segunda-feira, 19 de outubro de 2020

ALAAFIN ENCOMIUMS PARA UM GOVERNANTE COM PAIXÃO INIGUALÁVEL

Por Bode Durojaiye.



Estas palavras imortais de Alexander Graham Bell, "os homens mais bem sucedidos no final são aqueles cujo sucesso é o resultado de um acréscimo constante - É o homem que cuidadosamente avança passo a passo, com sua mente se tornando mais ampla e mais ampla – e progressivamente mais capaz de compreender qualquer tema ou situação - perseverando no que ele sabe ser prático, e concentrando seu pensamento sobre ele , que é obrigado a ter sucesso no maior grau" – resumir a viagem de vida nos últimos 82 anos de Sua Majestade Imperial, Iku Baba Yeye, Oba [Dr.] Lamidi Olayiwola Adeyemi III, o Alaafin de Oyo, um enigma com uma paixão inigualável pelo grande bem de todos.


Hoje, há tantos artigos a crédito de Oba Adeyemi.


Oba Adeyemi entregou muitos trabalhos como palestrante convidado em ocasiões organizadas por entidades profissionais e grupos.

Mas de grande importância e significado foram dois desses artigos escritos desde 1968, que hoje são profetizadas.


O primeiro foi "serei grande" e o segundo "serei o próximo Alaafin".

Apenas uma semana após a segunda foi escrita, o jovem Adeyemi foi escolhido como o Alaafin-eleito por seis dos sete membros de Oyo-Mesi em Março de 1968 e que marcou o início da tortuosa jornada ao exaltado trono do Alaafin.


Dizer que Oba Adeyemi, hoje, é um grande rei é um eufemismo.


Montando o trono aos 32 anos, o Alaafin tornou-se um dos monarcas altamente respeitados e influentes na era iorubá moderna.


Para uma escola de pensamento, que vê Alaafin Adeyemi III como um workaholic, energético, diligente, corajoso, irreprimível e um governante consciente, seu passado duro, apesar de ter nascido com uma colher de prata na boca, sem dúvida, preparou-o para a tarefa que está por vir, apesar dos desafios desdobrados.


Tendo como pano de fundo as dificuldades que enfrentou enquanto crescia, Oba Adeyemi tornou-se um homem de muitas partes e um deles é que ele é gentil e compassivo e um filantropo, usando o que Deus lhe doou para tocar a vida do povo.

Oba Adeyemi tem levado a chefia tradicional a outro nível, usando sua exposição, riqueza e poder para beneficiar a humanidade.


Alaafin tem demonstrado muita engenhosidade em trazer toques de modernidade ao antigo Palácio Oyo sem perder sua essência tradicional, um desenvolvimento que transformou o local em um centro turístico.


Esse toque não é apenas sobre a infraestrutura e o projeto arquitetônico do palácio, mas também sobre os indivíduos que têm funções estatutárias e tradicionais no palácio.


Por exemplo, 'Oyo-Mesi', membros do gabinete do Alaafin agora andam individualmente em carros pessoais como contra a prática no passado, quando todos eles andavam em um ônibus, enquanto acompanhavam o monarca em uma função.


Segundo o Alaafin, "um governante tradicional deve ser visto como a personificação perfeita da cultura do lugar, bem como a síntese das aspirações e objetivos da nação".'


É para crédito de Oba Adeyemi que um grande número de Obas em toda a terra iorubá hoje são o que eles são em status, tendo usado sua posição como um monarca altamente reverenciado, seu robusto senso de história, habilidades de escrita poderosas e consideração para os outros seres humanos avançarem suas causas.


Alaafin depende muito da vontade e desejos de seus súditos.


Na política também, ele está preocupado com a santidade de sua posição aconteça o que acontecer e com o bem-estar de seu povo.


Assim, para garantir seu apoio, um político deve convencê-lo a oferecer à sua posição exaltada o mais alto grau de dignidade, respeito e honra que merece, bem como o cuidado de seu povo através dos dividendos usuais da democracia.


Um homem de família completo, o monarca adora esportes e treina como boxeador até o momento.


Algumas personalidades importantes, incluindo governantes tradicionais, derramaram encomiums sobre os Alaafin, descrevendo-o como um guardião da cultura e tradição iorubá, um pai que sempre projetou a cultura e a tradição dos iorubás, e que sempre levou em consideração a segurança e o bem-estar de seus súditos e nunca comprometerá a tradição, a cultura e o desenvolvimento de seu povo''.


Eles acrescentaram: "Estamos celebrando o alto-chefe da realeza e principal governante tradicional com paixão inigualável, seu papel paternal entre o povo não poderia ser quantificado, e ele vive além das expectativas de seus súditos em termos de conselhos paternos, serviço à humanidade e contribuições para o desenvolvimento do iorubá".


Palácio do Alaafin
Fonte - 
https://www.facebook.com/pgfoundation.oyo/posts/1734369503407124?__tn__=K-R0.g

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

10 COISAS PARA SABER SOBRE OSOOSI NA ÁFRICA IORUBA

Por Renata Barcelos

Postado em 14/10/2020 



1-Osoosi é encontrado em muitas áreas Yoruba, mas sem dúvidas o maior festival em sua homenagem é realizado em Ile ifé.


2-Obalesun Obatala Agbaye, o alto sacerdote de Obatala em ifé onde o principal templo de Osoosi fica diz que a compressão deles é que Osoosi é um habilidoso caçador é guardião de Obatala e irmão mais novo de Ogun.

3-Obalesun ainda diz que a casa de Oososi foi pintada de branco pela primeira vez por um servente chamado Ka to ka ki ki ki, ka fi enu re so le, ele diz também que a casa de Osoosi se tornou um ponto de amparo a pessoas que precisam de ajuda, e que distribuem frutas e alimentos diariamente. 

4-Em Ifé Osoosi se transformou em um pedra “viva’ que é também cultuada ( a cabeça), Obalesun ainda conta que antes de Osoosi virar pedra ele ordenou que Ka to ka ki ki ki, ka fi enu re so le não tivesse filhos, mas que sempre deixasse a casa aberta para ajudar as pessoas;

5-Em alguns lugares que estive de Abeokuta Osoosi também é conhecido como irmão de Ogun, vi algumas vezes assentado juntos, outras vezes separado. 

6-Em Oyo foi me dito de Osoosi é a yawo (esposa) de Ogun, no entanto cabe uma analise profunda sobre a compreensão da distinção de genero em área yoruba, Ogun foi predominante em Oyo, a função dos seus devotos para com a comunidade pode ter ajudado Osoosi ter se qualificado a estar em funções mais internas e domesticas e compreendia a segurança da comunidade enquanto outros estavam fora, mulheres do clã de Ogun nascida na família em alguns casos são chamadas de Osoosi.

7-Ogun e Osoosi em muitas famílias de Ogun em Oyo são assentados juntos - ojubo feitos juntos e comem as mesmas coisas compartilhadas.

8-Em alguns lugares é possível ver como sua insígnia dentro do seu ojubo um ofa um arco flecha, outros lugares uma grande pedra, em Oyo a ferramenta de Osoosi é um guarda chuvas de ponta cabeça com um pássaro na ponta. 

9-Em Oyo disseram que não há a iniciação para Osoosi e sim fazem Ogun porque ogun já leva Osoosi, em outros locais foi dito que fazem iniciação. 

10-Assim como o culto de Ogun, em Oyo, Osoosi tem como oráculo Obi e apenas Obi.

Beijos  Instagram @Yemoja_Arike

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

15COISAS PARA SABER SOBRE ÒGÚN NA ÁFRICA YORÙBÁ

Publicado por @yemoja_arike 
em 08/10/2020



1- Ire - Ekiti guarda um templo de Ogun, onde ele entrou pela terra , cidade onde Ogun matou os chefes no conselho após não terem falado com ele.

2- Onire até hoje é o nome da coroa real dada ao Rei de Ire-Ekiti

3- Em Oyo uma saudação comum é - O sogun e a resposta é Iku eran - com complemento , Eniyan o ye, Aja ode o wale "Ògún, Ofereço para ÒGÚN, a caça , o humano ficará vivo. E o cachorro do caçador voltará para casa." 
Também se ouve a saudação para Ogun - Ogun Ye! Mo ye!

4- Além dos ferros encontrados nos Ojubo de Ogun, algumas famílias usam uma pedra chamada de Ako okuta.

5- Muitas famílias de Ogun em área Yoruba tem como seu principal oráculo o Obi, e não fazem qualquer uso de Odu - para fazer esentaye ( ritos de nascimento) ou iniciações usam obi.

6- Tieko é o nome de uma flauta que algumas famílias de Ogun usam.

7- nA familia de Ogun em Oyo- Ogun e Osoosi são “assentados’ juntos.

8- Algumas famílias de ogun ainda ocupam as mesmas posições do passado, caça, proteção das estradas e do povo, fabricação de metais.

9- Ode em Yoruba é uma palavra para se referir a caçador. Algumas famílias dizem que Ogun é o grande líder dos ode.

10- Os ijala são cantos próprios das famílias de Ode, alguns animais também possuem ijala.

11 - Iremoje -são cantos que fazem parte do rito de morte dos devotos dos “Ode”, exaltam os feitos na vida para que se torne um ancestral que continue a proteger as funções dentro da comunidade desde o Orun.

12-Gobi( espécie de gorro, Gberi estilo , compõe o vestuário tradicional dos Ode, e junto o Aparu. 

13- As vestimentas dos devotos podem ser de varias cores, verdes , preto, marrom. Em Oyo o ileke de Ogun é da cor preta, em outros lugares é possível encontrar o vermelho sendo usado para Ogun.

14- Ogun pode ser cultuado para qualquer tipo de coisa que um devoto precisar.

15 - Ogun é um Orisa muito popular em area yoruba, seus festivais espalham por todos os lados, ogun é dado como aquele que fundou dezenas de cidades. #ogun #ogum beijos Renata Barcelos - Yemojagbemi Arike. Siga a página - tem mais curiosidades de outros Orisa a caminho ..

terça-feira, 6 de outubro de 2020

10 CURIOSIDADES SOBRE OSUN NA ÁFRICA YORUBA

 Por yemoja_arike (instagram)

1- Osun é também conhecida como Olomi Tutu ( a dona da agua fria/fresca) e muitos outros nomes.

2- O metal conhecido em área yoruba para Osun é o Bronze |latão.

3- Osun tem um dos maiores festivais em número de pessoas, em área Yoruba - Osogbo que acontece agosto de cada ano.

4- As cor mais comum dos ileke Osun é o amarelo, mas em algumas regiões pode ser amarelo e verde, até branco.

5- Assim como Yemoja, é comum ver representações de Osun sendo desenhada com rabos de peixe.

6- Ifé, Ijesa, e Ekiti gostam de reivindicar que são a origem de Osun, e reafirmam que ela esteve ali, Osogbo por sua vez foi onde Osun também fez um pacto para protege a cidade, em Oyo foi a esposa de Sango.

8 - Os devotos de Osun usam o eerindilogun o jogo dos 16 búzios e o Obi - em Oyo, a mitologia da família de osun conta que Obatala quem deu o oráculo a osun, e a família de Obatala também conta em sua mitologia que deu o oráculo para Osun.

9- O rio Osun nasce em no Estado de Ekiti, atravessa o Estado de Osun (OSUN TEM UM ESTADO COM SEU NOME) e desagua em uma Lagoa chamada Lekki no Estado de Lagos, próximo ao rio ògùn rio Yemoja.

10 - Em área Yoruba, Osun é uma das orisa femininas que mais apresentam artigos de metais em seus templos, Abebe (que são leques), ide (pulseiras) e muitos outros metais feitos de bronze/latão. #osun #oshun #oxum

Extra - 11- Homens são também iniciados em Osun em área yoruba e cultuam Osun e possuem hierarquias dentro do culto dela!

Beijos Renata Barcelos - Yemojagbemi Arike. 
Imagem comprobatória

 

TIKTOK ERICK WOLFF

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