Postado por orisa_priestess
Em 10/02/2023
Saúdo todos os Ẹgbẹ́ (companheiros astrais/companheiros celestiais), Ajagunna, Iyalode, Eleriko, Saworo, Marotana, Baálè, Korikoto, Alargbo (para mencionar alguns) que nos guiam e nos apoiam.
Postado por orisa_priestess
Em 10/02/2023
Saúdo todos os Ẹgbẹ́ (companheiros astrais/companheiros celestiais), Ajagunna, Iyalode, Eleriko, Saworo, Marotana, Baálè, Korikoto, Alargbo (para mencionar alguns) que nos guiam e nos apoiam.
O AXÉ DA CRIAÇÃO NA RELIGIÃO YORUBA.
Erick Wolff
09/02/2023
Os mitos Ioruba da criação do mundo são dicotômicos. Ora o protagonista da criação é Oduduwa, ora é Obatala.
Pierre Verger no livro "Lendas Africanas dos Orixas", quarta edição, Ed. Corrupio, o protagonista da criação é Oduduwa após Obatala dormir, seguindo-se após uma guerra vencida por Oduduwa. Neste mito, por ter trazido a terra para o mundo, Oduduwa torna o proprietário da terra.
Luiz L. Marins, a partir de uma releitura de fontes mais antigas publicou no livro "Obatala e a Criação do Mundo Ioruba", quarta edição (do autor) o mito de Obatala como criador do mundo (sem Oduduwa), e criador dos seres humanos, animais, plantas e árvores. Neste mito, é Obatala o proprietário da terra.
Entretanto, somente Obatalá possui o abá e o axé da criação dados a ele por Olôdumare. Vemos nesta dicotomia mitológica que o elemento principal de disputa é a posse da terra.
Há, entretanto, uma tentativa atual de acomodação mitológica, com a atual realidade política de Ilé-Ifé, governada pelo Ooni Ifé, que ocupa o trono de Oduduwa, e Obalesun, descendente de Obatalá. O Ooni Ilé-Ifé ocupa o trono de Oduduwa só pode reinar se receber o axé que lhe é outorgado pelo Obalesun, do templo de Obatala.
Nesta acomodação mitológica para ajustar-se a atual realidade política, Obatalá por embriagar-se, não consegue terminar o trabalho da criação. Olôdumare envia então Oduduwa para completar e governar. Obatala é o criador do mundo e detentor do axé e o aba, forças da criação, inclusive do axé que ele outorga à Oduduwa, mas Oduduwa torna-se o proprietário da terra por tê-la trazido para o mundo.
Em "Itapa, identidade ritual e poder no festival de Obatalá e Iyemoô", Jacob Oluponã mostra porque motivo Obatala outorga seu axé a Oduduwa para que possa governar, e como foi crucial a atuação de Iyemoô para que isso.
O mito no qual Obatalá cria o mundo e os seres humanos, e Oduduwa termina devido à embriaguez de Obatalá, está publicado no "Dictionary of African Mythology A-Z, de Patricia Ann Lynch & Jeremy Roberts, " 2004, [2010], está transcrito abaixo:
[tradução digital, corrija se necessário]
"OBATALAObatala (Obatala, Olufon, Rei do Branco Pano) Yoruba (Nigéria).Em alguns relatos, o segundo em comando no panteão Yoruba de divindades, conhecido como o orisa [sendo Olôdumare o primeiro].Como deputado do Supremo Olorun, Obatalá é o representante de Olorun na terra. Em alguns relatos, Obatala é considerado como o fundador da primeira cidade Yoruba, Ife.Na mito da criação Yoruba, Obatalá criou terra, vegetação e seres humanos. De acordo com os iorubás, no início, a Terra era apenas uma vasta extensão de água e pântanos. Obatala sugeriu a Olorun que a Terra seria melhorado se houvesse terra sólida em que orisas e outras formas de vida poderiam viver.Olorun concordou, então Obatalá disse que se encarregaria da tarefa. Ele foi a Orunmila, o deus da adivinhação, que poderia adivinhar a melhor maneira de proceder a qualquer empreendimento, e perguntou-lhe como começar. Seguindo o de Orunmila instruções, Obatalá desceu à Terra em uma corrente e derramou areia nas águas.Ele então colocou uma galinha e um pombo na areia. Os pássaros arranharam na areia, espalhando-a em todas as direções. Onde a areia caiu, as águas viraram terra seca. Obatalá desceu para a terra, que ele chamou de Ife.Ele plantou uma palmeira que gerou muito mais palmeiras árvores. Quando Olorun enviou seu servo, o camaleão Agemo, à Terra para perguntar como estava Obatalá. Obatalá disse que as coisas melhorariam com mais luz. Então Olorun criou o Sol.Depois de um tempo, Obatalá decidiu que as coisas iriam seria melhor se houvesse pessoas na Terra. Ele moldou figuras humanas de barro e convocou Olorun para dê vida a eles.Porém, enquanto Obatalá era formando os humanos, ele ficou com sede e teve bebeu muito vinho de palma (o malandro Exu era disse tê-lo tentado com o vinho). de Obatalá a embriaguez o levou a deformar alguns dos figuras. Quando Obatalá ficou sóbrio, ele viu que alguns de suas criações tinham membros torcidos, costas curvadas, e outras deformidades.Ele estava cheio de remorso e resolveu ser o protetor especial de todos os humanos com deficiências.Obatala então deu às pessoas as ferramentas eles precisavam para a vida, e a humanidade floresceu e cresceu. Obatala governou Ife por muitos anos. Eventualmente ele ficou com saudades de casa, subiu a corrente de ouro e voltou para o céu.De acordo com a tradição de Ife, enquanto Obatala era dormindo os efeitos do vinho de palma, Olorun viu que ele havia deixado seu trabalho desfeito. Olorun enviou Oduduwa (o primeiro rei de Ife) para completar a tarefa de criação. Oduduwa criou seus próprios humanos e passou a governar Ife."
Considerações Finais
Procuramos o escritor Luiz L. Marins, para coletar informações sobre o mito onde Oduduwa finaliza a criação, que nos informou que conhecia, porém evitou usar o mito em seu trabalho "Obàtálá e a Criação do Mundo Ioruba", por falta de fontes primárias.
Luiz L. Marins informa que autor Falokun Fatunmbi no livro "Obatala" (1994) fala sobre Olodumare ter enviado Oduduwa para terminar o trabalho de Obatalá, porém, Falokun não cita as fontes primárias. Informou ainda que este mito de Falokun foi republicado no livro "Obatala e a Criação do Mundo Ioruba".
Assim, por ora, apesar da conveniência política do mito onde Obatalá inicia a criação, e Oduduwa termina, mantendo assim a harmonia socialde Ilé-Ifé, até que se encontre uma fonte legítima (caso exista, não temos conhecimento) o mito deve ser olhado com reservas.
Educa Yoruba postou este vídeo, se trata de um oriki de Ogun.
Postado em 15/09/2019 acessado em 06/02/2023
Esta postagem do Jornal do Batuqueiro é um registro dos costumes e tradições do Batuque, onde mulheres tocam tambor, e o ritmo é cadenciado e melodioso.
"A matriarca da família Marques Guimarães.
Mãe Lúcia de Xapanã com seus 70 anos de vasilha de seu orixá, tocando para o seu rico pai com divina maestria!Como legítima filha de Agenor da Silva Guimarães (comba), o pai Agenor do Ogum e tamboreiro, demonstrando um pouco do dom que corre nas veias e que lhe foi herdado...Que pai Xapanã continue te cobrindo de muita saúde e te conservando cada vez mais.AbawôHomenagem: sua Neta Duda Guimarães"
Fonte
https://www.facebook.com/jornaldobatuqueiro/videos/3413819502262465
Postado por Owolabi Kola
Em 04/02/2023 acessado em 05/02/2023 às 10:41h
"OÚNJẸ YORÙBÁ, TI DI GBAJÚGBAJÀ NÍ ORÍLẸ̀-ÈDÈ ÍNDÍÀ (INDIA)"
AMALA E GBEGIRI, COMIDA YORBA, TEM SIDO ESPERANÇA NA ÍNDIA (Índia)