sábado, 11 de dezembro de 2021

OYA VISITA EMOJAGBEMI OMITANMOLE ARIKE

Postado por Yemojagbemi Omitanmole Arike

Em 15/0/2019, acessado em 11/12/2021 às 16:48



Orisa Oya na casa de Yemoja em Oyo ..

Kof kof , to chorando porque engasguei, kof kof... acho que entrou um cisco no meu olho...


Já contei a história antes mas não mostrei o vídeo kkk 15º dia de iniciação em Yemoja na cidade de Oyo, em confinamento extremo , era o dia do festival de oya na cidade. Eu não podia sair de casa, então oya apareceu no condado de Yemoja, com sua multidão de devotos a seu redor todos começaram a entonar Oriki de Yemoja, oya me pega na porta, me arrasta para o quarto, senta na minha esteira e me abençoa.

Eu simplesmente não podia acreditar.. que aquela Oya que acompanhei durante anos nos vídeos da Asa , ou canal do World Sango Festival, estava ali na minha frente... a Oya a Elegun Oya Alaafin Oyo, a elegun oficial do reinado de Oyo - eu não sabia se gritava, pulava, chorava, ... chamei de mãe, naquela hora eu simplesmente explodi de emoção queria pedir um autógrafo (ok já fiz essa brincadeira antes )... eu só sentei... e depois contei para todo mundo sobre oya - para todos que apareciam no condado de Yemoja, no começo da noite as crianças já cantavam para Oya, ... até minha Iya Yemoja ficar com ciúmes e achei melhor parar de falar afinal em 3 dias seria o dia de Yemoja em Oyo.

Se eu falar que vivi um sonho não será o bastante eu muitas vezes não acredito que foi comigo, me recordo de estar lá e fazer um enorme esforço para parar o tempo, para que os minutos durassem meses, mas tive que partir e passou aqui na volta tão rápido, que me transporto revendo os vídeos e fotos ..
Àse #oyo

Fonte - 
https://www.facebook.com/yemoja.renata/videos/380766122719343/

SÀNGÓ ABENÇOANDO E ORIENTANDO O POVO DURANTE O FESTIVAL DE 2020

Postado por Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó Èsìn Òrìsà Ìbílè 

Em 22/08/2020, acessado em 11/12/2020 às 16:45



Sango manifestado no Elegun Sango Koso, fazendo orações pelas pessoas em Koso.

Festival Mundial de Sango 2020


Fonte - https://www.facebook.com/WorldSangoFestival/videos/650846128858481

Imagem comprobatória 


O CORTEJO FÚNEBRE DO ELEGUN SANGODELE IBUOWO

O CORTEJO DO ELGUN ELEGUN SANGODELE IBUOWO

Postado por Paula Cristina Gomes Em 11/12/2021

Revisado e aumentado em 19/05/2022, às 10:27

Imagem 1 cortejo do Elegun Sangodele Ibuowo
Fonte - 
Paula Cristina Gomes

Elegun Sangodele Ibuowo despediu-se ontem do palácio, dançando pela última vez pelas ruas da cidade de Oyo.

Regressando a sua casa para começarem os rituais tradicionais.
Segundo a tradição yorùbá quando um membro idoso morre, ele terá que ser festejado, pois cumpriu sua missão.
Hoje dia 11 de Dezembro 2021 irá se despedir de Koso e será enterrado na sua casa *
Imagem 2 cortejo do Elegun Sangodele Ibuowo
Fonte - 
Paula Cristina Gomes



Imagem 3 cortejo do Elegun Sangodele Ibuowo
Fonte - 
Paula Cristina Gomes

Imagem 4 cortejo do Elegun Sangodele Ibuowo,
em alguns momentos o cortejo para no meio da rua
e depositam o caixão no chão, e dançam e cantam.
Fonte - 
Paula Cristina Gomes



Imagem 5 cortejo do Elegun Sangodele Ibuowo
Fonte - 
Paula Cristina Gomes

Imagem 6 cortejo do Elegun Sangodele Ibuowo
Fonte - 
Paula Cristina Gomes

INFORMAÇOES SOBRE COSTUMES E TRADIÇÕES DO POVO DE SÀNGÓ

Entrevistamos a Dra. Paula Gomes sobre os ritos funerários do elegun Sàngó e, com a permissão dela, transcrevemos as respostas sobre a tradição e costumes do povo de Sàngó e os ritos fúnebres. Segue:

EW - Se este cômodo era o quarto do Elegun, se foi construído especialmente para ele ou se já possuía alguém enterrado aí?

Paula Gomes Aduke: [...] Primeiro, esta é a casa da família do Elegun, este é o quarto onde ele dormia, não está ninguém enterrado, só ele vai ser enterrado ali.
O irmão dele mais velho, no outro quarto ao lado [...] não tem ali mais ninguém e, não foi especial para enterra-lo, ali é uma casa normal, onde ele dorme, onde ele dormia, e pode ser enterrado...

E agora foi enterrado, e depois dos rituais, eles não vão ter mais mosaico, mas vão ter algo por cima, por que vão utilizar o sitio (lugar), para dormir, para fazer sala [...] Por que as pessoas vão viver ali...

A pessoa, agora mais velha da casa, deve passar para ali, para ficar ali dormindo [...]


EW - Tem mais familiares enterrados na casa?

Paula Gomes Aduke: Esta é uma casa comum da família, conforme vão morrendo, eles vão sendo enterrados dentro de casa, o elegun é o quarto deles, se a casa estiver cheia... vão enterrar ali ao lado da pessoa, não no local do elegun, mas ao lado, e atrás e na frente...vão enterrar, por que são todos enterrados dentro de casa [...]


EW - Se o Elegun foi raspado após a morte:

Paula Gomes Aduke: [...] Sim estes são rituais, que são secretos do povo de Sàngó... Claro, foi raspado antes de ser enterrado... E todos os filhos que ele pôs a mão, vão ser todos raspados agora no sétimo dia...

EW - Sàngó ficou ao lado do túmulo?

Paula Gomes Aduke: [...] Não, Sàngó está em outro local da casa, no sítio (local), onde o Sàngó costuma estar. Não tem nada a ver estar ali ao lado do quarto dele...  

Aquele Sàngó que viu no outro enterro (link)... Eles foram buscar o Sàngó... por que ao sétimo dia o Sàngó da casa, o ipori do Elegun vai ser lavado... então vão dar de comer a Sàngó e vão levar Sango para onde está o elegun, para onde a pessoa está enterrada... depois levam novamente o Sàngó do quarto... e levam novamente o Sàngó, para o quartinho dele de onde sempre fica [...]

EW - O que seria Ipori?

Paula Gomes Aduke: o ipori dele, é o edun ara, da iniciação dele. É a ligação entre a cabeça espiritual dele e Sàngó, a parte espiritual, é o edun ara que come o sangue dele [...]

 

EW - Possui algum ritual ou momento que oferecem farinha e água? 

Paula Gomes Aduke: Farinha e água... Oká, é amalá... é o nome é amalá, só Oyo é que chama Amala Oká... E eles dão Oká no dia que Sàngó vai ser levado, no sétimo dia, eles vão dar Oká sim... a Sàngó...

Amalá e Oká, é a mesma palavra, só que Oká, é só utilizado em Oyo, se for para outra cidade, você diz amalá, aqui você diz Oká [...]


IDAASA ERINDILOGUN ADIVINHAÇÃO PARA CERIMONIA FÚNEBRE


O ENTERRO DENTRO DE CASA



O LOCAL ONDE O ELEGUN SANGODELE IBUOWO FOI ENTERRADO

Por Asa Orisa Alaafin Oyo
Postado em 13/12/2021

Imagem 7 local onde foi enterrado o Elegun Sangodele Ibuowo
Fonte - 
Asa Orisa Alaafin Oyo

Imagem 8 local onde foi enterrado o Elegun Sangodele Ibuowo
Fonte - 
Asa Orisa Alaafin Oyo

Imagem 9 local onde foi enterrado o Elegun Sangodele Ibuowo
Fonte - 
Asa Orisa Alaafin Oyo

É tradição entre os yorùbá enterrar os mais velhos dentro de casa, principalmente entre os tradicionais.
No 3º dia o local de sepultamento será preparado com folhas para dar continuidade aos rituais tradicionais. Asa Orisa Alaafin Oyo **

Esclarecimentos sobre a cultura Ioruba e as cerimonias fúnebres. 


No 7 dia dos ritos fúnebres do Baba Sangodare Ajala.
Os ritos foram executados na sepultura dentro de casa.
O assentamento de Ṣàngó foi levado até a sepultura, onde amalá foi não só ofertado a Ṣàngó, mas também ao espírito do Baba Sangodare Ajala, aos filhos e a toda a comunidade presente.

Que o Baba Ṣàngódare Ajala descanse em paz e nos proteja.
Imagem 10 o igba do Sango

Após o ritual o Ṣàngó retorna ao quarto sagrado de orixá, local onde ele sempre ficou e continuará.


* Fonte imagens 1, 2, 3, 4, 5 e 6:
https://www.facebook.com/paula.gomes.aduke/photos/pcb.193392556336355/193392379669706/

** Fonte imagem 7, 8 e 9:
https://www.facebook.com/asaorisaalaafinoyo/photos/pcb.1381058959019214/1381057592352684

*** Fonte imagem 10: https://www.facebook.com/paula.gomes.aduke/photos/a.103343675341244/174100391598905/

Sobre Paula Gomes Cristina
Embaixadora da Cultura do Aláààfin de Òyó, uma pessoa de confiança entre os Yorùbá, que apoia a preservação do antigo patrimônio cultural e tangível e intangível dos Yorùbá, Unida com o Aláààfin de Òyó, Oba (DR.) Olayiwola Adeyemi III, JP., CFR., LLD para preservar o património Òyó. A Fundação tem a sua sede em ÒyóAláààfin Palace, Òyó, estado de Òyó, na Nigéria. http://www.paulagomesfoundation.com/

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

RELIGIÕES DE MATRIZ E INFLUÊNCIA AFRICANA E AMERÍNDIA, PATRIMÔNIO CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL

Por Erick Wolff de Oxalá

Em 08/12/2021



Seguindo o exemplo do Rio de Janeiro que reconheceu Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Povo Carioca, as Religiões de Matriz e Influência Africana (Umbanda, Candomblé e Ifá). Soube-se por fontes seguras, que tramita um projeto de lei do poder Legislativo, que declara, as Religiões de Matriz e Influência Africana, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Porto Alegre-RS, autor vereador Alexandre Bobadra, protocolado em  08/12/2021.

A importância deste projeto para nós afro religiosos e religiões ameríndias, é reconhecer e proteger a nossa fé, justamente numa época que estamos a favor ou contra a herança cultural e religiosa afro/ameríndia. 

Informações sobre a lei n 7.162/2021sancionada no Rio de Janeiro, em 02/12/2021 pelo prefeito Eduardo Pais:

Art. 1º Ficam declaradas Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Povo Carioca, as Religiões de Matriz e Influência Africana (Umbanda, Candomblé e Ifá). (BATUQUE É RECONHECIDO PATRIMÔNIO CULTURAL DO POVO CARIOCA)


Com isso, pedimos a atenção de todos os para que se unam e possam pedir aos seus amigos que divulguem e espalhem para que quantos mais pessoas puderem ajudar neste momento tão especial e importante. 

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

A VERDADE E A MENTIRA DISPUTAM O BATUQUE DO RS

NO BATUQUE
Por Alexandre Custodio

Postado em 08/12/2021



"Onde falecem as verdades, prevalecem os enganos."


O Batuque perdeu muito desde a passagem de sua primeira geração, com essas passagens, tanto idioma, conceitos e fundamentos foram corrompidos, tanto que muitos hoje falam de um “Batuque Original” que não é o que foi formatado pela primeira geração, da qual ainda escutamos sussurros aqui e ali, esses fragmentos comprovam as mudanças criadas pelas gerações posteriores para ocupar esse vácuo de conhecimento que não se preocuparam em preservar.


"Quem diz a verdade, não merece castigo."


Quem se dispõe a pesquisar uma hora ou outra vai se deparar com verdades sobre a nossa cultura religiosa, seja em registros escritos ou em pesquisas de campo nos templos, geralmente em casas menos badaladas, encontramos um ritual mais preservado foi o que eu percebi, ritos que nos ligam ainda mais a matriz, um exemplo disso é o Jogo do recém-nascido que eu vi na casa do pai Lula do Ogun feito para seu filho Leonardo Martins por sua avó(não me recordo o nome), registrado em fotos e vídeos, conhecido na matriz como “essentaye”, uma casa que já se encontra na terceira geração, encaminhando a quarta, alternando sempre a liderança do templo entre Xangô e Ogun.


"Nem todas as verdades são para serem ditas."


Sim, vão tentar te calar, basta a qualquer um decidir se aprofundar nos estudos sobre o Batuque, que esse perceberá algumas mudanças ao seu entorno, amigo e adversários se formaram de acordo as verdades que vocês expõem, se essa verdade for a favor ao que praticam em seus templos, nesses momentos serão seus amigos, caso contrário se colocar em xeque o que praticam tenderam a estar entre seus adversários, ambos tentaram em um momento ou outro te calar por não conseguir prever seus próximos passos, ou manipular as opiniões das pessoas quanto a você e ao que fala e produz.


"A verdade é manca, mas chega sempre a tempo."


Quantas narrativas eu vi cair por terra, nesse pouco anos mais de 10 (dez) anos em que comecei a estudar o Batuque com mais afinco, coisas que muitos batuqueiros tinham com verdades, que hoje muitos batuqueiros querem enterrar, mas a verdade é como sol mesmo fechando os olhos para ela, o calor ainda pode te queimar.


"A verdade, ainda que amarga, se traga."


O Batuque não é meu, não é seu, não é de ninguém, todos somos herdeiros, cabe a nós preservarmos e corrigir possíveis equívocos produzidos por nossos ancestrais, todos nós vamos morrer e quando já estivermos esquecidos o Batuque ainda vai estar aqui, o Batuque não nasceu com quatro pessoas um ancestral de cada tradição, se fosse assim não teríamos mais Batuque, dada a pressão o que mesmo sofreu, muitos dos responsáveis pela consolidação do Batuque hoje nem são lembrados, sejamos mais humildes, eu faço aqui minha meá-culpa, devemos acordar as pessoas para a realidade quando essas estiverem preparadas. Mas devemos deixar publicas a realidade.


"A verdade pode ser combatida, mas não vencida."


O Batuque ao longo dos anos foi muito vilipendiado tanto pelos integrantes do Candomblé que se achavam a palmatória do afro, quando pelos próprios batuqueiros que muitas vezes não sabem explicar de uma forma lógica o que praticam, sabem fazer, não sabem explicar, por isso muitas e muitas vezes o Batuque foi motivo de chacotas nos muitos fóruns. O Batuque sofreu isso por culpa dos próprios batuqueiros que olharam muitas vezes para o Candomblé em busca de conhecimento, enxertando o Batuque com elementos do Candomblé, alguns possuindo até dupla pertença, elementos que vemos sendo perpetuados e tidos como tradição. A verdade veio da Matriz e ficamos sabendo que o Batuque preservou muito mais que o Candomblé, talvez mais que todas as outras vertentes afro-brasileiras.


"A verdade dispensa enfeites."


Sempre que encontramos temas polêmicos no Batuque, notamos que a verdade nem sempre é defendida, muitos vão defender o erro e romantizá-lo, pois seus egos não lhes permitem aceitar a realidade, não importa quanto se prove errado o que falam, nunca vão se desapegar da mentira ou do erro, e para isso usam de todos os subterfúgios, desde tentar denegrir o seu interlocutor até fazer birra, em debates que deveriam ser civilizados.


"Calar a verdade é enterrar ouro."


Muitos do Batuque mesmo sabendo da verdade, preferem manter os seus no escuro por comodidade, pois o conhecimento está aí para todos, se eu encontro você também encontra, o que poderia tornar o Batuque ainda mais próximo de sua origem é tratado como um mal, olhar para a matriz, pois o Batuque nasceu aqui, mais os seus ritos conceitos e fundamentos vieram de lá dessa mesma matriz, nosso primeiros adaptaram aqui para poder cultuar como faziam quando estavam lá. Se não fosse necessário adaptações teríamos aqui o culto no mesmo formato que lá, a não ser que pensemos que nossos ancestrais não eram tão tradicionalistas como nós. O erro nasce da falta de conhecimento, essa falta de conhecimento abriu espaço para inserção de elementos de outras tradições e até outras religiões abraçadas como fundamental, enquanto negam a verdade vinda da origem a matriz por todos os meios, para não ter que mudar como fazem os seus rituais.


"A verdade contenta-se com poucas palavras."


Quem chega no Batuque com dinheiro, em muitos templos compra do apronte até o título de rei, não difere das outras religiões afro-brasileiras, e da matriz, o dinheiro fala, quem compra está visando vender também. Comercio estabelecido, concorrência e marketing tudo se justifica, pois, existe a necessidade de faturar, fundamento fica em segundo lugar, hoje quase tudo é feito online de jogo até ebó são despachados por SEDEX, fecham os olhos para o fundamento e a tradição para arrecadar, mas se garantem tradicionalistas e amantes dos orixás, dói ver pessoas que admirava abraçarem esses subterfúgios.


"A verdade só se envergonha de estar oculta."


Muitas vezes já ouvi inbox, pessoas me elogiando pela minha conduta, e outras me recriminando pelo mesmo fato, quem elegia inbox o faz por ter medo de que se o fizer em público atraia problemas, quem critica inbox tem medo da repercussão da resposta que ia levar ao fazer o questionamento em público, no fim tudo se resume a imagem. O lado material vem antes do religioso e verdades incomodas devem ser silenciadas.


"A verdade é clara; a mentira é sombra."


A verdade do Batuque não precisa de muita explicação e elaboração, pois é uma religião calçada na lógica e no fundamento, quando tentam criar uma aura nebulosa sobre algo podem ter certeza ou não sabem explicar, ou a explicação não condiz com a realidade que está sendo praticada, nesse momento se criam os segredos, é melhor ficar calado e manter o mistério parecendo sábio, que abrir a boca e falar uma bobagem e acabar com o encanto, para a falta de conhecimento construíram uma rede segura para se esquivarem das responsabilidades que vai do merecimento até a expulsão do templo, usadas conforme a necessidade.


O pior desserviço ao Batuque é em se sabendo da verdade, propagar a mentira e o erro só para defender o ritual que se pratica ou que é praticado por seus ancestrais, se o orixá lhe deu a oportunidade conhecer a verdade, é sua responsabilidade difundi-la, ou você pode estar cultuando qualquer coisa menos os orixás, pois esses já passaram a ter menor importância dentro do que pratica.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

DESPEDIDA AO CHEFE SANGODELE IBUOWO, POR YEMOJAGBEMI OMITONAMOLE ARIKE

Por Yemojagbemi Omitanmole Arike 

Postado em 07/12/2021 às 11:50



Com enorme tristeza soube hoje que o chefe Sangodele Ibuowo o Elegun Sàngó Koso partiu para o Orun.

Uma das mais altas autoridades de Sàngó na cidade de Òyó e do mundo todo.

Guardarei em minha memória a gentileza de um grande sacerdote, a força que presenciei de Sàngó com ele manifestado caminhando horas pelas ruas com energia descomunal, com fôlego para festejar o dia seguinte, guardarei o Sàngó dele atendendo as pessoas e passando recomendações com a própria boca. Guardarei todos os ensinamentos.

Um dos eventos mais impressionantes que já vi em minha vida foi ver o Sàngó deste senhor na Terra , arrastando multidão.

Certamente com honra se tornará um ótimo ancestral para a comunidade de Òyó e para todos devotos de Sàngó do Mundo.

No Ose Jakuta um dos mais ilustres devotos partiu para o Orun.

A todos da minha comunidade de Òyó o meu lamento, minha tristeza e dor. Estamos juntos.

Yemojagbemi Arike

#oyo

Fonte - https://www.facebook.com/photo/?fbid=1070399753755973&set=a.168572807272010

Imagem comprobatória - 



TIKTOK ERICK WOLFF