Publicado por Ifatola Sangodare Awosipe
Em 13/06/2021
Òsè ògún 🗡🔥🏹 de hoje
Que ògún nos proteja e nos guie através das dificuldades e desafios da vida.
Assim como ele fez para os irúnmolè quando eles vêm ao mundo.
Àse òrìsà
Fonte - (2) Facebook
Publicado por Ifatola Sangodare Awosipe
Em 13/06/2021
Òsè ògún 🗡🔥🏹 de hoje
Que ògún nos proteja e nos guie através das dificuldades e desafios da vida.
Assim como ele fez para os irúnmolè quando eles vêm ao mundo.
Àse òrìsà
Fonte - (2) Facebook
Por Erick Wolff de Oxalá
Sacerdote de orixá desde 1989, na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul.
14/06/2021
Esta compilação de vídeos da manifestação do orixá Oya, é para referenciar o comportamento desta divindade na religião tradicional Ioruba, que chega a ser muito semelhante à manifestação, forma que as divindades dançam e se comunicam com todos durante os rituais e festas que ocorrem no Batuque do R.S.
Fonte - (1) Facebook
Por Adebayo Ifamuyiwa Ojebisi
Postado em 02/06/2021
Sobre sacar Odu de um iniciado em Ifa com eerindelogun é algo totalmente absurdo para mim uma vez que Ifa tem 256 odus e eerindelogun apenas 16 então é inviável confirmar o odu de uma iniciação para Orunmila utilizandou eerindelogun. Uma vez que não somente tratasse de mensagens mais tambem ebo e procedimentos que o noviço vai seguir a vida inteira...
Faz parte da cultura Yoruba a diversidade de sociedades de culto com diferentes praticas e procedimentos as vezes muito particular conforme região ou linhagem familiar.
Ja foi amplamente divulgado por Asa Orisa que um Awo Ifa não lança eerindelogun nem mesmo precisa dele para fazer adivinhação em Ifa. Logicamente o individuo pode cultuar outras divindades e ter um eerindelogun associado a estas outras divindades e quando ele resolver utilizar os búzios para adivinhação ele estara fazendo isto com o auxilio de outra divindade que não Orunmila.
É claro que não há como subtrair a importância de Esu para Ifa e tambem que obviamente se o individuo tem múltiplas iniciações ele pode resolver utilizar o eerindelogun para outras iniciações que não seja para Orunmila.
Dizem que uma familia de Ile Ife no Brasil faz confirmação de odu Ifa com buzios, eu desconheço este procedimento. Fui a procura da mesma familia de Ife e ninguem conhece tal procedimento onde se confirme o odu de Itefa com eerindelogun. Isto é muito logico e chega ser ridículo mas a pessoas vendendo este ideia. Colhi alguns depoimentos de nativos e em breve devo posta áudio daquilo que é obvio. NÃO SE CONFIRMA ODU DE ITEFA COM ERINDELOGUN.
Link https://www.facebook.com/100007217202140/posts/2828399954077217/?d=n
Por Paula Gomes
Postado em 30/05/2021
Hoje faz 3 dias que o novo Oluawo de Ifa do Alaafin, Ifaleye Ikusannu foi instalado e segundo as tradições de Oyo todos os Oloyes retornam ao palácio para terminar os ritos tradicionais ao terceiro dia.
Os ritos terminam com o chapéu vermelho de Ṣàngó que é colocado na cabeça do novo chefe.
Fonte - https://www.facebook.com/100005022730843/posts/1921534171357322/?d=n
Por Erick Wolff de Oxalá
Sacerdote de orixá desde 1989, na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul.
02/06/2021
Respeitando o direito de cada um e a liberdade de culto, este ensaio tem por finalidade esclarecer alguns conceitos sobre o quarto de orixá, e os rituais do Ilê Axé Nagô Kóbi, tradição Batuque do Rio Grande do Sul.
Metaforicamente o quarto de Orixá é o local onde as divindades moram dentro de um templo, neste recinto evitamos andar de sapatos, colocar certas comidas, pratos vazios, cadeiras vazias ou com pertences de alguém, para preservar a segurança espiritual da casa.
Cada religião possui seus tabus e fundamentos, e para nós do Batuque, não deixamos cadeiras dentro do quarto de Orixá ou no salão na porta deste quarto, a menos que estejamos em ritual de Egun.
A cadeira vazia, ou com pertences de alguém, somente é colocada nos ritos fúnebres, com o intuito de manter ali o morto (ato representativo), até o final do ritual, no sétimo dia onde é despachado o carrego.
Por isso, antes de copiarmos algo que achamos lindo ou que achamos legal, é preciso realmente ver se estamos dentro do nosso fundamento ou não. Assim evitaremos prejudicar a nossa casa ou família religiosa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O quarto de Orixá é o local onde as divindades moram.
Não devemos pisar de sapatos neste local, nem mesmo no salão da casa.
A cadeira no salão de Batuque é usada para rituais de algum morto.
Mais sobre o Ilê Axé Nagô Kóbi
Por Erick Wolff de Oxalá
Postado em 31/05/2021
"O amala é parecido com o amala aqui k se chama lafun, o amala feito de mandioca" [Informação pessoal da Dra. Paula]
Ainda informa que Xangô come vários bichos:
"Não Ṣàngó come carne sim, carne de porco, bode, carneiro, galo e até vaca e carne de animal selvagem e essa carne é sempre guizada" [Informação pessoal da Dra. Paula]
"Interessante muito idêntico" [Informação pessoal da Dra. Paula]
Paula Cristina Gomes -(9) Paula Cristina Gomes | Facebook
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