quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

CANDOMBLECISTAS NO BATUQUE

 Por Erick Wolff de Oxalá

Sacerdote de orixá desde 1989, na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul

02/02/2022



Respeitando o direito de cada um e a liberdade de culto, este ensaio tem por finalidade esclarecer alguns conceitos e rituais de origem Ioruba sobre o Orixá e a tradição do Ilê Axé Nagô Kóbi, da religião Batuque do Rio Grande do Sul. 

Diante do crescente movimento e da divulgação do segmento Batufá (Batuque + Ifá) e Batublé (Batuque + Candomblé), que não sabemos quem deu origem, mas que tem tomado visibilidade nas atuais mídias sociais, o Axé Nagô Kóbi, vem a publico esclarecer alguns pontos sobre os seus costumes e tradição. 

Primeiramente na família Kóbi existem ex-candombecistas que abandonaram a sua antiga religião para seguir e amar o Batuque, assim como houve Batuqueiros que abandonaram a sua tradição e seguiram Ifá, ou o Candomblé. Todos possuem o direito de ir e vir, e ao se converterem à uma nova religião é natural que abandonem a antiga e recomecem tudo de novo. E será sobre este recomeço que iremos pautar este ensaio. 

1 - Qualquer individuo que se converta para o Batuque dentro do Ilê Axé nagô Kóbi, este irá despachar todos os seus fundamentos, louças e okuta, caso tenham, e recomeçar tudo de novo, pois respeitosamente não reaproveitamos igbas, okuta ou qualquer louça que tenha sido sacralizado em outra religião. 

2 - A iniciação: o orixá ao qual aquele individuo foi feito será mantido, houve casos aos quais a pessoa não era de determinado orixá ao qual informava, e, diante um apejo ( de alguns sacerdotes da família, foi feito um apejó (assembleia de sacerdotes) e definido qual procedimento será tomado, acompanhado pela orientação do oraculo e das próprias divindades. 

3 - Orixás não cultuados na tradição do Batuque: respeitaremos e, esta pessoa será indicada para casas de candomblé (conhecidas) para que possam cuidar e dar continuidade do espiritual daquele individuo. Assim não trocando de orixá da pessoas, somente para manter na nossa casa. 

4 - O orixá do Batuque é o mesmo Orixá do Candomblé, desta forma, não haverão duas possessões, mas quando assim houver manifestação do orixá, este seguira os fundamentos e costumes do Batuque inclusive ao referido tabu da ocupação, e terão liberdade de serem eles mesmos. Não poderão falar até o dia ao qual seja dado o axé de fala, pois o orixá do Candomblé não passa pelo axé de fala e nem possui o mesmo.  


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em nossa casa, o individuo que migrar do Candomblé para o Batuque deverá seguir apenas o Batuque. 
O orixá do Batuque e do Candomblé é o mesmo, sendo assim não existe duas manifestações do mesmo orixá.
O orixá quando desejar manifestar, seguirá os fundamentos e costumes do Batuque, se comportando como os orixás do Batuque se portam.  
Importante destacar que não haverá múltiplas iniciações, nem mesmo terá orixás diferentes um para cada religião.   

Orixá do Batuque possui o axé de Fala, e quando assim o tiver pode cantar e falar livremente no salãoo orixá do Candomblé não possui axé de fala. 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS XXIII

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 02/02/2022



YEMANJA NA TRADIÇÃO DO BATUQUE DO RIO GRANDE DO SUL


A sua saudação no Batuque tradicional é Omi (água) Odo (rio), o seu culto na matriz nasce no rio Ogun. Onde houver água está o axe de Yemanja. https://iledeobokum.blogspot.com/2020/01/yemanja-na-tradicao-do-batuque-do-rio.html

domingo, 30 de janeiro de 2022

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSÁVAMOS IIl

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 06/01/2022

 

Nesta postagem destacaremos que o jogo do Batuque não usa e nem precisa de odu-orisa ou odu-ifa, assim como Oba, Ogun e outras divindades.
Sabemos que sacerdotes de Obatala em Ekiti usam 8 búzios como oráculo.
[…] Tradução online; Solomon Omojie-mgbejume Jeff Gonzalez verdade. Você se lembra de dez kolanut lançando quando egbe estava sendo feito ib ilaro?
Em algumas áreas em Ekiti, sacerdotes Oxalá usam 8 búzios também. […]

https://iledeobokum.blogspot.com/2020/04/o-opasoro-de-oosaala.html

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS IX

Por Erick Wolff de Oxalá
Postado em 17/01/2022



OGUN E A SERPENTE
Este artigo foi escrito em 2013 e atualizado em 2017, quando o Batuque era perseguido por outros segmentos afro-religiosos que debochavam e criticavam os costumes e tradições do Batuque, por não se enquadrarem com as “referencias” da diáspora, sem olhar diretamente para a matriz, pois a segundo aquela época, a serpente só poderia pertencer ao culto de Osumare, Ewa, Dã e mais algumas divindades.... Jamais Ogun, no entanto, segue o artigo para que nunca mais nos persigam pelos nossos costumes e tradição:

https://drive.google.com/file/d/0B7oGeEZgb95gbmNRdFcxcHdEMFE/view

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS XIV

Postado em 21/01/2022



Continuando no tema orixá Otin. Observem seu povo indo homenagear esta divindade, se existe povo e culto, existe filhos, desta forma Otin tem filhos em terras Ioruba e no Mundo todo.
ORIXÁ OTIM
Por Maike Figueredo Gomes

https://iledeobokum.blogspot.com/2020/10/orixa-otim.html

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS VIII

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 16/01/2022



FESTIVAL DE OBALUAYE (XAPANÃ) EM OYO, 2022
Notem que Obalaue, Omulu ou Xapana são a mesma divindade, postaremos a seguir sobre o tema, mas vale observar que ele não se veste de palha (somente divindades doentes vestem palha), por que ele não pode estar doente para entrar no corpo das pessoas para curar.
Observem que Xapanã esta com uma vassoura na sua mão, assim como a vassoura é um símbolo de xapanã tanto no batuque quando na matriz, e, que ele anda com olhos abertos, fala com as pessoas e abençoa o palacio do Alaafin.
Notem a capa purpura que ele carrega e sabemos que a cor do seu fio de contas é preto e vermelho.

https://iledeobokum.blogspot.com/2022/01/festival-de-obaluaye-xapana-em-oyo-2022.html

TIKTOK ERICK WOLFF