sábado, 11 de junho de 2022

O ADJA DO CANDOMBLÉ NO BATUQUE TRADICIONAL

Por Erick Wolff de Oxalá
Postado em 11/06/2022


Respeitando o direito constitucional da fé e liberdade de expressão de todos, e usando do mesmo direito, gostaria de dar aqui a minha declaração sobre o uso do adja do Candomblé no Batuque.

O adja do candomblé não era usado, por que tanto a família a qual me iniciei, quando os amigos de religião não aceitavam.

E noto que os mais novos já conheceram assim, então querem nos impor como natural, pelo que observo de minha geração que veio dos anos 80 ou anterior, muitos ainda não usam e não querem elementos do candomblé… vou postar fotos de 1990 a 1995:











Estas fotos acima, são muito antigas e naturalmente algumas pessoas não estão mais entre nós.


Por que não aparece o pai Cleon na foto

A foto foi retirada pela mãe Tereza do Ogum, que na época era minha madrinha, num momento muito corrido, pois neste dia, após o toque da primeira festa, faleceu uma filha de santo do Pai Cleon, a Geni do Lodê, por isso, tudo foi levantando rapidamente e aliviado a cabeça de todos que estavam de obrigação, incluindo o pai Celon, irmãos na época, inclusive eu.



Nesta foto, retirada em setembro de 1995, observamos que não era costume na época colocar o adja do Candomblé nas entregas dos axés, nem mesmo quando faziam reforço. 

Outro fato importante, que a faca que está neste axé é a mesma que uso até hoje. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF