quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A TERRA DOS ORIXÁS: RIO GRANDE DO SUL

Por Erick Wolff de Oxalá


Releitura dos dados sobre o Batuque publicado no artigo “A fé hoje é o grande instrumento de defesa pra suportar essa pandemia”, afirma ialorixá (2021),  no site O Brasil de Fato.

Os jornalistas Pedro Neves e Fabiana Reinholz, coletaram  informações do IBGE,  sobre a população que se declara parda ou negra:

[...] O Brasil, de acordo com o último Censo do IBGE, feito em 2010, tem 50,7% da população brasileira declarada negra ou parda. [...]


 Entre esta analise do IBGE, chegamos aos dados dos praticantes de religiões de matriz africana: 


[...] Dentro desse universo, um pouco mais de 580 mil são praticantes de religiões de matriz africana, sendo 407 mil praticantes de umbanda, 167 mil do candomblé e 14 mil de outras religiões, entre elas o batuque, mais tradicional do Rio Grande do Sul [...] também o estado com o maior número de terreiros no país, com uma estimativa de 65.000 terreiros em todo território gaúcho. [...]

Mesmo que muitos não se declarem afro religiosos, os dados são conflitantes, observemos que o artigo estima uma média de 65.000 terreiros, citando ser muito maior que São Paulo e Bahia, para um número ínfimo de 14 mil de outras religiões (incluindo todas as outras do Brasil) inclusive o Batuque entre estes outros segmentos religiosos.  

Que temos um número significante de terreiros no Rio Grande do Sul é fato, no entanto, a quantidade de frequentadores não fecha com a quantidade de terreiros, pois de acordo com as estatísticas apresentadas, o Rio Grande do Sul seria a "Terra dos Orixás".

Assim, nesta releitura, não justifica o artigo informar, de acordo com os dados do IBGE 2010, que "existem 167 mil praticantes de candomblé, e ao mesmo tempo apresentar os dados de que o RS tem o maior número de terreiro no país, 65.000 terreiros, mas com apenas 14 mil de outras religiões, incluindo o Batuque".

Assim, consideramos finalmente que artigo está equivocado, pois se o RS tem 65 mil terreiros, o maior do país, não podem existir apenas 14 mil praticantes de Religiões Afro-brasileiras.


Fonte:

https://www.brasildefators.com.br/2021/09/03/a-fe-hoje-e-o-grande-instrumento-de-defesa-pra-suportar-essa-pandemia-afirma-ialorixa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF