quarta-feira, 7 de novembro de 2018

OBATALA VISITOU WOLE SOYINKA


 Por Bode Sowande

JIMI DISU'S BLOG

Omoniyi Osadare
05/11/2018

Este é um trecho de notas feitas por Sowande no Wole Soyinka Birthday Panel Discussão sobre "Intolerância" no Centro Cultural de 12 de Junho, Abeokuta recentemente:

O sacerdote de Obatala me disse em uma aldeia:

“Se você precisa entender o culto de Obatala, lembre-se disto: é mais difícil que o cristianismo. Você deve dizer adeus à raiva. Você deve dizer adeus à intolerância ”.

“Como você vive uma vida sem nunca ficar com raiva? O credo de Obatala é criação, criatividade, cura e tolerância. Uma vida sem raiva? Você se tornará Budha ou o Dalai Lama?”

“Na civilização iorubá, Obatala é o único orixá que tem a virtude da tolerância absoluta, porque os incríveis poderes que fluem através dele para a humanidade o impedem do vício da separação ou da raiva.”

Fiquei surpreso quando o Sacerdote de Obatala disse que o verdadeiro credo existencial de Obatala é mais difícil que o cristão. Ele disse que os cristãos que ele viu não tinham tolerância. Ele me deu um exemplo:

“Um novo cristão, inflamado com sua transformação mais recente, invadiu o santuário de sua família Orisha e o colocou no fogo do Espírito Santo! Uma série de episódios trágicos seguidos ocorreram na família dele. Cada tragédia estendeu o sofrimento dos membros da família além da resistência, até que eles vieram correndo com: ... ‘Baba nos salve, pare com essa calamidade’.”

“A civilização ioruba deu ao homem sua liberdade de escolha religiosa e o homem se vangloria disso com as palavras: ‘Orisha, bo le gbemi, fimisile bo se ba mi’ (significando: orisha, se você não puder me ajudar, me deixe como você me encontrou).”

“De fato, se você é clariaudiente, você também pode ouvir o que Orisha diz em retorno ao homem: ‘Enia bo le sin mi, fimisile bo se ri mi’ (significando: homem se você não pode me adorar, me deixe como você me achou)"

O homem se orgulha de sua liberdade de culto, mas é surdo à auto afirmação do orisha

Deus criou o homem e o homem criou todas as religiões, com cada religião afligida por sentimentos primordiais, todas as vaidades conhecidas e asserções territoriais vulgares.

O primeiro ataque à religião da outra pessoa é com a língua e, quando possível, armas de descrições menores ou maiores, ou até mesmo em massa, são usadas na (s) outra (s) religião (s).

Os seguidores das três religiões que se originam da tenda do Santo Patriarca Abraão não se unem pacificamente. Essas três religiões são a fé judaica, a fé cristã e a fé islâmica.

“Minha religião é melhor que a sua” é um grito que você ouve de todas as antiguidades até hoje. No entanto, a humanidade nunca melhorou porque a trágica história da intolerância continua se repetindo.

Fiquei intrigado com a afirmação do Olobatala de que, como os cristãos são intolerantes a outras religiões, eles são privados de uma virtude. O que é essa virtude perdida?

Quem é Obatala?

Wole Soyinka no “Quarto Estágio”, em um ensaio que ele escreveu como um estudioso em seus 20 e poucos anos, disse:

“O paciente sofrimento de Obatala é a estética bem conhecida do santo”.

Os iorubás chamam Obatala O PRIMEIRO FILHO DE OLODUMARE. (Akobi Olodumare). 

Olodumare faz de Obatala o Deus criador que vem entre os homens, como o Homem Divino da absoluta bondade e pureza.

Os devotos de Obatala receberam os cristãos em seu espaço comunitário e não viram concorrência da nova religião.

“O que Jesus é para os cristãos, é o que Obatala é para os iorubás, e muito mais que isso. Orisha não está competindo com nenhuma entidade. ”

Então, disse o Sumo Sacerdote de Obatala enquanto eu o pressionava ainda mais:

“Primeiro filho de Olodumare é Obatala, curador de todas as doenças conhecidas e desconhecidas; outro aspecto do Orisha: iwapele, a maior regra que ancora a humanidade, compara-se com a "gentil manso e suave" de Cristo. Sempre abnegado apenas para recriar a essência divina; isso é Obatala.

Nada de novo da religião estrangeira, mas a chave é a tolerância no espaço comunitário do culto centrado em Deus.

Obatala é sem mancha! O Alto Sacerdote de Obatala me contou:

“Quando as mãos de Obatala escorregam durante a criação, o vinho de palma é o culpado e o resultado é a pessoa com deficiência física”.

Até mesmo Cristo não pôde sublimar sua ira, com chicote na mão, no templo.

Perdemos tempo com nossas paixões, buscando competições entre múltiplos caminhos de devoção Divina.

Nós falhamos porque somos crassamente intolerantes. A canção que condena o Orixá na igreja é um grito na escuridão da ignorância.

Deus não tem religião! Ele não, porque ELE é DEUS.

Mesmo aqui neste painel de discussão, dois rapazes se levantaram, declarando sua saída de uma igreja pentecostal globalmente célebre, retornando a Ifá. Razão? Em busca de equilíbrio pessoal e verdade pura.

Nós não precisamos encontrar razões para isso na lógica da competição! Isso mostrará nossa intolerância.

Ainda posso ouvir o sacerdote de Obatala dizer:

“Se você escolher viver com o credo de Obatala, o Orixá Supremo, você deve ver toda a humanidade como igual em suas diversidades. Não deve haver raiva em suas emoções"

" Você deve ver os aflitos como uma criação de Olodumare e seu contato com os aflitos deve ser com amor incondicional."

"Obatala é o Deus da tolerância e cura das falhas humanas.”

Antes de Jesus vir, os iorubas viram em Obatala o que os cristãos veem em Jesus e a paz que os muçulmanos veem no Islã.

Hoje sabemos o que deu errado: as fraudes e os males da colonização, mas chegamos à maturidade.

Em nossa história, redescobrimos as razões da alta taxa de intolerância em nosso meio, e isso deve nos fazer recuperar o que perdemos ao longo do caminho. Perdemos a virtude em acomodar a existência da pessoa diferente.

­­­­­­­ ______________________________________________________________

Transcrição, tradução e adaptação: Luiz L. Marins  -  www.luizlmarins.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF