terça-feira, 2 de abril de 2024

ANTROPOLOGIA DIGITAL: O ESTUDO DA RELAÇÃO TECNOLOGIA-HUMANO

Pelo blog Agenciahugz
Em 14 de março de 2023



"Entender o público-alvo no mercado digital, há muito tempo, é uma necessidade. Porém, existem diversos estudos que podem ser desenvolvidos, abarcados pelo que chamamos de antropologia digital.

Mas você sabe o que esse conceito significa? Hoje, vou tentar explicar da forma mais clara possível, um pouco sobre o tema.
Então, o que é antropologia digital?

A antropologia digital estuda a relação entre a tecnologia digital e a cultura humana.

Ela se concentra em como as pessoas usam e interagem com a tecnologia digital, bem como em como isso afeta suas experiências e relacionamentos sociais.

A antropologia, por si só, representa o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Assim, fica meio óbvio que, aplicada ao meio digital, ela se concentra em entender como as pessoas usam as tecnologias digitais e como isso afeta suas experiências e relações sociais.

Ou seja, os antropólogos digitais estudam como as pessoas interagem e se comunicam on-line, como constroem suas identidades digitais e como as tecnologias digitais afetam a cultura e as práticas sociais. Eles usam uma variedade de técnicas de pesquisa, incluindo etnografia online, análise de redes sociais e entrevistas online para coletar dados sobre como as pessoas usam a tecnologia em suas vidas cotidianas.
O que estuda a antropologia digital?

Segundo Mônica Machado, “a antropologia nos ensina que os vínculos entre humanidades e culturas digitais salientam a alteridade, as diferenças e os modos de usos distintos que fazem da experiência digital um universo rico para análise e investigação.”

E ela faz isso através de diferentes áreas de atuação, que são, por exemplo:
1. Identidade digital

Ou seja, a representação de uma pessoa na internet, composta por todas as informações pessoais que uma pessoa publica online, incluindo fotos, textos, postagens em redes sociais, comentários e outros tipos de conteúdo.

A antropologia digital estuda como as pessoas constroem, apresentam e gerenciam sua identidade digital. Da mesma forma, entende como as informações que as pessoas publicam online podem afetar como elas são percebidas por outras pessoas e podem até mesmo ter impacto em suas oportunidades de emprego ou em outros aspectos de suas vidas.

Ou seja, a antropologia digital estuda como as pessoas gerenciam sua identidade digital, incluindo questões relacionadas à privacidade, segurança e reputação online. Os antropólogos digitais também examinam como diferentes grupos sociais constroem e apresentam sua identidade online, incluindo diferenças culturais e geracionais.
2. Comunicação digital

Em segundo lugar, temos a comunicação digital, que é a forma como as pessoas se comunicam usando tecnologias digitais, como a internet e dispositivos móveis. Neste caso, a antropologia digital estuda como as pessoas usam a comunicação digital para se conectar e interagir com outras pessoas.

Entendemos que esse é um aspecto importante da vida online e pode incluir uma ampla gama de formas de comunicação, como e-mails, mensagens instantâneas, redes sociais, fóruns de discussão e outras plataformas online. Assim, estuda-se como as pessoas usam essas diferentes formas de comunicação para se conectar e se comunicar com outras pessoas, bem como como isso afeta a forma como elas constroem e mantêm relacionamentos.

Além disso, a antropologia digital também examina como a comunicação digital afeta a cultura e as práticas sociais. Por exemplo, o uso generalizado de plataformas de mídia social mudou a forma como as pessoas se comunicam e interagem em público, bem como como elas constroem e apresentam sua identidade digital. Os antropólogos digitais também estudam como as tecnologias digitais afetam a linguagem, a criatividade e a forma como as pessoas expressam suas emoções online.
3. Práticas sociais on-line

As práticas sociais online referem-se às interações e atividades que ocorrem em espaços digitais, como redes sociais, comunidades online, jogos e fóruns de discussão. A antropologia digital estuda como as pessoas interagem e colaboram em espaços digitais, incluindo como elas constroem e mantêm relacionamentos online.

Essas práticas podem incluir uma ampla variedade de atividades, como bate-papo online, troca de mensagens, compartilhamento de conteúdo, jogos em equipe e colaboração em projetos. Assim, os antropólogos digitais estudam como essas atividades são afetadas pelo ambiente online e como as pessoas adaptam suas práticas sociais ao ambiente digital.

Por exemplo, é possível estudar como as comunidades on-line se formam em torno de interesses comuns e como as pessoas constroem relacionamentos e colaboram nesses espaços digitais. Eles também podem investigar como as práticas sociais online são afetadas por fatores como privacidade, segurança e governança na internet.
4. Uso de tecnologia em contextos culturais e sociais específicos

Outra área de atuação da antropologia digital refere-se à maneira como diferentes grupos culturais e sociais utilizam tecnologias digitais em seus próprios contextos culturais e sociais. Nesse caso, estuda-se como as tecnologias digitais são adaptadas e usadas em diferentes contextos culturais e sociais, incluindo comunidades locais, grupos étnicos e outros grupos específicos.

A adaptação de tecnologias digitais em diferentes contextos culturais e sociais pode ser influenciada por fatores como a história cultural e social de uma comunidade, suas práticas e crenças culturais, e a disponibilidade de recursos tecnológicos. Por exemplo, a maneira como as pessoas usam tecnologia em uma comunidade rural pode ser muito diferente da maneira como ela é usada em uma cidade grande, devido às diferentes práticas culturais e sociais dessas duas comunidades.

Os antropólogos digitais estudam como a tecnologia é usada em diferentes contextos culturais e sociais, incluindo como as pessoas usam tecnologias digitais para preservar e transmitir suas culturas e tradições, como as tecnologias digitais são usadas para alcançar objetivos sociais e políticos, e como as tecnologias digitais afetam as relações sociais e as interações entre diferentes grupos culturais.
5. Impactos sociais e culturais da tecnologia

Por fim, também estuda-se o impacto social e cultural da tecnologia, que refere-se às mudanças que ocorrem nas sociedades e culturas como resultado do uso e da adoção de tecnologias digitais. A antropologia digital estuda esses impactos, investigando como as tecnologias digitais afetam as práticas culturais e sociais, as relações entre diferentes grupos culturais, as estruturas de poder e a identidade cultural.

Os impactos sociais e culturais da tecnologia podem ser positivos ou negativos, dependendo do contexto e das práticas culturais e sociais envolvidas. Por exemplo, as tecnologias digitais podem ser usadas para promover a inclusão social e a democratização da informação, mas também podem criar desigualdades sociais e gerar novas formas de exclusão social.

Os antropólogos digitais estudam esses impactos sociais e culturais da tecnologia em diferentes contextos, como o uso de tecnologias digitais em comunidades rurais, grupos étnicos, minorias sexuais e em contextos políticos e sociais. Eles também podem investigar como as tecnologias digitais afetam a construção da identidade cultural, as relações de poder e as práticas sociais em diferentes contextos culturais.

Concluindo tudo o que falamos até aqui, a antropologia digital se preocupa em entender como a tecnologia digital afeta a vida humana, incluindo suas culturas, práticas sociais e relacionamentos. Conta pra gente: você já tinha ouvido falar sobre isso?"
Fonte - https://agenciahugz.com.br/antropologia-digital/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF