Solomon Omojie-mgbejume
20/04/2019
Exceto por aqueles que herdaram o Òrìsà de seus pais, ou linhagem, este
texto pode não ser totalmente adequado a eles, como também, há várias tradições
que às vezes diferem em yorubaland, dependendo da região.
Pode-se dizer que o modelo apresentado neste artigo é o modelo
frequentemente usado quando uma nova pessoa inicia-se em Òrìsà. Por
favor, tenha em mente que existem milhões de yorubas ou nigerianos que não conhecem
quase nada sobre a tradição Òrìsà.
1º estágio: Mimo Òrìsà a ni ori (conhecendo o Òrìsà que possui a cabeça).
Isso é feito via eèrìndínlógún, onde o sacramento de obì, orogbo
e Atare são divididos em pedaços e colocados em um prato, enquanto olorisas
idosas e a pessoa que está sendo lida se sentam na esteira durante a cerimônia.
Um pano branco é aberto e sobre ele. o erindinlogun é lançado para determinar
qual Òrìsà controla a cabeça.
Uma vez determinado, em seguida vem um ebo para Èsù, Ògún e
prescrito etutu do jogo.
Após estes atos, a pessoa é
aceita e se torna um membro oficial da casa. Por favor note que um aspecto
importante deste primeiro passo é a marcar a cabeça da nova pessoa com efun e
osun.
2º estágio: Sise Òrìsà (recebendo orixá)
O número de Òrìsà recebidos dependerá do que o eèrìndínlógún
disser e do que dizem os anciãos. Pode-se obter apenas um, ou dois, ou três, ou
quatro, ou cinco, dependendo.
Mas geralmente Èsù e Ògún são importantes em algumas casas,
enquanto outras dão Èsù apenas. Uma vez que você receba estes Òrìsà,
você receberá um ileke de mão e pescoço. Com este nível você
começa a realizar mais cerimônias, conhecendo músicas, aprendendo algumas
ervas, rituais e como adorar as orisas.
3º estágio: Ikaro (iniciações de nível médio)
Nesta longa iniciação são usados sacrifícios de pombos, galo, galinha, caracol, e outras coisas. O eèrìndínlógún é lançado novamente e um odu e ewo (proibição) é conhecido, você deve seguir as instruções estritamente. Agora você está autorizado a começar a aprender coisas mais profundas, rituais, etc.
4º estágio: Irari ou idosu (colocando orisa na cabeça)
São 7 dias de iniciação ritual básica, embora algumas casas durem 9 dias
ou mais.
Depois que o ebo de 17 dias é
feito:
· 3 meses: ebo é feito com o uso
obrigatório de kele,
· Você não deve pentear o cabelo e deve se abster
de relacionamento sexual por um ano, mas agora muitos fizeram 3 ou 6 meses.
· Você é incentivado a usar branco, mas isso não é
rigorosamente respeitado.
· Com três meses: ebo, o kele é
removido.
· Ebo de 6 meses.
Um ano: ebo que é chamado Irugi
(carregando a lenha)
Três anos: ebo, que é ebo-nodado (você mata uma cabra)
Quatro anos: ebo, depois do
qual vc pode receber mais orisas.
Cinco anos: ebo
Seis anos: ebo
Sétimo ano: ebo.
É QUANDO VOCÊ SE TORNA UMA OLÓRÌSÀ
COMPLETA.
Na iniciação você é chamado iyawo Òrìsà (noiva de Òrìsà)
até o terceiro ano, em que novo ebo é feito, e então você se
torna Omo-Òrìsà.
Após o sétimo ano de ebo é quando você se torna Olorisa.
Seu conhecimento e serviço para a comunidade, será levado em conta após o seu
sétimo ano.
Agora você pode ser ter um título ou papel especial em sua casa de Òrìsà
ou dentro da comunidade de Òrìsà.
Publicado
no Facebook de Solomon Mgbejume em 20/04/2019
Transcrição
e adaptação de
Luiz
L. Marins em 20/04/2019
https://luizlmarins.wordpress.com