domingo, 31 de agosto de 2025

OONI NUNCA FOI [FILHO] DE ODUDUWA OU PAI DO ALAAFIN

 

30 de agosto de 2025

Remi Adebayo

 

Por Solomon Makinde, Ibadan

 

Um historiador, Dr. Ashipa Akinyele Oladeji, criticou uma declaração creditada a um respeitado sacerdote de Ifa, Araba Ifayemi Elebuibon, sobre a relação entre o Alaafin de Oyo e Ooni de Ifé, o qual declarou que o Ooni é o chefe espiritual indiscutível dos Yoruba, enquanto o Alaafin permaneceu como o governante supremo da raça.

Oladeji, numa réplica à posição de Elebuibon sobre o recente aparente confronto entre Ooni de Ife, Oba Adeyeye Enitan Ogunwusi e Alaafin de Oyo, Oba Abimbola Akeem Owoade, disse que cada um dos monarcas respeitados tem o seu lugar, autoridade e legado únicos.

Segundo ele,

“O papel do Ooni permanece inestimável como líder espiritual dos iorubá, mas isso não diminui a posição do Alaafin como governante supremo da nação iorubá. Cada um tem seu lugar, sua autoridade e seu legado. ”

Citando fontes históricas, Oladeji sustentou que o progenitor da raça iorubá, Odùduwà, teve apenas um filho legítimo, Okanbi, de cujos príncipes surgiram dinastias e reinos, sendo Oranmiyan o mais poderoso:

“Oonirisa, embora não tivesse o sangue de Odùduwà, cresceu no palácio, dominando os rituais, sacrifícios e deveres espirituais do santuário.

Isso o tornou uma escolha adequada para atuar como Adélé Odùduwà quando Odùduwà desapareceu, mas não o elevou acima dos descendentes diretos de Odùduwà. Ele nunca foi um herdeiro, nunca um conquistador, apenas um substituto.

O lugar apropriado do Ooni na história não deve ser confundido ou reescrito. Odùduwà nunca foi um Ooni. O Ooni é, e sempre foi, Adélé Odùduwà, o substituto, não o progenitor. Nem o sangue nem a conquista estabeleceram sua base.

Assim, os dois papéis eram distintos e complementares:

O Alaafin, governante supremo, comandante de exércitos e autoridade de nomeação para cargos importantes como o Aare Ọnàkakanfò. O Ooni, líder espiritual, guardião de ritos sagrados e mediador em conflitos”, disse ele.

Falando sobre o reconhecimento colonial dos monarcas, Oladeji disse que até mesmo os britânicos, em sua ordem colonial, reconheciam essa distinção.

“O Alaafin de Ọyọ́ era reconhecido como governante supremo dos iorubás e era quem assinava todos os tratados com as autoridades coloniais (Crowther, 1852; Falola, 1999). Ifẹ, sem exército e sem conquistas, não podia assumir esse papel”, disse ele.

Ele enfatizou que "este reconhecimento jamais negou a liderança espiritual de Ifẹ. De fato, foi o Ooni que foi chamado para mediar disputas como a entre os Elepe e os Akarigbo.

"O Alaafin não poderia ter sido convocado em tais questões a menos que houvesse intenção de guerra, pois a guerra era seu instrumento, enquanto a arbitragem espiritual cabia a Ifẹ", acrescentou.

Ele explicou que a história da realeza iorubá foi complexa e frequentemente contestada, dizendo: "Como os intermináveis ​​debates entre Israel e Palestina, a interpretação depende de até onde se está disposto a viajar.

"Desde o início, Ilé-Ifẹ foi o berço do povo iorubá, a sede sagrada de Odùduwà, "nosso grande progenitor. Há um antigo ditado iorubá: 'Onde está a cabeça, aí está o quartel-general'. 'Ifẹ era essa cabeça — a raiz espiritual da nação iorubá.

“No entanto, nenhum rei pode fazer de todos os seus filhos reis dentro de seu palácio. Odùduwà, portanto, os enviou para estabelecer novos territórios. Entre eles estava Oranmiyan, que fundou o grande Império Oyọ́, um império que moldou a história iorubá e influenciou reinos muito além”, disse ele.

 

[Comentário de: ]

Honourable Azeez Jega

Samson Awobotu

 

1. Abeokuta / Alake – Recebeu migrantes de Oyo, especialmente guerreiros Ijaye que fugiram durante as guerras Kiriji e Ijaye.

2. Ado-Ekiti – Historicamente sob a esfera de influência de Oyo durante a expansão imperial.

3. Ago-Are – Fundada por migrantes de Oyo; mantém laços de linhagem com Oyo.

4. Ajase-Ipo – Próximo a Oyo; assentamento estratégico com fortes laços culturais e políticos.

5. Akoko – Subgrupo iorubá do nordeste influenciado por Oyo durante a expansão.

6. Akure – Influenciado pelo domínio militar de Oyo; pagou tributo em algum momento.

7. Amoyo – Um assentamento ligado a Oyo na atual Kwara.

8. Awe – Fundada por príncipes de Oyo e mantém laços de linhagem com Alaafin.

9. Ede – Fundada por Timi Agbale, um senhor da guerra enviado de Oyo.

10. Efon-Alaye – Influenciado política e militarmente por Oyo.

11. Erin-Ile (perto de Offa) – Fortes conexões com Oyo, aliadas durante as guerras.

12. Erinle – Outra comunidade relacionada a Oyo.

13. Ganmo – Assentamento com ligações históricas a Oyo.

14. Ibadan – Fundada pelos senhores da guerra de Oyo e guerreiros deslocados após o declínio de Oyo.

15. Ijagbo – Conectado às migrações de Oyo.

16. Ijaiye (Abeokuta) – Formado por refugiados e sobreviventes da guerra de Ijaiye Oyo após a guerra Kurunmi.

17. Ijaiye (Oyo) – Centro da guerra Kurunmi, posteriormente despovoado; pessoas se espalharam para Abeokuta.

18. Ijebu (general) – Às vezes lutou com Oyo, mas também sob a influência de Oyo.

19. Ijio – Cidade migrante de origem Oyo.

20. Ilobu – Fundada por um caçador de Oyo; mantém a origem Oyo.

21. Ilorin – Originalmente uma cidade fronteiriça de Oyo sob o domínio de Afonja, posteriormente tomada pelos Fulani.

22. Ira – Cidade natal da esposa de Alaafin Sango, que ali faleceu; mantém a conexão com Oyo.

23. Iresa-Apa – Cidade relacionada a Oyo, fundada por meio da migração.

24. Iresa-Du – Povoado companheiro de Iresa-Apa, também ligado à linhagem de Oyo.

25. Ire – Fundada por gêmeos nascidos em Oyo que foram realocados por razões de segurança.

26. Iremo (Ife) – Ligação inicial com a realeza e a migração de Oyo.

27. Irese – Influência de Oyo por meio de chefes e migração.

28. Iresi – Assentamento semelhante a Oyo.

29. Iseyin – Fundado por guerreiros e caçadores de Oyo.

30. Iwere-Ile – Posto avançado de Oyo perto de Saki.

31. Iwo – Fundado por migrantes de Oyo; historicamente ligado à coroa de Oyo.

32. Iwo-Oke – Influência de Oyo.

33. Iwofin – Comunidade ligada a Oyo.

34. Iwole – Ligado a Oyo.

35. Iwo-Odo – Outro assentamento relacionado a Oyo.

36. Iwo-Owode – Ligado aos padrões de assentamento de Oyo.

37. Ikoyi – Antigo assentamento de Oyo.

38. Ilemona – Fundado por descendentes de Ona Ile Mole, um poderoso chefe de Oyo. O nome deriva de “Ile-mọ̀ná” (família de Mole).

39. Ilaro – Fundada por caçadores de Oyo.

40. Ilesa (Ijesha) – Fortemente influenciada por Oyo militar e politicamente.

41. Ilobu – Fundação de caçadores de Oyo; parte da expansão migratória de Oyo.

42. Irese – Laços com Oyo por meio de migrações de chefes.

43. Irepo – Outro assentamento ligado a Oyo.

44. Iroko – Relacionado à migração de Oyo.

45. Isanlu – Conectado pela expansão de Oyo.

46. Isare – Ligado ao povo de Oyo.

47. Iseyin – Principal posto avançado de Oyo, fundado por caçadores de Oyo.

48. Itsekiri / Warri – Influenciado por Oyo por meio de comércio e casamentos mistos.

49. Iwere-Ile – Povoado fronteiriço ligado a Oyo.

50. Jobele – Fundado por migrantes de Oyo.

51. Kishi – Fundado por caçadores de Oyo.

52. Modakeke – Fundado por migrantes de Oyo após guerras com Ifé.

53. Offa – Originalmente independente, mas fortemente ligado a Oyo; às vezes tributário.

54. Ogbomoso – Fundado por guerreiros/caçadores de Oyo.

55. Ogodo – Ligado à expansão de Oyo.

56. Okaka – Cidade migrante de Oyo.

57. Okeho – Fundado por migrantes de Oyo fugindo de guerras.

58. Ondo – Fundado pela Princesa Olupupu, filha de Alaafin Olu Aso.

59. Ore – Influenciado por Oyo através do poder militar.

60. Orile-Igbon – Fundada por migrantes de Oyo.

61. Osogbo – Fundada por caçadores de Oyo, posteriormente cresceu sob o patrocínio de Oyo.

62. Otefon – Comunidade ligada a Oyo.

63. Owo – Influenciada politicamente por Oyo.

64. Saki – Um importante acampamento de guerra e centro provincial de Oyo.

65. Shao – Ligada historicamente a Oyo.

66. Share – Assentamento ligado às migrações de Oyo.

67. Tede – Cidade fundada por Oyo.

68. Warri / Itsekiri – Laços comerciais e diplomáticos com Oyo.

69. Yewa – Migração e influência de Oyo.

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Fonte: Facebook

Transcrição e adaptação de Luiz L. Marins:

https://uiclap.bio/luizlmarins

Tradução digital revisada.

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