Para o Alaafin de Oyo.



TIKTOK ERICK WOLFF

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