segunda-feira, 13 de junho de 2022

DIA DE Ọ̀BÀRÀ

Por Hérick Lechinski

Postado em 06/06/2022, acessado em 13/06/2022 as 09:57 hrs





Há muitos anos me manifesto a respeito do famoso dia de Ọ̀bàrà (06/06), já fiz publicações em minhas páginas, em meu site, até na revista online que já tive, em 2012 (há 10 anos). Nos últimos anos nem quis mais me manifestar porque achei que me tornaria chato em todo ano falar sobre este assunto.


Meu intuito aqui não é julgar quem faz, não é quebrar "tradições", é apenas esclarecer os menos esclarecidos e também àqueles que estejam dispostos a aprender e mudar, mas infelizmente nem todos estão.


Eu acredito que esta questão de quem é Ọ̀bàrà e de não existir dia de Ọ̀bàrà já está bem claro para todos, dado as inúmeras pessoas que assim como eu buscam esclarecer através das suas postagens.


Mas ainda há muitos que continuam a celebrar o dia de Ọ̀bàrà, até aí não vejo problemas. Mas o pior são as pessoas que cobram dinheiro de outras pessoas (menos esclarecidas) prometendo um axé de prosperidade através de Ọ̀bàrà, pior são as pessoas que aporcalham os bancos e caixas eletrônicos despachando suas abóboras repletas de doces e travessuras para Ọ̀bàrà, até oração em iorubá criaram para Ọ̀bàrà, tah phoda.


Acho que é importante devotos e sacerdotes de Òrìṣà adiquirirem consciência e buscarem mudar este cenário. Chega de gastar dinheiro a toa, chega de tirar dinheiro de pessoas menos esclarecidas, chega de emporcalhar bancos e praças com abóboras.


Por mais que uma "egrégora de prosperidade" tenha sido criada e se estabelecido no dia 06/06, o dia de Ọ̀bàrà não é célebredo na Yorùbáland, não é celebrado nas matrizes de Candomblé, então porque celebrar? 


Se deseja promover a riqueza para seus seguidores, ensine-os a cultivar ìwà rere (bom caráter), a cultuar Orí, e o culto as diversas Divindades que podem promover riquezas como ÈṢÙ, Ajé, Òṣùmàrè, Ọ̀ṣun, Ṣàngó, etc.


Meus respeitos à todos aqueles que celebrem o "Ọ̀bàrà Day", rsrsrs. Mas esclarecer é preciso, mudar é preciso, evoluir é preciso.


Beijo no coração de todos.

Àṣẹ.


✒️ Hérick Lechinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF