sexta-feira, 23 de outubro de 2020

NARRATIVAS DE UM BATUQUE

Publicado por Carlos de Oxalá
Em 08/07/2019



Hélio é um gás nobre que é usado levantar os balões dirigíveis e seus viajantes.

Lembro das caminhadas que fazia ainda moleque, certo dia fomos a uma cidade vizinha a Porto Alegre, em um bairro que chamava de Santa a princesa que assinou a lei que tornava os escravos livres.

Lá morava o “ Moreno de bigode “ , aquele que era chamado como o primeiro homem criado pelo Deus dos cristãos, era uma pessoa ímpar, com um carisma ímpar e extremamente rígido quando se tratava de religião.


Muitas vezes sentava-se a frente de sua casa para cuidar de suas melenas, a vaidade era uma de suas características e seu cabelo detinha muito dos seus cuidados, era impecável, claro necessitava de um certo esforço para mantê-lo alinhado, e assim o era quase sempre.


A questão é quando não era, quando seus cabelos se espetavam e sua franja saltava a frente de sua face transfigurada, quase a cobrir seus olhos, nesse momento o “ Moreno de bigode “ deixava de ser ele e uma das 9 Marias estava entre nós!!!


Confesso meu respeito e pânico, ela era um mito, algo que nunca mais vi igual, um fundamento que ainda existe e poucos conhecem.

Dentre eles aquele que chamarei de “ Nobre da justiça “ , ele era nobre como o gás e levantava qualquer um a vôos inimagináveis por muitos, além disso possuía uma conduta ilibada, lealdade, humildade e grande conhecimento, um baluarte de grande importância para nós.


Ele foi o braço direito do “ Moreno de bigode “ e muitas vezes entrou mato a dentro devido à “ Maria” mais famosa das noves, e o “Nobre da justiça “ aprendeu muito com ela.


Mas havia um senão, ninguém conseguia ou ousava tentar de alguma forma doutrina-lá, ela fazia o que queria e quando queria, não havia ninguém e nada que a parasse nem mesmo os “ Alibans “, suas proezas ecoam na lembranças de todos que a conheciam.


Em um dado dia a “ Maria" embrenhou-se como um bichano felino mata a dentro e lá ficou dias e dias, retumbou a informação por toda a comunidade e não havia quem conseguisse persuadir, convencer ou até mesmo pedir clemência a mais famosa das “ 9 Marias “.


Obviamente Essa informação chegou nas bandas da bonja, o “ SENHOR DO Continental “, era a última instância, o “ Moreno de bigode “ não pertencia ao axé do “ SENHOR DO Continental “, mas ele ouvindo o relato do que estava acontecendo, franzino a testa disse:

- Ora pois, a galinha pôs, tragam ele aqui!


Depois de algum tempo, vejo adentrar a” A MARIA das MARIAS “, nem mesmo a pior visão possível de se imaginar poderia descrever tudo o que se passou naquela longa noite.


Ouvi cachorros uivarem mas não vi nenhum gato.

Vi um homem, vi um bicho e uma mulher

Vi o antigo, vi o hoje e o amanhã

Vi o que atormenta e mata

Vi o certo, o errado e a escuridão

Vi panelas saltarem e um panelão de ferro tremer

Vi cebo de velas mas não havia luz

Um aperto de “mãos “ e pacto velado.


O que posso dizer é que daquele dia em diante o “ Moreno de bigode “ pertencia ao axé do “ SENHOR DO Continental “.


O “ Nobre da justiça “ que morava bem mais embaixo, venho depois de algum tempo morar próximo ao “ Moreno de bigode “, ergueu através do seu axé uma salão redondo feito de costaneira e depois foi sendo modificado.


O primeiro homem dos cristãos, partiu.


Mas a “ Maria “, ela voltou em outro corpo, sei que é a mesma pois não foi eu que fui até ela, na verdade ela me chamou, e eu sei que é a mesma, me deu provas contundentes e novamente me mostrou do que ele é capaz.


Hoje quando ouço algo sobre a Bahia, de pronto me recordo de conselhos, ensinamentos e do seu jogo de búzios.


Das obrigações do Carneiro “especial" oferecido ao nosso pai da justiça e aquelas vozes dizendo:

“ Oni Dada

Elepaquenemã

E kejan be mi...”


Sempre respeito ambos, e sua numerosa família, da qual faz parte um amigo do LODÊ que vi o senhor “ Nobre da justiça “ realizando sua obrigação, sendo seu padrinho outro baluarte filho de oxum.


Na Grécia antiga havia um Deus, que era conhecido como “ conquistador de cidades”, chamado de ÊNIO.


Pelo que me recordo esse filho do LODÊ ao término de sua obrigação foi morar, estudar e conquistar diplomas em Moda na Suíça e na Itália, aonde por coincidência encontrou seu padrinho o “ conquistador de cidades" da OXUM, mas essa é outra estória!!!


AO SENHOR NOBRE DA JUSTIÇA, MEU RESPEITO, ADMIRAÇÃO E PRINCIPALMENTE MEU AGRADECIMENTO !!!


SEU NOME SERÁ SEMPRE LEMBRADO!!!


E quem sou eu na fila do pão!!!???


Apenas um guri de cabeça baixa sentado no canto da sala.

Imagem comprobatória:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF