domingo, 20 de agosto de 2023

SOMENTE OS CABINDEIROS, TEM OBRIGAÇÃO DE SE ABAIXAR NA REZA DE PAI XANGÔ KAMUCÁ

Para a preservação e memória do Batuque do RS, coletamos uma postagem que ocorreu na data 19/08/2023, na página do Facebook Mãe Mary Faleiro.

A postagem aborda o tema costumes e fundamentos da nação kanbina (conhecida atualmente como cabinda), onde os seguidores se ajoelham ao cantarem a orin do rei da Nação, porém, as visitas não estariam obrigadas a repetir o ato. 

Vejamos, as diversas opiniões sobre o tema, a seguir:

Mary Faleiro

REPITA COMIGO: Somente os cabindeiros, tem obrigação de se abaixar na reza de pai Xangô Kamucá, as visitas NÃO tem essa obrigação. Respeite seus amigos de outras nações. 


Diego Cunha

Não precisamos nos abaixar mas se estivermos sentados levantar em sinal de respeito 😍🍀


Mary Faleiro

Diego Cunha aí vai da conduta e postura de cada um, obrigado não é nunca foi.


Magali Gomes

Assim como meu lado não tem leba e eu dançar pra agradar amigos e afilhados seja quem for.

Jamais!!!


Fabio Rodrigues

Perfeitooooooo . Mais eu não abaixo . Mais Eu respeito muitooooooo. Eu abaixo á cabeça sinal de respeito .


Mary Faleiro

Fabio Rodrigues aí é uma questão de respeito se curvar, vai muito do fundamental respeito, mas NINGUÉM pode lhe obrigar a se abaixar.


Elisiane Dorneles Mathias

Sou do conceito respeite para ser respeitado um ser humano que não é capaz de reverênciar a ancestealidade o culto de outro irmão está na religião errada


Mary Faleiro

Elisiane Dorneles Mathias discordo totalmente, somos de nações diferentes e os irmãos de Cabinda não podem exigir que outras nações se abaixem. Estou na religião errada, fundamento se perdeu.


Elisiane Dorneles Mathias

Mary Faleiro ninguém é obrigado mas respeito tem que haver independente de nação já vi muitos casos que nessa hora nem ao menos ficarem em silêncio continuar a conversa como se nada estivesse acontecendo e no meu conceito é errado ninguém é obrigado a nada mas o respeito é fundamental pra todos


Mary Faleiro

Elisiane Dorneles Mathias aí já é uma outra situação, falta de respeito é inadmissível


Junior de Onira

Quando visito amigos cabindeiros me abaixo pois aprendi que o respeito é td como xango kamuka e rei desta nação não me custa respeitá-lo pois se estou indo numa casa de cabinda e mínimo respeitar


Mary Faleiro

Junior de Onira mas não é obrigado.


Junior de Onira

Mary Faleiro sim eu faço por respeito mesmo


Mary Faleiro

Junior de Onira hoje falam mal de religiosos de outra nação que não se abaixam, dizem que as pessoas não tem fundamento.


Junior de Onira

Mary Faleiro aí não dá só se abaixa cabindeiros nos de outros cultos não somos obrigados


Bryan Oliveira

Junior de Onira muito bem ! 👏🏼


Mary Faleiro

Bryan Oliveira entendeu agora sr.? As pessoas não tem o direito de falarem mal de quem não tem por obrigação se abaixar, pra nós cabindeiros muito nos emociona que tenham respeito, porém não nos dá o direito de obrigar ou falar mal de quem não o faz.


Ricardo Machado

Mary Faleiro sim com certeza pois minha esposa é de Cabinda e sempre me falou, mais sempre abaixo para o reverenciar......


Lya Tarosh

Bah mãe hoje eu estava pensando nisso

Quero ir a um Batuque de Cabinda que me convidaram , e não é desrespeito sabe mãe , longe disso , mas não abaixo , fui ensinada assim e sigo minha Nação.

Que bom se todos tivessem este discernimento da senhora.… Ver mais


Mary Faleiro

Lya Tarosh é lamentável que alguns desinformados, não tenham a compreensão, sabemos que os convidados não estão faltando o respeito, tem gente que faltou muitas aulas, é o mesmo que nos ofereçam algum alimento nas festas que não podemos comer, e nos obriguem. Na minha casa pode vir tranquilamente. Bjo yá


Lya Tarosh

Mary Faleiro baixar a cabeça né mãe , levantar em sinal de respeito , isso sempre

Bjo 😘👏


Giovane d'Agodô

Já vi pessoas que iniciaram na cabinda, hoje seguem em outra nação, mas como tiveram essa passagem, ainda possuem o respeito a sua iniciação. Bom domingo de nosso Pai maior 🕊️🤍🙏🏻🙏🏻


Ìyá Dídùn

Pertenço a outra nação! Não me abaixo como ritualística, mas faço minha reverência, afinal, Orixá é Orixá... Seja a nação que for.


Bryan Oliveira

Se outro religioso se abaixar na reza de Kamuca,está errado ? Também vai ser criticado por isso ?


Mary Faleiro

Bryan Oliveira qual parte o sr. não soube interpretar? Não estou falando em criticar quem se abaixa, e sim que nenhum cabindeiro pode obrigar os visitantes de outras nações a se abaixarem.


Bryan Oliveira

Mary Faleiro interpretei muito bem, mas se eles se abaixar e por respeito a nação que estão visitando pelo sagrado en si


Mary Faleiro

Bryan Oliveira não, não interpretou. O sr. sabe que os da nação Oyó não comem canjica amarela? Vai obrigar? Sabe que cabindeiros cabeça grande não comem amendoim? Vai obrigá-los? Não leve para outro lado o que está bem explicado.


Carolina Rampanelli

Mãe eu sou de jejê e se vou em uma casa de Cabinda me abaixo sim, pois na quela casa ele é rei e eu só uma convidada. Uma questão pessoal e de respeito a este orixá. 🥰


Mary Faleiro

Carolina Rampanelli ficamos gratos, mas não sei se entende a colocação...


Carolina Rampanelli

Mary Faleiro siiim obrigada não é. No meu caso é pessoal mesmo 😁


Mary Faleiro

Como é difícil interpretarem um texto, nós cabindeiros ficamos lisonjeados se alguém que não é de outra nação se abaixar para nosso Rei, não podemos exigir que o façam..é diferente

Falar que a pessoa não se abaixou não tem fundamento é sinal de que qu… Ver mais


Cauhan Rodrigo

Eu quando era de Jeje, eu me abaixava para Kamuka, quando estamos dentro de um templo, temos que respeitar as diretrizes daquele Yle, eu penso assim kkkkk Sua benção


Vitor Fogaça Teixeira

Cauhan Rodrigo parabéns educação vem de casa, mas educação é uma coisa obrigação é outra, quem tem seguir as regras e diretrizes de uma casa de religião são os filhos do axé, amigos e convidados são livres...abraços querido te adoro muito...😍


Walker Chrisostomo

Concordo mae mas quando eu nao era cabinda e tocava pro rei me era instruido que se eu nao quisesse me abaixar, eu me retirase eo salão para que seguisse o preceito o que não me custaria nada me abaixar né somos tds irmãos diferentes nações mas no intuito do mesmo preceito que são os orixas axe



Imagens comprobatórias 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF