sexta-feira, 1 de julho de 2022

COMO IFA MODIFICA O CULTO DE ORIXA NA MATRIZ

 Introdução:

Este texto pretendo mostrar um rápido estudo de caso sobre informações na internet que demonstram como Ifá vem modificando o culto de Orixá na matriz africana.

Este registro é importante para registrar às futuras gerações de estudiosos da religião dos orixás como e por quem as antigas tradições vem sendo modificadas e possivelmente, daqui algumas dezenas de anos, tais modificações sejam apresentadas como tradição da época, porém, terão o registro que não eram assim antigamente.

Breve histórico

Baba Ifagbemi publicou em sua página no Facebook um vídeo de um ritual religioso no qual se vê o okuta (pedra) de Oya "comendo" junto com o okuta de Xangô.

Solicitado por Luiz L. Marins, Baba Ifagbemi informou que o ritual foi realizado pela familia de Ifa Jokotoye Bankole, Ogbomoso, Nigeria, familia ligada ao Adifala Center for Ifa Research - ACIR.

Manifestou-se no post Dra. Paula Gomes, Embaixadora Cultural do falecido Alaafin Oyo, deixando claro a indignação dela com o ritual publicado, dizendo em boa letra que os babalaôs sabem de Ifa, e não tem conhecimento do culto aos Orixás.


Assista o vídeo:



Vejam as imagens do debate:

 











Origem do material coletado: Facebook

Página de Baba Ifagbemi, Ile Ifa Ogbeate, Adifala Temple.

Veja a publicação completa aqui:

quarta-feira, 22 de junho de 2022

SANGO FESTIVAL AT IGBOHO

Por Aare Sangodele Sangobukola Olawale

Postado em 22/06/2022






Kabiesi sango oooo

FONTE - https://www.facebook.com/100004910372078/videos/pcb.2108481335992192/1090893208176311

terça-feira, 21 de junho de 2022

BENIN E OUTROS REINOS DA ÁFRICA OCIDENTAL

Publicado pela BBC

Acessado em 21/06/2022 às 10:49



A África Ocidental foi o lar de alguns grandes reinos e impérios. O primeiro desses reinos pertencia ao povo Nok. Eles eram agricultores, ceramistas e metalúrgicos que se estabeleceram perto do rio Níger por volta de 500 aC.

O reino de Ife se desenvolveu na floresta tropical nos anos 600. Sua arte e religião influenciaram a cultura do Benin, que começou nos anos 900 e atingiu o auge de seu poder entre os anos 1400 e 1600.


Entre 700 e 1600 havia três grandes impérios no centro da África Ocidental: o antigo Gana, Mali e Songhai. Todos ficaram imensamente ricos negociando ouro. Um dos últimos grandes reinos foi Asante. Foi fundada por volta de 1700. O povo Asante era famoso por seu trabalho em ouro.


Explore o mapa abaixo para saber mais sobre os reinos da África Ocidental.









Trabalho de latão no reino de Ife
eram famosos por suas esculturas.
 Esta escultura mostra a cabeça de um
Ooni (governante) de Ife.


Que tipo de arte as pessoas criaram?


O povo da África Ocidental era oleiro e metalúrgico habilidoso. Alguns deles trabalhavam com latão e outros com ouro.


Os oleiros do reino de Nok faziam esculturas de um tipo de argila chamado terracota. Eles criaram figuras de homens e mulheres com cabeças muito grandes. Muitas das figuras tinham penteados elaborados e usavam joias delicadas.


O reino de Ife era famoso por suas esculturas feitas de latão. Trabalhadores de bronze faziam figuras de deuses, humanos e animais.


No reino Asante, os ourives faziam ornamentos para mostrar a riqueza de seu rei. O rei usava colares, anéis, pulseiras e tornozeleiras de ouro. Ele até tinha um par de castanholas de ouro presas ao polegar e indicador. O rei batia as castanholas quando queria que as pessoas o ouvissem!


Quem foi Mansa Musa?


Mansa Musa foi um rei muçulmano do Mali. Ele governou por volta de 1280 a 1340. Escritores árabes o conheceram quando ele fez uma peregrinação à cidade sagrada muçulmana de Meca. Eles ficaram maravilhados com sua riqueza.


Mansa Musa viajou para Meca com uma procissão de 60.000 homens e 12.000 escravos. Cada um dos escravos carregava uma pesada barra de ouro. Ele também levou 80 camelos carregados com sacos de ouro em pó. Musa deu ouro a todas as pessoas pobres que encontrou em seu caminho.


Mansa Musa trouxe de volta ao Mali professores e arquitetos árabes. Ele construiu muitas mesquitas e escolas nas cidades de Timbuktu e Gao. Os prédios tinham cúpulas coloridas e suas portas e janelas eram cobertas de ouro. Alguns desses edifícios sobrevivem em Timbuktu hoje, mas perderam suas decorações. 


Este mapa mostra Mansa Musa com um viajante árabe. Mansa Musa está usando uma coroa de ouro e segura uma grande moeda de ouro na mão.


Este mapa mostra Mansa Musa com um viajante árabe.
Mansa Musa está usando uma coroa de ouro
e segura uma grande moeda de ouro na mão.

O que aconteceu com os reinos africanos?


A maioria dos reinos da África Ocidental lentamente chegou ao fim. Então, novos reinos africanos cresceram para ocupar seu lugar. No entanto, alguns reinos foram tomados por países europeus.


Na década de 1890, muitos países da Europa estavam competindo por terras na África. Eles queriam ganhar o controle de bens comerciais valiosos, como ouro, petróleo e borracha. A Grã-Bretanha e a França queriam terras na África Ocidental.


Em 1897, Benin tornou-se uma colônia britânica. Asante foi declarada colônia britânica em 1902. Isso marcou o fim dos grandes reinos da África Ocidental.


Até a década de 1950, a África era governada por países europeus, mas depois as coisas começaram a mudar. Nos 30 anos seguintes, mais de 40 países africanos conquistaram sua independência. Hoje, o antigo reino de Benin faz parte da Nigéria e Asante está em Gana.


Hoje, o povo Asante ainda se lembra de suas antigas tradições.
 Eles realizam cerimônias especiais chamadas durbars.
Esta fotografia mostra um chefe Asante em um durbar.


Material Complementar:


Em 1352, um viajante árabe chamado Ibn Battuta visitou o Mali.
Chegou à cidade de Niani onde Mansa Suleyman,
neto de Mansa Musa, tinha seu palácio. Suleyman
não era um grande governante como Musa,
mas vivia com estilo! Descubra o que Ibn Battuta viu.

Transcrição de áudio

Fiz uma viagem miserável pelo deserto do Saara. Apenas o pensamento do famoso reino do Mali me fez continuar. Eu tinha ouvido grandes histórias sobre a terra do ouro e sabia que tinha que ver com meus próprios olhos.


Nesse momento, quando cheguei ao reino do Mali, quase morri! Comi um inhame podre que me deixou tão doente que tive que levar para a cama. Passaram-se dois meses inteiros antes que eu tivesse forças para visitar o palácio real.


Ao chegar aos portões do palácio, vi cerca de 300 escravos, alguns armados com arcos e outros com lanças - todos dedicados ao serviço de seu rei, Mansa Suleyman. Então fui conduzido ao vasto salão do conselho onde o rei recebia seus visitantes.


Ninguém tinha permissão para se aproximar do rei diretamente. Em vez disso, sentei-me com chefes, guerreiros e visitantes de todos os tipos. Esperamos em uma larga avenida ladeada de árvores, pela nossa vez de enviar uma mensagem.


Quando finalmente cheguei à minha vez, tive que falar por meio de um intérprete. Ele era uma figura esplêndida em mantos de seda usando um turbante com franjas elaboradas. Então o intérprete falou com um homem que estava perto do rei e aquele homem finalmente deu minha mensagem ao rei.


Em outro dia, participei de um festival em homenagem ao rei. Eu vi um desfile de chefes todos montados a cavalo, com seus seguidores carregando armas e tocando tambores e cornetas. Havia outros músicos com instrumentos feitos de palhetas e cabaças, que batiam com baquetas para fazer um som maravilhoso.


O Intérprete sentou-se em uma cadeira especial e cantou alto em louvor ao seu rei. Ele foi acompanhado por um coro de mulheres e pajens, e então vieram os acrobatas e malabaristas com espadas.


Quando finalmente consegui ver Mansa Suleyman, ele me deu um presente estranho - um pequeno prato de pão, carne e iogurte. Mais tarde, reclamei com ele, contando-lhe todos os governantes generosos que conhecera em minhas viagens. Depois disso, ele me ofereceu uma casa onde eu poderia ficar e quando deixei seu país ele me deu presentes de ouro.


Jamais esquecerei minha visita ao Mali por mais tempo que eu viva.

Fonte - 
https://www.bbc.co.uk/bitesize/topics/zpvckqt/articles/z883gk7#:~:text=The%20kingdom%20of%20Ife%20developed,the%201400s%20and%20the%201600s.

ILE-IFE É O REINO MAIS ANTIGO DA NIGÉRIA, NÃO BINI

Por Professor Omodion Imafidon
Publicado em 19/06/2022, acessado em 21/06/2022 às 10:24



O Reino de Ile-Ife é o reino mais antigo da Nigéria e o segundo reino mais antigo depois do reino saheliano de Gana na África Ocidental, registrado a partir do século XI. 

Algumas evidências históricas provam que Ile-Ife era do século 4, enquanto outros diziam que Ile-Ife existia na história da humanidade, e a prova não deveria ser conhecida por ninguém ou registrada. 

O historiador grego, Heródoto, o pai da História que viveu de 4824 AC até 424 AC disse sobre Ife: "De acordo com a história, havia cinco cidades antigas na África entre 3000 e 1000 AC, das quais uma era Ife". 

De acordo com a BBC UK, o reino de Ife se desenvolveu na floresta tropical nos anos 600. Sua arte e religião influenciaram a cultura do Benin, que começou nos anos 900 e atingiu o auge de seu poder entre os anos 1400 e 1600.

Entre 700 e 1600, havia três grandes impérios no centro da África Ocidental: o antigo Gana, Mali e Songhai. Todos eles enriqueceram imensamente com o comércio de ouro. 

Um dos últimos grandes reinos foi Asante. Foi fundada por volta de 1700. O povo Asante era famoso por seu trabalho em ouro. 

O Reino Bini que mais tarde foi destruído pelos britânicos foi formado em 1170 DC. O Reino Bini era um Reino vizinho ao Reino de Ile-Ife, e é por isso que na história do bini hoje, o Governante que estabeleceu Obaship em bini era de Ile-Ife (Olumense 1971) etc. 

As maiores fontes étnicas na África Ocidental de Ile-Ife vão da Nigéria, República do Benin, Gana, Gâmbia etc. A raiz de algumas dessas tribos antigas nos países da África Ocidental foi atribuída a Ile-Ife. 

Pai da história Heródoto, colocou em seu registro que os europeus só atacaram o reino de Bini devido a divergências, não é que não existam outros reinos vizinhos. Se não houvesse reino vizinho, então o príncipe de Ile-Ife não seria convidado pelo povo bini para governar suas terras. Ile-Ife permanece onde está hoje em um lugar agora chamado de Nigéria Ocidental, mas podemos ver a maioria das tribos, mesmo fora da Nigéria, traçando suas raízes para ile-ife. A história revela que Ile-Ife existia antes que o historiador começasse a registrá-la. Ile-Ife não foi criado por nenhum governante ou rei. Era uma floresta antes de ser estabelecida pelo habitante e os registros foram feitos. 

Prof. Omodion Imafidon Nigéria, África Ocidental. 
Publicado: Olho do passado.

domingo, 19 de junho de 2022

A DANÇA DO PILÃO

Por Omo Ogiyan

Em 17/06/2020



Em ritual no Palácio de Ogiyan (Nigéria), as rainhas tocam agogo enquanto outras mulheres da família real fazem uma dança com movimentos que lembram o ato de pilar inhame. EPA OGIYAN! OGIYAN EPA!



Fonte - https://www.facebook.com/watch?v=1204444466574924

HISTÓRIA DA NIGÉRIA, ÁFRICA. (PARTE UM)

Por por African Voice
Postado em 18/06/2022 acessado em 19/06/2022 às 8:00 hrs


Versão em Português (tradutor online)

A história da Nigéria pode ser rastreada até os colonos negociando no Oriente Médio e na África já em 1100 aC. Numerosas civilizações africanas antigas se estabeleceram na região que hoje é conhecida como Nigéria, como o Reino de Nri, o Império de Benin e o Império de Oyo. O Islã chegou à Nigéria através do Império Bornu entre (1068 dC) e os Estados Hausa por volta de (1385 dC) durante o século 11, enquanto o cristianismo chegou à Nigéria no século 15 através de monges agostinianos e capuchinhos de Portugal. ocupava parte da região. A partir do século XV, traficantes de escravos europeus chegaram à região para comprar africanos escravizados como parte do comércio de escravos no Atlântico, que começou na região da atual Nigéria; o primeiro porto nigeriano usado pelos traficantes de escravos europeus foi Badagry, um porto costeiro. Os mercadores locais forneciam-lhes escravos, aumentando os conflitos entre os grupos étnicos da região e interrompendo os antigos padrões de comércio através da rota Trans-Sahariana. Lagos foi ocupada por forças britânicas em 1851 e formalmente anexada pela Grã-Bretanha no ano de 1865. A Nigéria tornou-se um protetorado britânico em 1901. O período de domínio britânico durou até 1960, quando um movimento de independência levou à independência do país. A Nigéria se tornou uma república em 1963, mas sucumbiu ao regime militar três anos depois, após um sangrento golpe de estado. Um movimento separatista mais tarde formou a República de Biafra em 1967, levando à Guerra Civil Nigeriana de três anos. A Nigéria tornou-se uma república novamente depois que uma nova constituição foi escrita em 1979. No entanto, a república durou pouco, pois os militares tomaram o poder novamente em 1983 e depois governaram por dez anos. Uma nova república foi planejada para ser estabelecida em 1993, mas foi abortada pelo general Sani Abacha. Abacha morreu em 1998 e uma quarta república foi estabelecida mais tarde no ano seguinte, que encerrou três décadas de regime militar intermitente. Pré-história A pesquisa arqueológica, iniciada por Charles Thurstan Shaw, mostrou uma longa história de assentamento humano na Nigéria. Escavações em Ugwuele, Afikpo e Nsukka mostram evidências de habitação já em 6.000 aC. As escavações de Shaw em Igbo-Ukwu revelaram uma cultura indígena do século IX que criou um trabalho altamente sofisticado em metalurgia de bronze, independente da influência árabe ou européia e séculos antes de outros locais que eram mais conhecidos na época da descoberta. O mais antigo exemplo conhecido de um esqueleto humano fóssil encontrado em qualquer lugar da África Ocidental, que tem 13.000 anos, foi encontrado em Iwo-Eleru em Isarun, oeste da Nigéria, e atesta a antiguidade da habitação na região. A canoa Dufuna foi descoberta em 1987 não muito longe do rio Komadugu Gana, no estado de Yobe. A datação por radiocarbono de uma amostra de carvão encontrada perto do local data a canoa de 8.500 a 8.000 anos, ligando o local ao Lago Mega Chade. É o barco mais antigo descoberto na África e o segundo mais antigo conhecido em todo o mundo. As cabeças de machado de pedra, importadas em grande quantidade do norte e usadas na abertura da floresta para o desenvolvimento agrícola, eram veneradas pelos descendentes iorubás dos pioneiros neolíticos como "raios" lançados à terra pelos deuses. Cultura Nok e início da Idade do Ferro A cultura Nok prosperou de aproximadamente 1.500 aC a cerca de 200 dC no planalto de Jos, no norte e centro da Nigéria, e produziu figuras de terracota em tamanho real que incluem cabeças humanas, figuras humanas e animais. Os fornos de fundição de ferro em Taruga, um local de Nok, datam de cerca de 600 aC. Acredita-se que a cultura Nok tenha começado a fundir ferro por volta de 600-500 aC e possivelmente alguns séculos antes. As escavações da represa de Kainji revelaram trabalho em ferro no século II aC. Evidências de fundição de ferro também foram escavadas em locais na região de Nsukka, no sudeste da Nigéria, no que hoje é Igboland: datando de 2.000 aC no local de Lejja (Uzomaka 2009) e de 750 aC e no local de Opi (Holl 2009) . A transição do Neolítico para a Idade do Ferro aparentemente foi alcançada de forma indígena, sem produção intermediária de bronze. Outros sugeriram que a tecnologia se mudou para o oeste do Vale do Nilo, embora a Idade do Ferro no vale do rio Níger e na região da floresta pareça anteceder a introdução da metalurgia na savana superior em mais de 800 anos. A tecnologia de ferro mais antiga na África Ocidental também foi considerada contemporânea ou anterior à do vale do Nilo e do norte da África, e alguns arqueólogos acreditam que a metalurgia do ferro provavelmente foi desenvolvida independentemente na África Ocidental subsaariana. Primeiros estados antes de 1500 Ver artigo principal: História da Nigéria antes de 1500 Os primeiros reinos e estados independentes que compõem o atual estado da Nigéria são (em ordem alfabética): Reino do Benim Reino Borgu Império Fulani Reinos Hausa Império Kanem Bornu Reino Kwararafa Reino de Ibibio Reino Nri Reino Nupe Império de Oyo Império Songhai Reino Warri Reino de Ile Ife Reino do Leste de Yagba Oyo e Benin Ver artigo principal: Império Oyo Durante o século XV, Oyo e Benin superaram Ife como potências políticas e econômicas, embora Ife tenha preservado seu status de centro religioso. O respeito pelas funções sacerdotais dos oni de Ife foi um fator crucial na evolução da cultura iorubá. O modelo de governo Ife foi adaptado em Oyo, onde um membro de sua dinastia governante controlava várias cidades-estado menores. Um conselho de estado (o Oyo Mesi) nomeou o Alaafin (rei) e agiu como um controle de sua autoridade. Sua capital estava situada a cerca de 100 km ao norte da atual Oyo. Ao contrário dos reinos iorubás confinados à floresta, Oyo estava na savana e extraiu sua força militar de suas forças de cavalaria, que estabeleceram hegemonia sobre os reinos adjacentes de Nupe e Borgu e, assim, desenvolveram rotas comerciais mais ao norte. O Império do Benin (1440-1897; chamado Bini pelos habitantes locais) era um estado africano pré-colonial no que hoje é a Nigéria moderna. Não deve ser confundido com o país moderno chamado Benin, anteriormente chamado Dahomey. Império Benin Os Igala são um grupo étnico da Nigéria. Sua terra natal, o antigo Reino de Igala, é uma área aproximadamente triangular de cerca de 14.000 km2 (5.400 sq mi) no ângulo formado pelos rios Benue e Níger. A área era anteriormente a Divisão de Igala da província de Kabba, e agora faz parte do Estado de Kogi. A capital é Idah no estado de Kogi. O povo Igala é encontrado principalmente no estado de Kogi. Eles podem ser encontrados em Idah, Igalamela/Odolu, Ajaka, Ofu, Olamaboro, Dekina, Bassa, Ankpa, Omala, Lokoja, Ibaji, Ajaokuta, Lokoja e Kotonkarfe Governo local, todos no estado de Kogi. outros estados onde Igalas são encontrados é o estado de Edo, estado do Delta, estado de Enugu, estado de Nasarawa, estado de Ebonyi. O banco real de Olu de warri foi fundado por um príncipe Igala. o asagba de asaba no estado do Delta também foi fundado por um príncipe de Igala. Estados de savana Durante o século 16, o Império Songhai atingiu seu auge, estendendo-se dos rios Senegal e Gâmbia e incorporando parte da Hausaland no leste. Simultaneamente, a Dinastia Saifawa de Borno conquistou Kanem e estendeu o controle a oeste para as cidades Hausa que não estavam sob a autoridade Songhai. Em grande parte por causa da influência de Songhai, houve um florescimento do aprendizado e da cultura islâmica. Songhai entrou em colapso em 1591, quando um exército marroquino conquistou Gao e Timbuktu. Marrocos foi incapaz de controlar o império e as várias províncias, incluindo os estados Hausa, tornaram-se independentes. O colapso minou a hegemonia de Songhai sobre os estados Hausa e alterou abruptamente o curso da história regional. 1830 Borno atingiu seu ápice sob mai Idris Aloma (ca. 1569–1600) durante cujo reinado Kanem foi reconquistado. A destruição de Songhai deixou Borno incontestável e até o século 18 Borno dominou o norte da Nigéria. Apesar da hegemonia de Borno, os estados Hausa continuaram a lutar pela ascendência. Gradualmente, a posição de Borno enfraqueceu; sua incapacidade de verificar rivalidades políticas entre cidades hausa concorrentes foi um exemplo desse declínio. Outro fator foi a ameaça militar dos tuaregues centrados em Agades que penetraram nos distritos do norte de Borno. A principal causa do declínio de Borno foi uma seca severa que atingiu o Sahel e a savana em meados do século XVIII. Como consequência, Borno perdeu muitos territórios do norte para os tuaregues, cuja mobilidade lhes permitiu suportar a fome de forma mais eficaz. Borno recuperou parte de seu antigo poder nas décadas seguintes, mas outra seca ocorreu na década de 1790, enfraquecendo novamente o estado. A instabilidade ecológica e política forneceu o pano de fundo para a jihad de Usman dan Fodio. As rivalidades militares dos estados hausa sobrecarregaram os recursos econômicos da região em um momento em que a seca e a fome minavam agricultores e pastores. Muitos Fulani se mudaram para Hausaland e Borno, e sua chegada aumentou as tensões porque não tinham lealdade às autoridades políticas, que os viam como uma fonte de aumento de impostos. No final do século 18, alguns ulemás muçulmanos começaram a articular as queixas das pessoas comuns. Os esforços para eliminar ou controlar esses líderes religiosos apenas aumentaram as tensões, preparando o terreno para a jihad. De acordo com a Encyclopedia of African History, "Estima-se que na década de 1890 a maior população escrava do mundo, cerca de 2 milhões de pessoas, estava concentrada nos territórios do califado de Sokoto. O uso de mão de obra escrava era extenso, especialmente na agricultura ." Reinos do norte do Sahel O comércio é a chave para o surgimento de comunidades organizadas nas porções sahelianas da Nigéria. Os habitantes pré-históricos que se adaptaram ao deserto invasor foram amplamente dispersos no terceiro milênio aC, quando começou a dessecação do Saara. As rotas comerciais trans-saarianas ligaram o Sudão ocidental ao Mediterrâneo desde a época de Cartago e ao Alto Nilo desde uma data muito anterior, estabelecendo vias de comunicação e influência cultural que permaneceram abertas até o final do século XIX. Por essas mesmas rotas, o Islã fez seu caminho para o sul na África Ocidental após o século IX. A essa altura, uma série de estados dinásticos, incluindo os primeiros estados hausa, se estendia pelo oeste e centro do Sudão. Os mais poderosos desses estados foram Gana, Gao e Kanem, que não estavam dentro dos limites da Nigéria moderna, mas que influenciaram a história da savana nigeriana. Gana declinou no século 11, mas foi sucedido pelo Império do Mali, que consolidou grande parte do Sudão ocidental no século 13. Após a dissolução do Mali, um líder local chamado Sonni Ali (1464–1492) fundou o Império Songhai na região do meio do Níger e do oeste do Sudão e assumiu o controle do comércio transaariano. Sonni Ali tomou Timbuktu em 1468 e Djenné em 1473, construindo seu regime com base nas receitas do comércio e na cooperação de mercadores muçulmanos. Seu sucessor Askia Muhammad Ture (1493-1528) fez do Islã a religião oficial, construiu mesquitas e trouxe estudiosos muçulmanos, incluindo al-Maghili (d.1504), o fundador de uma importante tradição de erudição muçulmana africana sudanesa, para Gao. Embora esses impérios ocidentais tivessem pouca influência política na savana nigeriana antes de 1500, eles tiveram um forte impacto cultural e econômico que se tornou mais pronunciado no século XVI, especialmente porque esses estados foram associados à disseminação do Islã e do comércio. Ao longo do século 16, grande parte do norte da Nigéria prestou homenagem a Songhai no oeste ou a Borno, um império rival no leste. A Idade de Ouro Durante os séculos 14 e 16, a demanda por ouro aumentou devido aos estados europeus e islâmicos que queriam mudar suas moedas para ouro. Isso levou a um aumento no comércio trans-saariano. Império Kanem–Bornu Ver artigo principal: Império Kanem–Bornu A história de Borno está intimamente associada a Kanem, que alcançou o status imperial na bacia do Lago Chade no século XIII. Kanem expandiu-se para o oeste para incluir a área que se tornou Borno. O mai (rei) de Kanem e sua corte aceitaram o Islã no século 11, como os impérios ocidentais também fizeram. O Islã foi usado para reforçar as estruturas políticas e sociais do estado, embora muitos costumes estabelecidos fossem mantidos. As mulheres, por exemplo, continuaram a exercer considerável influência política. O mai empregou seu guarda-costas montado e um exército incipiente de nobres para estender a autoridade de Kanem em Borno. Por tradição, o território era conferido ao herdeiro do trono para governar durante seu aprendizado. No século 14, no entanto, o conflito dinástico forçou o então grupo governante e seus seguidores a se mudarem para Borno, enquanto o resultado do Kanuri emergiu como um grupo étnico no final dos séculos 14 e 15. A guerra civil que interrompeu Kanem na segunda metade do século XIV resultou na independência de Borno.[carece de fontes] A prosperidade de Borno dependia do comércio trans-sudanico de escravos e do comércio do deserto de sal e gado. A necessidade de proteger seus interesses comerciais obrigou Borno a intervir em Kanem, que continuou sendo um teatro de guerra ao longo do século XV e no século XVI. Apesar de sua relativa fraqueza política neste período, a corte e as mesquitas de Borno sob o patrocínio de uma linha de reis acadêmicos ganharam fama como centros de cultura e aprendizado islâmicos. Reinos Hausa Os Reinos Hausa eram uma coleção de estados iniciados pelo povo Hausa, situados entre o rio Níger e o lago Chade. Sua história se reflete na lenda de Bayajidda, que descreve as aventuras do herói de Baghdadi Bayajidda, culminando com a morte da cobra no poço de Daura e o casamento com a rainha local magajiya Daurama. Enquanto o herói teve um filho com a rainha, Bawo, e outro filho com a serva da rainha, Karbagari. Mitologia Sarki Segundo a lenda de Bayajidda, os estados Hausa foram fundados pelos filhos de Bayajidda, um príncipe cuja origem difere pela tradição, mas o cânon oficial o registra como a pessoa que se casou com a última Kabara de Daura e anunciou o fim dos monarcas matriarcais que haviam outrora governou o povo Hausa. A erudição histórica contemporânea vê essa lenda como uma alegoria semelhante a muitas naquela região da África que provavelmente fez referência a um grande evento, como uma mudança nas dinastias governantes. Banza Bakwai De acordo com a lenda de Bayajidda, os estados de Banza Bakwai foram fundados pelos sete filhos de Karbagari ("Tomador de Cidades"), o filho único de Bayajidda e da escrava Bagwariya. Eles são chamados de Banza Bakwai, que significa Bastardo ou Sete Falsos, devido ao status de escravo de sua ancestral. Zamfara (estado habitado por falantes de Hausa) Kebbi (estado habitado por falantes de Hausa) Yauri (também chamado de Yawuri) Gwari (também chamado Gwariland) Kwararafa (o estado do povo Jukun) Nupe (estado do povo Nupe) Ilorin (foi fundada por falantes de Hausa. Falantes hausa: Daura: Kano: Katsina Zaria (Zazzau) Gobir Rano Biram: Desde o início da história Hausa, os sete estados da Hausalândia dividiram as atividades produtivas e trabalhistas de acordo com sua localização e recursos naturais. Kano e Rano eram conhecidos como os "Chefes do Indigo". O algodão crescia facilmente nas grandes planícies desses estados, e eles se tornaram os principais produtores de tecido, tecendo e tingindo-o antes de enviá-lo em caravanas para os outros estados dentro da Hausalândia e para extensas regiões além. Biram era a sede original do governo, enquanto Zaria fornecia mão de obra e era conhecido como o "Chefe dos Escravos". Katsina e Daura eram os "chefes do mercado", pois sua localização geográfica lhes dava acesso direto às caravanas que vinham do norte pelo deserto. Gobir, localizado no oeste, era o "Chefe da Guerra" e era o principal responsável por proteger o império dos reinos invasores de Gana e Songhai. O Islã chegou à Hausaland ao longo das rotas das caravanas. A famosa crônica de Kano registra a conversão da dinastia governante de Kano por clérigos do Mali, demonstrando que a influência imperial do Mali se estendia até o leste. A aceitação do Islã foi gradual e muitas vezes nominal no campo, onde a religião popular continuou a exercer uma forte influência. No entanto, Kano e Katsina, com suas famosas mesquitas e escolas, passaram a participar plenamente da vida cultural e intelectual do mundo islâmico. Os Fulani começaram a entrar no país Hausa no século 13 e no século 15, eles também cuidavam de gado, ovelhas e cabras em Borno. Os Fulani vieram do vale do rio Senegal, onde seus ancestrais desenvolveram um método de manejo do gado baseado na transumância. Gradualmente, eles se moveram para o leste, primeiro para os centros dos impérios de Mali e Songhai e, eventualmente, para Hausaland e Borno. Alguns Fulbe se converteram ao Islã já no século 11 e se estabeleceram entre os Hausa, de quem se tornaram racialmente indistinguíveis. Lá eles constituíram uma elite devotamente religiosa e educada que se tornou indispensável para os reis hausa como conselheiros do governo, juízes islâmicos e professores. Zênite Os Reinos Hausa foram mencionados pela primeira vez por Ya'qubi no século IX e foram pelos vibrantes centros comerciais do século XV competindo com Kanem-Bornu e o Império do Mali. As exportações primárias eram escravos, couro, ouro, tecido, sal, nozes de cola e henna. Em vários momentos de sua história, os Hausa conseguiram estabelecer um controle central sobre seus estados, mas essa unidade sempre se mostrou curta. No século 11, as conquistas iniciadas por Gijimasu de Kano culminaram no nascimento da primeira nação Hausa unida sob a rainha Amina, a Sultana de Zazzau, mas severas rivalidades entre os estados levaram a períodos de dominação por grandes potências como os Songhai, Kanem e os Fulanos. Fall Apesar do crescimento relativamente constante, os estados Hausa eram vulneráveis ​​à agressão e, embora a grande maioria de seus habitantes fosse muçulmana no século 16, eles foram atacados por jihadistas Fulani de 1804 a 1808. Em 1808, a Nação Hausa foi finalmente conquistada por Usman dan Fodio e incorporado ao Califado Hausa-Fulani Sokoto. Yorubá Historicamente, o povo iorubá tem sido o grupo dominante na margem oeste do Níger. Seus parentes linguísticos mais próximos são os Igala, que vivem no lado oposto da divergência do Níger com o Benue, e de quem se acredita terem se separado há cerca de 2.000 anos. Os iorubás estavam organizados em grupos majoritariamente patrilineares que ocupavam comunidades aldeãs e subsistiam da agricultura. Aproximadamente a partir do século VIII, os compostos de aldeias adjacentes chamados ile se uniram em inúmeras cidades-estado territoriais nas quais as lealdades dos clãs tornaram-se subordinadas aos chefes dinásticos. A urbanização foi acompanhada por altos níveis de realização artística, particularmente na escultura em terracota e marfim e na sofisticada fundição de metal produzida em Ife. Os iorubás são especialmente conhecidos pelo Império Oyo que dominou a região que detinha a supremacia sobre outras nações iorubás como o Reino Egba, o Reino Ijebu e o Egbado. Em seu auge, eles também dominaram o Reino de Dahomey (agora localizado na moderna República do Benin). Os Yoruba prestam homenagem a um panteão composto por uma Divindade Suprema, Olorun e o Orixá. O Olorun é agora chamado de Deus na língua iorubá. Existem 400 divindades chamadas Orixá que realizam diversas tarefas. De acordo com os iorubás, Oduduwa é considerado o ancestral dos reis iorubás. De acordo com um dos vários mitos sobre ele, ele fundou Ife e despachou seus filhos e filhas para estabelecer reinos semelhantes em outras partes do que hoje é conhecido como Yorubaland. A Yorubaland agora consiste em diferentes tribos de diferentes estados localizados na parte sudoeste do país, estados como o estado de Lagos, o estado de Oyo, o estado de Ondo, o estado de Osun, o estado de Ekiti e o estado de Ogun, entre outros. Reino Igbo Artigos principais: Awka, Onitsha, Owerri, Confederação Aro e Abiriba Reino Nri O Reino de Nri é considerado a base da cultura Igbo e o reino mais antigo da Nigéria. Nri e Aguleri, de onde se origina o mito da criação Igbo, estão no território do clã Umueri, que traça suas linhagens até a figura do rei patriarcal, Eri. As origens de Eri não são claras, embora ele tenha sido descrito como um "ser do céu" enviado por Chukwu (Deus). Ele foi caracterizado como o primeiro a dar ordem social ao povo de Anambra. Evidências arqueológicas sugerem que a hegemonia Nri na Igbolândia pode remontar ao século IX, e enterros reais foram desenterrados datando pelo menos do século X. Acredita-se que Eri, o fundador semelhante a um deus de Nri, tenha se estabelecido na região por volta de 948 com outras culturas Igbo relacionadas seguindo no século 13. O primeiro Eze Nri (Rei de Nri), Ìfikuánim, seguiu diretamente após ele. De acordo com a tradição oral Igbo, seu reinado começou em 1043. Pelo menos um historiador coloca o reinado de Ìfikuánim muito mais tarde, por volta de 1225. Cada rei traça sua origem até o ancestral fundador, Eri. Cada rei é uma reprodução ritual de Eri. O rito de iniciação de um novo rei mostra que o processo ritual de tornar-se Ezenri (rei-sacerdote Nri) segue de perto o caminho traçado pelo herói ao estabelecer o reino Nri. — E. Elochukwu Uzukwu Nri e Aguleri e parte do clã Umueri, um aglomerado de grupos de aldeias Igbo que traça suas origens a um céu chamado Eri e, significativamente, inclui (do ponto de vista de seus membros Igbo) o reino vizinho de Igala. — Elizabeth Allo Isichei O Reino de Nri era uma religião-política, uma espécie de estado teocrático, que se desenvolveu no coração central da região Igbo. O Nri tinha um código simbólico tabu com seis tipos. Estes incluíam tabus humanos (como o nascimento de gêmeos), animais (como matar ou comer pítons), objetos, temporais, comportamentais, de fala e de lugar. As regras sobre esses tabus foram usadas para educar e governar os súditos de Nri. Isso significava que, embora alguns igbos pudessem ter vivido sob diferentes administrações formais, todos os seguidores da religião igbo tinham que obedecer às regras da fé e obedecer ao seu representante na terra, o Eze Nri. Declínio do reino Nri Com o declínio do reino Nri nos séculos 15 a 17, vários estados, uma vez sob sua influência, tornaram-se poderosas oligarquias econômicas oraculares e grandes estados comerciais que dominaram a Igbolândia. A cidade-estado vizinha de Awka subiu no poder como resultado de seu poderoso oráculo de Agbala e experiência em metalurgia. O Reino Onitsha, originalmente habitado por Igbos do leste do Níger, foi fundado no século XVI por migrantes de Anioma (Igbolândia Ocidental). Grupos posteriores como os comerciantes Igala do interior se estabeleceram em Onitsha no século XVIII. Reinos igbos ocidentais, como Aboh, dominaram o comércio na região do baixo Níger desde o século XVII até a penetração européia. O estado de Umunoha na área de Owerri usou o oráculo Igwe ka Ala a seu favor. No entanto, o estado de Cross River Igbo como o Aro teve a maior influência em Igboland e áreas adjacentes após o declínio de Nri. O reino Arochukwu surgiu após as Guerras Aro-Ibibio de 1630 a 1720, e passou a formar a Confederação Aro que dominou economicamente o interior da Nigéria Oriental. A fonte do domínio econômico da Confederação Aro foi baseada no oráculo judicial de Ibini Ukpabi ("Long Juju") e suas forças militares que incluíam poderosos aliados como Ohafia, Abam, Ezza e outros estados vizinhos relacionados. Os Abiriba e Aro são Irmãos cuja migração é traçada para o Reino Ekpa, a leste do rio Cross, sua localização exata foi em Ekpa (Mkpa) a leste do rio Cross. Eles cruzaram o rio para Urupkam (Usukpam) a oeste do rio Cross e fundaram dois assentamentos: Ena Uda e Ena Ofia na atual Erai. Aro e Abiriba cooperaram para se tornar uma poderosa força econômica. Os deuses igbos, como os iorubás, eram numerosos, mas seu relacionamento entre si e com os seres humanos era essencialmente igualitário, refletindo a sociedade igbo como um todo. Uma série de oráculos e cultos locais atraíam devotos, enquanto a divindade central, a mãe terra e figura da fertilidade Ala, era venerada em santuários em toda a Igbolândia. A fraqueza de uma teoria popular de que os Igbos eram apátridas repousa na escassez de evidências históricas da sociedade Igbo pré-colonial. Há uma enorme lacuna entre os achados arqueológicos de Igbo Ukwu, que revelam uma rica cultura material no coração da região Igbo no século VIII, e as tradições orais do século XX. Benin exerceu considerável influência sobre o Igbo ocidental, que adotou muitas das estruturas políticas familiares à região Yoruba-Benin, mas Asaba e seus vizinhos imediatos, como Ibusa, Ogwashi-Ukwu, Okpanam, Issele-Azagba e Issele-Ukwu, foram muito mais perto do Reino de Nri. Ofega era a rainha do imabana Onitsha Igbo.Igbo. Akwa Akpa Ver artigo principal: Akwa Akpa A moderna cidade de Calabar foi fundada em 1786 por famílias Efik que deixaram Creek Town, mais acima no rio Calabar, estabelecendo-se na margem leste em uma posição onde podiam dominar o tráfego de navios europeus que ancoravam no rio e logo tornando-se o mais poderoso na região que se estende de agora Calabar até Bakkasi no leste e Oron Nation no oeste. Akwa Akpa (chamado Calabar pelos espanhóis) tornou-se um centro do comércio de escravos no Atlântico, onde os escravos africanos eram vendidos em troca de produtos manufaturados europeus. O povo Igbo formava a maioria dos africanos escravizados que eram vendidos como escravos de Calabar, apesar de serem minoria entre os grupos étnicos da região. De 1725 a 1750, cerca de 17.000 africanos escravizados foram vendidos de Calabar para traficantes de escravos europeus; de 1772 a 1775, o número subiu para mais de 62.000. Com a supressão do tráfico de escravos, o óleo de palma e o palmiste tornaram-se as principais exportações. Os chefes de Akwa Akpa colocaram-se sob proteção britânica em 1884. De 1884 até 1906 Old Calabar foi a sede do Protetorado da Costa do Níger, depois do qual Lagos se tornou o centro principal. Agora chamada Calabar, a cidade permaneceu um importante porto de transporte de marfim, madeira, cera de abelha e produtos de palma até 1916, quando o terminal ferroviário foi inaugurado em Port Harcourt, 145 km a oeste. Uma esfera de influência britânica. Após as Guerras Napoleônicas, os britânicos expandiram o comércio com o interior da Nigéria. Em 1885, as reivindicações britânicas de uma esfera de influência da África Ocidental receberam reconhecimento internacional; e no ano seguinte, a Royal Niger Company foi fundada sob a liderança de Sir George Taubman Goldie. Em 31 de dezembro de 1899, a carta da Royal Niger Company foi revogada pelo governo britânico, e a quantia de £ 865.000 foi paga à empresa como compensação. Todo o território da Royal Niger Company caiu nas mãos do governo britânico. Em 1 de janeiro de 1900, o Império Britânico criou o Protetorado do Sul da Nigéria e o Protetorado do Norte da Nigéria. Em 1914, a área foi formalmente unida como a Colônia e Protetorado da Nigéria. Administrativamente, a Nigéria permaneceu dividida nas Províncias do Norte e do Sul e na Colônia de Lagos. A educação ocidental e o desenvolvimento de uma economia moderna ocorreram mais rapidamente no sul do que no norte, com consequências sentidas na vida política da Nigéria desde então. Após a Segunda Guerra Mundial, em resposta ao crescimento do nacionalismo nigeriano e às demandas por independência, sucessivas constituições legisladas pelo governo britânico levaram a Nigéria a um governo autônomo em uma base representativa e cada vez mais federal. Em 1 de outubro de 1954, a colônia tornou-se a Federação autônoma da Nigéria. Em meados do século 20, a grande onda de independência estava varrendo a África. Em 27 de outubro de 1958, a Grã-Bretanha concordou que a Nigéria se tornaria um estado independente em 1º de outubro de 1960. Independência. A Federação da Nigéria obteve independência total em 1º de outubro de 1960 sob uma constituição que previa um governo parlamentar e uma medida substancial de autogoverno para as três regiões do país. De 1959 a 1960, Jaja Wachuku foi o primeiro presidente nigeriano do Parlamento nigeriano, também chamado de "Câmara dos Representantes". Jaja Wachuku substituiu Sir Frederick Metcalfe da Grã-Bretanha. Notavelmente, como primeiro presidente da Câmara, Jaja Wachuku recebeu o Instrumento de Independência da Nigéria, também conhecido como Carta da Liberdade, em 1 de outubro de 1960, da princesa Alexandra de Kent, representante da rainha nas cerimônias de independência da Nigéria. A rainha Elizabeth II era monarca da Nigéria e chefe de estado, e a Nigéria era membro da Comunidade Britânica de Nações. O governo federal recebeu poderes exclusivos em defesa, relações exteriores e política comercial e fiscal. O monarca da Nigéria ainda era chefe de Estado, mas o poder legislativo era investido em um parlamento bicameral, o poder executivo em um primeiro-ministro e gabinete e a autoridade judicial em um Supremo Tribunal Federal. Os partidos políticos, no entanto, tendiam a refletir a composição dos três principais grupos étnicos. O Congresso do Povo da Nigéria (NPC) representava interesses conservadores, muçulmanos, em grande parte Hausa e Fulani que dominavam a Região Norte. A região norte do país, composta por três quartos da área terrestre e mais da metade da população da Nigéria. Assim, o Norte dominou o governo da federação desde o início da independência. Nas eleições de 1959 realizadas em preparação para a independência, o NPC conquistou 134 assentos no parlamento de 312 assentos. Capturando 89 assentos no parlamento federal foi o segundo maior partido no país recém-independente, o Conselho Nacional de Cidadãos Nigerianos (NCNC). O NCNC representou os interesses do povo igbo e cristão da região leste da Nigéria. e o Grupo de Ação (AG) era um partido de esquerda que representava os interesses do povo iorubá no Ocidente. Nas eleições de 1959, o AG obteve 73 assentos. O primeiro governo nacional pós-independência foi formado por uma aliança conservadora do NCNC e do NPC. Após a independência, era amplamente esperado que Ahmadu Bello, o Sardauna de Sokoto, o homem forte indiscutível na Nigéria que controlava o Norte, se tornasse primeiro-ministro do novo governo da Federação. No entanto, Bello optou por permanecer como primeiro-ministro do Norte e como chefe do partido do NPC, selecionou Sir Abubakar Tafawa Balewa, um Hausa, para se tornar o primeiro primeiro-ministro da Nigéria. A AG dominada pelos iorubás tornou-se a oposição sob seu líder carismático, o chefe Obafemi Awolowo. No entanto, em 1962, uma facção surgiu dentro da AG sob a liderança de Ladoke Akintola, que havia sido selecionado como primeiro-ministro do Ocidente. A facção Akintola argumentou que os povos iorubás estavam perdendo sua posição de destaque nos negócios na Nigéria para pessoas da tribo igbo porque o NCNC, dominado pelos igbos, fazia parte da coalizão governamental e o AG não. O primeiro-ministro do governo federal, Balewa, concordou com a facção de Akintola e procurou que o AG se juntasse ao governo. A liderança do partido sob Awolowo discordou e substituiu Akintola como primeiro-ministro do Ocidente por um de seus próprios apoiadores. No entanto, quando o parlamento da região oeste se reuniu para aprovar essa mudança, os partidários de Akintola no parlamento iniciaram um tumulto nas câmaras do parlamento. A briga entre os membros começou. Cadeiras foram jogadas e um membro agarrou a maça parlamentar e a empunhou como uma arma para atacar o Presidente e outros membros. Eventualmente, a polícia com gás lacrimogêneo foi obrigada a reprimir o motim. Em tentativas subsequentes de reunir o parlamento ocidental, distúrbios semelhantes eclodiram. A agitação continuou no Ocidente e contribuiu para a reputação da Região Ocidental de violência, anarquia e eleições fraudulentas. O primeiro-ministro do governo federal, Balewa, declarou lei marcial na região oeste e prendeu Awolowo e outros membros de sua facção os acusaram de traição. Akintola foi nomeado para chefiar um governo de coalizão na Região Oeste. Assim, a AG foi reduzida a um papel de oposição em sua própria fortaleza. Primeira República. Outubro de 1963 A Nigéria proclamou-se a República Federal da Nigéria, e o ex-governador-geral Nnamdi Azikiwe tornou-se o primeiro presidente do país. Desde o início, as tensões étnicas e religiosas da Nigéria foram ampliadas pelas disparidades no desenvolvimento econômico e educacional entre o sul e o norte. O AG foi manobrado para fora do controle da Região Oeste pelo Governo Federal e um novo partido iorubá pró-governo, o Partido Democrático Nacional da Nigéria (NNDP), assumiu. Pouco depois, o líder da oposição da AG, chefe Obafemi Awolowo, foi preso por falta de fundamento. A eleição nacional de 1965 produziu um grande realinhamento da política e um resultado controverso que colocou o país no caminho da guerra civil. O NPC dominante do norte entrou em uma aliança conservadora com o novo NNDP Yoruba, deixando o NCNC Igbo para se unir aos remanescentes do AG em uma aliança progressiva. Na votação, foi alegada fraude eleitoral generalizada e tumultos eclodiram no oeste iorubá, onde as regiões centrais da AG descobriram que aparentemente elegeram representantes do NNDP pró-governo. Primeiro período do regime militar Ver artigo principal: Guerra Civil da Nigéria Em 15 de janeiro de 1966, um grupo de oficiais do exército (os jovens majores), principalmente igbos do sudeste, derrubou o governo do NPC-NNDP e assassinou o primeiro-ministro e os primeiros-ministros das regiões norte e oeste. No entanto, a natureza sangrenta do golpe Young Majors fez com que outro golpe fosse realizado pelo general Johnson Aguiyi-Ironsi. Os Jovens Majores se esconderam. O major Emmanuel Ifeajuna fugiu para o Gana de Kwame Nkrumah, onde foi recebido como um herói. Alguns dos Jovens Majores foram presos e detidos pelo governo Ironsi. Entre o povo Igbo da Região Leste, esses detidos eram heróis. Na Região Norte, no entanto, o povo Hausa e Fulani exigiu que os detidos fossem levados a julgamento por homicídio. O governo militar federal que assumiu o poder sob o comando do general Johnson Aguiyi-Ironsi foi incapaz de acalmar as tensões étnicas sobre a questão ou outras questões. Além disso, o governo Ironsi foi incapaz de produzir uma constituição aceitável para todas as seções do país. O mais fatídico para o governo Ironsi foi a decisão de emitir o Decreto nº 34, que buscava unificar a nação. O Decreto nº 34 procurou acabar com toda a estrutura federal sob a qual o governo nigeriano estava organizado desde a independência. O tumulto eclodiu no Norte. Os esforços do governo Ironsi para abolir a estrutura federal e renomear o país como República da Nigéria em 24 de maio de 1966 aumentaram as tensões e levaram a outro golpe de oficiais em grande parte do norte em julho de 1966, que estabeleceu a liderança do major-general Yakubu Gowon. O nome República Federal da Nigéria foi restaurado em 31 de agosto de 1966. No entanto, o subsequente massacre de milhares de ibos no norte levou centenas de milhares deles a retornar ao sudeste, onde surgiu um sentimento secessionista cada vez mais forte dos ibos. Em um movimento em direção a uma maior autonomia para grupos étnicos minoritários, os militares dividiram as quatro regiões em 12 estados. No entanto, o Igbo rejeitou tentativas de revisões constitucionais e insistiu em plena autonomia para o leste. A Agência Central de Inteligência comentou em outubro de 1966 em um Memorando de Inteligência da CIA que: "O país mais populoso da África (população estimada em 48 milhões) está no meio de uma crise interna altamente complexa, enraizada em sua origem artificial como uma dependência britânica contendo mais de 250 grupos tribais diversos e muitas vezes antagônicos. A crise atual começou" com a independência da Nigéria em 1960, mas o parlamento federado escondeu "graves tensões internas. Está em um estágio agudo desde janeiro passado, quando um golpe de estado militar destruiu o regime constitucional legado pelos britânicos e perturbou as relações de poder tribais e regionais subjacentes. Em jogo agora são as questões mais fundamentais que podem ser levantadas sobre um país, começando com se ele sobreviverá como uma única entidade viável. A situação é incerta, com a Nigéria, .. está deslizando morro abaixo cada vez mais rápido, com cada vez menos unidade e estabilidade de chance. A menos que os atuais líderes do exército e elementos tribais rivais cheguem a um acordo sobre uma nova base para a associação e tomem algumas medidas efetivas para deter uma situação de segurança seriamente deteriorada, haverá uma crescente turbulência interna, possivelmente incluindo uma guerra civil. Em 29 de maio de 1967, o tenente-coronel Emeka Ojukwu, o governador militar da região oriental que emergiu como líder do crescente sentimento secessionista Igbo, declarou a independência da região oriental como República de Biafra em 30 de maio de 1967. A Guerra Civil resultou em cerca de 3,5 milhões de mortes (principalmente de crianças famintas) antes que a guerra terminasse com o famoso discurso de Gowon "Nenhum vencedor, nenhum vencido" em 1970. Após a guerra civil, o país voltou-se para a tarefa de desenvolvimento econômico. A comunidade de inteligência dos EUA concluiu em novembro de 1970 que "... A Guerra Civil Nigeriana terminou com relativamente pouco rancor. Os Igbos foram aceitos como concidadãos em muitas partes da Nigéria, mas não em algumas áreas da antiga Biafra, onde antes eram dominantes. Iboland é uma área superpovoada e economicamente deprimida, onde o desemprego maciço provavelmente continuará por muitos anos. Os analistas dos EUA disseram que "... a Nigéria ainda é uma sociedade muito tribal..." onde as alianças locais e tribais contam mais do que "ligação nacional. O general Yakubu Gowon, chefe do Governo Militar Federal (FMG) é a autoridade nacional aceita líder e sua popularidade cresceu desde o fim da guerra. A FMG não é muito eficiente nem dinâmica, mas o anúncio recente de que pretende manter o poder por mais seis anos gerou pouca oposição até agora. a guerra, é tanto o principal apoio à FMG quanto a principal ameaça a ela. As tropas são mal treinadas e disciplinadas e alguns dos oficiais estão se voltando para conspirações e conspirações. Achamos que Gowon terá grande dificuldade em permanecer no cargo durante o período que ele disse ser necessário antes da transferência do poder para os civis. Sua remoção repentina diminuiria as perspectivas para a estabilidade nigeriana." "A economia da Nigéria passou pela guerra em melhor forma do que o esperado." Existem problemas com inflação, dívida interna e um enorme orçamento militar, competindo com as demandas populares por serviços governamentais. "A indústria do petróleo está se expandindo mais rápido do que o esperado e as receitas do petróleo ajudarão a custear as despesas militares e de serviço social... maior papel nos assuntos africanos e mundiais." A influência cultural britânica é forte, mas sua influência política está diminuindo. A União Soviética se beneficia da apreciação nigeriana por sua ajuda durante a guerra, mas não está tentando controlar. a guerra, estão melhorando, mas a França pode ser vista como o futuro patrono. "A Nigéria provavelmente terá um papel mais ativo no financiamento de movimentos de libertação na África Austral". África"; Adis Abeba tem esse papel...." As receitas cambiais e as receitas do governo aumentaram espetacularmente com os aumentos do preço do petróleo de 1973-74. Em 29 de julho de 1975, o general Murtala Mohammed e um grupo de oficiais deram um golpe sem derramamento de sangue, acusando o general Yakubu Gowon de corrupção e atrasando o prometido retorno ao governo civil. O general Mohammed substituiu milhares de funcionários públicos e anunciou um cronograma para a retomada do governo civil em 1º de outubro de 1979. Ele foi assassinado em 13 de fevereiro de 1976 em um golpe abortado e seu chefe de gabinete, o tenente-general Olusegun Obasanjo, tornou-se chefe de estado. Segunda República Ver artigo principal: Segunda República da Nigéria Uma assembléia constituinte foi eleita em 1977 para redigir uma nova constituição, que foi publicada em 21 de setembro de 1978, quando a proibição da atividade política foi levantada. Em 1979, cinco partidos políticos competiram em uma série de eleições nas quais Alhaji Shehu Shagari do Partido Nacional da Nigéria (NPN) foi eleito presidente. Todos os cinco partidos ganharam representação na Assembleia Nacional. Durante a década de 1950 antes da independência, o petróleo foi descoberto na costa da Nigéria. Quase imediatamente, as receitas do petróleo começaram a fazer da Nigéria uma nação rica. No entanto, o aumento nos preços do petróleo de US $ 3 por barril para US $ 12 por barril, após a Guerra do Yom Kippur em 1973, trouxe uma súbita onda de dinheiro para a Nigéria. Outro aumento repentino no preço do petróleo em 1979 para US$ 19 por barril ocorreu como resultado da preparação para a Guerra Irã-Iraque. Tudo isso significava que, em 1979, a Nigéria era o sexto maior produtor de petróleo do mundo, com receitas de petróleo de US$ 24 bilhões por ano. Em 1982, o Partido Nacional da Nigéria no poder, uma aliança conservadora liderada por Shegu Shagari, esperava manter o poder através do patrocínio e controle sobre a Comissão Eleitoral Federal. Em agosto de 1983, Shagari e o NPN voltaram ao poder em uma vitória esmagadora com a maioria dos assentos na Assembleia Nacional e o controle de 12 governos estaduais. Mas as eleições foram marcadas pela violência e as alegações de fraude eleitoral generalizada incluíram retornos perdidos, locais de votação que não abriram e óbvia manipulação de resultados. Houve uma acirrada batalha legal pelos resultados, com a legitimidade da vitória em jogo. Em 31 de dezembro de 1983, os militares derrubaram a Segunda República. O major-general Muhammadu Buhari emergiu como líder do Conselho Militar Supremo (SMC), o novo órgão governante do país. O governo de Buhari foi derrubado pacificamente pelo general Ibrahim Babangida, membro de terceiro escalão do SMC, em agosto de 1985. Babangida (IBB) citou o uso indevido de poder, violações de direitos humanos por oficiais-chave do SMC e o fracasso do governo em lidar com os problemas do país. aprofundamento da crise econômica como justificativas para a aquisição. Durante seus primeiros dias no cargo, o presidente Babangida agiu para restaurar a liberdade de imprensa e libertar detidos políticos detidos sem acusação. Como parte de um plano de emergência econômica de 15 meses, ele anunciou cortes salariais para militares, policiais, funcionários públicos e setor privado. O presidente Babangida demonstrou sua intenção de encorajar a participação pública na tomada de decisões, abrindo um debate nacional sobre a proposta de reforma econômica e medidas de recuperação. A resposta pública convenceu Babangida da intensa oposição a uma recessão econômica. A abortada Terceira República Ver artigo principal: Terceira República da Nigéria O chefe de Estado Babangida prometeu devolver o país ao regime civil em 1990, que foi posteriormente estendido até janeiro de 1993. No início de 1989, uma assembléia constituinte completou uma constituição e na primavera de 1989 a atividade política foi novamente permitida. Em outubro de 1989, o governo estabeleceu dois partidos, a Convenção Nacional Republicana (NRC) e o Partido Social Democrata (SDP); outras partes não foram autorizadas a se registrar. Em abril de 1990, oficiais de nível médio tentaram, sem sucesso, derrubar o governo e 69 acusados ​​de conspiração foram executados após julgamentos secretos em tribunais militares. Em dezembro de 1990, foi realizada a primeira etapa das eleições partidárias em nível de governo local. Apesar da baixa participação, não houve violência e ambos os partidos demonstraram força em todas as regiões do país, com o SDP conquistando o controle da maioria dos conselhos do governo local. Em dezembro de 1991, eleições legislativas estaduais foram realizadas e Babangida decretou que políticos anteriormente proibidos poderiam concorrer nas primárias marcadas para agosto. Estes foram cancelados devido a fraude e as primárias subsequentes programadas para setembro também foram canceladas. Todos os candidatos anunciados foram desqualificados para concorrer à presidência assim que um novo formato de eleição foi selecionado. A eleição presidencial foi finalmente realizada em 12 de junho de 1993, com a posse do novo presidente programada para 27 de agosto de 1993, o oitavo aniversário da chegada do presidente Babangida ao poder. Nas históricas eleições presidenciais de 12 de junho de 1993, que a maioria dos observadores considerou as mais justas da Nigéria, os primeiros resultados indicaram que o rico empresário iorubá M. K. O. Abiola obteve uma vitória decisiva. No entanto, em 23 de junho, Babangida, usando vários processos pendentes como pretexto, anulou a eleição, jogando a Nigéria em turbulência. Mais de 100 foram mortos em tumultos antes de Babangida concordar em entregar o poder a um governo interino em 27 de agosto de 1993. Mais tarde, ele tentou renegar essa decisão, mas sem apoio popular e militar, foi forçado a entregar a Ernest Shonekan, um proeminente empresário apartidário. Shonekan governaria até as eleições marcadas para fevereiro de 1994. Embora tenha liderado o Conselho de Transição de Babangida desde 1993, Shonekan foi incapaz de reverter os problemas econômicos da Nigéria ou acalmar a tensão política persistente. Sani Abacha Com o país caindo no caos, o ministro da Defesa Sani Abacha assumiu o poder e forçou a renúncia de Shonekan em 17 de novembro de 1993. Abacha dissolveu todas as instituições democráticas e substituiu governadores eleitos por oficiais militares. Embora prometesse a restauração do governo civil, ele se recusou a anunciar um cronograma de transição até 1995. Após a anulação das eleições de 12 de junho, os Estados Unidos e outros impuseram sanções à Nigéria, incluindo restrições de viagem a funcionários do governo e suspensão da venda de armas e assistência militar. Sanções adicionais foram impostas como resultado do fracasso da Nigéria em obter a certificação completa para seus esforços antidrogas. Embora Abacha tenha sido inicialmente bem recebido por muitos nigerianos, o desencanto cresceu rapidamente. Os líderes da oposição formaram a Coalizão Democrática Nacional (NADECO), que fez campanha para reunir novamente o Senado e outras instituições democráticas dissolvidas. Em 11 de junho de 1994, Moshood Kashimawo Olawale Abiola se declarou presidente e se escondeu até sua prisão em 23 de junho. Em resposta, os petroleiros convocaram uma greve exigindo que Abacha libertasse Abiola e entregasse o poder a ele. Outros sindicatos aderiram à greve, paralisando a vida econômica em Lagos e no sudoeste. Depois de cancelar uma ameaça de greve em julho, o Congresso Trabalhista da Nigéria (NLC) reconsiderou uma greve geral em agosto, depois que o governo impôs condições à libertação de Abiola. Em 17 de agosto de 1994, o governo demitiu a liderança do NLC e os sindicatos do petróleo, colocou os sindicatos sob administradores nomeados e prendeu Frank Kokori e outros líderes trabalhistas. O governo alegou no início de 1995 que oficiais militares e civis estavam envolvidos em um plano de golpe. Agentes de segurança prenderam os acusados, incluindo o ex-chefe de Estado Obasanjo e seu vice, general aposentado Shehu Musa Yar'Adua. Após um tribunal secreto, a maioria dos acusados ​​foi condenada e várias sentenças de morte foram proferidas. Em 1994, o governo criou o Tribunal Especial de Distúrbios Civis Ogoni para julgar o ativista Ogoni Ken Saro-Wiwa e outros por seus supostos papéis nos assassinatos de quatro políticos Ogoni. O tribunal condenou Saro-Wiwa e outros oito à morte e eles foram executados em 10 de novembro de 1995. Em 1 de outubro de 1995, Abacha anunciou o cronograma para uma transição de três anos para o regime civil. Apenas cinco partidos políticos foram aprovados pelo regime e a participação dos eleitores nas eleições locais em dezembro de 1997 foi inferior a 10%. Em 20 de dezembro de 1997, o governo prendeu o general Oladipo Diya, dez oficiais e oito civis sob a acusação de conspiração golpista. Os acusados ​​foram julgados perante um tribunal militar do general Victor Malu no qual Diya e outros cinco - o falecido general AK Adisa, o general Tajudeen Olnrewaju, o falecido coronel OO Akiyode, o major Seun Fadipe e um civil Engr Bola Adebanjo foram condenados à morte por fuzilamento. . Abacha reforçou a autoridade por meio do sistema de segurança federal, acusado de vários abusos de direitos humanos, incluindo violações à liberdade de expressão, reunião, associação, viagens e violência contra as mulheres. A transição de Abubakar para o governo civil Abacha morreu de insuficiência cardíaca em 8 de junho de 1998 e foi substituído pelo general Abdulsalami Abubakar. O Conselho Militar Provisório (CRP) de Abubakar comutou as sentenças dos acusados ​​do suposto golpe durante o regime de Abacha e libertou quase todos os detidos políticos civis conhecidos. Na pendência da promulgação da constituição redigida em 1995, o governo observou algumas disposições das constituições de 1979 e 1989. Nem Abacha nem Abubakar levantaram o decreto que suspendia a constituição de 1979, e a constituição de 1989 não foi implementada. O sistema judiciário continuou a ser prejudicado pela corrupção e falta de recursos após a morte de Abacha. Na tentativa de aliviar esses problemas, o governo de Abubakar implementou um aumento salarial do serviço público e outras reformas. Em agosto de 1998, Abubakar nomeou a Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC) para realizar eleições para conselhos de governos locais, legislaturas estaduais e governadores, a assembleia nacional e presidente. O NEC realizou com sucesso eleições em 5 de dezembro de 1998, 9 de janeiro de 1999, 20 de fevereiro e 27 de fevereiro de 1999, respectivamente. Para as eleições autárquicas, nove partidos obtiveram o registo provisório e três preencheram os requisitos para concorrer às eleições seguintes. Esses partidos eram o Partido Democrático do Povo (PDP), o Partido de Todos os Povos (APP) e a predominantemente Yoruba Alliance for Democracy (AD). O ex-chefe de Estado militar Olusegun Obasanjo, libertado da prisão por Abubakar, concorreu como civil. © Olho do passado Fonte - https://www.facebook.com/photo/?fbid=176201294781843&set=a.104740468594593

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