Este artigo foi publicado na página oficial do Alaafin e Oyo, sua majestade [Dr.] Lamidi Olayiwola Adeyemi III.
Relata os problemas com fraudes e venda de títulos a estrangeiros, que gerou grande desgosto vergonha para toda a comunidade Yoruba, sabendo que é crime tal procedimento.
Os sacerdotes de Ifá foram presos e detidos para averiguações. Envergonhados com tal atitude, estes sacerdotes foram implorar o perdão do Alaafin pelos seus atos criminosos.
O Alaafin informa que os sacerdotes de Ifá somente são capacitados para jogar o oráculo de Ifá, não possuem autorização nem competência para oferecer títulos a ninguém, e que todos os títulos fornecidos por eles são inválidos. Desta forma, os estrangeiros que carregam títulos fornecidos por estes sacerdotes devem se conscientizar que não os carregam. Segue o artigo:
“NÓS SOMOS SEUS FILHOS”: SACERDOTES DE IFA EM OYO IMPLORAM AO OBA ALAAFIN.
O Alaafin de Oyo rei, [Dr.] Lamidi Olayiwola Adeyemi III, alertou aos adeptos
da religião de IFA, de se abster-se de todos os atos que são capazes
de trazer descredito as estimadas tradições.
Oba Adeyemi deu o
aviso quando alguns sacerdotes de Ifá em Oyo, que se envolveram em práticas
fraudulentas há algum tempo atrás e foram presos pelas agências de segurança da policia, foram pedir perdão.
Os arrependidos sacerdotes de Ifá foram liderados por renomado sacerdote de Ifá, como o primeiro vice-chanceler da antiga Universidade
de Ifé, agora Obafemi Awolowo University, Professor
Wande Abimbola.
Ele advertiu que a concessão de
títulos, especialmente aos estrangeiros pelos sacerdotes de Ifá deve parar,
acrescentando que somente (iroke) e chapéus brancos devem ser utilizadas em sua instalação,
em vez de coroa e bastão, como estão fazendo.
''Não importa o cargo ocupado na religião
tradicional de Ifá e a proficiência de sua prática e mitologia; isto não dá o
direito de conferir a alguém o título de Rei de Ifá, e apresentar tal pessoa à
comunidade com um bastão. Como sacerdotes de Ifá, vocês devem interpretar o
oráculo e não estão autorizados para conferir títulos chefia. É ilegal e
inconstitucional ''.
A regras do Supremo dizem que é
altamente ridículo e pouco favorecido referir-se às religiões tradicionais como
fetichismo e adoração de ídolos.
''Cada cultura tem uma explicação para a
criação do Universo. As crenças tradicionais iorubá veem o mundo como produto
de dois mundos conectados; o mundo visível da vida material e o mundo
espiritual invisível. A ligação destes dois mundos produz energia que é chamado
Àse, na cosmologia iorubá''.
Salientou o Alaafin que para o iorubá,
as regras do Criador sobre todo o universo se manifesta através dos elementos da
natureza, acrescentando que essas crenças e práticas indígenas são uma
filosofia de vida e uma ciência natural.
''Nós vemos a relação do homem com a natureza
e do universo. Revelando as maneiras pelas quais os seres humanos podem estar
em harmonia com as energias da natureza e do universo. Ela é a base para a
compreensão do início e fim da vida.''
Alaafin salientou que todos os
elementos do mundo invisível são simbolizados como Òrìsà no mundo visível, usando o exemplo de Sàngó, cuja energia simbolizada
pela luz é maior elemento na criação do Universo.
Através da crença na reencarnação, Oba Adeyemi argumentou que existe evidencias de
que cada um dos Òrìsà, após a sua ascensão, voltaram à Terra.
Disse ele: ''nossa religião tradicional é parte de nossa herança, e que precisa
ser preservada e reconhecida. O ataque direto à religião ioruba, às tradições
sócio culturais e espirituais, deve se parar. ”
Alaafin também citou a mitologia de
Ifá e personalidades notáveis da tradição de Ifá, tanto na cidade Oyo como em
outras partes do mundo.
Enquanto perdoava os sacerdotes de
Ifá, o Alaafin pediu para ter cuidado para que não depreciassem a cultura e as tradições.
No início de seu curto discurso, o
professor Abimbola que expressou forte indignação com o que ocorreu como ''atos
infantis e prejudiciais'' dos sacerdotes de Ifá, recorreu ao Alaafin para o
perdão dos seus crimes.
No entanto, o perdão real foi devido à
intervenção do professor Abimbola, e do reconhecimento dos altos sacerdotes das
suas ações erradas e da gravidade de seus crimes, e suas declarações para não
repetirem as mesmas ações vergonhosas.
Recordem-se que ocorreram casos na
cidade de Oyo, sobre as atividades de alguns sacerdotes de Ifá do templo Ijó Ifá Adimula - Bara, onde os
estrangeiros desavisados, mas realmente interessados na cultura e tradições
Yoruba tinham sido aliciados, manipulados e enganados ao receber títulos
falsos, o que é um assunto gravíssimo e ilegal.
Especificamente, há algum tempo atrás,
um Sr. Francivan Leao Nobre foi conferido com o título falso, não reconhecido,
como Araba Logunede e Oba Ifá Adimula of South America, após o que
recebeu o nome de Ifatowo Adebayo.
Além disso, esses inescrupulosos
sacerdotes de Ifá, conferiram mais falsos títulos e não reconhecidos:
Ao Sr. Jose Lara, como Araba
Awo Ofun Ajitena Temple, USA, recebendo o nome de Ifakayode
Falade;
Ao Sr. Dasiel Guerra, como Akoda Awo Ofun Ajitena Temple, USA, recebendo o
nome de Awotunde Ajisol;
Ao Sr. Raymond Carrabeo, como Awo
Ajitena Temple, EUA, recebendo o nome de Ifalomo Ifalana;
Ao sr. Fernando Garrido, como Agbobgbon Awo Ofun Ajitena Temple, USA, recebendo
o nome de Ifalase.
Adicionado a esses títulos acima
mencionados, existem outros falsos títulos dados aos estrangeiros desavisados,
os quais estão sob investigação.
Para esclarecer isto, qualquer pessoa
que estiver em dúvida sobre um título dado a ele, ou ela, na cidade, deve
entrar em contato com o Palácio do Alaafin para mais esclarecimentos.
Estas práticas fraudulentas são atos
contrários às leis do estado de Oyo. Por favor, consulte os links no: Punch Newspaper, de 11 de junho de 2017, e
Nigerian Tribune, de 13 junho de 2017.
A fim de prevenir ocorrências futuras,
e para informação pública, listaremos aqui aqueles que foram acusados em tribunal,
incluindo aqueles que são procurados pela polícia C.I.D, em Ibadan, capital do
Estado de Oyo:
Faniyi Awoniran Omoyemi,
Ojelabi Okewole,
Kehinde Ifaloseyi,
Famuwagun Oloyede,
Faleye Ikusannu,
Fasola Olaniyan,
Ifayemi Olaniyan,
Ifakorede Ifaloseyi,
Ifadoyin Ifatoki,
Oyasogo Ifakorede,
Ifasooto Ifawumi
Adeyemo,
Awoniran Awotunde,
Awoniran Ifamyiwa,
E outros.
Outrossim, sacerdotes de Ifá são
capacitados apenas para interpretar o oráculo de Ifá, mas não conferir títulos de
chefia.
Fonte:
INTERNET.
Página do Alaafin Oyo, Facebook. Acessado em 23/07/2017. https://www.facebook.com/alaafinoyo/photos/pcb.1217621711698231/1217621655031570/?type=3
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