O nosso canal preserva a Cultura, História e Memórias do Batuque do RS e da R.M.A.
quinta-feira, 13 de julho de 2017
CRIME DE ULTRAJE A CULTO RELIGIOSO E PRECONCEITO RELIGIOSO
sábado, 8 de julho de 2017
NÃO SE JOGA BÚZIOS NO OPÓN IFÁ
Assim, esperamos que os mais novos guardem esta informação, e se no futuro, usando seu direito constitucional de liberdade de culto, quiserem quebrar um tabu de Orúnmila, por sua conta e risco, não poderão alegar desconhecimento.
sábado, 24 de junho de 2017
ATIVIDADES INESCRUPULOSAS DE ALGUNS SACERDOTES DE IFA EM OYO
24/07/17
Http://www.dailyupdateng.com
terça-feira, 13 de junho de 2017
ALAAFIN DE OYO DECLARA GUERRA AOS FRAUDADORES DE IFÁ
Alafin de Oyo, Oba Lamidi Adeyemi, |
domingo, 11 de junho de 2017
3 SACERDOTES DE IFÁ FORAM PRESOS POR VENDA DE FALSOS TITULOS À EXTRANGEIROS.
Imagem da prova-
fonte - http://naijagists.com/photos-3-ifa-priests-turned-yahoo-boys-arrested-selling-fake-yoruba-chieftaincy-americans/
quarta-feira, 17 de maio de 2017
ÈSÙ CONHECE O SEGREDO DAS ÌYÁMI
Por Luiz L. Marins
Maio de 2016 acessado em 26/11/2017 ás 10:15
Revisto em maio de 2019
https://luizlmarins.wordpress.com
Com o crescente interesse pelo culto de Ìyámi Òsòròngà
convém lembrar que a literatura afro-brasileira apresenta informações
importantes sobre a ligação delas, com Èsù.
Pierre Verger registra um ese (verso) do odù ogbè ògúndá, signo divinatório do oráculo de Ifá, o qual revela que Èsù
não só conhece o segredo das Ìyámi,
como também ensina o ebo correto à Òrúnmìlà,
para, por seu intermédio, apaziguá-las.
OGBÈ ÒGÚNDÁ
[...]
Nijó ti
nwon mu omi meje ti nwon kókó mu, Nijó ti nwon bèrè si mu ú, isejú
Èsù ni nijó
náà.
Nijo nwon nse
ipadé, ìsejú Èsù ni.
[...]
No dia que elas beberam das sete águas,
No dia que elas começaram a beber, foi na presença
de Èsù No dia que elas fizeram a reunião, foi na
presença de Èsù.
[...]
Juana Elbein no livro Os Nàgó e a Morte faz algumas
considerações conceituais sobre Èsù, onde demonstra que Èsù
é o òrìsà
que recebeu um àse especial de Olódùmarè
para resolver todas as situações, inclusive no trato com as Ìyámi:
“Em virtude da maneira como Èsù foi criado por Olódùmarè, ele deve resolver tudo o que
possa aparecer e isso faz parte de seu trabalho e de suas obrigações [...] Olódùmarè fez Èsù como se fosse um
medicamento de poder sobrenatural. ”
“Olórun delegou este poder a Èsù ao entregar-lhe o àdó-iràn, uma cabaça de longo pescoço apontando para o alto que Èsù
carrega em sua mão. Èsù só precisa apontar seu àdó
para transmitir a força inesgotável que tem. ”
“Èsù é o princípio reparador do sistema nàgó. [...] por isso, os quatrocentos irúnmalè
deram um pedaço de suas próprias bocas à Èsù, quando ele foi representa-los aos pés
de Olórun.
Èsù
uniu estes pedações em sua própria boca e, desde então, fala por todos eles.
[...] apenas por seu intermédio é possível adorar as Ìyámi. ”
Assim, convém que os religiosos
afro-brasileiros reflitam sobre a busca desenfreada e desesperada por um culto
apenas para satisfazer o ego e a vaidade, quando temos dentro nossas casas um òrìsà
com poder para resolver todas as questões: Èsù!
REFERENCIAS:
Pierre Verger. Grandeza
e decadência do culto de Ìyámi Òsòròngà.
Ed. Corrupio, Artigos Tomo I. São Paulo, 1992, pg. 50.
Juana Elbein. Os Nàgó e a Morte. Ed. Vozes. Petrópolis, R. J., 1976, pgs. 131; 134; 163
terça-feira, 9 de maio de 2017
O “AXÊRO”
Interessante notar que, sempre que perguntamos ao Axêro sobre ele ser o próprio orixá, a resposta é sempre dada na terceira pessoa, ou seja, mostra de forma cristalina que é distinto do orixá.
"axêro” de Bara = Seu menino
Mas de qualquer forma vale lembrar que, o orixá poderá manifestar e ir embora sem deixar vestígios da sua manifestação, mesmo que o axêro não manifeste.
sábado, 4 de março de 2017
Direito de resposta ao Baba Eurico Pontes
04/03/2017
Este pequeno artigo não tem a intenção de depreciar ou desmerecer ninguém.
Chegou ao nosso conhecimento que, por diversas vezes, o Baba Eurico Pontes tem citado a minha pessoa e a minha casa de forma crítica.
Assim, julguei necessário abrir um espaço para que possamos ter, de ambos lados, o direito de resposta.
Em uma postagem recente da pagina do Facebook do Baba Eurico Pontes, o mesmo fez uma ao nome do Templo Ilê Axé Nagô Kóbi.
A mudança do nome de um templo, quando necessário, é algo normal. O antigo nome da casa Ile-Oba Àse Obokun (Reino ou Palácio de Obokun) era muitas vezes confundido com casa das divindades Obá e Obokun, criando constrangimento.
Assim, em 2011 mudamos o nome para Ile de Obokun para Ilê Axé Nagô Kóbi facilitando assim a perpetuação do axé para quem o herdar um dia, adotando o idioma português para facilitar para o público.
Referente ao Nagô Kóbi, não é, e nem nunca foi uma Nação, o que já deixamos claro em diversos textos e apresentações que o termo Nagô Kóbi é uma referencia ao local onde se encontra o Kamuka e seus assentamentos, em relação com palácio do Alaafin Oyó, conforme obra já publicada.
Link para página Kóbi
Quanto aos Nagô, todo e qualquer "Nação" do Batuque que cultue orixá, cante em iorubá e pratique os seus rituais, são Nagô, por isso, qualquer tradição do Batuque seja Ijesa, Oyo, Kanbina ou Jeje são Nagô, lembrando que não somente os lados do Batuque como outras religiões do segmento Ioruba também são chamados de Nagô.
Lembrando que antigamente os lados do Batuque eram chamados, Nagô do Rio Grande do Sul, conforme a imagem do disco do Tamboreiro Abelardo que gravou um disco que poderia ser decorado e cantado por todos os lados do Batuque do RS.
Prova da Publicação
fonte - facebook.com/euricopontesnunes?fref=ts