segunda-feira, 23 de maio de 2022

REGISTRO DO FESTIVAL DO ORISA ARA EM ITASA - NIGÉRIA

Por Orisa Brasil 

Postado em 23/50/2022






Orisa Ara é um Orisa diferente do Orisa Sango. Em área Yoruba existem mais de 100 Orisa ativos, é possível e comum que uma região não conheça um Orisa particularmente cultuado em outra.
Alguns Orisa foram mais difundidos em todo território e alguns Orisa tiveram sua propagação mais restrita.
Ayra - Ara
Orisa Ara é encontrado em ALGUMAS ( =não todas) regiões de África Yoruba, contudo é preciso notar que a cidade de Itasa, o nome Ara está particularmente associado a Itile, o nome antigo da cidade e que seu rei até dias atuais leva o nome da coroa de Onitile e promove festivais anuais para o Orisa Ara.
Em algumas regiões onde o culto de Ara não é difundido é possível que ao perguntar para um sacerdote de Sango sobre Ayra, ele responda que se trata de uma corruptela do nome dado a Sango .. Arira.
Quem conhece Orisa Ara, fará referencias de Ayra para Ara, , nenhum dos dois está incorreto pela sua própria ótica, que possivelmente poderia ser revista caso tivessem contato.
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E quando em alguns locais tiveram contato..
No livro de Marc Schiltz sobre Sango, no indicativo sobre Ara há registros citando disputas entre Sango e Ara .. ( povos de culto de ambos Orisa página 513), e tb quem diga que um é marido do outro( página 473). Trecho do livro Ara x Sango em português traduzido por Lisa Castillo: https://periodicos.ufba.br/.../article/view/45959/25536...
Em minha opinião, o Ayra que se conhece no Brasil faz referencia ao Orisa Ara.
beijos Yemojagbemi Arike
Créditos vídeo: Isedale Abinibi Wa Link https://fb.watch/dbXkrbtdBK/

terça-feira, 17 de maio de 2022

TRADIÇÃO CULTURAL DE ORGANIZAR UMA FESTA PARA OS “ANTEPASSADOS DA FAMÍLIA” (APEDO) E ENCARREGÁ-LOS A PROTEGER A CASA

Postado por Selorm Ameza 
Em 06/05/2022 acessado em 17/05/2022 às 10:52



Tive esta experiência única em Keta no outro dia para testemunhar a tradição cultural Ewe de organizar uma festa para os Ancestrais da casa e pedir-lhes para proteger a família e enviar boas notícias.

Os Ancestrais Domésticos entre os “Anlo” são chamados de “APEDO” e são altamente reverenciados na cultura Anlo. (A pronúncia soa um pouco diferente com o p em Ewe).

Assim como muitas outras religiões e culturas acreditam na “veneração dos mortos”, a tradição Anlo-Ewe também acredita que os mortos, como em seus Ancestrais, têm uma “existência continuada” e têm a capacidade de influenciar a fortuna dos vivos.

Portanto, a reverência aos ancestrais é uma grande coisa entre o povo Ewe!

É exatamente como os católicos romanos e os cristãos ortodoxos acreditam que os “santos”, que também são seus ancestrais religiosos mortos, têm o poder de agir como intercessores junto a Deus.

E, portanto, isso não tem nada a ver com a adoração do vodu, mas com a pura tradição doméstica africana não adulterada de lembrar nossos ancestrais e pedir suas bênçãos para multiplicar nossas fortunas.

E isso ajuda a manter viva a memória e os nomes dos Ancestrais, já que todos podem mencionar os nomes de todos os seus Ancestrais favoritos como forma de convidá-los a vir e festejar.

A veneração dos Ancestrais entre os Anlo envolve um processo pelo qual eu teria que passar para explicar adequadamente a você. Acabei de testemunhar um processo em todo o ritual e ainda não reuni todos os fatos.

Mas então pretendo pedir aos Anciãos da minha cidade natal que ajudem a organizar um banquete para meus ancestrais para que eu possa vivenciar plenamente o processo e compartilhar com vocês.

E a comida era realmente muito boa, então foi uma festa para nós, os vivos também.

Então aguarde um vídeo completo e um artigo sobre os processos envolvidos na tradição Anlo de organizar uma festa para os Ancestrais. Convidaria vocês quando eu convencer o pessoal da minha Casa.






Deus abençoe cada “Afedo”.

História de Selorm Ameza

Experiência cortesia de Edem Ametume

Localização é Keta Dzelukope

#VamiyiKeta

#AnloCulturalHeritage

domingo, 8 de maio de 2022

O CONTROLE DA INFORMAÇÃO

Publicado em 08/05/2022












DIA DAS MÃES, E A TRADIÇÃO DO BATUQUE

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 08/05/2022


Neste simbólico dia das mães, pois pessoalmente considero que todos os dias sejam destinados para as ìyámi (nossas mães), gentilmente peço a atenção de todos, para estes fragmentos de Oríkì (louvações) e pequenas Àdúrà (rezas),  que utilizo na minha casa, antes de praticar rituais ou iniciações, para invocar para estas mães maravilhosas, que se estenderão às mães e sacerdotisas do nosso Batuque do RS.

 
Òsun
Òs
un wá, kí ó máà sí wàhálà lárin àwa omo re.
Kí ilé má jò wá.

Oxum, nos proteja para que não haja problema entre nós, teus filhos.
Para que sempre haja paz em nosso lar. 


Yemonja
Yemoja agbódò
dáhùn ire

Iemanjá, de dentro das águas,
responde com o bem.

Ò
Enì n wa owó, ki o fún ni owó.
Enì n wa omo, ki o fún ni omo.

A quem quer dinheiro, dá dinheiro.
A quem quer filhos, dá filhos.

Otin
Otin to tóni gbè
Otin, aya 
Odé Fun wa níre

Otim que é suficientemente grande para nos apoiar.
Otim, a esposa de Odé. 
Dê-nos sorte.


Oya
Oya lola, j’òwó
ma jósi ó kàn wá

Oyá, que possui prosperidade, 
faça com que a miséria não nos atinja.

TIKTOK ERICK WOLFF

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