sábado, 6 de julho de 2019

PÁTIOS NO PALÁCIO ALAAFIN OYO

Extraído do livro:

THE UNIQUE HERITAGE, Palace of Palaces
Por Margaret Jonathan (Iya Agun Popo)



Tradução: Paula Cristina Gomes



No passado eram 365 pátios no palácio do Alaafin de Oyo-um para cada dia do ano-cada um com seu próprio pátio. Mas agora, alguns ja desapareceram para se ser capaz de manter alguns pátios .



Aqui estão 29 deles:



1. Kaa Idi Obi - onde Alaafin e os chefes seniores deliberam sobre questões administrativas

2. Kaa esin – o pátio dos quartos dos cuidadores dos cavalos do Alaafin

3. Kaa gbedu- o pátio de recreio das Ayabas (esposas) durante o dia

4. Kaa Ile Iya Loke- o pátio de recepção para a reunião das Ayabas com parentes

5. Kaa Ile Osanyin kekere- o pátio onde as ajudantes no serviço direto do Ayabas

6. Kaa Iyake- o patio de adivinhação

7. Kaa olorunkunmefun- o pátio público

8. Kaa ode Aaro- o pátio para inquirir sobre o bem-estar do Alaafin e para pagar respeito a ele

9. Kaa Fabricio kekere- o pátio para descanco do Alaafin

10. Ka Ile Igba- o pátio onde se encontram os quartos das esposas do Alaafin

11. Kaa Ile mole-o pátio para alguns ritos tradicionais

12. Kaa Ile okoto nla-o pátio para as esposas do Alaafin que se aposentam

13. Kaa ile agbo- o pátio onde se encontram alguns dos quartos das ayabas

14. Kaa ile ise- o pátio onde se encontram alguns dos quartos das ayabas

15. Kaa Ile osanyin nla - o patio onde os servos masculinos fazem o seu cabelo, metade de sua cabeça é raspada e outra metade não.

16. Kaa Iya Oba - o pátio onde todas as Ayabas se sentam ao redor do Alaafin durante Ogun Festival

17. Kaa Ile Ori- o patio onde o Ori do Alaafin é adorado por suas esposas e servos

18. Kaa Ile Koto- alguns dos patios onde vivem as Ayabas

19. Kaa adodo- alguns dos patios onde vivem as Ayabas

20. Kaa ayekale- o pátio para entreter os visitantes

21. Kaa kolara Oke- alguns dos patios onde vivem as Ayabas

22. Kaa kolara isale- alguns dos patios onde vivem as Ayabas

23. Kaa Ogun- o pátio usado durante Ogun Festival

24. Kaa koriko- o patio para receber Baales de Oyo e seus arredores

25. Kaa Iledi – o patio onde se reunem os ogbonis

26. Kaa Aganju - o maior pátio usado para a instalação de chefes de alto escalão, usado também durante Festival Sango

27. Kaa omole - o pátio onde se encontram quartos para príncipes e princesas para viver

28. Kaa Kere - este pátio é para uso privado do Alaafin durante os primeiros três meses de sua instalação, antes de se mudar para o corpo principal do palacio

29. Kaa omole Iya Oke- o pátio onde se encontram os quartos das esposas envelhecidas dos falecidos Alaafins

 Yoruba Palaces, Afolabi Ojo, 1966, f. 8, p. 47 


terça-feira, 25 de junho de 2019

OS IGBOMINA


YORUBA CULTURE


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Os Ìgbómìnà (também chamados de Igboona ou Ogboona) são um subgrupo da etnia iorubá que se originam do norte central e sudoeste da Nigéria. Eles falam um dialeto também chamado Ìgbómìnà ou Igbonna, classificado entre os Yoruba Centrais, das três principais áreas dialéticas iorubas. O Ìgbómìnà se espalharam pelo que hoje é o Estado de Òsun, ao norte, e ao leste do Estado de Kwara. As áreas periféricas da região dialética têm algumas semelhanças com os dialetos adjacentes Ekiti, Ijesha e Òyó.

Negócios e ocupações tradicionais:

Os Ìgbómìnà são renomados comerciantes bem conhecidos pelo comércio de longa distância, que representam sua ampla distribuição em terras iorubás, eles se engajam em outras ocupações tradicionais, como agricultura e caça, bem como sua escultura em madeira, arte em couro e o famoso baile de máscaras Elewe, um Egúngún representando os antepassados ​​durante festivais especiais.

Arqueologia:

Mais de 800 pedras esculpidas, a maioria representando figuras humanas, foram encontradas em Esie, nas aldeias ocidentais de Igbomina, Ijara e Ofaro. Não se sabe quem criou as esculturas, mas elas parecem ter sido criadas por volta de 1100 d.c.

Evidências arqueológicas e linguísticas sugerem que o povo Ìgbómìnà pode ter predado os povos vizinhos, exceto talvez os Nupe e os Yagba.

O Igbómìnàland definitivamente antecederam a era de Oduduwa, como evidenciado pelas tradições orais de migrações reais e não-reais de Ile-Ife, Oduduwa encontraram dinastias já existentes no lugar, mas deslocaram, subsumiram ou subjugaram-nas. 

Parece que, além dos conflitos mais recentes nos últimos dois séculos, o Oyo, o Ijesha e o Ekiti podem ter, em tempos mais antigos, pressionado os Ìgbómìnà, tomado o território nas planícies e restringido-os à terra mais acidentada e de menor qualidade das colinas Yoruba. 

Os Ìgbómìnà, por outro lado, parecem ter pressionado o Nupe e o Yagba e tomado alguns territórios em lugares em lugares mais afastados, mas também perdendo território para eles em outros lugares.

Grandes convulsões, conflitos e guerras, bem como epidemias, resultaram em grandes dispersões e migrações antigas, como as diásporas documentadas na história oral, poesia oral, e canções de louvor da linhagem de vários clãs Ìgbómìnà. Algumas das cidades em Igbomina são conhecidas por eventos históricos ou coisas, um exemplo é a colina de Gegele em Igbaja.

O Diário Provincial de Ilorin (1918) data do assentamento de Igbaja, uma das cidades de Igbomina, no final do século 17 ou início do século 18, enquanto o Gazetteer do Distrito de Igbaja (1933 a 1935) o coloca por volta de 1750 d.c.

Por volta de 1800, o Alafin (governante supremo de ioruba) havia consolidado seu poder sobre o Igbomina e colocado um Ajele (governador) em Ilorin para salvaguardar seus interesses.

Uma Missão do Interior do Sudão chegou a Oro Ago em 1911, a Agunjin antes de 1918 e a Oke Oyan, Igbaja e Oke Aba na década de 1920.

A partir da década de 1930, as escolas primárias e secundárias foram estabelecidas, resultando em mudanças nos modos tradicionais de vida.






































https://igbomina.org


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https://www.facebook.com/Ooduaculture/posts/899601633713279

Transcrição, tradução e adaptação: Luiz L. Marins – www.luizlmarins.com.br

sábado, 15 de junho de 2019

O IMPERADOR ORANMYIAN E O OONI IFE

RAZÕES PELAS QUAIS O IMPERADOR ORANMIYAN É SUPERIOR E MAIS PODEROSO DO QUE O SACERDOTE OONI









15/06/2019

Créditos a página OYO EMPIRE
e ao engenheiro Olusegun Adewuyi

De acordo com a história oral, ODUDUWA veio da ROTA DO MÉDIO ORIENTE para Ile-Ife e conquistou os NATIVOS que falavam uma língua diferente do Yoruba.

Os nativos falavam uma língua que é conhecida como a linguagem de IFE , difícil de entender, esta foi uma das tribos que Oduduwa encontrou em Ife, que durante a batalha de supremacia, Oduduwa os conquistou e começou a governá-los.

Havia duas divisões de autoridade que eram praticadas em Ile-Ife:
o sistema da MONARQUIA e o sistema do sacerdócio.

Durante o período arcaico ou primitivo, virtualmente toda a religião que era praticada em Ile-Ife era a adoração das divindades ou chamada Orisa na língua Yoruba.

A língua que é falada por eles até ao dia de hoje em ILE-IFE é uma língua diferente do Yoruba, uma linguagem que é difícil de entender por todos os descendentes diretos de ODUDUWA que são o núcleo original Yoruba de Oyo e irmãos, sendo o Yoruba amplamente compreendido e usado no ensino em escolas primárias e secundárias na terra Yoruba, bem como comércio e durante o reinado de Imperio de Oyo.

A língua de Oyo foi usada para traduzir a Bíblia inglesa para a língua Yoruba pelo Bispo Ajayi Crowther e é até agora os meios oficiais de uma comunicação geral entre todas as tribos Yoruba.

O Imperador Oranyan conhecido como o Alaafin de Oyo foi quem uniu todas as diferentes línguas sob o seu sistema de governo conhecido como "CHEQUE E BALANCO " que fez outros usuários e falantes de outra língua conhecer e entender o Oyo Yoruba como o unificado da língua Yoruba original sendo amplamente falada e usada no comércio.

Algumas aldeias tornaram se reinos derivados e aprenderam com o caminho da governança do Império de Oyo. Foi assim que o ditado "AJI SEBI OYO LAARI, OYO O KII SE BI BABA ENI KOOKAN, AJI SE BI OYO LAARI " surgiu, como Oyo tem sido a maior autoridade dominante em toda a terra Yoruba porque os varios reinos originaram a partir de Oyo.”

Outro exemplo é a saudação (Oriki Oba Alaafin) dentro do livro Alawiye Yoruba para a escola primária que tem Oba Ladigbolu Alaafin como o "OBA NLA TI N FOBA JE,  "IKU BABA YEYE", apenas sendo ele a Suprema Majestade Imperial de todos os outros reis na terra Yoruba.

Para tornar mais claro porque motivo o Ooni é um sacerdote encarregado de adorar as divindades para todos os Yoruba de Ile-Ife como está na linha do sacerdócio. As vestes brancas que ele está acostumado a usar mostram que ele deve vesti-las todos os dias para adorar as divindades.

Oduduwa como a cabeça suprema estava na divisão da monarquia como governante, enquanto Ooni é a cabeça espiritual encarregada de adorar divindades em Ile-Ife.

AS PERGUNTAS A SEREM RESPONDIDAS PELOS FILHOS DO SACERDOTE OONI (OLORISA) ESTÃO INDICADAS ABAIXO:

Se Oduduwa era um Ooni (sacerdote) de acordo com a história de Ife, por que não foi sucedido por Okanbi e depois de sua morte por que não foi sucedido por um de seus sete filhos quando ele faleceu?

Por que motivo o nome de Okanbi, o único filho de Oduduwa não consta na lista de descendentes do OONI anteriores como Ooni de IFE?

Por que motivo o Imperador Oranmiyan foi escolhido entre os sete filhos de Okanbi para governar Bini Kingdom quando o Ibinis solicitaram um príncipe de Ile-Ife para governá-los?

* Isso mostra que a história de IFE está cheia de mentiras e enganos removendo o nome de Okanbi *

IMPERADOR ORANMIYAN COMO O GUERREIRO MAIS PODEROSO NA TERRA YORUBA

O Imperador Oranmiyan apesar de ser o mais jovem acabou estabelecendo as duas dinastias mais poderosas nesta parte de África, que governou durante a era pré-colonial sobre vários reinos na África Ocidental e províncias durante a administração pós-colonial. O império transformou-se em varios reinos na terra Yoruba e fora do terreno da região de Yoruba.

Na tradição Yoruba, os líderes ou reis sempre emergiram pelo veredicto divino, o oráculo pode escolher o herdeiro mais jovem e torná-lo rei sobre seus irmãos mais velhos, que foi o caso de Oranmiyan que fez todas as pessoas Yorubas comemorarem o Festival de Oranyan.

O Imperador Oranmiyan como se pode ler na história foi o guerreiro mais poderoso com qualidades de liderança excepcionais que superou seus irmãos mais velhos como foi capaz de usar sua bravura como soldado de campo para travar guerras, conquistou, sabedoria aplicada e liderança, habilidades para estabelecer duas grandes dinastias separadas que existem até ao dia de hoje, enquanto seus irmãos mais velhos não podem corresponder ao seu recorde e realizações.

Para afirmar que o sacerdote Ooni é superior ao Imperador Alaafin, deve-se provar aos descendentes de Oodua com a prova da descendência biológica de Ooni, de Oduduwa e Okanbi.

A história oral, assim como a história documentada coloca Ooni como um sacerdote, equivalente a um "Papa " Yoruba, enquanto o Imperor Alaafin é um monarca Real Imperial, um “Papa” na Europa nunca será um ser superior à rainha de Inglaterra, um sacerdote é a cabeça das práticas espirituais Yoruba.

Foi a modernidade e intrigas políticas que influenciaram a proeminência de Ooni entre os reis na terra Yoruba .

Talvez alguém deva diferenciar entre um reino e um império.
 
Enquanto Ooni governou um reino, o Imperador Alaafin estabeleceu e expandiu seu território para o status de um império que incluía vários reinos até Dahomey, então o que justificava a classificação do Imperador Alaafin de um império como equivalente ao sacerdote Ooni limitado ao REINO DE IFE ?

Império quando quebrado consiste em vários reinos e tribos.

A história é forte, nenhuma quantidade de manipulação política e histórica e distorções irá expungir a proeminência do Império de Oyo da história, nenhum outro império jamais existiu na terra Yoruba e fora de sua jurisdição territorial diferente do Império de Oyo sua grandeza & glória é um orgulho para a raça Yoruba.



Transcrição e adaptação: Luiz L. Marins – www.luizlmarins.com.br




TIKTOK ERICK WOLFF

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