sábado, 13 de abril de 2024

QUAL COMIDA TÍPICA DO NOSSO BATUQUE QUE A TEMPOS VOCÊ NÃO VÊ MAIS DENTRO DA TRADIÇÃO? (POR ANCESTRALIDADE)


Esta postagem tem por finalidade registrar os costumes e tradições do Batuque que vão se modificando com o passar dos tempo, e conforme citado pelos próprios participantes, preservados pela diáspora do próprio Batuque.

Veremos a seguir:

Qual comida tipica do nosso batuque que a tempos você não ve mais dentro da tradição?
Por Ancestralidade
Postado em 12/04/2024 acessado em 13/04/2024

 Comentários


"Josyane Viafore
Graças a Deus na minha Goa tem tudo isso 🥰😍 que estão citando e falando q não existe mais batuque sem essas coisas não é batuque

Bárbara Dyemanjá
O bolo de forma no quarto de santo e amalá servido na mão!!

Rita Chagas Avelin
[Bárbara Dyemanjá] comi amala servido na mão pelo Pai Xangô num batuque que eu fui! Foi a primeira vez que vi e achei maravilhoso

Marta Leite
[Rita Chagas Avelin] barril de atam no meio da sala e todos na fila.

Cris Cardozo
[Marta Leite] onde eu frequento ainda tem e o amala é cervido na mão

Rafaella Cûnha
[Marta Leite] na minha casa ainda e assim, barril de atã no salão. Amo

Balorixá Dheimison D'Bara
Axoxo
Os bifes do Bará
Polenta
Sarrabulho

Willian Cristian da Rosa
[Babalorixá Dheimison D'Bara] se não tem isso então deixou de ser batuque pois essas comidas são indispensáveis

Babalorixá Dheimison D'Bara
[Willian Cristian da Rosa] agora eles querem ser vir arroz branco com a carne das obrigações agre doce com salada

Tathy De Aganju
[Willian Cristian da Rosa] noooossa eu não sei aonde ele está indo pq na minha família tem tudo isso e muito mais que muita gente não come como canjica e arroz de leite que muitas vezes sobram a rodo.

Babalorixá Dheimison D'Bara
[Cris Adetokunbo] sério aqui em Santa vitória são poucas casas que servem essas comidas que citei algumas nem servem mais

Babalorixá Dheimison D'Bara
Na casa de meu babá seguimos as tradições amalá da gamela servido na mão atã, axoxo, os bifes do Bará para algumas nações é servido para o Ogum, acarajé, sarrabulho, canjica branca, arroz de leite, sagu, farofa de amendoim e mais algumas comidas

Cleusa De Odé
[Babalorixá Dheimison D'Bara] devo estar incluída nas poucas casas né....senão vou preparar uma mesa e vou fazer Tu sentar e comer tudo 😂😂😂

Yassanã Bittencourt
[Babalorixá Dheimison D'Bara] Na casa do meu pai
74Saudoso babalorixá delem do Bara , na cidade de São José do Norte no RS/ nós seguimos com a tradição de todas obrigações.
( Aqui não existe , salgadinho, salada refri , água , nada disso nos batuque . ) apenas as obrigações dos orixás e o Atã que é a guarapa de Ogum

Vitor Gabriel Mendes Medeiros
[Yassanã Bittencourt] não pode beber água no batuque?

Yassanã Bittencourt
[Vitor Gabriel Mendes Medeiros] sim eu citei exemplos !!!

Willian Cristian da Rosa
[Vitor Gabriel Mendes Medeiros] como bom seguidor de religião de matriz africana, deves saber o preceito da água enquanto o batuque é conduzido, eis aí a resposta

Vitor Gabriel Mendes Medeiros
[Willian Cristian da Rosa] aqui nunca foi proibido tomar água

Vitor Gabriel Mendes Medeiros
[Willian Cristian da Rosa] desconheço esse preceito, sinta-se a vontade para me explicar

Willian Cristian da Rosa
[Vitor Gabriel Mendes Medeiros] com a maior satisfação, entre em contato comigo de forma privada.

Marília Carvalho
[Vitor Gabriel Mendes Medeiros] Tem sim. Eu comecei ainda na época da talha nem tinha agua encanada em todos os lugares. Não conheço proibição de vonsumo de água
Embora a água faça parte dis ritos Talvez a pessoa esteja falando que não compram agua mineral.

Willian Cristian da Rosa
[Vitor Gabriel Mendes Medeiros] entre "ter" e "beber" existe uma grande diferença

Vitor Gabriel Mendes Medeiros
[Willian Cristian da Rosa] o tamboreiro bebe o que quando toca batuque?

Willian Cristian da Rosa
[Vitor Gabriel Mendes Medeiros] Atã(Guarapa) porém após a escala do Pai Ogum.

Arthur De Xangô
Sarrabulho, Pipoca, Batata doce frita, galinha enfarofada, axoxó, omolocun, atãn puro sem ser suco de groselha, sagu…. (Não vejo em outros lugares)

Adilson De Xangô
Farofa do Xapanã

Cleber M. Ribeiro
Okurú, Olelé, Omolokun.

Página "Babalorixa Nado de Oxala"
Falando em comida e tradicionalismo, o sarrabulho tem origem europeia, introduzido nos cultos afros no Brasil, confere?

Jarbas Barciano
[Página "Babalorixa Nado de Oxala"] essa mesma fala sobre, "a quaresma é uma tradição cristã, não devemos mais fazer nas nossas casas" "essas comidas, são trazidas da Europa, não devemos mais fazer nas nossas casas"
Esses argumentos estão terminando com o batuque, está se formando outra religião, mas, batuque não é.

Página "Babalorixa Nado de Oxala"
[Jarbas Barciano] entendi e compreendo, te coloco minha percepção. O batuque não é inferiorizado em nada por ser uma religião de matriz africana ao invés de ser uma religião africana legítima, se eu quisesse ser legitimado enquanto religioso africano com certeza eu seria da Tradição Yoruba, como batuqueiro eu pesquiso a origem do batuque enquanto religião formada que entendo que deve ter sido formado no RS por volta em meados de 1920, entre aspectos cristãos e africanos com o que nossos antepassados da epoca e seus processores puderam fazer para criam nossa crença religiosa chegar aos dias atuais, não me sinto diminuindo em fazer uma comida tradicional do batuque sabendo que sua origem é europeia e que isso fazer parte da história da construção da minha crença, entendo que isso pode desvirtuar opiniões de pessoas que não se afirmaram em suas origens. Mas meu Orixa foi feiro no batuque e não me vejo saindo disso, não me vejo no candomblé ou na tradição embora respeito muito os cultos e busco conhecimentos por diversas áreas. Assim como o sincretismo, sei diferenciar Jesus Cristo de Oxala, entendo bem suas diferenças religiosas tanto quanto entendo que meus ancestrais batuqueiros precisaram cultuar Jesus como oxala para que hoje eu possa ter oxalá em minha vida, e por isso não desfaço da imagem de jesus, sinto muito se minha opinião cause essa divergência em nossa religião.

Tiago Machado Decorador
Como mantenho as tradições como aprendi, sirvo tradicionalmente Amalá, Sarrabulho, Axoxó, Atã, Canjicas, Farinha de Oxum, Farinha de Xapanã, Galinha enfarofada e o tradicional mercado em bandeja de papelão e papel pardo atado com barbante!!!!! Estas tradições não podemos deixar cair no esquecimento ou substituir por outras modernidades! Tradição é tradição!

Mariano Gomez Moreno
Hola [Tiago Machado Decorador] , podia me dicer cual e a farinha de Xapana, por favo...
Saludos desde Argentina ... 

Tiago Machado Decorador
[Mariano Gomez Moreno] Sou de Cabinda e torramos o amendoim vermelho, depois abanamos (tiramos as cascas na rua fora do Reino) depois moemos o amendoim manualmente e acrescentamos açúcar refinado.

Tiago Machado Decorador
[Marcelo Denilson Ferreira] servimos tb. Sem recheio. Apenas com o fundamento do feijão miúdo preparado antecipadamente por dias.

Luxuosa Axos
Sarrabulho , compotas de abóbora ,doce de batata .
Mas oque eu sinto mais falta é de ver os santos dando as balas enroladinhos nós papéis que passávamos dias ajudando a enrolar .
Cada um com sua cor era lindo .
Saudade da humildade das pessoas , não adianta ter dinheiro e ser arrogante com as pessoas .

Alfredo Plada Ossayn
Eu não sei o batuque que estão frequentando a maioria aqui
Pois eles falam de atan e sarrabulho e farofa de cachorro essas coisas
Cara eu não consigo ver um batuque sem isso hahahahhaha
Me sinto até mal hahahahaa

Karol Tolledo
Polenta
Pipoca

Andrea Da Padilha
Pirão de oxum pra fartura receita da Iansã bisavó Apolinária era muito bom passada pra minha primeira Mãe de santo em memória Mãe Onira de ogum 1987 eu comia tanto isso kkk era muito bom .
Os Mercados nas bandejas de papelão enrrolados pra casa no papel marrom amarrados na cordas de palhas da costa vinha de tudo nesse mercado era o almoço do outro dia que coisa bem boa 1990 da casa da finada Mãe Glória da Iansã.

Marcio Da Silva
Hoje atá virou coca cola uma pena, sagu antigamente se via muito no quarto de santo hoje sumiu ! Hoje falar então cuida para seu Orixa não fugir da vasilha vai cuidar ,muitos nem sabe o que é... Pena

Luciana Lúúh
Acarajé e farofa de amendoim,eu fazia socar bem o amendoim e depois com o açúcar e colocado embrulhado em pacotinho pro mercado 🥹🥺... Lembro que minha mãe quando preparava o acarajé não podia conversar e a farofa de amendoim eu q fazia,eu era uma criança e adorava as festas de batuque das antigas,quanta saudade!

Junior De Oxalá Immemoria Jurema Do Xango
Aqueles doces antigos : doce de batata doce, doce de laranja, doce de abobora ( todos feito na cozinha do santo ). Mas tenho ainda amigos das antigas que se mantém a tradição! Mas tudo mudou dis anos 90 até 2024. E acho que faz parte de uma nova consciência, mas há exageros por alguns ! Seguimos ! Cada um com suas panelas , seus buffet, seus mercadinhos .....

Alberto Moreira
Polenta, farinha de cadela,acarajé e os merc ados embrulhados em papel embrulho, amarradinhos, como antigamente.

Mauren De Quadros Coelho
[Dieison Pereira] um dia o pai Nazário me fez bater acarajé (feijão) na pedra. Não podia falar, fumar...só bater. Que dia. Só na fé!

Nilza Soares da Silva
Alelé ,Omolocum,Adum, Aorô,Acuru,Alelé! Obrigado a ter qdo tem 4 pés, na Casa do Pai Fábio era assim e na minha casa também.,!Não sei nas outras casas ,!

Paulo Silva Silva
O ebo' de Axoxo' para Bara.
Milho cozido com coco ralado e cortado em pequenas tiras refugado com um mínimo adocicado com poucas gotinhas de dendê.
Muito bom, eu faço quando Sacramento para Exu Lode.

Margot Levy
Axoxo Milho cozido de pois temperado é enfeitado cocô

Marciojose Marques Dutra
Meu amigo tem várias comidas de santo q deixaram de se fazer e a maioria das casas nem conhecem são poucos q conhecem o omolocum oléle o akuru o moloque o bobó oximxim o apoim e tem muitos outros daria pra se fazer uma laiv só dá gastronomia afro dos orixás.

Fernanda Do Amaral Ximendes
[PaiTheed TI Oxalá] algumas comidas citadas por ti podem ser raras hoje em dia, porém todas elas eram ofertadas no batuque do Pai Pierre da Oxum. Todas as comidas, doces e frutas tinham reposição durante todo batuque. Sem falar no mercado doce e salgado que hoje vejo em poucas casas de religião. Além das comidas citadas acima, tinha sarrabulho, sagu, ambrosia, doce de batata doce, doce de abóbora, doces em calda, pudim de leite condensado, manjar, etc. Hoje vejo essas comidas serem ofertadas em poucas casas aqui em Uruguaiana. Com certeza, encontrará essas comidas e doces no batuque da minha madrinha, mãe Janete de Oxum.

Robson Cesar
Vatapá, cabrito, Xinxim de galinha, sarapatel. Hoje a modernidade é self serv e com garfo e faça. Pq antigamente comia com a mão e não podia lavar a mão não.

Mariano Gomez Moreno
Saludos desde Argentina ...
Es enriquecedor leer los distintos comentarios y saber la existencia de comidas de fundamento que desconocia; por otro lado entiendo que estas comidas de fundamento varian según la línea cultuada, el país donde se practica religión. Aquí en Argentina, por ejemplo, no se consigue kiabo, ni muchos otros elementos para cocinar.
Abrazos ...

Ruan Carlos Lima Munhoz
Alexandre Melo Farias farinha ou farofa, feita de milho catete, socada no pilão!.

Ivair Nunes
Amalá de camarão e quiabo servido durante o batuque, com colher de madeira, da gamela direto na mão das pessoas. Ao final o Mercado coisas em extinção nos tempos atuais.

Jose Pinheiro Santos
U famoso Caruaru feito com quiabo

Roseli Mattos
Farofa de amendoim

Leonardo Owojare
Amalá do povo
(Só servem amalá normal agr no prato)

Pai Pablo de Oxala
Tapioca casi no se ve ya

Jefersandro Sandro
OBRIGAÇÃO DAS CABEÇAS , MAIS MUITOS MODINHAS DE HJ EM DIA NÃO ESTÃO PREPARADOS PRA ESTÁ CONVERSA .
PRONTO FALEI

 

* Goa é um termo usado com conotação de Família, não sabe-se a origem, foi criado por adeptos do Batuque, não possui registro deste termo em nenhum dicionário. 




































Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF