Oba Alamo Obatala Ife
A religião indígena do povo iorubá, Isese, é datada como tendo começado em 500-300 a.C., de acordo com evidências arqueológicas existentes.
O Dia de Isese foi instituído nos estados de língua iorubá na Nigéria para celebrar a cultura e as tradições indígenas iorubás, bem como a preservação da herança iorubá. Além disso, o festival Isese celebrado anualmente em 20 de agosto, é comemorado por adeptos da religião tradicional iorubá. O dia é comemorado por várias procissões e cultos à multidão de deuses que compõem o panteão da religião tradicional iorubá.O Dia de Isese celebra as tradições e a religião iorubá numa mostra de cultura e espiritualidade.
Isese é a palavra Yoruba para Tradição. A saudação apropriada para o Dia de Isese é “Isese l'agba” usado para denotar diferentes tipos de festivais realizados por adeptos da religião ou cultura tradicional iorubá na Nigéria e Cuba, Brasil, Estados Unidos, Benin e outros países.
Yoruba é falado nos países da África Ocidental da Nigéria, República do Benin e partes do Togo e Serra Leoa, constituindo, portanto, uma das maiores línguas únicas na África subsaariana. O iorubá também é falado em Cuba e no Brasil. A tribo Yoruba constitui cerca de 35% da população total da Nigéria e são aproximadamente cerca de 40 milhões de Yorubas na região da África Ocidental com um grande grupo etnolinguístico ou nação étnica na África, e a maioria deles fala a língua Yoruba.
Entre os vários festivais de Isese celebrados principalmente pelos Yorubas [estão os de] Obatala, Eyo, Igogo, Ojude Oba, Olojo, Oro e Sango, Osun, festivais e muitos mais.
Não há dúvida de que religiões e tradições estrangeiras dominaram algumas partes do continente africano. A introdução e recente popularidade do Dia de Isese através do feriado público aprovado pelo governo na parte sudoeste da Nigéria é um orgulho para os Yorubas que são guardiões de Isese....
Assim como o Profeta Muhammad (PECE) e Jesus Cristo de Nazaré são mensageiros divinos de suas respectivas origens, [há] muitos mensageiros divinos da Nigéria. Estes incluem, Obatala, Esu, Oya, Osun, Ifa, Sango entre outros. Eles (mais de 200 em número) são frequentemente chamados de Irunmoles.
De acordo com os princípios da religião iorubá, Obatala é o mais antigo de todos os orixás e recebeu autoridade para criar. Obatalá é o pai bondoso de todos os orixás e de toda a humanidade. Ele também é o dono de todas as cabeças e da mente.
*(Obatala, Baba Mi Alase, Kabiesi Mori-Mori Tii Mori Omo-Tuntun, Baba Mi Opagida Sogideniyan*
*Obatala Meu Pai que tem autoridade, Que tem o poder de moldar humanos com poder sobrenatural para transformar árvores em humanos).*
Todos esses fatos não apagam o fato de que Eledumare, o Criador do universo, ser o Supremo de todas as criações, incluindo todos os orixás. No entanto, as pessoas dentro dos limites das tradições e religiões iorubás acreditam que Obatalá é a fonte de tudo o que é puro, sábio, pacífico e compassivo.
*SIGNIFICATIVO E PERSPECTIVAS DA CELEBRAÇÃO DO DIA DO ISESE*
Não há família nos reinos iorubá sem religião e tradições originais. Por exemplo, o povo de Oyo e Ede é ligado com Sango, enquanto o povo de Ifon-Orolu é ligado com Obatala, especialmente o primeiro Olufon; Aladikun Akogun Erujeje Adugbo foi o primeiro filho de Supernatural Obatala.
Sabemos que existem mais de 200 seres sobrenaturais que constituem diferentes orixás (Eni Orisa Da - significado; Aqueles que são especialmente criados). Há um dia ou estação especial para a festividade dos respectivos deuses. Portanto, o Dia de Isese é uma demonstração de amor e unidade incomuns para a celebração conjunta das tradições e religião iorubá. Essa unificação é um desafio para aqueles que praticam crimes sob o disfarce de outras religiões e tradições estrangeiras.
Portanto, os descendentes de Obatala em todo o mundo têm mais responsabilidade para garantir uma cobertura mais ampla, coordenação e organização adequadas do Dia de Isese. O Obalesun de Ile-Ife, que é o chefe espiritual dos descendentes de Obatala, tem desempenhado um papel proeminente no avanço do curso de Obatala e isso precisa ser totalmente apoiado.
Há muitas perspectivas e espaço para o desenvolvimento das tradições e religiões iorubá. Os estrangeiros estão fazendo um esforço concentrado para superar os nigerianos em nossa herança e valores culturais. Muito obrigado ao governo por participar dos esforços contínuos para desenvolver nossas raízes originais.
A Ku Odun Isese Gbogbo Kaaro Ojire!
Eruwa Daadi! Ajebatala!! Ajebatarisa!!!
________________________________
Transcrição e adaptação: Luiz L. Marins
https://luizlmarins.wordpress.com
Tradução digital revisada.
Imagem da publicação original na página oficial do autor no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário