segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Ìgbèbí

Ìgbèbí - Como cuidar de um recém-nascido com necessidades especias dentro da  tradição iorubá.

A prática de Ìgbèbí é uma  prática antiga iorubá  que lida com serviços pré-natal e pós-natal para mães grávidas.

Na tradição iorubá, quando um recém-nascido nasce os seus cuidados serão divididos em vários aspectos, como o geral, a família e o cuidado especial para bebés especiais.

O cuidado geral dos recém-nascidos está focado na comida especial a tomar até que o bebé tenha 6 meses de idade e possa sentar-se, que será amamentando, infusão de ervas específicas e água fria do santuário de Òrìsà da família paterna. Após 6 meses de idade, o bebé começará a comer papas quentes  e começa a aprender a comer alimentos sólidos.

O outro aspeto é sobre  doenças do recém-nascido como malária, dor de barriga, prisão de ventre e febre por causa do crescimento dos dentes, e recusar mamár. Nestes casos, a família do recém-nascido precisa de novo  consultar o Òrìsà de famila com obi (noz de kola).

Outro aspeto importante é o cuidado familiar, porque cada família é diferente e tem tabus diferentes, que os bebés recém-nascido  não devem comer. Os tabus da família do pai não devem ser dados nem ao bebé nem à mãe durante a amamentação. Há famílias que é proibido forçar o novo bebé a comer; outras não podem tomar banho com água quente; outras não podem beber vinho de palma e etc.

Por último, há o aspeto do cuidado especial para bebés com necessidades especiais como:


1-Ìbèjì -Gémeos
Quando o pai vai ver os gémeos pela primeira vez, toda a roupa que ele está a usar precisa de ser dada aos gémeos para que eles durmam em cima dela.

No dia da cerimónia do nome, devem fazer os ritos tradicionais com cana-de-açúcar, feijão, mel, banana, bolo de feijão frito com óleo de palma e feijão cozido com óleo de palma deve ser dado a todos os convidados.


2- Ìdòwú (nascido após os gémeos)
Não serão necessários ritos especiais, pois já foram realizados para os gémeos e o Ìdòwú beneficiará deles.


3-Àlàbá (nascido após o Ìdòwú)
Não serão necessários ritos especiais, pois já foram realizados para gémeos e o Àlàbá beneficiará deles.


4-Ìdògbé (nascido após o Àlàbá)
Não serão necessários ritos especiais, pois já foram realizados pelos gémeos e o Ìdògbé beneficiará deles.


5-Èta òkò-triplex
Com o nascimento dos triplex, o rei da cidade precisa de ser informado e a roupa que usa  nesse dia deverá ser dada às crianças.

Das três crianças, o rei deve cuidar de uma.


6-Dàda
Estas crianças nascem com os dreadlocks  e estarão sempre rodeadas de pessoas.

Os pais devem sempre deixar restos de comida em casa.

Mel e cana-de-açúcar devem ser sempre dadas às pessoas por estas crianças.

Se Dàda quiser cortar o cabelo, antes de cortar terá que cumprir com os ritos tradicionais e o oráculo deverá ser  consultado  para eles.


7-Òkè
É o nome dado às crianças, que nasceram com o rosto tapado. Os ritos tradicionais especiais têm de ser realizados e pertencem automaticamente ao Òrìsà Obàtálá. 

Acredita-se que trouxeram Obàtálá do céu e que já não precisam de ser iniciados em Obàtálá. 

8-Ìgè
Estes bebés nasceram através das pernas e não têm sentimentos pela mãe.

Depois de nascerem os ritos tradicionais devem ser realizados para este tipo de crianças e para os seus pais, a fim de não morrerem jovens e de não  magoarem os seus pais.

9-òní
Estas crianças choram de manhã à noite e ritos tradicionais precisam de ser realizados.

10-òla
Estas crianças não choram hoje, mas começam a chorar amanhã desde manhã até à noite e os ritos tradicionais precisam de ser realizados.

11-òtunla
Estas crianças começam a chorar no 3º dia de manhã até à noite e os ritos tradicionais precisam de ser realizados.

Por Baba Sanyan - Ìgbèbí 

Asa Orisa Alaafin Oyo

Fonte - (1) Facebook

sábado, 13 de fevereiro de 2021

CAMBÍNI OU CAMBINA, SERIA MESMO A CABINDA?

Por Luiz Cláudio Soares

Em 13/02/2021 revisado e aumentado em 01/05/2022

Diante diversos debates que estão sendo discutidos nas redes sociais sobre a origem do nome da Cambina, uma das tradições do Batuque do RS., em busca da origem desta tradição verificamos o livro O Batuque do Rio Grande do Sul, de Norton F. Corrêa. 

Norton afirma sem referência ou comprobações, que a Cambíni ou Cambina seria (Cabinda), território banto:


[...] cambíni ou cambina (de Cabinda, porto e hoje país da África)[...] 
                                                               
(Norton Correia, O Batuque do Rio Grande do Sul, pag. 50) 

Curiosamente Norton embora, não tenha explicado como chegou à conclusão que Cambina seria Banto, no mesmo parágrafo, cobra referencias de Herskovits e Laytano, sobre o lado de "Oba".

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

32 PONTOS SOBRE ÈSÙ

Por causa de um Oloye Ès ùdare Eweda & Ès ùpupo Ayolo

Asa Orisa Alaafin Oyo

1. A palavra Èsù não tem tradução para outra língua.
2. Èsù é um Òrìsà
3. Èsù não é o diabo
4. A cultura de Yoruba não tem a palavra diabo
5. A palavra Diabo deriva da <diabolos gregos antigos > e não de origem Yoruba.
6. O diabo é um espírito maligno subordinado que aflige os humanos.
7. Samuel Ajayi Crowther era um homem de Yoruba, que foi capturado pelos assaltantes de escravos Fulani quando tinha 12 anos. Na Serra Leoni adotou o cristianismo e traduziu Èsù como diabo na Bíblia.
8. Èsù é muito próxima de Olódùmarè
9. Èsù é um guardião dos compostos de Yoruba
10. Èsù tem nomes diferentes
11. Èsù é conhecida como Elégbára
12. Èsù é conhecida como láàlú
13. Èsù é conhecida como onílé-oríta
14. Èsù é conhecida como láaróyè
15. Èsù é conhecida como látopa
16. Èsù é conhecido bem como àgbó-Òdàrà, etc.
17. O sacerdote de Èsù é conhecido como Eléré
18. Pedra yangí é um símbolo de Èsù
19. Aso gogowú dúdú é o pano Èsù
20. Ògo é um símbolo de Èsù
21. Èsù não gosta de àdí (óleo de palma preta)
22. Èsù não gosta de Ìgbín (caracol)
23. Èsù é consultado com orógbó (kola amarga)
24. Èsù prefere orógbó
25. Obì (kola) não é tabu para Èsù
26. Èsù também pode ser consultado com Obì (kola)
27. Èsù come Okà (amala)
28. Èsù come elédè (porco)
29. Èsù come èwà (feijão)
30. Èsù come Iyán
31. Èsù come epo (óleo de palma)

sábado, 6 de fevereiro de 2021

OBATALA JOGA A TERRA SOBRE AS ÁGUAS PARA CRIAR O MUNDO FÍSICO

Por Baba Awodire Obalata Agbaye (Adewumi omo oba)

Postado em 05/02/2020 



"Obatala foi autorizado por Olodumare a criar terras sobre as águas abaixo do céu. Devido a seus esforços, a primeira cidade ioruba, Ifé, foi fundada. Obatala é o representante de Olodumare na terra e o formador dos serres humanos."


Imagem comprobatória


 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

O BATUQUE DO RIO GRANDE DO SUL NÃO USA MOCAM

Por Erick Wolff de Oxalá
Em 04/02/2021

Constantemente estamos nos deparando com materiais e referencias que já aculturadas, contaminam a nossa tradição e acabam por confundir os mais novos. Na intensão de esclarecer equívocos,  como o que se segue, registraremos neste artigo que o Mocam não é usado no Batuque tradicional. 


Esta capa induz a um equivoco muito grande, o titulo que se trata da Cosmovisão da religião Batuque (da argentina), mas com um paramento (mocam) usado pelo Candomblé. O MOCAM não é utilizado no Batuque tradicional.


Mocam do Candomblé, crédito da imagem ignorado: à saber 


Fontes confiáveis do lado Kanbina, Oyo, Jeje e Ijesa informam que o Mocam não é usado na tradição. 

Fonte da imagem - Facebook 



quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

A HISTÓRIA DE ALAAFIN OLUEWU

Postado por Aremu Yunus 
Em 27/01/2021



O Alaafin Oluewu é um dos mais trágicos já que sua vida foi bagunçada por Ilorin. Este rei vibrante fez tentativas vigorosas de recuperar Ilorin, mas as coisas mudaram ao longo do caminho e foi tão ruim que ele teve que visitar Ilorin para se curvar diante do Emir, Shita (que era filho de Alimi), em homenagem.

Foi um dos pontos mais vergonhosos da história de Alaafinato e muitos até evitam falar sobre isso ou o fazem com grande tristeza. Quando Oluewu se curvou diante do emir Shita, ele agarrou o tambor real Gbedu dizendo que não pode haver dois reis em seu domínio. Oluewu nunca quis prestar homenagem em primeiro lugar, mas seus chefes o aconselharam a se rebaixar para conquistar. Ilorin era tão poderoso então ou deixe-me dizer que Oyo era tão fraco. Shita humilhou Oluewu profundamente, tanto que ele foi até Oyo e recusou terminantemente o segundo pedido de homenagem de Shita. Basorun e Asipa lhe disseram para ir, Alaafin jurou que isso aconteceria sobre seu cadáver. Ele então instruiu seus chefes a não irem também, mas Basorun e Asipa desobedeceram e foram se curvar diante de Shita em Ilorin.

Alaafin Oluewu permaneceu intransigente e recusou-se a aceitar o Islã, mas decidiu tomar medidas decisivas. Então, em 1835, ele reestruturou seu exército e formou uma das alianças militares mais formidáveis, chamada de Aliança Militar Oyo-Borgu. Ele estendeu a mão para o líder do Império Borgu (Bariba) (Borgawa Eleduwe Warikura) ao norte do Rio Níger e eles deram as mãos para enfrentar seu inimigo comum: o emirado Fulani em Ilorin.

Eles começaram a batalha e Alaafin Oluewu liderou as forças. Eles registraram uma tremenda vitória no início, era quase certo que ele iria reclamar Ilorin. Foi na última etapa de sua batalha para conquistar a porção norte de Yorubaland (particularmente Ilorin) dos Fulanis que ele foi morto. A morte de Alaafin Oluewu foi orquestrada por anciãos iorubás como Okedare Lanloke (Chefe de Ogodo), Príncipe Atiba de Ago, Timi o Bamigbaiye de Ede e outros. Eles foram contra o que haviam planejado inicialmente junto com Alaafin Oluewu e vazaram o plano de batalha para os Fulanis. Alguns deles até abriram o corredor para os soldados Fulani penetrarem. Oluewu não sabia que seu exército tinha gbabode-d. Os Borgus com os quais ele formou aliança o apoiaram até o fim, mas a traição e a traição de seu próprio lado não o permitiram realizar seu sonho e ele foi morto em batalha. O rei guerreiro Bariba Warikura também morreu lutando ao lado de Oluewu.

Este não é um artigo completo, estou apenas escrevendo brevemente porque acho que o esforço de Kabiyesi Oluewu não é muito conhecido. Ele é um dos meus reis favoritos e eu admiro sua resiliência. Muitos Alaafins fizeram um grande esforço para libertar outros Yorubas, outro exemplo é Alaafin Ojigi (1724-1735) que tentou libertar Igbomina Yorubas que eram mentidos pelos Nupes. Mais história chegando. Deixe-me atender meus clientes primeiro.

Fonte - 
https://www.facebook.com/groups/612009466174532/permalink/706375080071303/

TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc