Trata-se de um material coletado pelo Marcelo Cândido, que possuem informações inéditas sobre o culto de Osanyin.
"ÒSÁNYÍNWUMI, UM PRESENTE MUITO ESPECIAL…Por Marcelo CândidoDe lá da Nigéria um querido Bàbálosányin junto de Òsányín, me fizeram um belissimo cortejo no primeiro dia do ano de 2023.Fiquei muito alegre e emocionado pela oportunidade de poder ver e ouvir meu pai, orixá de grande sabedoria e magia, em sua antiga essência através de um Ojubó encantado, me dedicando uma especial e linda oração com seu piado de pássaro.O nome que a mim foi concedido por Òsányín ao ser legitimando por ele próprio como seu filho: “Òsányínwumi - Eu Amo Òsányín”, me vestiu como uma roupa feita sob medida, presente que somente poderia ser ofertado por aquele que me conhece intimamente pelo lado espiritual.Obrigado meu pai por todo acolhimento, e também pelas palavras de presságio sobre como será o meu ano em 2023, estou muito alegre e feliz por este novo caminho o qual me conduzistes.Haverá um dia pelo qual conseguirei lhe honrar pelo privilégio de poder te chamar de pai, até este dia chegar, farei o que estiver ao meu alcance em prol desta busca.Òsányín é toda a essência, propósito e encanto presentes em minha vida.Logo mais estaremos juntos.- Èwé Ô! Èwé Ô!"
"Ronaldo Ti Sango
ASE AWURE.O MOJUGBA.
ASA ORISA ALAFIA OYO.
EWE, EWE, OSSAIN. ASA, ASA, ORISA.
Marlene Pinto Fibger
Desculpe me. Eventualmente posso estar enganado. O aluwo quando para de falar a garganta fica mexendo....o pomo de Adão mexe....parece ventríloquo. Repare bem.....Ou ele canta ou vem o assovio. Nunca os dois.
Bàbá Àkẹ̀renà
[Marlene Pinto Fibger] Então, o que ele está fazendo seria, análogo, ao que alguns sacerdotes aqui do Brasil fazem com um pequeno apito, ou assobiando, literalmente, reproduzindo as palavras, ou ìlà de Ọ̀sanyìn.
Osanyinwumi
[Bàbá Àkẹ̀renà] Bom dia meu irmão! Estive com o ojubo em minha mãos, e os assobios “saem de dentro dele”… Na minha pagina: Osanyinwumi, existe um vídeo registrando este encontro, estou com ele sozinho em mãos…
Bàbá Àkẹ̀renà
[Osanyinwumi] Eu não duvido, não, irmão. Só que explicar o sagrado / sobrenatural, nem sempre é viável.
Osanyinwumi
[Bàbá Àkẹ̀renà] Tem toda razão! Em algumas ocasiões, estive sozinho com ojubo dentro do quarto onde ele é guardado. Os sons saem de dentro dele.
https://www.facebook.com/share/r/eFqAHqjxQiVGYaii/?mibextid=D5vuiz
Moura Falefa
Qual o povo cultuava, ou cultua Ossanhe na Nigéria .
Osanyinwumi
[Moura Falefa] Tradicionais Babalosanyin são raros, mas sou da família Egbewole, que é de Ilê Ifé. O sacerdote é de uma família dela.
Hérick Lechinski
Qual é sua mensagem através deste vídeo nobre irmão [Luiz L. Marins]?
Luiz L. Marins
Àse. Divulgar o culto de Osanyin conforme os registros do irmão [Osanyinwumi].
Hérick Lechinski
O Culto de Ọ̀sanyìn na Nigéria, é um culto envolto em mistérios, com muitos segredos e muita magia. Ọ̀sanyìn é um poderoso mago que detém o poder das folhas e de inúmeras magias (oògùn). Seu culto não é preservado em muitas cidades, mas existe de forma muito forte em algumas aldeias nigerianas.
Hérick Lechinski
O relato do irmão [Ọ̀sanyínwùmí] é muito bonito, fico feliz por ele, é muito bom quando cultuarmos o Òrìṣà que amamos com todo amor e gratidão.
Mas nós que somos estudiosos e praticantes das tradições espirituais iorubás sabemos do ventriculismo dentro do culto de Ọ̀sanyìn, mas isso não diminui em nada este culto, pelo contrário, um dos cultos mais poderosos das terras iorubás.
Bàbá Àkẹ̀renà
[Hérick Lechinski] Ọ̀sanyìn "divide" esse epíteto de Deus da Magia, o segredo sobre a magia, com Ọrúnmìlà. Por isso, os cubanos o temem e sabem que os sacerdotes de Ọ̀sanyìn não precisam de IFÁ.
(relato de Bàbáláwo)
Citei porque achei interessante.
Hérick Lechinski
[Bàbá Àkẹ̀renà] os cubanos possuem um culto (afro-cubano) muito forte para Ọ̀sanyìn. Algo que no Brasil não se preservou... 🥲
Osanyinwumi
Bàbá Àkẹ̀renà No culto tradicional de Osanyin, Opele e Ikin são oráculos proibidos, por se tratar de um culto com seu próprio oráculo, mas falarei deste assunto através de um livro para deixar isso registrado.
Bàbá Àkẹ̀renà
[Hérick Lechinski] preservou sim. Entretanto, há diferença pela miscigenação com o Vodun Agẹ̀ (Agué).
Além disso, sofreu uma releitura nas religiões do norte do Brasil, através da miscigenação com práticas ritualisticas indígenas, logo, a prática da jurema e do tambor de mina são, praticamente, formas de culto, afro-indígena brasileiro, a Ọ̀sanyìn
Luiz L. Marins
[Bàbá Àkẹ̀renà] OFF-TOPIC ... a propósito, nenhum Olorisa "precisa" de Ifá. O culto aos orisa são independentes. É só um off-tópic, não quero desenvolver um tema paralelo.
Bàbá Àkẹ̀renà
[Luiz L. Marins] Sim, irmão! EU SEMPRE FALO ISSO!!! MAS AS PESSOAS NÃO QUEREM ENTENDER!
E, GERALMENTE, BÀBÁLÁWO FINGE QUE NÃO ESCUTA... lógico.
Osanyinwumi
[Hérick Lechinski] Bom dia irmão! Na minha pagina existe um vídeo o qual estou sozinho com o ojubo em mãos. Os assobios veem de dentro do ojubo. Não é ventriloquismos!
Dote Hungbono Etalakemin Savaluno
Mas Osanyin é um Orixá ou um Irumolé?
Osanyinwumi
[Dote Hungbono Etalakemin Savaluno] Bom dia meu irmão!
Vou publicar nos próximos dias um livro que vai me ajudar a desmistificar este tipo de dúvida. Como será um livro aberto, poderei dar visibilidade dele nesta pagina. Terá bastante informação sobre Osanyin.
Luiz L. Marins
Gostaria de destacar esta fala do irmão [Osanyinwumi] ...
Luiz L. Marins
Sim muito ... a diáspora precisou adaptar-se à sua própria realidade para que o culto continuasse.
Erick Wolff
Venho notando que muitos orixás não usam odu e nem precisam.
Osanyinwumi
[Erick Wolff]
No culto tradicional de Osanyin, “não se utilizam de versos de odu”, sejam eles merindilogun ou ifá. O oráculo do culto de Osanyin é o próprio ojubo que assobia, e as narrativas mitológicas sobre Osanyin, seguem padrão próprio de um itan (narração mitologica), sem o contexto de verso métrico de oito partes utilizados para os ese (versos) de odu.
Osanyinwumi
[Erick Wolff]
O Babalaô Ifatokun esclareceu anteriormente que, babalaôs não se iniciam em outros orixas.
Desta forma, por exemplo, subentende-se que não exista o ato litúrgico de “Itefa”, feito por uma outra família de orisa que não seja de a Orunmila, ou seja, ele não poderia ser feito utilizando-se do oráculo obi, seja pela família de Ogun, ou através do merindilogun de Obatala, para sacar um Odu-Ifa para uma pessoa, e sim somente com Opele e/ou Ikin, pois são oráculos próprios de Orunmila para este feito.
Então, pela fala de Ifatokun, somente um babalaô inicia outro babalaô, pelas métricas que envolvem determinadas liturgias versus oráculos especificos.
Mas, igualmente ao que foi feito com o Ifatokun, vamos deixar o nativo, Oluwo Babalosanyin Asapeola, dar a sua resposta, pois no culto de Osanyin, existe oráculo próprio e independente, então portanto, parecidos com os “credos da família de Orunmila”, a de Osanyin também não reconhece outros oráculos, que não seja o seu próprio, para as suas liturgias.
No culto tradicional de Osanyin, Opele e Ikin são tabus !!!
Osanyinwumi
Osanyin e Opele ou ikin não podem estar no mesmo lugar porque Osanyin pode falar e Osanyin vê profundamente do que Opele. Osanyin e Opele lutam desde os tempos antigos.
(Oluwo Babalosanyin Asapeola).
Ifágbèmiṣolá Ọbátàlágbemi Ifa
Um aprendizado muito grande aqui. Vou acompanhar e me aprofundar sobre as falas e experiências do Baba [Osanyinwumi].
Concordo plenamente que o culto tradicional não precisa de Ifa e vice versa. Essas discussões se deram a valer aqui no Brasil por causa da ganância, poder e ego envolvidos na religião. E sabemos tbm que em terras Yorubas se há o respeito tanto pelos Babalawos e Babalorisas .
O que me intrigou é, nos versos de Odu, precisamente em quase todos os odus se fala da importância de Ossayin.
Claro que esse importantíssimo Irunmole não precisa de Ifa, de odu, pois ele tem seu culto a parte, cheios de mistérios e magias pelo qual nos instiga em conhecer.
Porém, sabemos aqui que Opele e Ikins são oráculos de Ifa e não se remete a Orisa. Oráculos tbm muito importantes. Mas fiquei com esse questionamento, sobre os odus falando de Ossayin.
Ou esse tabu se remete ao oráculo?
Ase Baba
Estou lhe acompanhando para aprender!
Àṣé!
Osanyinwumi
[Ifágbèmiṣolá Ọbátàlágbemi Ifa]
Na diáspora, talvez pela ausência de um autêntico Babalosanyin, se utilizou por muitos anos, os trabalhos de William Bascom (Ifa Divination e Sixteen Cowries) e Bernard Maupoil (La Géomancie à L'ancienne Côte des Esclaves), livros que falam por odu sobre Osanyin, a exemplo: “Escravo comprado em uma feira por Orunmila”, o que na realidade é uma tremenda falácia e teve influências negativas sobre as teologias de Osanyin no Brasil.
Embora, ainda hoje esses livros sirvam como referências para estudos principalmente na diaspora, mas suas estórias, falo sobre Osanyin especificamente, a maioria estão equivocadas e não são reconhecidas pelos babalosanyin.
O culto de Osanyin, ainda hoje é mantido em segredo pelos tradicionais sacerdotes babalosanyin, neste culto Osanyin “nunca foi escravo”, ou se submeteu a qualquer outro culto iorubá em uma relação de subserviência. Se prestar atenção os anos deste culto mantidos em segredo falam por si mesmos.
O craculo de Osanyin não se utiliza de ese odu, sejam eles de merindilogun ou ifá, pois segue uma outra lógica e uma diferente tradição.
Ifágbèmiṣolá Ọbátàlágbemi Ifa
[Osanyinwumi] eu não gosto dessa real falácia onde se trata um Orisa sendo escravo ou dependente de outro. Isso fora Ossayin. Muito povo de Ifa, pratica Orunmilá como um verdadeiro Deus onipotente e nós que somos realmente do Ifá verdadeiro, sabemos que não existe isso. O que complica são as escritas que temos acesso. Fato que cada culto defende suas ideologias. Mas de fato, fica compreensível suas palavras para quem realmente quer estudar. Vou lhe acompanhar porque quero aprender. Adupé Baba !
Osanyinwumi
[Erick Wolff]
No culto tradicional de Osanyin, “não se utilizam de versos de odu”, sejam eles merindilogun ou ifá. O oráculo do culto de Osanyin é o próprio ojubo que assobia, e as narrativas mitológicas sobre
Osanyin, seguem padrão próprio de um itan (narração mitologica), sem o contexto de verso métrico de oito partes utilizados para os ese (versos) de odu.
Osanyinwumi
[Erick Wolff]
Osanyin e Opele ou ikin não podem estar no mesmo lugar porque Osanyin pode falar e Osanyin vê profundamente do que Opele. Osanyin e Opele lutam desde os tempos antigos.
(Oluwo Babalosanyin Asapeola).
Osanyinwumi
[Ifágbèmiṣolá Ọbátàlágbemi Ifa]
Na diáspora, talvez pela ausência de um autêntico Babalosanyin, se utilizou por muitos anos, os trabalhos de William Bascom (Ifa Divination e Sixteen Cowries) e Bernard Maupoil (La Géomancie à L'ancienne Côte des Esclaves), livros que falam por odu sobre Osanyin, a exemplo: “Escravo comprado em uma feira por Orunmila”, o que na realidade é uma tremenda falácia e teve influências negativas sobre as teologias de Osanyin no Brasil.
Embora, ainda hoje esses livros sirvam como referências para estudos de odu principalmente na diaspora, mas suas estórias, falo sobre Osanyin especificamente, a maioria estão equivocadas e não são reconhecidas pelos babalosanyin.
O culto de Osanyin, ainda hoje é mantido em segredo pelos tradicionais sacerdotes Babalosanyin, neste culto Osanyin “nunca foi escravo”, ou se submeteu a qualquer outro culto iorubá em uma relação de subserviência. Se prestar atenção os anos deste culto mantidos em segredo falam por si mesmos.
O craculo de Osanyin não se utiliza de ese odu, sejam eles de merindilogun ou ifá, pois segue uma outra lógica e uma diferente tradição.
Erick Wolff
Caro amigo [Osanyinwumi], penso que outra polêmica que na diáspora brasileira, Osanyin ser seis meses homem e seis meses mulher, algo que difundiu no candomblé dos anos 80.
Apesar que no Batuque, sempre consideraram uma divindade masculina.
Osanyinwumi
[Erick Wolff]
Simpson em 1991, trouxe um importante oriki de uma família de Osanyin quando esteve em Ibadan. Esse oriki, consta em seu livro: Yoruba Religion & Medicine in Ibadan.
Este mesmo oriki é bastante difundido no Brasil, nele existe um verso que explica a sua pergunta:
Aro abi-okó líelié.
O aleijado que possui pênis forte.
Assim, como na família de Osanyin em Ibadan, a de Ile Ife também cultua-o como uma divindade masculina. Babalosanyin são raros, na grande maioria eles se conhecem. Dificilmente, vamos encontrar uma versão, tendo ele como uma divindade feminina no culto tradicional iorubá."
Fonte - https://www.facebook.com/reel/718177809745942
Imagens comprobatórias
Nenhum comentário:
Postar um comentário