Postado por Yemojagbemi Omitanmole Arike
Orisa Oya na casa de Yemoja em Oyo ..
Fonte - https://www.facebook.com/yemoja.renata/videos/380766122719343/
O nosso canal preserva a Cultura, História e Memórias do Batuque do RS e da R.M.A.
Orisa Oya na casa de Yemoja em Oyo ..
Postado por Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó Èsìn Òrìsà Ìbílè
Em 22/08/2020, acessado em 11/12/2020 às 16:45
Sango manifestado no Elegun Sango Koso, fazendo orações pelas pessoas em Koso.
Festival Mundial de Sango 2020
O CORTEJO DO ELGUN ELEGUN SANGODELE IBUOWO
Postado por Paula Cristina Gomes Em 11/12/2021
Revisado e aumentado em 19/05/2022, às 10:27
Imagem 1 cortejo do Elegun Sangodele Ibuowo Fonte - Paula Cristina Gomes |
Elegun Sangodele Ibuowo despediu-se ontem do palácio, dançando pela última vez pelas ruas da cidade de Oyo.
Imagem 2 cortejo do Elegun Sangodele Ibuowo Fonte - Paula Cristina Gomes |
Imagem 4 cortejo do Elegun Sangodele Ibuowo, em alguns momentos o cortejo para no meio da rua e depositam o caixão no chão, e dançam e cantam. Fonte - Paula Cristina Gomes |
Imagem 6 cortejo do Elegun Sangodele Ibuowo Fonte - Paula Cristina Gomes |
EW - Tem mais familiares enterrados na casa?
EW - Possui algum ritual ou momento que oferecem farinha e água?
Amalá e Oká, é a mesma palavra, só que Oká, é só utilizado em Oyo, se for para outra cidade, você diz amalá, aqui você diz Oká [...]
IDAASA ERINDILOGUN ADIVINHAÇÃO PARA CERIMONIA FÚNEBRE
O ENTERRO DENTRO DE CASA
O LOCAL ONDE O ELEGUN
SANGODELE IBUOWO FOI ENTERRADO
Imagem 10 o igba do Sango |
Por Erick Wolff de Oxalá
Em 08/12/2021
Seguindo o exemplo do Rio de Janeiro que reconheceu Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Povo Carioca, as Religiões de Matriz e Influência Africana (Umbanda, Candomblé e Ifá). Soube-se por fontes seguras, que tramita um projeto de lei do poder Legislativo, que declara, as Religiões de Matriz e Influência Africana, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Porto Alegre-RS, autor vereador Alexandre Bobadra, protocolado em 08/12/2021.
A importância deste projeto para nós afro religiosos e religiões ameríndias, é reconhecer e proteger a nossa fé, justamente numa época que estamos a favor ou contra a herança cultural e religiosa afro/ameríndia.
Informações sobre a lei n 7.162/2021, sancionada no Rio de Janeiro, em 02/12/2021 pelo prefeito Eduardo Pais:
Art. 1º Ficam declaradas Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Povo Carioca, as Religiões de Matriz e Influência Africana (Umbanda, Candomblé e Ifá). (BATUQUE É RECONHECIDO PATRIMÔNIO CULTURAL DO POVO CARIOCA)
Com isso, pedimos a atenção de todos os para que se unam e possam pedir aos seus amigos que divulguem e espalhem para que quantos mais pessoas puderem ajudar neste momento tão especial e importante.
NO BATUQUE
Por Alexandre Custodio
Postado em 08/12/2021
"Onde falecem as verdades, prevalecem os enganos."
O Batuque perdeu muito desde a passagem de sua primeira geração, com essas passagens, tanto idioma, conceitos e fundamentos foram corrompidos, tanto que muitos hoje falam de um “Batuque Original” que não é o que foi formatado pela primeira geração, da qual ainda escutamos sussurros aqui e ali, esses fragmentos comprovam as mudanças criadas pelas gerações posteriores para ocupar esse vácuo de conhecimento que não se preocuparam em preservar.
"Quem diz a verdade, não merece castigo."
Quem se dispõe a pesquisar uma hora ou outra vai se deparar com verdades sobre a nossa cultura religiosa, seja em registros escritos ou em pesquisas de campo nos templos, geralmente em casas menos badaladas, encontramos um ritual mais preservado foi o que eu percebi, ritos que nos ligam ainda mais a matriz, um exemplo disso é o Jogo do recém-nascido que eu vi na casa do pai Lula do Ogun feito para seu filho Leonardo Martins por sua avó(não me recordo o nome), registrado em fotos e vídeos, conhecido na matriz como “essentaye”, uma casa que já se encontra na terceira geração, encaminhando a quarta, alternando sempre a liderança do templo entre Xangô e Ogun.
"Nem todas as verdades são para serem ditas."
Sim, vão tentar te calar, basta a qualquer um decidir se aprofundar nos estudos sobre o Batuque, que esse perceberá algumas mudanças ao seu entorno, amigo e adversários se formaram de acordo as verdades que vocês expõem, se essa verdade for a favor ao que praticam em seus templos, nesses momentos serão seus amigos, caso contrário se colocar em xeque o que praticam tenderam a estar entre seus adversários, ambos tentaram em um momento ou outro te calar por não conseguir prever seus próximos passos, ou manipular as opiniões das pessoas quanto a você e ao que fala e produz.
"A verdade é manca, mas chega sempre a tempo."
Quantas narrativas eu vi cair por terra, nesse pouco anos mais de 10 (dez) anos em que comecei a estudar o Batuque com mais afinco, coisas que muitos batuqueiros tinham com verdades, que hoje muitos batuqueiros querem enterrar, mas a verdade é como sol mesmo fechando os olhos para ela, o calor ainda pode te queimar.
"A verdade, ainda que amarga, se traga."
O Batuque não é meu, não é seu, não é de ninguém, todos somos herdeiros, cabe a nós preservarmos e corrigir possíveis equívocos produzidos por nossos ancestrais, todos nós vamos morrer e quando já estivermos esquecidos o Batuque ainda vai estar aqui, o Batuque não nasceu com quatro pessoas um ancestral de cada tradição, se fosse assim não teríamos mais Batuque, dada a pressão o que mesmo sofreu, muitos dos responsáveis pela consolidação do Batuque hoje nem são lembrados, sejamos mais humildes, eu faço aqui minha meá-culpa, devemos acordar as pessoas para a realidade quando essas estiverem preparadas. Mas devemos deixar publicas a realidade.
"A verdade pode ser combatida, mas não vencida."
O Batuque ao longo dos anos foi muito vilipendiado tanto pelos integrantes do Candomblé que se achavam a palmatória do afro, quando pelos próprios batuqueiros que muitas vezes não sabem explicar de uma forma lógica o que praticam, sabem fazer, não sabem explicar, por isso muitas e muitas vezes o Batuque foi motivo de chacotas nos muitos fóruns. O Batuque sofreu isso por culpa dos próprios batuqueiros que olharam muitas vezes para o Candomblé em busca de conhecimento, enxertando o Batuque com elementos do Candomblé, alguns possuindo até dupla pertença, elementos que vemos sendo perpetuados e tidos como tradição. A verdade veio da Matriz e ficamos sabendo que o Batuque preservou muito mais que o Candomblé, talvez mais que todas as outras vertentes afro-brasileiras.
"A verdade dispensa enfeites."
Sempre que encontramos temas polêmicos no Batuque, notamos que a verdade nem sempre é defendida, muitos vão defender o erro e romantizá-lo, pois seus egos não lhes permitem aceitar a realidade, não importa quanto se prove errado o que falam, nunca vão se desapegar da mentira ou do erro, e para isso usam de todos os subterfúgios, desde tentar denegrir o seu interlocutor até fazer birra, em debates que deveriam ser civilizados.
"Calar a verdade é enterrar ouro."
Muitos do Batuque mesmo sabendo da verdade, preferem manter os seus no escuro por comodidade, pois o conhecimento está aí para todos, se eu encontro você também encontra, o que poderia tornar o Batuque ainda mais próximo de sua origem é tratado como um mal, olhar para a matriz, pois o Batuque nasceu aqui, mais os seus ritos conceitos e fundamentos vieram de lá dessa mesma matriz, nosso primeiros adaptaram aqui para poder cultuar como faziam quando estavam lá. Se não fosse necessário adaptações teríamos aqui o culto no mesmo formato que lá, a não ser que pensemos que nossos ancestrais não eram tão tradicionalistas como nós. O erro nasce da falta de conhecimento, essa falta de conhecimento abriu espaço para inserção de elementos de outras tradições e até outras religiões abraçadas como fundamental, enquanto negam a verdade vinda da origem a matriz por todos os meios, para não ter que mudar como fazem os seus rituais.
"A verdade contenta-se com poucas palavras."
Quem chega no Batuque com dinheiro, em muitos templos compra do apronte até o título de rei, não difere das outras religiões afro-brasileiras, e da matriz, o dinheiro fala, quem compra está visando vender também. Comercio estabelecido, concorrência e marketing tudo se justifica, pois, existe a necessidade de faturar, fundamento fica em segundo lugar, hoje quase tudo é feito online de jogo até ebó são despachados por SEDEX, fecham os olhos para o fundamento e a tradição para arrecadar, mas se garantem tradicionalistas e amantes dos orixás, dói ver pessoas que admirava abraçarem esses subterfúgios.
"A verdade só se envergonha de estar oculta."
Muitas vezes já ouvi inbox, pessoas me elogiando pela minha conduta, e outras me recriminando pelo mesmo fato, quem elegia inbox o faz por ter medo de que se o fizer em público atraia problemas, quem critica inbox tem medo da repercussão da resposta que ia levar ao fazer o questionamento em público, no fim tudo se resume a imagem. O lado material vem antes do religioso e verdades incomodas devem ser silenciadas.
"A verdade é clara; a mentira é sombra."
A verdade do Batuque não precisa de muita explicação e elaboração, pois é uma religião calçada na lógica e no fundamento, quando tentam criar uma aura nebulosa sobre algo podem ter certeza ou não sabem explicar, ou a explicação não condiz com a realidade que está sendo praticada, nesse momento se criam os segredos, é melhor ficar calado e manter o mistério parecendo sábio, que abrir a boca e falar uma bobagem e acabar com o encanto, para a falta de conhecimento construíram uma rede segura para se esquivarem das responsabilidades que vai do merecimento até a expulsão do templo, usadas conforme a necessidade.
O pior desserviço ao Batuque é em se sabendo da verdade, propagar a mentira e o erro só para defender o ritual que se pratica ou que é praticado por seus ancestrais, se o orixá lhe deu a oportunidade conhecer a verdade, é sua responsabilidade difundi-la, ou você pode estar cultuando qualquer coisa menos os orixás, pois esses já passaram a ter menor importância dentro do que pratica.
Por Yemojagbemi Omitanmole Arike
Postado em 07/12/2021 às 11:50
Com enorme tristeza soube hoje que o chefe Sangodele Ibuowo o Elegun Sàngó Koso partiu para o Orun.
Uma das mais altas autoridades de Sàngó na cidade de Òyó e do mundo todo.
Guardarei em minha memória a gentileza de um grande sacerdote, a força que presenciei de Sàngó com ele manifestado caminhando horas pelas ruas com energia descomunal, com fôlego para festejar o dia seguinte, guardarei o Sàngó dele atendendo as pessoas e passando recomendações com a própria boca. Guardarei todos os ensinamentos.
Um dos eventos mais impressionantes que já vi em minha vida foi ver o Sàngó deste senhor na Terra , arrastando multidão.
Certamente com honra se tornará um ótimo ancestral para a comunidade de Òyó e para todos devotos de Sàngó do Mundo.
No Ose Jakuta um dos mais ilustres devotos partiu para o Orun.
A todos da minha comunidade de Òyó o meu lamento, minha tristeza e dor. Estamos juntos.
Yemojagbemi Arike
#oyo
Fonte - https://www.facebook.com/photo/?fbid=1070399753755973&set=a.168572807272010
Imagem comprobatória -