Houve pessoas que sugeriram que o Bará deveria ficar no salão central ou no pátio.
Antonio Carlos Pereira
Agora você me fez refletir: não tenho nenhum Bara dentro de casa, pensando bem todos meus santos estão sentos na rua, e fisicamente bem distantes.
Erick Wolff
Boa tarde querido amigo Antônio, qual seria a sua nação e quando se refere a ficarem na rua, eles ficariam onde? E qual local?
Antonio Carlos Pereira
Erick Wolff literalmente ns rua mesmo. Em pé de figueiras, em caminhos pelo interior, em rios, pedreiras, praias....
Erick Wolff
Antonio Carlos Pereira por gentileza poderia informar a sua nação.
Andrew Monteiro
Aqui em Pelotas há um terreiro onde o Bará de dentro de casa fica em uma casinha separada dentro do salão de ritualísticas.
Andrew Monteiro
Visto que mesmo no quarto de santo ele já fica separado dos outros Orixás, faria uma casa só para ele, seguido da casa de Lodê e Avagã.
Erick Wolff
Por gentileza Andrew Monteiro, qual seria a nação desta casa?
E está casinha é igual aquela tradicional que fica no quarto de orixá?
Erick Wolff
Andrew Monteiro grato pela gentileza
Jessica Liares
Eu não entendo muito, mas eu construiria uma casa para ele, e as casa fossem construída em círculo eu colocaria ele dentro do círculo.
Celso Xapanã
No salão festas orixás, até porque teria ter salão festas 🎉
Lya Tarosh
Poderia ser dentro do salão central , ou no pátio na casa dele separada dos demais.
Acho que no jogo poderia se decidir ou dentro de casa , ou em sua casa na rua separado dos outros.
Leandro Dos Santos
Lálùpò me corrija a vontade pai Erick Wolff a escrita mas aquele que abre vem no início após o portão e os Odès (e digo os Odè os guardiões de fora do templo/pátio mesmo não Odé) casa
Carla Rodalles
Casa de Lode e avagã ja é separado !
Nascimento Adriana
Junto ao Exú Lodê!
Exú é Exú tds podem ficar juntos e inclusive c/tds Oguns da casa!
Babalorixá Emanuel d'Oxalá
Bom dia babá, na minha visão, ficaria logo primeiro após as casas dos orixás que são guardiões (Olodê, Avagã, Timboá e Dirã)
Carlos Santos
Como assim? Eu já colocaria todos os Baras na mesma casa na entrada do portão,no astral tds são ofertados nos cruzeiros e encruzilhadas e respondem perfeitamente bem, assim como todos os outros independente de que caminho ou título a essência é a mesma tds os Baras são Baras,tds os Oguns são Oguns e assim por diante 🙏🏼 , quando canta para o Bara Olode a gente cita os outros Baras , não vejo problema dividir espaço, coloca o Olode a frente dos outros e o Bara Agelu mais para os fundos e entre eles Adague e o Lanã
Rudinei Oliveira Borba
a Faria uma casa para por ogun e bara juntos, uma casa para yemoja, ode e ótin juntos, sango, oya, osun e oba juntos, obatala sozinho, sapana e osanha juntos. Eu faria isto...
Léo Agandjú Ïomí
Haja visto que: Lanã é o Bará que responde na porta de entrada do terreiro, Adague meio do terreiro e Ajelú dentro do Peji.
Casa de Lanã na porta da entrada, na metade do salão casa de Adague e no Peji Ajelú.
A pergunta é com os Barás né ?! Assim eu faria se fosse individualizar.
Rodrigo T Shango Ibedje
Oi mano bom dia colocaria lode timboa e avaga na entrada e se fosse em círculo ou roda bara Ogum Iansã sango ode otim ossain oba saponna sango Ibedje osun Ibedje osun iemonja osala ase pupo forte abraço
Alexandre Custodio
O interessante, como já dito pelo Rudinei Oliveira Borba, como ficaria o caso dos orixás que tem assentamento na rua, teriam duas casas!? Haja visto que hoje já possuem uma!!
Alexandre Custodio
O Bara de dentro de casa ficaria com o Orixá regente do templo.
Alexandre Custodio
Andrew Monteiro Na minha casa também usamos assim.
Rodrigo Alagbede
Alexandre Custodio Eu também cultuo assim.
Léo Agandjú Ïomí
Andrew Monteiro É o correto. Pelo menos seria o correto que todos fossem, mas com poucos espaços, etc... Acaba não sendo.
Gabriel Orquera
Andrew Monteiro aqui na Argentina no seu tempo ficava igual... Chamava-se "Bará de serviço"; na raiz de Oyó que chegou aqui... Mais já não olhei...
Rudinei Oliveira Borba
Se for analisar a expressão casa, independente do tamanho, o lode fica numa casa também, mesmo que pequena
Erick Wolff
Iya Peggie Abike respeitosamente, como dissemos, trata-se de uma hipótese, não há intenção de reforma religiosa ou cultural, mas champs a uma reflexão.
Iya Peggie Abike
Erick Wolff ¡Gracias x Responder! Entiendo la Reflexion! Es para los que Recien Comienzan. Omio Babá Ya No Puede Ni Quiere Cambiar Nada. ¡¡¡Solo Mantener lo Existente en estos Tiempos de Crisis Económica y Caos Social! Los Mayores, Vivimos en el Mismo Edificio Que Lo Sagrado...¡Actualmente Nos Cuesta Sostener lo existente! Nunca pensamos que a nuestras Edades Avanzadas Tuviéramos Tanta Pobreza y Miserias Politicas. Creo que en Brasil; Uruguay y Otros Paises Latinoamericanos Estan Igual o Peor. Siempre Es Grato Intercambiar Opiniones.¡¡¡ Lluvia de Bendiciones Los y Nos Acompañen🙏😇🙏
Erick Wolff
Grato Carlos Santos, mais alguém pensa como irmão e Bàbá Carlos e queira contribuir ?
Erick Wolff
Fiquem a vontade dos que forem a favor ou contra de comentarem, queremos ouvir a todos.
Perfil fechado: Comunidade Cabinda do RS
Enquete aos queridos irmãos.
Hipoteticamente, se uma casa de Batuque tivesse um terreno grande, e resolvêssemos fazer uma casa para cada orixá, neste caso onde ficaria o Bara de dentro de casa?
William Saupe
Levando em consideração que a primeiro seria Lodê, Avagan, e Dirã. Acho que seria depois o Bará de dentro de casa.
Alex Rsilveira
Na minha opinião.....
Seria invenção, sem fundamento.....
Como vai separar seu Orumalé?
Aonde vi algo parecido foi no candomblé onde fazem assentamentos específicos a determinado Orixá separadamente.
Como disse no início está é minha opinião.
Sandro Marques
Acredito que seria no salão de trabalho. Ficaria dentro de casa. Ou seja, nada mudaria.
Erick Wolff
Caro Alex Rsilveira, a pergunta é uma hipótese, não desejamos mudar fundamentos algum, desta forma, hipoteticamente, como os irmãos responderiam está questão.
Lusiane Veiga
Na parte de dentro ,Na porta da casa
Erick Wolff
Lusiane Veiga por gentileza, na porta da casa de quem?
Lusiane Veiga
Erick Wolff a desculpa , interpretei errado . Corrigindo então . Todos os orixás ficariam ao ar livre, sem um local específico . Dentro da casa feita para ele independente de lugar . Eu se tivesse uma terreno grande os deixaria ao ar livre na natureza
Meg Elizabete G Mocelin Comin
Erick Wolff minha tia (falecida)tinha o bara Adague atrás da porta de entrada da casa . Lode e avaga no portão.Agelu no peji no chão.
Meg Elizabete G Mocelin Comin
Lusiane Veiga isso seria para o Apague, acredito.
Lusiane Veiga
Meg Elizabete G Mocelin Comin Adague, Lanã.
Meg Elizabete G Mocelin Comin
Lusiane Veiga aprendi assim:Lodê e Ogum Avagã do portao,Lanã e Adague na entrada e Agelu da porta do peji para dentro!
Lusiane Veiga
Meg Elizabete G Mocelin Comin mas a enquete foi sobre um terreno grande e cada orixá em sua casa , onde ficaria o Bara .
A princípio tbm entendi como você .
Mas o contesto é outro
Meg Elizabete G Mocelin Comin
Lusiane Veiga entendi.
Rose Santos
Na casa dele
Everlene Da Rosa
Ao lado direito do portão em cima de um toco a vazilha comida e eco
Ricardo Regis
Hipoteticamente seria um ojubo separado ao do lodê
Ricardo Regis
Kkkkkk o único lugar aonde todos igbas são juntos é aqui no sul então ele fez uma pergunta lógica em outros nações ou vertentes cada irunmole ou orixa tem seu ojubo próprio
Linik Matheus Borba de Quadros
Pelo que converso com minha mãe de santo não existe essa de uma casa pra cada Orixá (é Lodê e Avagã no portão e o ilê com todos os Orixás na prateleira, somente Bará no chão), mas hipoteticamente o Bará poderia ficar em uma casa separada na ordem do orunmalé, ou dentro da casa do Orixá do pai/mãe de santo no chão. Ex: Oxum na prateleira e Bará agelu no chão. Demais orixás separados nessas casas. E pelo que entendo, Orixá jamais ao ar livre pegando sole chuva.
Éder Castro NE
Na minha opinião seria no centro .exemplo fazeras casas em volta de da casa central de bara de dentro de casa ...está é minha opinião hipoteticamente falando ..
Filho Do Rei
Hipoteticamente falando não tem como responder uma pergunta aonde não existe isso no batuque não criem fantasias com perguntas sem nenhum nexo
Lea Silva
Filho Do Rei falou tudo tem cada uma que pergunta sem fundamento
Erick Wolff
Por gentileza, caso alguém mais pense como o Filho Do Rei, podem comentar, pois é um assunto aberto a todos, onde se forem a favor ou contra, podem falar, queremos ouvir a todos, pedimos se for possível embasem o pensamento para que possamos entender o motivo, tornando a pesquisar mais aprofundada.
Alexandre Custodio
Bom, quanto a um comentário que li, "orixás jamais na rua", conheço casas que possuem Orixás fora dos normalmente feitos, na rua, seja como assentamento ou segurança.
Alexandre Custodio
Existem casas que tem uma casinha para o Lode, outra para Oya, outra para Legba, Na minha casa por exemplo o Bará de dentro de casa fica em uma casinha no quarto de santo no chão em frente as prateleiras.
Filho Do Rei
Alexandre Custodio ele tá viajando falando aonde o Bara iria ficar se cada orixá tivesse uma casinha
Monica Dos Santos
Alexandre Custodio concordo, na minha casa tem os orixás d rua, logo na entrada uma casinha para Bará lode e Ogum avagan, outra para dirã
Bara d dentro em uma casinha no chão dentro do quarto d santo, os demais orixás nas prateleiras
Existem casas q tbm tem casinha pra timboá, orixá d rua, mas essa ficaria no fundo e não na entrada, e geralmente se tem ou dirã ou timboá (duas qualidades de oya)
Jonatan Hardt
Povo complicado... Tem nações que tem separado os orixás de rua, e tem casa que tem todos juntos, e o fato de fazer um "templo" para cada orixá, não tem problema algum, pois são únicos e singulares, acredito q seja na ordem Lode, avagan, dira, Bara agelu, Bara lana, Bara adague, Ogum, e assim sucetivamente, respeitando o orumale de cada um... Axé
Alexandre Custodio
Filho Do Rei, Bom como todos sabemos esse Bará de dentro de casa tem uma função. E devido a essa função a pergunta tem fundamento. Não se trata de querer mudar nada, apenas da lógica de como o Batuque foi formatado e conceituado.
Eric Conra
Alexandre Custodio fico com a mesma resposta do filho do rei
Bàbá Leoni Ti Ògún
Lembrando a todos que o grupo tem regras, @todos todo respeito a irmãos e irmãs não é aceito discursos de ódio gratidão Att:ADM Leoni tu Ògún
Monica Dos Santos
Hipoteticamente e falando sobre algo q não existe para mim
Mas vou dar uma opinião
Imagino q poderia seguir uma ordem assim como seguimos a ordem do erumalé
Começando pelos orixás de rua
E dando sequência de Bará a oxalá
Formando um círculo no terreno
Deixando claro que isso pra mim não existe e q e longe do q prático
Mas se fosse para imaginar uma forma em q casa um estivesse individual, acredito q talvez fosse algo do tipo...
Marcos Joaquim
Creio que hipoteticamente ele ficaria na porta do salão ou sala ritualistica onde se realizaria os xires dos orixas... e acredito que ele faria a comunicação desse tal salão, com os assentamentos dos orixas externos...ou algo do tipo ... claro...hipoteticamente
Erick Wolff
Marcos Joaquim por favor qual é o seu lado?
Margarete Siste
No meio do terreiro c licença do Bara Lodé
Isadora Silva
Visto que mesmo no quarto de santo ele já fica separado dos outros Orixás, faria uma casa só para ele, seguido da casa de Lodê
Babalorixá João Òsún Olobomi
Se cada Orixá terá uma casa, o bará de dentro sendo Adagui e Lanã ficaria uma casa antes de Ogum e Ajelu uma casa depois de Xapanã e antes de Oxum...(?)
Sendo que a primeira casa seria do Bará da rua, seguindo por Ogum de rua, Iansã de rua, e após conforme acima...
Erick Wolff
Querido amigo Babalorixá João Òsún Olobomi por gentileza, esta regra também seguiria para a ordem da imperial e da roda?
Babalorixá João Òsún Olobomi
Erick Wolff talvez, já que a diferenças em determinadas nações ou famílias mas indo pela lógica sim, mas com os barás fugindo um pouco, seria:
Casa de Lodê, casa de Avagã, casa de Iansã Timboá e/ou Dirã seguindo as casas de barás Adagui e Lanã, Ogum Onira - Olobedé, Oyá, Xangô Aganjú/Agodô/Ibedje, Odé e Otyn (juntos), Obà, Ossanhe, Xapanã Jubeteí/Belujá/Sapatá, casa de Bará Agelú, todas Oxuns juntas, todas Iemanjás, todos Oxalás.
Marcelo Denilson Ferreira
Pergunta ótima, e lendo as respostas estou cada vez mais certo que ninguém domina nada todo mundo inventa um pouco, e como tem bastante gente por ai querendo ser doutrinado, os palácios estão cheios e os pais e mães desfilando ouro casas suntuosas e vida boa sem precisar sair cedo pra labuta kkkkkkkk
Yá Sinha D'OyáBatuque não faz isso
Candomblé é que faz
Link https://www.facebook.com/erickwolfftamelini/posts/pfbid0jME9wqkQuk1n6bW9fk1cBMNiJgnkeuRkC1pkt1XSkzYs56YfQCtfGuqEN9Efw9qTl
Perfil comunidade Cabinda do RS
https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/posts/3573160736249103
Imagens comprobatórias da enquete na comunidade Cabinda do RS:
Esta postagem teve a finalidade de ouvir opiniões, que foram abordados dois modelos de casa religiosa afro-sul, a que concentra os orixás num quarto e aquela que tem um quarto para cada orixá no terreno.
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