quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A CENSURA AOS NÃO INICIADOS, OU AOS INICIADOS EM UMA RELIGIÃO, MAS NÃO EM OUTRA.

Luiz L. Marins
17/08/2016


No ambiente virtual, no quesito “religiões afro-brasileiras”, via de regra, não se debate os ritos iniciáticos, nem as liturgias internas, que só cabem aos iniciados.

O que se debate são os conceitos abstratos, as filosofias religiosas, a teologia, a teogonia, a cosmogonia, a mitologia. 

Ninguém precisa ser iniciado em um segmento para falar sobre temas dentro desta pauta. O que se pede é que tenha algum conhecimento sobre eles.

Argumentar que uma pessoa não pode falar destes temas porque não é iniciado no segmento tal, é um ato de censura, de discriminação e de exclusão. Sugerir que alguém se inicie para poder falar, ainda é pior, porque usa da depreciação da pessoa, e falta de educação.

Assim, você caro leitor, se é iniciado em um segmento religioso, mas não é em outro; ou, se não é iniciado em nenhum, caso isto lhe ocorra dentro de um tema abstrato, não aceite. Usando da educação, refute com firmeza.

Este tipo de censura em temas puramente filosóficos não cabe nas mídias sociais.

Ire o!

terça-feira, 16 de agosto de 2016

ORI ENVIA ORUNMILA PARA ADO

Ejiogbe

ORI MANDA ORUNMILA PARA ADO!

[...] extrato







[...]





[...]

Ele disse: “Você Orunmila, você está aí? ”
Ele disse: “Eu estou aqui. ”
Ele disse: “Eu pensei que você fosse chamado: O pequeno que vive por sua sabedoria.”
Ele disse: “Você está aprendendo a ser um tolo”;
Ele disse: “Quando eu mandei você para Ado, ”
Ele disse: “O que você tinha? ”
Ele disse: “Você é aquele que eles estão cultuando em Ado até hoje”.


Fonte: Sixteen Cowries, William Bascom.


Transcrição, tradução e adaptação: Luiz L. Marins - www.luizlmarins.com.br

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

ÒGÚN FESTIVAL 2011, ILÈ-OLUJI ONDO STATE

Por Erick Wolff d'Oxalá
12/08/2016

Publicamos o Vídeo do Festival de Ògún 2011, para ilustrar fatores interessantes, como o culto a Ògún com a presença de uma serpente, a presença da serpente no culto a Ògún foi preservada na diáspora, apenas no culto do Batuque do R.S., desde a sua fundação por volta de 1.800.
 
Outro fator interessante que os iniciados para Ògún na matriz carregam a cor vermelha,  que misturada com os ramos do Mariô, geram a cor verde e vermelho, que é a cor que Ògún carrega nos rituais do Batuque do R.S.
 
 
 
 
 
 

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